Buscar

PROVA FINAL QUESTÕES RESERVA 05 E 1 SUBJETIVA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Prova Final – Questões Reserva – PROFa. Valesca
1. Desde a década de 1990, o Brasil vem incrementando a importância do gás natural na matriz energética nacional, abrindo-se, a partir daí, a possibilidade de integração econômica com países vizinhos. A prova disto está 
a) no esforço do Brasil para aumentar a importação de gás natural do Paraguai, sendo que o enfraquecimento recente do MERCOSUL tem causado obstáculos para essa proposta. 
b) nos novos acordos com o governo uruguaio, no âmbito do MERCOSUL, dobrando a importação de gás natural efetuada pelo Brasil, em troca do aumento de exportação de carros brasileiros para o Uruguai. 
c) nos novos investimentos feitos pela Petrobrás em território venezuelano, constituindo parceria com a estatal da Venezuela, estreitando assim a relação do Mercosul com o Pacto Andino. 
d) na construção do gasoduto Brasil-Bolívia, que, todavia, tem encontrado dificuldades, em função da recente nacionalização dos hidrocarbonetos, realizada pelo governo boliviano. 
e) no consórcio TRANSIERRA, empresa constituída pela Petrobrás, pela Repsol YPF e pela TotalfinaELF, com a finalidade de intensificar a exploração de gás natural em território peruano. 
2. "Não é verdade que os Estados Unidos sintam fome de terra (...). Este país não deseja senão ver os vizinhos estáveis. (...) no hemisfério ocidental, a adesão dos Estados Unidos à Doutrina de Monroe pode forçá-los, ainda que com relutância, em casos flagrantes de malfeitorias ou impotência, ao exercício de poder de política internacional "
		(Mensagem de Theodore Roosevelt ao Congresso em 1904. ln: FARIA, Ricardo de M. et alli. "História" Belo Horizonte, Lê, 1989. v.3.)
A política intervencionista norte-americana, nas primeiras décadas do século XX, 
voltou-se contra o Canadá, já que havia um desejo histórico de unir as antigas áreas coloniais inglesas na América do Norte em um único país. 
b) caracterizou-se pela ação militar contra áreas centro-americanas e caribenhas (Big Stick), sob a justificativa da defesa dos interesses norte-americanos. 
c) dirigiu-se contra a Europa, tendo como base a Doutrina Monroe ("A América para os americanos"), principalmente após a1a Guerra Mundial. 
d) centrou-se na Ásia, em especial no Japão, onde ocorria, desde meados do século XIX, uma forte pressão para abertura de seus mercados. 
e) deslocou-se da América Espanhola para o Brasil, como no caso da "Revolução de 1930", procurando diminuir a influência inglesa ao sul do Equador. 
 
NOVA TENTATIVA
3)Dirigentes do G8 e de outros nove países afirmam: a meta é manter o planeta apenas 2 graus mais quente do que em 1900.
Depois do fracasso do Protocolo de Kyoto, o pacto que estabelecia metas para algumas nações diminuírem a emissão de gases causadores do efeito estufa, o mundo parece estar mais próximo de um acordo antipoluição. Um avanço nesse sentido ocorreu na semana passada, em Áquila, na Itália, na reunião de cúpula do G8. Outros nove países participaram do encontro como convidados. Pela primeira vez, os Estados Unidos apoiaram ações contra o aquecimento global. O foco de resistência ao pacto climático está agora em outro grupo de países, pois, por pressão da China e da Índia, os países do grupo do G5 não definiram a redução de, pelo menos, metade das emissões de gases do efeito estufa, até 2050.
Texto adaptado – Revista Veja – 15/07/2009
Com base nas informações deste texto e nos seus conhecimentos sobre o fenômeno do aquecimento global, está CORRETO o que se afirma na alternativa: 
a) O Protocolo de Kyoto foi uma tentativa de estabelecer a redução dos gases causadores do efeito estufa nos países subdesenvolvidos. 
b) A oposição contra um acordo antipoluição vem agora de um grupo de nações emergentes, que estão em desenvolvimento. 
c) A China resiste ao acordo, pois é um país que apresenta baixos índices de emissão de gases causadores do efeito estufa. 
d) Os Estados Unidos fizeram uma promessa de reduzir, ainda nesta década, 80% dos gases lançados na atmosfera. 
4) Observe o quadro abaixo.
A partir da classificação anterior proposta, os aspectos que marcariam o estilo dos novos caudilhos na América Latina são: 
a) liberalismo e tolerância da violência urbana. 
b) capitalismo e ênfase na gestão eficiente da economia. 
c) nacionalismo e redução de investimentos em obras públicas. 
d) neopopulismo e não-alinhamento à internacionalização econômica. 
5. Desde o final do século XIX, os Estados Unidos intervieram política e economicamente várias vezes em países do continente, em especial no Caribe e América Central (...) A esse intervencionismo foi dado o nome de "Big Stick", inspirado numa frase famosa do Presidente Theodore Roosevelt sobre a política americana para o continente.
	(Gerson Moura. "Tio Sam chega ao Brasil", pp. 15-16)
Sobre o "Big Stick" estão corretas as afirmativas, À EXCEÇÃO DE: 
a) O governo dos EUA defendeu o lema da "América para os americanos", opondo-se às tentativas de intervenção de potências europeias. 
b) O governo norte-americano, em nome da preservação da ordem e da democracia, justificava a intervenção armada dos EUA em países da América. 
c) A inclusão da Emenda Platt (1901) na primeira Constituição do Estado independente cubano exemplificou a política intervencionista dos EUA. 
d) O apoio norte-americano à independência do Panamá, em 1903, garantiu, entre outros aspectos, a exploração financeira e comercial da região do canal. 
e) O presidente Theodore Roosevelt (1901-1909) resumiu sua política internacional sob a máxima do "fale macio e use um porrete". 
 
6)Mas nossa maior força é o povo venezuelano. É a consciência política. (...) Eu não sou nada. Sou, quando muito, um instrumento dessa grande revolução bolivariana. É fundamental a organização popular. Simón Rodríguez (...) dizia: "A força material está na massa e a força moral no movimento da massa". (Entrevista de Hugo Chavez ao jornal argentino "O Clarín".)
	(http://www.unidadepopular.org)
A história política da Venezuela nos últimos anos tem sido bastante tumultuada. Seu atual presidente, Hugo Chavez, vem enfrentando uma forte oposição tanto interna quanto externa, em especial do governo dos EUA. O ideal do "bolivarismo" e a proximidade entre Chavez e as camadas mais pobres são vistos, pela população do país e por analistas estrangeiros, ora como expressão de seu caráter democrático, ora como evidência de seu caráter demagógico e autoritário.
a)Um ponto comum aos discursos de Bolívar e de Chavez é a ênfase dada ao pan-americanismo. Explique o significado desse ideal.
Construção de uma unidade entre as nações latino-americanas, a fim de garantir sua efetiva soberania em face das ameaças tanto de natureza político-militar quanto econômica.
b) Cite dois motivos pelos quais o governo de Chavez é visto como ameaça aos interesses norte-americanos. 
 Dois dentre os motivos:
- mudanças realizadas na política petrolífera, impondo maior controle do Estado no setor
- aproximação com o governo cubano, por meio de programas de alfabetização em massa e de médicos populares
- identificação das metas de Chavez com uma política socialista, o que aproximaria a Venezuela da esfera cubana
- discurso de Hugo Chavez francamente anti-americano e crítico em relação às posições dos EUA frente às nações latino-americanas

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando