Buscar

RESERVA CHINA AMERICA LATINA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1.1)No ano de 2006, a China, com 6,2 bilhões de t/ano, tornou-se o principal emissor mundial de gases-estufa, superando os Estados Unidos (5,8 bilhões de t/ano), segundo dados divulgados pela ONU em 2008. Assinale a alternativa que contém um dos fatores do aumento chinês de emissões de gases-estufa.
A) Desmatamento acelerado em todo o país para o cultivo de arroz irrigado.
B) Geração de energia, principalmente por queima de carvão mineral, o mais poluente dos combustíveis fósseis.
C) Matriz energética baseada apenas no petróleo, por ser um dos principais produtores mundiais.
D) Maior frota mundial de veículos agrícolas, o que a coloca como uma das agriculturas mais mecanizadas da Ásia.
E) Grande aumento da área de pastagens em todo o país, para atender ao mercado asiático de carne.
1.2) “ (...) Para os mais velhos, Mao é um constrangimento. É raro encontrar quem o defenda. Ao fim da viagem, quando eu já me conformava com o ritmo lento e as respostas esquivas dos chineses, testemunhei a única reação direta, quase intempestiva, de um professor de Economia da Universidade de Tsing-Hua, Denggao Long. Ao indagar se as mudanças na China mostravam uma verdadeira revolução de Deng, Long deu um pulo na cadeira e até arriscou o inglês: ‘Revolução, nunca mais na China. A Revolução Cultural foi uma tragédia, um erro (...)” 
Revista Época, 6/2008
Que aspecto da Revolução Cultural Chinesa, ocorrida entre as décadas de 1960/1970, justificaria a afirmação destacada no trecho acima? Assinale a alternativa, corretamente, à questão.
a)A Revolução Cultural agiu em favor da burocratização do Estado Chinês e da planificação excessivamente centralizada da economia.
b) No plano econômico, a Revolução Cultural atrasou o avanço tecnológico do país, entre outros aspectos, devido às inúmeras perseguições a intelectuais, cientistas e educadores.
c)Por meio da mudança de mentalidade, o governo maoísta pretendia consolidar os ideais revolucionários burgueses, em detrimento da massa camponesa.
d) A Revolução Cultural combateu, duramente, o isolamento tradicional da cultura chinesa, valorizando o cosmopolitis mo e a inovação criadora e a inovação criadora trazida pelo Comunismo.
e) Defendendo uma revolução proletária urbana, nos moldes da Revolução Russa, Mao Tse-tung precisou usar de extrema violência para conter a participação da massa camponesa, o que resultou em massacre.
1.3) As tentativas de integração regional na América Latina não são recentes e o Brasil sempre esteve presente. Em 1960, foi criada a ALALC, substituída pela ALADI, na década de 80. Mais recentemente, já na década de 90, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai criaram o MERCOSUL com a expectativa de que este bloco, considerado o 4Ž do mundo, possa dar resultados favoráveis.
Sobre a formação dessas organizações é correto afirmar que
a) tradicionalmente, sempre objetivaram aumentar as relações comerciais com os Estados Unidos e desse modo reforçar a ajuda norte-americana sobre o continente.
b) foram geradas na expectativa de frear a disputa entre os Estados Unidos e a ex-União Soviética, pelo domínio político e econômico sobre a América Latina.
c) foram incentivadas pelos Estados Unidos, como estratégia para reduzir o avanço das negociações comerciais entre o Mercado Comum Europeu e a América Latina.
d) representaram uma opção estratégica de sair da influência dos Estados Unidos e uma forma de inserir a América Latina na economia mundial.
e) reforçaram o papel dos países latino-americanos como fornecedores de matérias-primas industriais para as grandes potências do mundo capitalista.
1.4) A política externa dos Estados Unidos com relação à América Latina, na segunda metade do século XX, se pautou:
a) pelo modelo criado pela Política de Boa Vizinhança (PBV), em particular nos momentos de rejeição às intervenções armadas.
b) por tratados de comércio nos quais os participantes recebem tratamento simétrico em nome dos princípios do pan-americanismo.
c) pelo papel decisivo dos EUA nas diretrizes da Organização dos Estados Americanos (OEA), em especial no tocante a Cuba.
d) pela defesa constante da democracia no continente, inclusive no período das ditaduras militares no Cone Sul.
e) pela escolha da América Latina, como principal alvo político e mercado de investimentos, escalonada depois da Europa e Ásia.
1.5)Substituindo a ALALC - Associação Latino-Americana de Livre Comércio - foi criada a ALADI - Associação Latino-Americana de Desenvolvimento e Intercâmbio - com objetivos bem mais modestos do que a primeira e com a finalidade de integrar a economia da América Latina. Assim, a presença da ALADI
a) implicou em um aumento significativo das trocas entre os países industrializados como o Brasil, o México e a Argentina e os países produtores de matérias-primas minerais da área.
b) vem produzindo a articulação da economia pelo menos nos países industrializados da região com a Venezuela, grande exportadora de petróleo para o México e Brasil em troca de carros, eletrodomésticos e equipamentos ligados à informática.
c) já produziu a intensificação do comércio dos países industrializados da região com os países do Mercado Comum Centro-Americano que se tornaram importantes exportadores de produtos alimentícios.
d) implica apenas em uma tentativa de integração, sem resultados efetivos pelo desinteresse dos países industrializados como o Brasil que têm a liderança econômica nesta parte da América.
e) implica na existência de tentativas de integração, mas com grandes dificuldades, pois os países da Europa Ocidental, os Estados Unidos e o Japão comandam os fluxos comerciais mais importantes da região.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais