Buscar

AS TRES HEGEMONIAS DO CAPITALISMO HISTORICO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AS TRÊS HEGEMONIAS DO CAPITALISMO HISTÓRICO
 Giovanni Arrighi
- hegemonia mundial – capacidade de um Estado de exercer funções de liderança e governo sobre um sistema de nações soberanas. Ação transformadora (inovação) sobre o funcionamento do sistema. 
-coerção (uso da força) e consentimento (Liderança intelectual e moral).
- Estado líder – lidera os demais Estados numa direção desejada – busca de interesse geral – atrai os demais para a sua própria via de desenvolvimento (liderança contra a própria vontade - aumento da competição pelo poder).
- o poder não pode aumentar para o sistema de Estados como um todo.
- “caos não é o mesmo que “anarquia” (ausência de um governo central). O conflito tendeu a gerar ordem.
- o aumento do caos sistêmico delega uma “ordem”.
- o sistema mundial se formou e se expandiu com base em sucessivos Estados hegemônicos. 
- moderno sistema de governo – associado ao desenvolvimento do capitalismo – sistema de acumulação em escala mundial – grupos capitalistas mobilizam seus respectivos estados para favorecer sua posição competitiva.
- conflitos entre Estados – custos para as empresas capitalistas – recursos para iniciativa militar e desmantelamento das redes de produção.
-“lógica capitalista”(governantes – identificam o poder com a extensão de seu controle sobre os recursos escassos e consideram as aquisições territoriais um meio e um subproduto da acumulação de capital) e “lógica territorialista”( governantes - o poder como extensão e a densidade populacional de seus domínios , concebendo a riqueza/ o capital como um meio ou subproduto da busca de expansão territorial.
-Na estratégia territorialista, o controle do território e da população é o objetivo da gestão do Estado e da guerra, enquanto o controle do capital circulante é o meio. Na estratégia capitalista, o controle do capital circulante é o objetivo, enquanto o controle do território e da população é o meio.
O moderno sistema interestatal
-subsistema regional de cidades-Estados capitalistas – Norte da Itália - jurisdições políticas independentes unidas pelo equilíbrio de poder – Veneza, Gênova, Milão, Florença.
1-sistema capitalista de gestão do estado e da guerra;
2-equilíbrio de poder - papa e imperador; cidades-Estados; estados dinásticos – reduzir custos de proteção.
3- “indústria da produção de proteção” – “auto-expansão” dos gastos militares.
4-desenvolvimento de densas e vastas redes diplomáticas - proteção; altas finanças; comércio; informação. 
-Novo Estado capitalista – Províncias Unidas – transformação do sistema europeu – acumulação de capital em escala mundial – luta pelo poder na Europa – incorporar em seus domínios a riqueza e o poder das cidades-Estados italianas – conquistar as próprias fontes de sua riqueza e poder, os circuitos do comércio a longo curso.
- Portugal e Espanha – inserção das Américas como nova rota de aquisição de riqueza e poder – desenvolvimento de técnicas para subjugar territórios e comunidades extra-europeus.
- Espanha procurou salvar o sistema de governo medieval em desintegração.
- os conflitos armados desarticularam as redes transeuropeias de comércio – abastecimento desviado para a provisão de meios de guerra. Laços entre os reis para combater à insurreição dos súditos. 
-Emergência da Holanda como nova realidade de poder frente a crise do Império Habsburgo. A partir do caos sistêmico da Guerra dos Trinta Anos - Tratado de Vestfália de 1648(único sistema político – direito internacional – proteger a propriedade e o comércio dos não-combatentes).
- oligarquia capitalista holandesa organizar o comércio através das jurisdições políticas – portadora da lógica capitalista de poder.
1-Holanda – controle de redes comerciais e financeiras tecidas a partir dos impérios ultramarinos e coloniais – investimentos lucrativos na especulação financeira.
2-holandeses – defensores e organizadores das aspirações nacionalistas dos governos dinásticos – evitar que os conflitos abalassem as bases comerciais e financeiras.
3-capacidade bélica da oligarquia capitalista holandesa – técnicas militares neutralizou as vantagens de Espanha.
4-oligarquia capitalista holandesa - capacidade de gerir o Estado no processo de separação da Espanha. Interesses dinásticos e controle da rebelião popular (calvinismo).
A Hegemonia britânica
-a expansão comercial ultramarina apoiada pelo poder naval e pela formação das companhias de comércio e navegação, de capital acionário foi minada pela ascensão de França e principalmente Inglaterra.
-eclosão das guerras Anglo-Holandesas em 1652 até o fim das Guerras napoleônicas em 1815.
1-França e Inglaterra lutaram pelo controle do Atlântico – incorporar as fontes de riqueza e poder do Estado capitalista – as duas entraram no negócio da expansão territorial no mundo extra-europeu. Uso das técnicas militares holandesas para subjugar governantes extra-europeus.
-Inglaterra – grandes conquistas territoriais no subcontinente indiano e no Império Chinês – reestruturação da geografia política do comércio mundial – nova síntese do capitalismo e territorialismo. – colonização direta – escravatura capitalista – nacionalismo econômico(excedentes monetários e gestão da economia interna).
- Número de civis mobilizados para sustentar os esforços dos governantes para gerir o Estado e a guerra. – Poder naval e marítimo da Grã Bretanha – círculo virtuoso/vicioso eliminar todos os concorrentes e manter o equilíbrio de poder na Europa.
-Grã Bretanha criou uma nova ordem mundial a partir do caos sistêmico gerado pelas disputas com a França.
-violações das normas e regras de Vestfália – França napoleônica - fomentou revoltas e impôs ordens imperiais X A Inglaterra lidera alianças e restaura o sistema de Vestfália – Tratado de Viena de 1815 – imperialismo de livre-comércio.
1-relações interestatais - interesses das comunidades nacionais. Concerto europeu;
2-expansão dos impérios – imperialismo de livre comércio da Inglaterra (leis submetidas ao mercado mundial). – reciclagem dos tributos extraídos das colônias favoreceu a vantagem de Londres como centro financeiro internacional; desenvolvimento de uma indústria de bens de capital no país; mercado interno aberto aos produtos do mundo inteiro; expansão de redes mundiais que dependiam da expansão da riqueza e poder da Inglaterra.
- hegemonia- credibilidade do poder da Inglaterra – “interesse universal” – posição insular.
- a criação no século XIX de uma estrutura imperial parcialmente capitalista e parcialmente territorialista – uma “economia capitalista mundial”.
A hegemonia norte-americana

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais