Buscar

resumo filo 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Resumo Filosofia 1ª PP 2011 Al. 2064 Lanzellotti
CAP. 12 Ler com mais afinco as págs 112 até 116.
pontos principais: 
* dogmatismo X ceticismo
* concepções de verdade
-alétheia
-veritas
-emunah
-pragmatismo
* diferença entre erro e falsidade(mentira)
Dogmatismo X Ceticismo: 
O dogmatismo se baseia na crença das coisas como elas são, como uma verdade absoluta. Não há questionamentos, aceitamos tal verdade e ela já nos satisfaz. Um exemplo de dogmatismo seria a fé(religião) onde as pessoas acreditam no que foi dito para elas e sem questionamento ou qualquer indagação elas aceitam e acreditam nessa verdade de forma absoluta. O ceticismo é o que está no livro como estranhamento. Ocorre quando questionamos uma verdade antes de acreditar fielmente nela. Um exemplo seria a ciência que busca através de pesquisas e experimentos comprovar uma verdade.
Concepções de verdade:
# Alethéia = (concepção grega) que define a verdade como algo que está revelado, que não está coberto, e que não foi esquecido, ou seja, se baseia naquilo que pode ser visto, contemplado. A verdade consiste nas evidências, no que está evidente. O verdadeiro é o ser (o que algo realmente é).
# Veritas = (concepção do latim) que define a verdade a partir de relatos, de fatos, que realmente ocorreram. Se baseia na crença a partir da linguagem como narrativa de fatos acontecidos.
# Emunah = (concepção do hebraico) que define verdade na confiança e na esperança de que algo que foi prometido para o futuro vai ser cumprido. Ex: profecias.
	A nossa concepção de verdade é uma síntese dessas três fontes e por isso se refere as percepções das cosias reais ( alethéia), à linguagem que relata fatos passados(veritas), e à expectativa de coisas futuras( emunah).
# Teoria pragmática = Uma quarta teoria de verdade, de origem americana. Caracteriza a verdade como prática, diz que a verdade se constata nos fatos, suas aplicações práticas e seus resultados, deixando de lado a parte teórica de verdade, ou seja, para o pragmatismo não é possível definir a verdade se baseando em teorias e somente na prática. 
Diferença entre erro e falsidade(mentira):
O erro, por definição, nada mais é do que um engano do juízo, quando nos precipitamos e nos enganamos. Desconhecemos a realidade por completo e cometemos por consequência uma falha. A falsidade ou mentira ocorre quando nosso juízo de forma proposital, deliberada, está errado, ou seja, sabemos, temos juízo da completa verdade e mesmo assim omitimos ou modificamos ela de forma consciente e deliberada.
Al. 2064 Lanzellotti

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando