Buscar

Carlos Drummond de Andrade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Lucas Cerqueira 
Índice 
 Introdução;
 Biografia;
 Características literárias;
 Principais Obras; 
 Poema e Analise;
 Conclusão.
Introdução
 Neste seminário iremos abordar a vida e obra desde escritor magnifico que foi, Carlos Drummond de Andrade, e que permanece vivo até hoje em suas obras, um dos mais importantes poetas do século XX
Biografia 
Nasceu em Itabira de Mato Dentro, interior de Minas Gerais, no dia 31 de outubro de 1902. Filho de Carlos de Paula Andrade e Julieta Augusta Drummond de Andrade, proprietários rurais.
As primeiras obras
 Em 1921, começou a publicar artigos no Diário de Minas. Em 1922, ganha um prêmio de 50 mil réis, no Concurso da Novela Mineira, com o conto "Joaquim do Telhado". 
 Nesse mesmo ano casa-se com Dolores Dutra de Morais. Funda "A Revista", veículo do Modernismo Mineiro.
A revista de Antropofagia
 Drummond leciona português e Geografia em Itabira, mas a vida no interior não lhe agrada. Volta para Belo Horizonte, emprega-se como redator no Diário de Minas.
  Ainda nesse ano, ingressa no serviço público. Foi auxiliar de gabinete da Secretaria do Interior de Minas.
Alguma Poesia
Em 1930 publica o volume "Alguma Poesia", abrindo o livro com o "Poema de Sete Faces", que se tornaria um dos seus poemas mais conhecidos.
Entre os anos de 1945 e 1962, foi funcionário do Serviço Histórico e Artístico Nacional.
O nascimento 
Em 1950, viaja para a Argentina, para o nascimento de seu primeiro neto, filho de Julieta, sua única filha. Nesse mesmo ano estreia como ficcionista.
  Em 1962 se aposenta do serviço público mas sua produção poética não para
Anos produtivos
Os anos 60 e 70 são produtivos. Escreve também crônicas para jornais do Rio de Janeiro.
Em 1967, para comemorar os 40 anos do poema "No Meio do Caminho" Drummond reuniu extenso material publicado sobre ele, no volume "Uma Pedra no Meio do Caminho - Biografia de Um Poema"
Trocava Cartas com Mário de Andrade 
Um trecho da Carta 
Meu caro Carlos Drummond
Já começava a desesperar da minha resposta? Meu Deus! Comecei esta carta com pretensão... Em todo caso de mim não desespere nunca. Eu respondo sempre aos amigos. Às vezes demoro um pouco, mas nunca por desleixo ou esquecimento. As solicitações da vida é que são muitas e as da minha agora muitíssimas e... Quer saber quais são? Tenho o meu trabalho cotidiano, é lógico. Lições no Conservatório, lições particulares. Mas atualmente as minhas preocupações são as seguintes: escrever dísticos estrambóticos e divertidos prum baile futurista que vai haver na alta roda daqui (a que não pertenço, aliás).....
A morte
 Carlos Drummond de Andrade morreu no Rio de Janeiro, no dia 17 de agosto de 1987, doze dias depois do falecimento de sua filha, a escritora Maria Julieta Drummond de Andrade.
Características literárias
O modernismo exerceu grande influência em Carlos Drummond de Andrade. O seu estilo poético era permeado por traços de ironia, observações do cotidiano, de pessimismo diante da vida, e de humor. 
Drummond fazia verdadeiros "retratos existenciais", e os transformava em poemas com incrível maestria. 
Carlos Drummond de Andrade foi também tradutor de autores como Balzac, Federico Garcia Lorca e Molière.
Principais Obras 
Poema
João amava Teresa que amava Raimundo 
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili, 
que não amava ninguém. 
João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, 
Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, 
Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes 
que não tinha entrado na história.
Análise 
Nele, o poeta fala sobre os descompassos do amor, sobre os desejos não realizados, sobre o destino frustrando as expectativas de João, Teresa, Raimundo, Maria, Joaquim e Lili. Quem nunca amou alguém que amava outra pessoa? Como na dança da quadrilha, os pares se alternam pela vida na busca de saciar a fome ancestral que move a humanidade: o amor!
Conclusão
Concluímos que este seminário foi de fundamental importância para nosso conhecimento, ao estudar suas características quantos as belas obras, e sua visão sobre o mundo, ele que foi um dos principais escritores para o Modernismo no Brasil.
Referência 
FRAZÃO, Dilva. Carlos Drummond de Andrade <http://www.e-biografias.net/carlos_drummond/>. Acesso: 23 de abr. 2015
Muito Obrigado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais