Buscar

PORTFOLIO GRUPO FÁTIMA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

�PAGE �
SUMÁRIO
3INTRODUÇÃO	�
4DESENVOLVIMENTO	�
7CONCLUSÃO	�
8REFERÊNCIAS	�
��
INTRODUÇÃO
Esta etapa deve conter parágrafos que falem sobre a importância do tema escolhido, sua relevância e aplicabilidade.
DESENVOLVIMENTO
A origem das desigualdades sociais é natural ou planejada.
	Desde os idos mais remotos, a origem da desigualdade social na humanidade está diretamente ligada à relação de poder, estabelecida desde o princípio dos tempos, popularmente conhecida como a 'lei do mais forte'. O homem primitivo sempre teve seu lugar de destaque, constituído através da força e da inteligência, onde, por meio de combates e meios de ação mais elaborados, através de um uso mais bem direcionado das aptidões recentemente descobertas, estabelecia domínio e liderança sobre os demais, gerando, assim, as primeiras relações de desigualdade social conhecidas no mundo. Uns detinham as melhores partes da caça, as melhores companheiras sexuais, as melhores habitações, enquanto que outros eram fadados a morrer de fome ou nos próprios enfrentamentos, com os seus semelhantes mais fortes e inteligentes. Os aspectos mais relevantes e simples para se estabelecer a diferenciação e logo, a desigualdade entre homens, são os físicos e sociais. Ao longo dos séculos, com a evolução da humanidade, essas relações de desigualdades sociais também apresentaram um aumento em reflexo de como se davam essas mudanças.
Com o advento das relações comerciais, os tipos de desigualdades sociais foram se tornando mais e mais complexos e crescentes, principalmente com a consolidação do capitalismo, com a colaboração e a expansão da industrialização. A antiga sociedade do período medieval estava, então, sendo transformada, inclusive nos tipos de desigualdades que antes se davam só na relação de poderio entre senhores e vassalos, monarquia e plebe. Com a revolução industrial e a crescente relação comercial estabelecida em todo o mundo, passa a se ter isso em todo o contexto social, e em esferas mais específicas das camadas sociais, como patrão e empregado, por exemplo.
Porém, conceitua-se que a desigualdade surgiu naturalmente de acordo com as leis da natureza onde nós humanos agimos conforme o meio social, não é algo planejado e sim conforme a situação vivenciada como o poder e a inteligência, alguns usam a força, o dinheiro e outros o conhecimento, causando indiferenças sociais.
É possível uma nação rica ter um povo pobre e uma nação pobre ter um povo rico.
Como progredir e crescer sem destruir o meio ambiente e nem explorar o ser humano.
 Atualmente, a humanidade vem se preocupando sempre mais com a necessidade da preservação do meio ambiente. Tal urgência de preservação decorre da deterioração da natureza e do seu uso sem medidas e imprudente. Analisando como ocorreu a relação do homem com o meio ambiente até o despertar para a necessidade de preservar e ainda a crise ambiental e seus reflexos que poderá proteger ou contribuir para a preservação do meio ambiente. 
 Com a ajuda do Direito Ambiental inaugura um modo de encarar a luta pela preservação da qualidade dos ecossistemas e pela valorização da biodiversidade como uma postura ética radical diante da vida. Esta abordagem ético-jurídica entende o meio ambiente como conseqüência do envolvimento, numa complexa simbiose, entre todos os seres vivos e a natureza, considerando a defesa do ambiente saudável como um direito inalienável da presente e das futuras gerações. Esse mesmo Direito Ambiental, embasado num humanismo intenso, pode, por seus princípios, seus fundamentos doutrinários e pela transdisciplinaridade que o compõe, oferecer uma decisiva contribuição para que as pessoas deste novo século venham a alcançar a melhor convivência equilibrada com a natureza. 
 A humanidade começa a perceber que a proteção ao meio ambiente é um determinante de sua própria sobrevivência, pois, até então, as agressões contra o mesmo eram as mais diversas possíveis. Essa conscientização de protegê-lo é antiga e por isso mesmo não se deu da maneira como é vista hoje, começando no momento em que o homem passa a valorizar a natureza por ser uma criação divina, mas não chegava a existir uma preocupação em preservá-la. 
 
CONCLUSÃO
Responde-se aos objetivos sem, no entanto, justificá-los.
REFERÊNCIAS
http://desigualdade-social.info/contexto-historico.html
http://www.domtotal.com/direito/pagina/detalhe/23711/a-relacao-homem-meio-ambiente-desenvolvimento-e-o-papel-do-direito-ambiental
Sistema de Ensino Presencial Conectado
SERVIÇO SOCIAL
ELIANE REGIS DOS SANTOS.
IVONETE MARIA DA SILVA.
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA RODRIGUES.
MARTA LÚCIA BARBOSA.
NADJA CRISTINA DOS SANTOS.
RÚBIA ENAURA VERA CRUZ DE MORAIS.
título do trabalho:
Subtítulo do Trabalho, se Houver
CABO DE SANTO AGOSTINHO
2016
ELIANE REGIS DOS SANTOS.
IVONETE MARIA DA SILVA.
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA RODRIGUES.
MARTA LÚCIA BARBOSA.
NADJA CRISTINA DOS SANTOS.
RÚBIA ENAURA VERA CRUZ DE MORAIS.
título do trabalho:
Subtítulo do Trabalho, se Houver
Trabalho de Graduação em Serviço Social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos do Serviço Social I, Filosofia, Ciência Política e Sociologia.
Orientador: 
Prof. Rosane Aparecida Belieiro Malvezzi. Prof. José Adir Lins Machado.
Prof. Mariana de Oliveira Lopes.
Prof. Sérgio de Goes Barboza.
Cabo de Santo Agostinho
2016

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais