Buscar

Cicatriz hipertrófica(1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Cicatriz hipertrófica: tratamento preventivo
 
 
Assim como no caso da Joyce, quando a paciente já tem conhecimento do seu tipo de cicatrização o cirurgião plástico vai adotar medidas preventivas para evitar a formação da cicatriz hipertrófica. Isso engloba a técnica cirúrgica utilizada e o tipo de sutura, além de cuidados como de evitar a manipulação excessiva e o traumatismo nos tecidos.
Além disso, na fase de pós-operatório, a paciente será aconselhada a utilizar um gel de silicone e a fita de silicone, ambos como ações preventivas. Claro que essas medidas sempre devem ser avaliadas e indicadas pelo seu cirurgião plástico.
 
Cicatriz hipertrófica pomada
 
É comum recebermos pedidos sobre indicações de pomada para cicatrização. Muita gente acredita que este tipo de produto tem o poder de ser o tratamento para cicatriz hipertrófica. Infelizmente não é bem assim.
Isso não quer dizer que são produtos ruins, pelo contrário, há marcas boas no mercado. Mas é importante destacarmos que a pomada para cicatri1z hipertrófica, muitas vezes comercializada na forma de gel de silicone, é um item para ser usado em ações preventivas.
Isto porque este tipo de pomada não tem nenhum efeito em cicatrizes antigas. Normalmente, na própria embalagem consta esta informação.
 
Como tirar cicatrizes hipertróficas?
 
 
Uma cicatriz hipertrófica antiga ou pelo menos já formada, com seu período de maturação completo (6 a 12 meses), exige um tratamento diferenciado. As melhores opções são:
Aplicação de corticoide para redução: corticoides são hormônios produzidos pelas glândulas suprarrenais e têm forte ação anti-inflamatória. O corticoide injetável é aplicado no local da cicatriz e pode ser repetido a cada um ou dois meses. Por ser um pouco dolorida, recomenda-se o uso de uma pomada anestésica no local.
Tratamento cirúrgico para remoção: por meio de uma cirurgia simples, o cirurgião plástico é capaz de remover a cicatriz indesejada e promover uma técnica apurada para um novo processo de cicatrização, que será devidamente orientado à prevenção deste tipo de ocorrência.
Isto porque quando a paciente nunca teve nenhum caso de cicatriz assim, o médico não tem como adivinhar. É claro que aqui na Dream Plastic, a experiência de mais de 10 anos e cerca de 100 mil atendimentos de pós-operatório, faz com que os cirurgiões estejam mais bem preparados pra prevenir situações assim.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais