Buscar

O avanço cientifico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O avanço cientifico, assim como os outros tipos de avanço, quebrando barreiras, para efeito de comparação, basta observar que a humanidade levou 5000 anos para sair da descoberta da roda até chegar às grandes navegações, e apenas quatro séculos para sair destas até chegar na Lua. Sem dúvida, o avanço da Ciência trouxe à humanidade progresso e prosperidade jamais vistos. A questão, contudo, é a seguinte: até onde pode ir o avanço científico? O quão ele pode afetar na percepção humana hoje?
Do ponto de vista ético e que pode ter cunho religioso e na maioria das vezes é o maior oponente, nunca foi visto com bons olhos, e sempre teve a tarefa de impedir tais progressos. Obviamente os religiosos seguem uma crença, uma doutrina, e imagina que não seria nada bom a quebra de tais paradigmas para a humanidade.
Para a classe científica, seria justamente o contrário, a própria história mostra a evolução científica em que defendem afim de sempre ajudar a vida na terra, tornando-as numa qualidade melhor para cada indivíduo, o grande dilema entre ética e ciência é, considerando que o cérebro humano tenha uma capacidade incontável de evoluir, quem colocaria cabos ou cordas em seu desenvolvimento? Se o objetivo da Ciência é conhecer e dominar e explicar tudo, então presumo que não haverá limites possíveis para impedir o progresso científico.
Talvez passa ser feita análise do risco em determinada pesquisa científica. A vida pós morte, inteligência artificial, a clonagem de seres humanos, são exemplos de impactantes avanços científicos que na minha opinião, inevitável mente irá acontecer.
É preciso que haja logo, um debate mais afundo entre a comunidade científica e a sociedade como um todo, do contrário, pode ser tarde demais quando se atentarem as possíveis consequências.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando