Buscar

Direito Administrativo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Direito Administrativo- CF 1988- 7º constituição, artº 37 a 41, sendo administração pública, organização do estado, princípios básicos da administração, agentes públicos e responsabilidades civil do estado.
Título 3- Organização do estado, cap 7.administração pública. 
Conceito: administração é todo aparelho do Estado preordenado à realização de serviços, visando à satisfação das necessidades coletivas. Ela é instituída para atender os interesses da coletividade.
Art. 37º A administração pública direta e indireta de qualquer dos poderes da união, dos estados, do distrito federal e dos municípios obedecerá aos princípios de Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência (LIMPE) CF.
Organização da administração:
Administração Pública se estrutura de forma direta (órgãos da união, estados, distrito federal e municípios), e indireta (autarquias, fundações públicas, empresas públicas e sociedade de economia mista).
Art. 175º da CF, incube ao poder público na forma da lei, diretamente ou sobre regime de concessão a prestação de serviço. 
O dever de prestar o serviço público é da administração pública, saúde, educação, etc... o poder presta serviços criando um órgão, ou transferindo a execução desse serviço criando a administração indireta.
Administração Direta= Entes Políticos ou Administração Indireta= Entes Administrativos.
Estado cria um órgão para prestar o serviço de segurança pública.
Criar um órgão chama-se DESCONCENTRAÇÃO, ou seja, CO “cria órgão”, o serviço público é prestado de forma centralizada pelo poder público através da desconcentração.
Criar um ente administrativo chama-se DESCENTRALIZADO, ou seja, CE “cria ente” ou pessoas administrativas.
Órgãos públicos, temos eles na união, nos estados e nos municípios.
Órgãos públicos são centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais, através de seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa jurídica a que pertencem. 
Órgão é criado com uma função pré-determinada, nesse caso, verifica-se a necessidade publica, cria-se o órgão, e aí sim será contratado agentes. 
Exemplo de administração direta são os órgãos públicos: Receita Federal, Policia Federal, ambos são:
1-Integram a estrutura de uma pessoa jurídica.
2-Não possuem personalidade jurídica.
3-São resultados de desconcentração.
4-Regra geral- não têm capacidade para estar em juízo.
5-Tem CNPJ (pelo fato dele receber orçamento, tem de prestar contas para o tribunal de contas).
As classificações dos órgãos (hierarquias):
01-Independentes: Sãos os definidos na constituição e representativos dos poderes do estado. Não possuem qualquer subordinação hierárquica e somente são controlados uns pelos outros. Ex: Congresso Nacional, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Chefias do Executivo, Tribunais de Contas, Tribunais Defensoria, etc. (NINGUEM MANDA NESTE ÓRGÃO, NÃO HÁ SUBORDINAÇÃO)
02-Autonomos: São os subordinados diretamente à cúpula da Administração. Têm ampla autonomia administrativa financeira e técnica, caracterizando-se como órgão diretivos, com funções de planejamento, supervisão, coordenação e controle das atividades que constituem sua área de competência. Seus dirigentes são, em geral, agentes políticos nomeados em comissão. São os Ministérios e Secretárias, bem como a AGU (Advocacia Geral da União) e as Procuradorias dos Estados e Municípios. (HÁ SUBORDINAÇÃO DIRETA, RESPONDEM A ALTA CUPULA DO PODER ADMINISTRATIVO, QUEM MANDA É UM AGENTE POLÍTICO, EX: SECRETARIO ESTADUAL, MUNICIPAL E MINISTROS)
03-Superiores: Detém de poder de direção, controle, decisão e comando dos assuntos de sua competência específica, não gozam de autonomia administrativa nem financeira, que são atributos dos órgãos independentes e autônomos a que pertencem. Situam-se entre os órgãos autônomos e subalternos. Ex: Gabinetes, Coordenadorias, Departamentos, Divisões, etc. 
04-Subalternos: Sãos os que se destona à execução dos trabalhos de rotina, cumprindo ordens superiores. Ex: portarias, secções de expediente, almoxarifados, etc.
Classificação dos órgãos (estrutura):
1-Simples ou unitários: constituídos somente por um centro de competências. Ex: Presidência da República.
2-Compostos: constituídos por diversos órgãos menores. Ex: Secretarias.
Classificação dos órgãos (atuação funcional)
Singulares ou Unipessoais: compostos por um único agente. Ex: Prefeitura Municipal.
Colegiados ou Pluripessoais: constituídos por vários membros. Ex: Tribunal Administrativo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando