Buscar

Armazenagem de Produtos Químicos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE
 CURSO DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS QUÍMICOS 
COMPONENTE CURRICULAR: TÉCNICAS DE LABORATÓRIO
PROF. FERNANDO AFONSO
Aula no 03
Armazenagem de Produtos Químicos
Acadêmicos:
Alex Gabriel Machado
Danillo
Marcos Vinicius de A. Coimbra
Thais Gomes Costa
Anápolis, 28/09/2017
Introdução
As técnicas de armazenagem de produtos químicos são extremamente importantes na prevenção de acidentes. Reagentes possuem propriedades perigosas como: volatilidade, toxicidade, inflamabilidade, explosividade, oxidantes, nocividade ao meio ambiente etc. Incêndios, liberações de gases tóxicos e explosões são exemplos de reações que podem o correr quando produtos químicos são armazenados de forma indevida. Para evitar a ocorrência destes acidentes criou-se a tabela de incompatibilidade de produtos químicos. Nesta tabela encontram se reagentes e seus opostos a fim de guiar os químicos ao armazenamento correto e seguro dessas substancias. Nesta aula visitamos o almoxarifado de reagentes, analisamos o estoque, e criamos nossas estantes fictícias armazenando os reagentes requisitados nas atividades. Foi nos apresentado a ficha de informações de segurança de produtos químicos (FISPQ). Esta ficha é um documento que apresenta informações sobre procedimentos de segurança, riscos, formas de armazenamento, neutralização ou combate a intoxicação etc. Após a apresentação da FISPQ fomos instruídos a elaborar uma destas fichas para um dos reagentes estocados anteriormente. Fomos instruídos sobre o uso correto da capela exaustora e realizamos a pratica de liga-la corretamente. Logo após assistimos a um experimento incompatibilidade com sódio metálico que reage violentamente com a água. Devido a essa incompatibilidade o sódio é armazenado em uma substancia secante chamada querosene. Em seguida aprendemos como deve ser feito o descarte dos resíduos dos experimentos realizados em laboratório.
Objetivo
Compreender a importância da armazenagem correta de produtos químicos, a forma correta de se utilizar a capela exaustora, a maneira certa de transportar reagentes. Entender os avisos e alertas dos rótulos dos reagentes e como descarta-los de forma segura.
Materiais
Equipamentos
Capela exaustora.
Reagentes
Acetona, ácido acético glacial, ácido nítrico, ácido sulfúrico, bromo, cianeto de potássio, hidróxido de amônio, hidróxido de sódio, mercúrio, nitrato de prata, permanganato de potássio, sódio metálico.
Procedimentos Experimentais
	Buscou-se cada um dos reagentes supracitados e criou-se uma estante fictícia para armazena-los(em anexo). Verificou-se nos mesmos os rótulos em busca de advertências e avisos para a confecção de uma FISPQ (em anexo).
Resultados e Discussão
Em anexo
Em anexo
Não realizado.
O gás utilizado no laboratório não está encanado. Sugere-se a instalação deste componente.
Deve-se primeiro abrir a capela, em seguida acender a luz interna, e após isto ligar o exaustor.
No caso de resíduos ácidos ou básicos (não tóxicos) dever ser feita a neutralização e descartar no esgoto comum. Já para reagentes de outro porte deve-se solicitar a coleta de uma empresa especializada para a incineração dos mesmos.
Conclusão
	Concluímos que o armazenamento, transporte, uso e descarte de reagentes são tarefas que requerem extrema atenção e cuidado e devem ser levados muito a sério, com o objetivo de prevenir acidentes e evitar danos aos trabalhadores e as empresas que os utilizam.
Anexos (Questões)
A)
B)
	FICHA DE EMERGÊNCIA
	Código: 
	Nome do Produto:
Hidróxido de sódio
Outros Nomes:
Soda Cáustica
	
	Número da ONU:
	
	
	Aspecto: pó branco, inodoro.
	RISCOS
Fogo:
Apesar de não ser combustível, pode ser perigoso caso esteja presente na área de fogo. Pode reagir com certos metais, tal como alumínio, zinco e ligas, gerando gás inflamável hidrogênio
Saúde:
Exposição do produto na forma de pó, vapor ou neblina pode causar queimaduras nas
vias respiratórias.
Meio Ambiente: 
Tóxico para peixes e organismos aquáticos.
	EM CASO DE ACIDENTE
	SE ISSO OCORRER
	FAÇA ISTO
	
Vazamento
	Promover o recolhimento do material através da utilização de uma pá.
Se o material estiver na forma líquida, conter o material em diques.
	
Fogo
	Utilizar equipamento de proteção respiratória autônomo, com pressão positiva, e vestimenta de proteção total.
	
Poluição
	Isolar a área de modo a restringir a dispersão do produto no meio ambiente.
	
Envolvimento de pessoas
	Remover a vítima local para arejado. Havendo parada respiratória, administrar respiração artificial e se houver dificuldade de respiração introduzir oxigênio.
	
Informações ao médico
	Em caso de ingestão, faça lavagem gástrica com soro fisiológico em até três horas após a
ocorrência. Não use neutralizante. Acompanhe o acidentado por 5 dias pelo menos.
_1568735854/ole-[42, 4D, DE, 48, 00, 00, 00, 00]

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais