Buscar

VISITA EM ONG

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ANDRE LUIZ FERREIRA PRASDO
EDLAINE XAVIER
GLEIDES APARECIDA RAMOS RIBEIRO
LILYANE PIRES DE MORAIS
RAIANNE LARISSA SILVA DINIZ
SÔNIA DOS SANTOS
VISITA TÉCNICA - ONG
OBJETIVO 
Este trabalho tem como objetivo apresentar reflexões acerca de uma experiência de prática profissional em uma ONG de Goiânia- Goiás. A prática aqui relatada fez parte de um trabalho de campo na disciplina Psicologia Social Comunitária no ano de 2015, com estudantes do 5° período do curso de graduação em psicologia da Universidade Paulista (UNIP), nos moldes da PNAS, 2004. 
A Política Nacional de Assistência Social - PNAS, é uma política que junto com as políticas setoriais, considera as desigualdades socioterritoriais, visando seu enfrentamento, à garantia dos mínimos sociais, ao provimento de condições para atender à sociedade e à universalização dos direitos sociais. O público dessa política são os cidadãos e grupos que se encontram em situações de risco. Ela significa garantir a todos, que dela necessitam, e sem contribuição prévia a provisão dessa proteção.
REVISÃO DE LITERATURA DE ACORDO COM A POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-PNAS – 2004 
Na PNAS/2004 assistência social é definida como direitos de cidadania, com vistas a garantir o atendimento às necessidades básicas dos segmentos populacionais vulnerabilizados pela pobreza e pela exclusão social (PNAS, 2005, p. 68), apontando assim o papel central da política como asseguradora de direito social, na perspectiva do atendimento das necessidades sociais básicas e aponta para a definição da população usuária. 
A ONG tem como foco que o olhar psicológico é importante sobre a vida em sociedade para defender, criar e fiscalizar as políticas púbicas. A importância esta na possibilidade de transformar um sujeito na sua comunidade através das intervenções, da capacitação dos fatores sociais de processos de mediação entre os polos do igual e do diferente e conscientização de direitos.
A PNAS promove uma diferenciação tipos de proteção social, sendo essas a básica e especial. A ONG se enquadra na proteção social básica, pois busca prevenir situações de risco através de intervenções, sendo essas intervenções com crianças e adolescentes reunidos em grupos uma vez por semana; palestras destinadas a grupos de grávidas, idosos e acompanhamento com as famílias envolvidas.
Foi apontado como um desafio dentro da instituição à falta de verbas públicas, porém de acordo com a PNAS, 2004 o financiamento da Seguridade Social está previsto no art. 195, da Constituição Federal de 1988, instituindo que, através de orçamento próprio, as fontes de custeio das políticas que compõem o tripé devem ser financiadas por toda a sociedade, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Municípios e das contribuições sociais. 
As Organizações não governamentais (ONG) atualmente significam um grupo social organizado, sem fins lucrativos, constituído formalmente e autonomamente, caracterizado por ações de solidariedade no campo das políticas públicas e pelo legítimo exercício de pressões políticas em proveito de populações excluídas das condições da cidadania.
INSTRUMENTOS UTILIZADOS: Observação, entrevista semiestruturada e bloco de anotações.
PROCEDIMENTOS: No dia 05/03/2015 foi realizada a primeira visita na ONG às 08h00min, que teve duração de 40 minutos com o objetivo de observar à instituição. A entrevista com a psicóloga da ONG ocorreu no dia 13 de Março de 2015 iniciando às 14h00min e término às 15h20min. No dia 29/04/2015 os acadêmicos se reuniram para elaboração do relatório final do trabalho proposto da disciplina Psicologia Social Comunitária.
 
METODOLOGIA
Resultados geral 
 A psicologia tem contribuído para as políticas públicas de ONGS, com a participação do psicólogo na sociedade, com a intenção de apoiar as famílias mais carentes. A ONG tem contribuído muito para a melhoria da qualidade de vida das pessoas menos favorecidas tanto economicamente como afetivamente.
Articulação teoria
 O psicólogo tem colaborado para promover a inclusão social do indivíduo. Pesquisa realizada pelo CREPOP, no ano de 2007, colocou que a atuação do psicólogo, como trabalhador da Assistência Social tem como intuito básico o fortalecimento dos usuários como sujeitos de direitos e o desenvolvimento das políticas públicas. 
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A psicologia pode contribuir para resgatar o vinculo do usuário com a Assistência Social, sendo assim, a participação dos acadêmicos como estagiários em trabalhos sociais, vêm agregar certos conhecimentos que traz a existência da realidade de como funciona a teoria com a prática.
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais