Buscar

Medida provisória

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Medida provisória
A medida provisória é um ato do executivo equivalente a uma lei, que tem a mesma força que uma lei ordinária, ela entra em vigor imediatamente, depois passa para o legislativo (o legislativo pode convertê-la em lei ou não), elas valem pelo prazo inicial de 60 dias podendo ser prorrogada uma única vez, chegando ao prazo total de 120 dias. 
Esse prazo não corre durante o recesso legislativo, após 45 dias a MP entra em regime de urgência e passa a trancar a pauta da respectiva casa legislativa onde ela está.
A tramitação sempre começa pela câmera dos deputados, depois passa para o senado. A CF proíbe que alguns assuntos sejam tratados em medidas provisórias, por exemplo, direitos políticos, nacionalidade, direito penal, processo penal, processo civil, diretrizes orçamentarias, sequestro de bens, matérias reservadas a lei complementar, entre outros casos.
Não cabe MP se as câmaras legislativas as casas legislativas já tiverem aprovado a lei e a estiver pendente de veto ou sanção presidencial. Pode ter medida provisória instituindo o tributo e aumentando o tributo, só que nesse caso tem que se observar o período de anterioridade pela data da convenção ou seja quando a MP é convertida em lei começa-se a contar o prazo da anterioridade, ela vai valer para o exercício seguinte.
Ação direta de constitucionalidade (STF- ADI 5127) proibiu o que se chama de contrabando legislativo, ou o chamado “jabuti” isso ocorre quando a câmara dos deputados ou senado insere um artigo que não tem relação com texto da medida provisória.
Complementação: Antecedentes históricos da MP no Brasil: antes de ser medida provisória tínhamos decreto-lei. Em 1937 surge o DL, de 1937 a 1945 Getúlio Vargas se válida de decreto-lei (O CP parte geral, CPP são decretos lei): em 1946 o decreto-lei desaparece. Ele ressurge em 1964 com golpe militar e vai até 1988. Com a constituição de 88 surge a MP substituindo o Decreto-lei.
A medida provisória exige dois requisitos: urgência e relevância. O presidente edita a medida provisória a partir da sua edição, ela passa a produzir efeitos por 60 dias podendo ser prorrogada pelo mesmo prazo uma única vez pelo congresso nacional. No congresso nacional é formado uma comissão mista, formada por deputados e senadores, que vão analisar MP. 
Perguntas:
(Medida provisória, Conceito: É um ato normativo com força de lei de que se vale o chefe do executivo desde que sejam atendidos o requisitos de urgência e relevância). É interessante que exista Medida provisória? Sim, pois em muitas situações o presidente não pode aguardar os tramites extensos do processo legislativo comum, principalmente em situações econômicas. 
Raciocínio da Constituição Federal: O presidente pode apresentar projeto de lei? Ele tem capacidade legislativa? Sim, artigo 61 da CF; se o presidente apresenta projeto de lei e não pode esperar o processo legislativo deste, ele demonstra a urgência, solicita o processo sumário, esperando no máximo 100 dias- art.64 da CF; o presidente não pode aguardar os 100 dias, ele solicita ao congresso nacional para inovar a ordem jurídica através de lei Delegada – art.68 da CF; agora se ele nem pode abordar que o CN autorize que ele inove a ordem jurídica, aí sim, ele poderá editar uma Medida Provisória – art.62 da CF. Percebam, há uma lógica no processo legislativo. No entanto, no Brasil esta lógica na pratica encontra-se distorcida; Na pratica o presidente ele pula do art.61, CF, direto para o art.62 da CF.
Quais os requisitos necessários para edição de medida provisória? A edição das medidas provisórias só é permitida em caso de relevância e urgência, como assim preceitua o art. 62 da CF, sendo: art. 62. Em caso de relevância e urgência, o presidente da república poderá adotar medidas provisórias com força de lei devendo submetê-las de imediato ao congresso nacional.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais