Buscar

O DESIGN E A GLOBALIZAÇÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O DESIGN E A GLOBALIZAÇÃO
INTRODUÇÃO
	Muito se tem falado a respeito da influencia da globalização em diversas áreas, alguns dizem que essas mudanças podem trazer muitos benefícios, outros que com a globalização chegaremos a uma cultura mundial empobrecida e assim são criados muitos movimentos, cada um defendendo os seus pontos de vista, mas, e no design? Que influências podem ocasionar? O que mudou? Porém antes, precisamos entender o que é globalização, seu inicio e como funciona.
O QUE É A GLOBALIZAÇÃO?
	Nos séculos XX e XXI com o aprofundamento da economia, ciência, política e outras áreas ocorreram o barateamento dos transportes, meios de comunicação, e com a necessidade do capitalismo mundial e dos grandes centros de produção de encontrarem novos mercados para vendas de seus produtos, esses grandes centros se lançam em uma investida a procura de novos mercados expandindo suas vendas em mercados emergentes com um baixo custo e com pequenos investimentos, pois com o barateamento das comunicações (rádio, internet, etc.), é possível levar a sua marca muito mais longe que podemos imaginar, com idéia de uma aldeia global, vários países tem se unido para criarem mercados comuns, para que juros, impostos e barreiras comerciais sejam derrubadas e com leis avançadas podem assim trocar tecnologias, produtos e novas técnicas, acirrando a concorrência capitalista mundial.
	O que nós podemos ver é que a globalização é um fenômeno capitalista, que teve seu inicio na época dos descobrimentos que na verdade era a expansão para obter-se matérias primas e principalmente novos mercados, e com a revolução industrial com a produção em massa houve a necessidade de novos mercados pois seus países de origem já estavam saturados de seus produtos.
	A globalização afeta nossas vidas de várias formas, socialmente, em nosso modo de pensar, e na criação de produtos.
A INFLUÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO NO DESIGN
Isto significa que o foco central de toda Gestão do Design deve ser a satisfação do cliente, através da criação, desenvolvimento e lançamento de produtos que atendam às exigências (características básicas do produto; o que o produto “é” ou “faz”) e os desejos (características desejáveis do produto, que o diferencia de outros existentes no mercado e que lhe agrega valor; o que o produto “tem”) deste consumidor. Deve ser realizada durante todo o fluxo percorrido por um produto, além de ocupar-se de “gerir os recursos humanos e materiais, desde o nascimento de uma idéia até ao seu lançamento no mercado” e “criar uma organização e clima favoráveis ao nascimento de novos produtos, proporcionando-lhes condições e meios adequados” (Manual de Gestão de Design, 1997:14).	
O design vem sendo influenciando cada vez pelo estilo de vida das pessoas integradas na economia capitalista globalizada. Esta é uma das faces da globalização, a que faz com que uma maioria de pessoas no mundo, andem com as mesmas roupas, mesmos calçados, tenham os mesmas marcas. Porque ? Por ser  é mais conveniente, mais lucrativo, isso no ponto de vista de quem fabrica é claro, e nós os consumidores somos obrigados a aceitar algo que nem sempre foi feito para nós, muitas vezes por que esta é a única saída que nos resta, o que nos leva a falta de opções, falta de influências e até por falta de expectativas. E de certa forma serve somente para nos limitar, impor opções, nos adestrar, podando assim a criatividade, impondo um padrão mundial o qual deve ser seguido a risca, e aqueles que ousam sair desse modelo é tachado de louco, sonhador, utópico.
	Nem sempre o que é bom para os americanos, não quer dizer que seja bom para os brasileiros, argentinos etc, ou mesmo que seja ruim e isso acontece com muita freqüência, por exemplo o Brasil tem grandes criações em várias áreas do design que para serem reconhecidos precisam ir para outros mercados internacionais para melhor destacarem , o Brasil possui  excelentes profissionais e um grande potencial, mas o design foi  criado lá fora, e os americanos, europeus, japoneses e vários outros tem a oferecer uma visão riquíssima, ancorada em sua vasta bagagem e em grandes qualidades científicas e tecnológicas.
	De certa forma podemos dizer que não podemos fechar nosso olhos para a globalização, mas, usá-la em nosso favor, Se o nosso produto vai correr o mundo ou vai se restringir ao cliente é a nossa qualidade do produto que vai dizer. 
A globalização de mercado e a situação de oferta maior que a procura, o consumidor prefere escolher a solução que atenda às suas necessidades, que resolva o seu problema, a um baixo custo com um alto benefício, os designers têm que atender as necessidades dos consumidores, pesquisando sempre o mercado mutável da globalização que tende a ir pelo modismo dos grandes centros,. Na eterna luta em conseguir consumidores, um produto inovador será sempre uma grande vantagem.Quando algo novo é feito e é lançada no mercado, logo a concorrência cria outro tipo de produto, muitas vezes melhor e mais barato e em série”.
CONCLUSÃO
	
	Com o novo advento da implantação dos mercados comuns e da criação de uma aldeia global faz necessário que os profissionais do ramo(designers), estejam cada vez mais ligados no que dita o mercado,a globalização não é boa ou ruim ela simplesmente exige que estejamos ligados às tendências e para os modismos que tendem a mudar conforme o que dita a tendências. Se nos entendermos que a globalização pode facilitar o acesso e pode também as vezes oprimir as características locais, e que ela nos ajuda a fortalecer os valores próprios de uma nação ou/e comunidade. Assim, o nosso acesso a produtos ditos como globais por menor preço e maior facilidade de aquisição e distribuição não precisa destruir r o consumo de produtos locais. 
BIBLIOGRAFIA:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Globaliza%C3%A7%C3%A3o
http://pt.wikipedia.org/wiki/Design
www.dw-world.de/dw/article/0,,5300583,00.html
vilefort.wordpress.com/2010/08/12/o-design-e-a-globalizacao/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando