Buscar

RELATÓRIO ESTÁGIO GEILA 2017

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ
PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM DOCÊNCIA DE DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
GEILA SIMONE GARCIA FERRIRA DA SILVA
CASIMIRO DE ABREU
2017
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Prática de Ensino e Estágio Supervisionado em Docência DAS Disciplinas Pedagógicas e Educação Profissional
Relatório exigido como parte dos requisitos para conclusão da disciplina de Prática de Estágio Supervisionado em Docência de Disciplinas Pedagógicas sob a orientação da Professora Maria Inmaculada Chão Cabanas.
 
 
 Curso: Pedagogia
 CASIMIRO DE ABREU
2017
 SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................................,,,,,,,,,,,,,.................00 CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DO CENÁRIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA........................................................................................................................................ 00
1.1 – CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA................................................................................................00
1.2 – A FORMAÇÃO CONTINUADA.................................................,,,,,,,,,,,.........................................00
CAPÍTULO II - DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS...........................................................................................................................................00
2.1 – CARACTERIZAÇÃO DA COORDENAÇÃO, DO GRUPO DE PROFESSORES E DAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA OBSERVADAS.........................................................................................................................................00
2.2 – ATIVIDADES REALIZADAS PELO ESTAGIÁRIO..........................................00
CONSIDERAÇÕES FINAIS.....................................................................................................................00
REFERÊNCIAS.........................................................................................................................................00
ANEXOS
INTRODUÇÃO
 Este relatório contém informações referentes ao estágio que foi realizado na 
Creche Municipal Maria do Carmo Motta, no turno matutino acompanhando o trabalho da coordenadora Pedagógica na formação continuada dos professores, teve como objetivo conhecer na prática como esse processo acontece no dia-a- dia da escola. 
 Neste trabalho abordaremos as características da escola, Coordenadora 
Pedagógica e do grupo de professores observado. 
 Espero encontrar um ambiente educativo de qualidade, profissionais qualificados que desenvolvam as potencialidades dos alunos e favoreçam o processo de ensino-aprendizagem. 
 1
CAPÍTULO I - CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DO CENÁRIO DA FORMAÇÃO CONTINUADA
– CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA
 A Creche Municipal Maria do Carmo da Motta, esse nome foi uma homenagem à senhora Maria do Carmo da Silva Motta (Tia Carminha),que morou por toda a sua vida em Professor Souza.Sendo de origem humilde, trabalhadora, zeladora do lar e bastante alegre.Em sua vida só nos deixou boas lembranças.Vale destacar que essa senhora foi lavadeira do Professor Souza Futebol Clube por muitos anos.A inauguração dessa creche foi no dia 02 de julho de 2004.
 A primeira etapa da educação básica: Educação Infantil, de acordo com o regimento básico Escolar a creche, recebe a classificação de: Escola E, por estar encaixada no número de alunos entre 125 a 25.
 A creche conta com uma equipe composta de 18 profissionais, sendo: 01 diretor geral, 01 professor orientador, 01 auxiliar administrativo, 03 professores docentes, 04 agentes especializados, 08 pessoais de apoio.Nas sua dependências possui: 03salas, 01 refeitório, 03 sanitários, 01 secretaria, 01 depósito de material, 01 despensa de merenda, 01 cozinha, 01 área de limpeza e área livre.
 O calendário Escolar cumpre os duzentos e oito dias letivos e oitocentas e trinta e duas horas de atividades.
 O início e o término do ano letivo é fixado pela secretaria municipal de educação.
 As reuniões pedagógicas, os conselhos de classe, as reuniões de pais e/ou responsáveis, bem como todas as atividades que a escola desenvolve são marcados pela direção e equipe pedagógica (Planejamento, Reunião de pais, conselho de classe, Recursos financeiros, matrícula).
 A creche cumpre o calendário de pré- matrícula e matrícula de acordo com as datas especificadas pela Secretaria de Educação. È realizada reunião de pais três vezes no ano,a primeira acontece no início do ano letivo, a segunda no meado do ano e a terceira próximo ao final do ano letivo, e conselho de classe no final de cada bimestre.
 Essa creche não possui recursos financeiros próprios, todo material é comprado através da Secretaria de Educação.
 O quadro demonstrativo referente às turmas e quantidades de alunos.
	TURMA
	TURNO
	QUANTIDADE DE ALUNOS
	Creche I
	Integral
	06
	Creche II
	Integral
	11
	Creche III
	Integral
	15
	TOTAL DE 03 TURMAS E 32 ALUNOS
 
A creche funciona em turno integral, com oito horas de duração com entradas ás 7h e 30 minutos e saída às 17h..O planejamento da creche é feito em dois momentos, as terças-feira com as agentes especializadas e as quartas-feiras, com os professores.
 A elaboração do projeto político pedagógico é o resultado de reflexão e da troca de experiência entre a comunidade e a unidade escolar, trazendo a visão que um projeto político pedagógico, corretamente construído, não vai garantir que a creche se transforme abruptamente em uma instituição melhor; é certo, porém, que vai possibilitar aos seus integrantes, domínio sobre o seu caminhar, consciência de seus limites, melhor aproveitamento das oportunidades, coragem para assumir riscos e confiança no equacionamento das dificuldades encontradas.
 
– A FORMAÇÃO CONTINUADA
 A coordenadora é formada em Psicopedagogia e além de ser a professora orientadora dessa creche Maria do Carmo da Motta é coordenadora de educação infantil na Secretaria de Educação do município.
 Os professores a maioria tem a formação básica, embora desenvolvam as suas funções com dedicação e dentro das propostas pedagógicas. 
 Quanto ao planejamento da escola, existe o Projeto Político Pedagógico que f oi 
elaborado por funcionários da instituição com a participação da comunidade escolar, contando com o apoio da coordenadora pedagógica. Pois esse documento busca definir a identidade da escola, enfatizando sobre o tipo de indivíduo que queremos formar, e que mundo desejamos construir. Para Gadotti (1994) . Na construção do s Projetos das escolas, projetam s o que temos propósito em executar, conduzindo para frente, buscando no que temos, prevendo um futuro distinto do presente. 
 Também realizamos algumas atividades pedagógicas com as crianças de
Várias turmas como: historias infantis, contos, ilustração e produção de texto. 
Com relação às atividades que realizamos, percebemos que as crianças são 
participativas e bastante socializadas, elas realizavam atividades em duplas e em 
grupos , conversavam, brincavam, emprestavam objetos para os colega s, algumas 
delas apresentaram maiores dificuldades n a área cognitiva, mas em compensação 
possuem grandes habilidades motoras. Logo foi visível que o desenvolvimento humano não e linear. 
 As atividades realizadas pelo grupo de alunos foram sempre apropriadas para 
a idade
deles, as crianças encontram um ambiente onde a cooperação a afetividade e a participação das famílias permeia todo o aprendizado. 
 Percebemos que a creche oferece um ambiente propício para desenvolver a 
aprendizagem..Para (Davis e Oliveira 20 10) a escola deve ser um ambiente acolhedor, que promova a liberdade de pensamento, que incentive a ousadia nas formas de expressão e valorize a descoberta. 
 
CAPÍTULO II - DESENVOLVIMENTO E ANÁLISE DAS ATIVIDADES OBSERVADAS E REALIZADAS
 O estágio supervisionado foi realizado na escola Creche Municipal Maria do Carmo Motta, no turno matutino, por meio de observação e acompanhamento do trabalho da coordenadora pedagógica e também da equipe de educadores e especialmente da professora do berçário. 
 Sabemos que a formação continuada é uma necessidade essencial para os 
profissionais da educação, sendo parte de um processo permanente de desenvolvimento, que deve ser assegurado a todos. Ela deve promover atualizações, aprofundamentos das temáticas educacionais, e apoiar numa reflexão sobre a prática educativa, promovendo um processo constante de auto -avaliação, que consiste a construção continua da competência profissional. 
 Segundo Nóvoa (1995) hoje não basta mudar o profissional, é preciso também 
mudar os contextos em que ele intervém. Quanto a formação continuada dos 
professores os mesmos participam do processo d e formação dentro da própria 
instituição escolar através de projetos desenvolvidos pela equipe gestora e professores, o tema abordado no projeto é " Dificuldade d e aprendizagem n a aquisição 
de leitura e escrita".
2.1 – CARACTERIZAÇÃO DA COORDENAÇÃO, DO GRUPO DE PROFESSORES E DAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO CONTINUADA OBSERVADAS
 A coordenadora pedagógica busca oferecer condições para que os professores 
possam desenvolver continuamente suas competências, garantindo a capacidade de reflexão. 
 Também os professores estão participando de um curso de formação continuada cujo o tema é " Inclusão" oferecido pela secretária municipal de educação. O objetivo de tal curso é situar historicamente a realidade vivenciada por pessoas portadoras de necessidades especiais, analisar as leis brasileiras que regulamentam a educação especial oferecida na escola. 
 Quanto a gestão da escola é participativa e democrática, havendo um bom 
relacionamento entre todos. Nas reuniões de pais para discutem assuntos sobre a aprendizagem e comportamentos dos alunos, o corpo docente da escola busca juntamente com a família um ensino de melhor qualidade. 
As reuniões acontecem de um modo geral com todos os pais, depois se divide 
em classes para assuntos mais individuais. Os pais comparecem quase em totalidade. 
 Mensalmente acontecem as reuniões pedagógicas p ara discutir assuntos 
referentes a melhoria no sistema de ensino, também para planejar alguma comemoração na escola, e até mesmo para fazer uma reflexão sobre o que fizeram ou deixaram de fazer. 
2.2 – ATIVIDADES REALIZADAS PELO ESTAGIÁRIO
Comente sobre o seu PROJETO DE FORMAÇÃO CONTINUADA como foi o planejamento e a execução (caso você tenha tido essa oportunidade em seu estágio). Você irá descrever uma atividade ou mais (a sua escolha) para comentar em detalhes.
Aqui também, após cada relato, apresente sua opinião sobre a situação e faça uma análise crítica da situação a partir das referências teóricas apresentadas na disciplina Você DEVE apresentar esse diálogo a partir de uma citação ou um resumo do conceito do autor que baliza a sua análise critica. Sempre lembrando de colocar a referência completa de acordo com as normas da ABNT, no final do trabalho
CAPITULO III- CONSIDERAÇÕES FINAIS
O presente estágio foi iniciado no dia 08-03-2017. Fui bem recebida por todos 
os membros da instituição, encontrei um ambiente agradável e seguro repleto de 
atividades lúdicas e pedagógicas, valorizando a afetividade, autoestima e as relações pessoais de todos os indivíduos. 
Quanto a o espaço físico d a escola é amplo, todas as salas de aula são 
arejada, com boa iluminação, possuem armários, carteira individuais, tudo em bom estado de conservação é disponível vídeo, televisão e aparelho de som. 
No período de estágio procurei acompanhar ativamente a coordenadora 
pedagógica no que diz respeito a formação continuada dos educadores, sendo que a mesma acontece no ambiente escolar e também em outros ambientes fora da instituição de ensino. 
Tive a oportunidade auxiliar a professora algumas professoras . Realizei atividades 
de observação, participação, colaboração e investigação dentro do ambiente escolar. 
Ao término do estágio, ficou a certeza da importância de conhecer a realidade 
de uma creche. A interação com os alunos e profissionais foi bastante enriquecedora para meu aprendizado, conforme minha expectativa pôde vivenciar a rotina do cotidiano escolar e acompanhar diversas atividades dentro de um espaço d e ensino de qualidade. 
Esta experiência proporcionada pelo estágio foi extremamente importante para 
a minha formação acadêmica, ofereceu suporte para futuramente atuar de forma 
democrática e transformadora. Mostrou -me a necessidade da formação continuada 
constituindo assim um professor pesquisador.
REFERÊNCIAS 
Segundo Nóvoa (1995)
Para (Davis e Oliveira 20 10) 
Para Gadotti (1994)
ANEXOS
Projeto de FORMAÇÃO CONTINUADA ELABORADO PELO ESTAGIÁRIO 
Passo a passo da elaboração
Passo 1 - Escolha um tema especifico, por exemplo: ALFABETIZAÇÃO
Passo 2 - Faça um parágrafo falando desse tema, justificando porque elaborar atividades de formação continuada para os professores do 1º. Ano a respeito desse tema. 
Passo 3 - Elabore os objetivos da formação de acordo com esse tema. 
Passo 4 - Planeje 5 atividades para tratar o tema com as crianças. Assim como o modelo indica:
Nestes endereços você encontra referências de atividades de formação:
Na educação Infantil: http://www.ppge.ufpr.br/teses/M10_Lorena%20de%20F%C3%A1tima%20Nadolny.pdf
http://revistaacene.com.br/confira-a-sugestao-de-formacao-para-professores-da-educacao-infantil/
Na educação INCLUSIVA
http://revistaescola.abril.com.br/politicas-publicas/palavra-especialista-educacao-inclusiva-desafios-formacao-atuacao-sala-aula-762299.shtml?page=4
https://www.ufpe.br/ce/images/Graduacao_pedagogia/pdf/2010.1/a%20formao%20continuada%20do%20professor%20para%20educao%20inclusiva%20n.pdf
http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/viewFile/655/613
No Ensino Fundamental:
http://pt.slideshare.net/anandreia/projeto-formao-continuada
http://www.crmariocovas.sp.gov.br/prf_a.php?t=007
file:///C:/Users/Inmaculada/Downloads/T1.pdf
Neste endereço a seguir, você encontra um exemplo de Plano de Formação Continuada:
http://emefprofidelcyspereira.blogspot.com.br/p/projeto-formacao-continuada.html
Apresentação da escrita do Plano
Tema da Formação:
Justificativa
Objetivo
Atividades propostas
Conclusão
Importante! Esses itens estarão no anexo do trabalho como um planejamento
ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A ELABORAÇÃO FORMATAÇÃO DE SEU RELATÓRIO:
Antes da apresentação do relatório, o aluno deve proceder à revisão do caderno de campo e material reunido durante o estágio (rascunhos, fotos, entrevistas, etc.), fazer uma seleção e ordená-los. Nesse procedimento, se necessário, solicite a orientação de
seu professor. 
Há várias maneiras de se pensar um relatório, no entanto, é necessário cuidar de que ele atenda à estrutura apresentada pela disciplina. 
A linguagem deve ser impessoal, clara, precisa, desde a introdução até o final do relatório. Deve-se fazer uma revisão constante, para verificar se não houve repetição ou omissão de alguma informação importante.
A estética de um relatório obedece a certos padrões, relativos à sua apresentação gráfica. Assim, determinadas normas referentes à numeração progressiva, formato, espaçamento, margens e paginação devem ser observadas pelos estudantes de Pedagogia, conforme as orientações que seguem. 
O relatório do Estágio Supervisionado deverá obedecer a seguinte padronização:
Encadernação em espiral: capa de plástico transparente na frente e na cor preta ou azul no verso;
Numeração de páginas: canto inferior direito;
Papel: A4 branco, utilizando-se somente uma face da folha;
Distribuir o texto, evitando que o título das seções seja digitado em final de página e os textos respectivos na página seguinte;
Margem superior, a 3 cm;
Margem inferior , a 2 cm;
Margem direita, a 2 cm;
Margem esquerda, a 3 cm;
Parágrafos: formatar a primeira linha por 1,25 cm; (padrão Word) primeira letra em maiúsculo e as outras em minúsculo;
Espaçamento entre linhas: 1,5;
Tipo de letra: Arial ou Times New Roman;
Tamanho de letra: 12 para o texto e 16 para a capa, conforme modelo.
A numeração das páginas tem início a partir da Introdução.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando