Buscar

QUESTÕES ESTUDOS DISCIPLINARES

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

11- O termo Businness Intelligence nasceu em 1989, popularizado por Howard Dresner que o descreveu como um conjunto de conceitos e métodos para melhorar a capacidade de tomada de decisões, utilizando sistemas baseados em fatos de negócio. Analise as afirmações abaixo (V para Verdadeiro e F para Falso) e escolha uma das alternativas.
(V) Permite suprir as falhas de relatórios existentes nos sistemas ERP
(V) Permite o cruzamento de dados, visão em cenários, análise de indicadores de performance empresarial, curvas de tendências, etc.
(F) Usa dados gerados no ERP da organização para analisar os dados de diversas fontes e gerar o perfil individual de cada cliente em tempo real.
( ) A – F, V, V
( ) B – V, F, V
(X) C – V, V, F
( ) D – V, V, V
( ) E - Nda
Justificativa: Os processos utilizando Businness Intelligence podem usar software ou outras tecnologias, obtendo, analisando e guardando esses dados para melhor performance no gerenciamento, levando a melhores tomadas de decisão.
12- “São as transações entre empresa e o governo. Os exemplos comuns desta modalidade são licitações e compras de fornecedores.”Esta frase é uma definição de qual conceito?
( ) A – B2B - (Business to Business)
( ) B – B2C - (Busines to Consumer)
( ) C – C2C - (Consumer to Consumer)
(X) D – B2G – (Business to Governement)
( ) E – B2E – (Business to Employees)
Justificativa: É o comércio pelo mundo virtual entre empresas e o setor publico, com politicas elaboradas a fim de gerar transparência no processo de aquisição e redução em irregularidades.
13- O ERP (Enterprise Resource Planning) são sistemas de informação que integram todos os dados e processos de uma organização em um único sistema. No contexto do ERP, verificar se as frases abaixo são (V) Verdadeiras ou (F) Falsas e selecionar uma das alternativas.
(F) Módulos são partes menores, integrados e dependentes (sistemas/ subsistemas).
(V) Podem ser considerados módulos de um ERP: Gestão de Progetos, Venda, Compras e Recursos Humanos.
(V) ERP é um grande banco de dados utilizados por diversos sistemas da empresa.
( ) A – F, V, V
( ) B – V, F, V
( ) C – V, V, V
(X) D – V, V, F
( ) E – Nda
Justificativa: Por se tratar de um modelo de sistemas que integra um único banco de dados, com módulos menores, o conceito de ERP está contemplado pelas alternativas destacadas.
14 – Data Warehouse (DW), conforme definição de Willian Inmom: “… é o conjunto de dados baseado em assuntos, integrado, não-volátil, e variável em relação ao tempo, de apoio às decisões gerenciais.” O Data Mart pode ser descrito como um processo intermediário do Data Warehousing. Qual das alternativas abaixo demonstra a definição de Data Mining, um terceiro conceito de ferramenta utilizada para a busca a análise de dados (em um banco de dados)?
( ) A – É um meio abrangente de gerenciar o relacionamento com clientes – inclusive os clientes em potencial.
( ) B – Sistema que proporciona a habilidade para que a pessoa certa receba a informação adequada e no momento 
(X) C – Produção do conhecimento analisando dados, descobrindo tendências e fraudes. Processo que utiliza algoritmos
( ) D – Todas as alternativas anteriores
( ) E – Nda
Justificativa: O Data Mining é uma mineração de dados que serão estudados para a obtenção de conhecimento em relação a uma questão especifica como por um exemplo uma cadeia de supermercado que analisa o perfil de compradores de dois produtos de dois produtos e utiliza se dessas informações para posiciona-los de forma a estimular o consumo desses produtos.
15 – Um SI (Sistema de Informação) com qualidade é aquele que é totalmente racional, que foi planejado, no mínimo, com os requisitos básicos e que pode ser caracterizado por algumas características chaves. Neste contexto, verificar se Verdadeiro ou Falso as características abaixo descritas e selecionar uma das alternativas.
(V) Não burocrático;
(V) Procedimento lógicos, diretos e racionais;
(V) Meios de processamento adequados;
(V) Sem relatórios desnecessário.
( ) A – F, V, V, F
( ) B – V, F, V, V
(X) C – V, V, V, V
( ) D – V, V, F, F
( ) E – Nda
Justificativa: O uso de um Sistema mal planejado pode trazer inumeros prejuízos por conta da perca de tempo que isso ocasionará. Já um Sistema com as características corretas possuirá um melhor desempenho.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais