Buscar

custos diretos e indiretos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Os custos diretos são aqueles ligados diretamente para o produto vendido. Pode ser atribuído a uma linha de produto, centro de custo ou departamento. Temos como exemplo as matérias-primas usadas na fabricação do produto, mão-de-obra direta e etc. 
Vamos imaginar uma fábrica que atua na produção de mesas. Essa fábrica não produz todos os itens que estarão no produto final que será entregue ao consumidor. O que ela faz é comprar alguns desses itens separadamente, usá-los em sua produção para montar as mesas e, no fim do processo, entregar as mesas prontas para o mercado consumidor. Neste caso, o gasto realizado com a compra de itens (como os parafusos, por exemplo) é um gasto direto, pois ele está inserido no produto final e é perceptível.
Já os custos indiretos são os que dependem de cálculos, rateios ou estimativas para serem apropriados em diferentes produtos ou serviços prestados. É quando não existem quantidades exatas para os gastos com produtos ou serviços ou quando é impossível calcular esses gastos em função de cada unidade. Como exemplo temos os salários dos supervisores e das equipes de administração da empresa, aluguel da empresa e os gastos com a limpeza da empresa. Para exemplificar melhor, vamos utilizar o gasto de energia que a fábrica tem com a produção das mesas. Ainda que tenhamos como saber que houve aquele gasto e o quanto ele refletiu nos cofres da empresa, não é possível determinar com certeza o quanto de energia foi gasto com cada mesa produzida.
Referências bibliográficas: https://www.industriahoje.com.br/o-que-sao-custos-diretos-e-indiretos-de-producao, http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/custos_direitos.htm.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando