Buscar

TAREFA 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Parte 3.jpg
Parte 2.jpg
Tarefa 2 - Eletrotécnica.docx
TAREFA 2
Questões: 48 – 22/mão – 10/mão – 2 – 5 – 34/mão – 40 – 50
2) O que é um condutor? Quais são os condutores mais usados nas instalações elétricas? O que é um fio? E um cabo? Qual a diferença entre os dois?
Condutor: são materiais que podem conduzir corrente elétrica, pois a sua resistência é baixa, ou seja, há facilidade de trânsito de corrente elétrica através do próprio material. Outra característica por o material ser condutor é a presença de elétrons livres, que são elétrons que abandonam o átomo, devido as forças que ocorrem dentro do mesmo.
Os condutores mais utilizados em instalações elétricas são: cobre e alumínio.
Fio: fio é um produto maciço, composto por um único elemento condutor metálico, onde o comprimento é maior no que a maior dimensão da seção transversal. Material muito bom economicamente na construção de um condutor elétrico, mas apresenta limitações quando relacionado ao aspecto dimensional e flexibilidade reduzida, exatamente por apresentar pequenas seções transversais.
Cabo: também chamado de condutor encordoado. É formado por um conjunto de fios condutores, entrelaçados uns aos outros. Material bastante flexível, no qual suporta dobragens sem quebrá-los. Os cabos podem ser unipolares ou multipolares.
A diferença entre cabos e fios está descrito acima na definição de cada um. Em relação a utilização, o cabo é usado em algo mais grandioso, ou seja, transmissão de energia com conexões de longa distância, já os fios aparecem mais em eletrodomésticos – algo menor.
5) Obtenha fotos da rede de distribuição de energia elétrica mostrando a rede de alta tensão (13.800 V), de baixa tensão (380/220 V) e transformadores de potência? O que é um transformador de potência e como ele mudou a história dos sistemas elétricos?
 
1.Transformador trifásico de alta tensão (13800 V), utilizado na rede de distribuição de energia elétrica. 
2.Rede de alta tensão
3.Rede de baixa tensão
Os transformadores de potência são equipamentos de alto custo e importantes nos sistemas elétricos, onde seja necessária a interligação de subsistemas com diferentes níveis de tensão. Estes equipamentos transferem energia elétrica ou potência elétrica de um circuito para outro, através de um fluxo magnético comum a ambos os lados. A interligação mantém a mesma frequência, só variando os valores de corrente e de tensão. Sua principal funcionalidade é reduzir as perdas em transmissão por redução da corrente requerida para transmitir uma determinada potência elétrica. O que mudou na história é exatamente poder transportar energia em grandes escalas sem muita perda de energia durante o percurso.
Dentro da subestação de transmissão, o equipamento responsável tanto pela elevação como pela redução da tensão elétrica é chamado de transformador. Os transformadores de distribuição, como todos os demais transformadores eletromagnéticos, funcionam transformando os níveis de média em baixa tensão. Na grande maioria das regiões do país, os transformadores de distribuição transformam 13.800 V, ou 13,8 kV, em 220 V ou 127 V.
	
50) Escolha um instalação elétrica para ser utilizada como referência para avaliação e obtenha os seguintes dados: 
a. Obtenha na conta de energia elétrica o consumo mensal do último mês e o tipo de fornecimento de energia elétrica. 
b. Obtenha o consumo diário. Para a última conta identifique o número de dias do ciclo de faturamento. Compare o consumo da conta com o valor do consumo diário multiplicado pelo número de dias. 
c. Apresente o consumo mensal dos últimos 12 meses, qual mês ocorreu o maior e menor consumo? Era esperado? Explique. 
d. Obtenha foto do ponto de entrega de energia e do quadro de distribuição. 
e. Obtenha foto do quadro de distribuição, da porta interna e externa do quadro de distribuição e do quadro de medição.
Parte 1.jpg

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina