Buscar

TCC COMPLETO FORMATADO E CONCUÍDO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNIVERSIDADE POTIGUAR - UnP
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTE
CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
HABILITAÇÃO PUBLICIDADE E PROPAGANDA
AGÊNCIA EXPERIMENTAL SUNSET
CLIENTE
UNIVERSO SUPLEMENTOS
UNIVERSO SUPLEMENTOS: Encontre sua força.
NATAL - RN
2017
DAVID WENDELL DE CARVALHO SILVA
EVANGELMA NUNES DA SILVA
JENNEFER ALINE PEREIRA RODRIGUES
JESSICA RODRIGUES DE MOURA
JOEL FERREIRA DA CRUZ JÚNIOR
PAULO RICARDO LISBOA DE ARAÚJO
PRESIDENTE
Sâmela Soraya Gomes de Oliveira
REITORA
Gedson Bezerra Nunes
PRÓ-REITORA ACADÊMICA
Sandra Amaral de Araújo 
DIRETORA DA ESCOLA DE COMUNICAÇÃO
Raniery Christiano de Queiroz Pimenta
DIRETOR DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Francisco de Paula Costa
COORDENADOR DO TCC DE PUBLICIDADE PROPAGANDA
Lucio Masaaki Matsuno
UNIVERSO SUPLEMENTOS: Encontre sua força.
Trabalho de Conclusão de curso apresentado à Universidade Potiguar – UnP, como parte dos Requisitos para a obtenção do título de Bacharel em Publicidade e propaganda. 
Orientadores: Me. Gustavo Wagner Souto Fernandes, Me. Thiago Fernandes Garcia, Me. Caio Vitoriano de Nunes Carvalho, Me. Fabio de Silva, ME. José Iranilson da Silva, Esp. Marcelo Goulart de Araújo.
NATAL/RN
2017
DAVID WENDELL DE CARVALHO SILVA
EVANGELMA NUNES DA SILVA
JENNEFER ALINE PEREIRA RODRIGUES
JESSICA RODRIGUES DE MOURA
JOEL FERREIRA DA CRUZ JÚNIOR
PAULO RICARDO LISBOA DE ARAÚJO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DA AGENCIA EXPERIMENTAL SUNSET, SOBRE O CLIENTE UNIVERSO SUPLEMENTOS: 
(UNIVERSO SUPLEMENTOS: Encontre sua forma)
Trabalho de Conclusão de curso apresentado à Universidade Potiguar – UnP, como parte dos Requisitos para a obtenção do título de Bacharel em Publicidade e propaganda. 
Aprovado em: ______ de dezembro de 2017.
BANCA EXAMINADORA
_______________________________________________________________Prof. (nome completo) Orientador (a)
Universidade Potiguar – UnP – Natal/RN
_______________________________________________________________Prof. (nome completo) Convidado (a)
Universidade Potiguar – UnP – Natal/RN
_______________________________________________________________Prof. (nome completo) Convidado (a)
Universidade Potiguar – UnP – Natal/RN
NATAL - RN
2017 
Após algumas reviravoltas dadas ao longo do curso no início do 7º período, decidimos criar a Agencia Sunset para os projetos finais do curso. Mesmo ante os conflitos ocorridos durante os últimos dois semestres e divergências de ideias, percebemos como pode ser difícil lidar com a singularidade existente em cada integrante, entretanto, mesmo parecendo ser o auge dos nossos limites, isso fez com que conseguíssemos vencer os contratempos e fluir neste projeto final de curso. Contudo, enfrentamos os desafios e, agora, podemos dizer que a Agencia Sunset conseguiu mostrar a capacidade de cada um, construindo um laço, sabendo superar as diferenças, e conseguindo nos tornar cada vez mais fortes e criativos. Não menos importante, queremos agradecer aos que tiveram participação, mesmo que pequena, em nossa caminhada. Dedicamos, assim, este TCC à todas essas personas fontes de motivação pois, cada palavra de esperança foi de extrema importância para crescimento e desenvolvimento deste grupo. Agora, sim, chegamos ao final de nossa jornada, anos de muitas histórias e aprendizados para, enfim, chegarmos a realização do nosso sonho. 
AGRADECIMENTOS
Antes de todo e qualquer nosso agradecimento maior é a Deus, por ter nos dado discernimento e paciência para toda a criação e elaboração desse projeto, por ter acalmado nossos ânimos em meio às discussões ocorridas em todo o processo, mas que enfim, chegamos até aqui;
A família de cada um, que nos apoiou, e suportou nossa ausência em tantos dias, agradecemos imensamente por tudo, vocês sem dúvidas alguma são extremamente responsáveis pela nossa conquista;
Agradecimento também especial aos docentes que nos orientaram em cada passo do nosso processo árduo até a finalização do projeto;
E não podemos esquecer da Universo Suplementos, que entrou junto conosco nessa, sendo uma verdadeira parceira do início ao fim do projeto;
Obrigada a todos vocês que diretamente ou indiretamente foi peça chave para nossa caminhada, e agora estamos a um passo de sermos o que sonhamos, publicitários, prontos para os jobs e desafios do mercado.
“Eu faço da dificuldade a minha motivação. A volta por cima, vem na continuação”.
Charlie Brown Jr. 
RESUMO
Com tantas mudanças que o mundo passa ano após ano, avanços tecnológicos e tantas descobertas, a comunicação também acompanha essas transformações e se reinventa, porém, algo nela é imutável: a necessidade de comunicar. Nós, enquanto estudantes do curso de Publicidade e Propaganda, somos instigados a, não somente observar, mas também entender os motivos dessas atualizações no ato de comunicar e usar este artifício a nosso favor no mercado de trabalho, como também em outras áreas, desde o primeiro dia de aula. Chegada a conclusão da graduação, somos desafiados a por em prática tudo o que se pôde absorver durante este percurso profissionalizante e mostrar que estamos prontos para o mercado de trabalho, trazendo inovação e comprometimento com um desempenho eficaz do ofício. A Universo Suplementos como empresa real do mercado, nos proporciona a chance de, através deste trabalho, passar por todas as etapas do processo de criação de campanha que uma agência publicitária passa, na intenção de evidenciar os pontos fortes da empresa e tentar amenizar algumas de suas fraquezas, especialmente as referentes ao modo de comunicar. Através de pesquisas feitas, encontramos meios de fazer com que a marca se posicionasse mercadologicamente, de modo que os valores desta alcançassem o público alvo, consequentemente a consumindo. O intuito maior é tornar a marca conhecida, principalmente por querer abranger um público mais diversificado em sua campanha, e desmistificar que a suplementação alimentar é anabolizante e só traz prejuízos à saúde. O trabalho desta campanha é mostrar que, se aliado a outras práticas saudáveis, o consumidor pode colher bons resultados da suplementação e que pra isso ele pode recorrer a variedade de produtos que a Universo Suplementos tem a oferecer, independentemente de qual seja seu objetivo.
Palavras-chave: Diversificado. Desmistificar. Resultado. Variedade. Objetivo. 
ABSTRACT
With so many changes the world has been through year after year, technological advances and discoveries, communication also follows these transformations and reinvents itself. However, one thing in it is unchangeable: the need to communicate. We, as Advertising students, are instigated to not just oberve, but also to understand the reasons behind these updates on the act of communication, and to use this method in our favor in the labour market, as in other areas, since the entrance in academic career. Coming to graduation, we are challenged to put to practice all that could be absorbed during this professionalizing path and to show we’re ready for the labour market, bringing innovation and commitment with a powerful performance of our job. Universo Suplementos, as a real working company, gives us the opportunity, through this job, to walk along every step of the creation process for a campaign, just like an advertising agency does, aiming to emphasize the strong traits of the company and to mitigate some of its weaknesses, especially those referring to the way of communicating. Through some researches, we found means to make the brand to position itself commercially, in a way its values reach the target public – that consequently will end up consuming it. The biggest goal is to make the brand well known, mostly for wanting to hold a broader public in its campaign,
and to demystify that food supplementation is anabolic and turns out to be malefic to health. The job of this campaign is to show that, if allied to other healthy practices, the consumer can gather good results from supplementation and, for that, they can resource to a variety of products Universo Suplementos has to offer, regardless off their objective.
Keywords: Diverse. Demystify. Result. Variety. Objective.
SUMÁRIO
	
	
	
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como vertente o ideal do ser humano, seus desejos, seu comportamento, pretensões e a imagem perfeita do que seria o “belo”. É nas ideias do homem que nascem os pensamentos do que seria ideal para ele e o que ele está disposto a fazer para alcançar tais objetivos. No mundo pós-moderno, as diretrizes dos pilares social e cultural incitam o imediatismo do prazer para qual seja o tipo de problema existencial do homem.
“O homem deseja modificar-se para mostrar-se perfeito ao mundo, a partir da idealização da perfeição do outro. Deste modo demonstra como o homem contemporâneo se encontra preso aos padrões que lhe são oferecidos. O outro aparece como forma ideal de beleza.” (A Estética do Corpo: um problema pós-moderno, CÉLIA MARTINS DA COSTA, Universidade Presbiteriana Mackenzie, pág. 1).
Este trabalho tem o intuito de aplicar o anseio do homem como principal motivação de compra da ideia da campanha e uso dos produtos do cliente, mostrando que isto pode ser feito de forma saudável e que a solução é clara. O corpo humano será evidência nas produções, já que é o principal consequente dessa tentativa em atingir o “corpo ideal”.
2 JUSTIFICATIVA TEÓRICA
2.1 A HISTÓRIA DOS EXERCÍCIOS FÍSICOS
Em busca das repostas pertinentes ao assunto, percebemos quão grande é a riqueza histórica envolvida desde a fundação do mundo para com esse universo dos exercícios físicos. Por essa pesquisa, foi-se necessário seguir uma reflexão cronológica de diversas épocas com uma abordagem qualitativa, em que foi embasado não apenas para expor dados teóricos, mas, acima de tudo propor uma reflexão por base de doutrinadores sobre as novas possibilidades de uma vida ampla e saudável nas esferas da vida. 
2.2 NA PRÉ-HISTÓRIA
	Historicamente percebemos que a atividade física não é algo novo, mas desde o início dos tempos históricos. Onde até 3.500 anos a.c. na pré-história, essa atitude estava diretamente ligada ao movimento que o nosso corpo produzia para a sobrevivência na terra. Onde as nossas habilidades corporais iam se adequando conforme as épocas e estágios culturais e sociais, passando a serem utilizadas ao logo dos tempos com “finalidades de ordem guerreira, terapêutica, esportiva e educacional” (OLIVEIRA, 2006, p.17). Assim também nos ajudando a dividir cronologicamente a história:
Dentro da acadêmica divisão da história, acompanhando a marcha ascensional do homem, documentada sobretudo no mundo ocidental, somos levados a afirmar que a prática dos exercícios físicos vem da Pré história, afirma-se na Antiguidade, estaciona na Idade Média, fundamenta-se na Idade Moderna e sistematiza-se na Idade Contemporânea (RAMOS, 1982, p. 15).
Entretanto, o homem primitivo tinha basicamente duas atividades que eram atacar e se defender, isso desde que se colocou de pé e precisou movimentar-se. Se atentarmos a essas ações percebemos o quanto era presente os exercícios físicos naturais desde a fundação do mundo.
Em tempo de nomadismo e seminomadíssimo se fazia necessário ter resistência, velocidade e força para sobreviver. Entretanto, essas ações motoras aos poucos foram se desenvolvendo e se transformando em arremessos, saltos, empurrões, corridas, puxões, nados, ou seja, caça, pesca, fuga, um extenso repertório de exercícios físicos natural.	
Com o tempo, essas ações motoras foram também se transformando em atividades recreativas, onde as ações tomavam proporções de descontração e de divertimento. Um exemplo de exercício físico que nasceu nesse período primitivo foi a dança, onde inicialmente tinha caráter lúdico e ritualístico.
A dança primitiva podia ter características eminentemente lúdicas como também um caráter ritualístico, onde havia demonstração de alegria pela caça e pesca feliz ou a dramatização de qualquer evento que merecesse destaque, como os nascimentos e funerais (OLIVEIRA, 2006, p.14).
2.3 NA ANTIGUIDADE ORIENTAL E OCIDENTAL
Posteriormente, entre 4000 anos a.c. e 476 anos, aconteceram diversas mudanças em torno da humanidade passando a ter aspectos civilizatórios, entretanto, ainda com fortes expressões primitivas. Estamos falando da Antiguidade Oriental e Ocidental. 
A Oriental, representada pelos Pérsios, Indianos, Chineses, Japoneses e outros, utilizavam as atividades físicas como rituais de preparação para vida, onde podemos destacar o remo, a natação e as artes maciais. Podemos também destacar as atividades físicas com maiores aceitações como Jiu-Jitsu, Pólo, luta livre, Cong fou, boxe, esgrima com bastão e o Ioga. 
A Ocidental por sua vez recebendo várias influencias da Oriental, poderíamos destacar as cidades de Esparta e Atenas da Grécia, onde a atividade física buscava formar pessoas espirituosas e de moral mesmo em meio as batalhas épicas, como “afirmava que ela unia aos cuidados do corpo o aperfeiçoamento do pensamento elevado, honesto e justo” (RAMOS, 1982, p. 19). 
Podemos destacar também, que já no primeiro período da monarquia o exercício físico passou a ser visado somente para preparação militar, que posteriormente no segundo período, tempo dos cônsules, teve conotação ao início das grandes conquistas gregas, e logo no terceiro período, tempo do império a glória foi se desmistificando e voltou as práticas antigas e aos combates de gladiadores como espetáculos. É claro que os romanos também se interessaram pelas tais práticas físicas, onde já eram denominadas como jogos olímpicos, apesar que o intuito era a preparação para as guerras.
Percebemos então que ao longo desse período, os romanos sob influência da Grécia. Começou a edificar grandes estádios que serviam como arena dos Jogos Olímpicos, onde havia as grandes competições atléticas e as lutas, que por sua vez já se encontrava a uma prática esportiva deformada em seus conceitos. 
2.4 NA IDADE MÉDIA
Chegamos então a idade média que se estabelece entre os séculos V e XV. Vemos nesse período uma brusca queda conceitual na forma de ver e de se importar com os exercícios físicos, no mais ela era apenas vista como uma mera preparação militar. Podemos destacar os cavaleiros que eram treinados para as grandes cruzadas e as guerras santas, durante os séculos XI, XII e XIII, onde a base se fomentava pelos exercícios físicos corporais. 
Que os cavaleiros deveriam ser treinados para as Grandes Cruzadas e as Guerras Santas, organizadas pela Igreja… E mais, nos momentos de ócio, o cavaleiro dedicava-se ao xadrez, gamão e outros jogos de mesa popularizados na Europa; saiam a cavalo caçando javalis… dedicavam-se a jogos ginástico e a corrida a pé (CAPINUSSÚ,2005, p. 54).
Na idade média destacamos o início das práticas esportivas de futebol e tênis que até então eram chamados de cálcio e jogo de raqueta, onde juntamente a caça e pesca era exercícios de divertimento das classes sociais da época.
Nesse período a conduta cavalheiresca, sinônimo de distinção, nobreza e lealdade era expressada através dos grandes cavaleiros bem preparados com suas espadas, que iam as suas batalhas e se apoiavam na figura de bem preparado fisicamente, corpo atlético, galanteador, essa atividade deram início as modalidades de hipismo e esgrima.
	Chegando ao Renascimento (séc. XV), vemos as atividades sendo colocadas como um ideal de educação cortes, onde a luta, dança, pelota, salto e outros foram destinados a minoria classe burguesa, atrelado ao praticante status pela sua iniciativa.
2.5 A IDADE MODERNA
Entre os séculos XV até XVIII, identificamos que a prática esportiva
toma proporções significativas como forma de educar as pessoas. Isso se dá pelo fato das pessoas buscarem nesse período uma vida natural, e os exercícios mesmo que empiricamente trazia para si essa virtude.
O fato é que nesse período grandes nomes vieram a somar e a buscar respostas a esse fato, onde cada pessoa buscava dentro de si uma forma mais saudável de vida, nomes como Pestalozzi e sua teoria de experimentação, Rousseau com novas formas em exercícios, Calvino com projetos pedagógicos, todos em fim, viram e contribuíram para que nessa época as atividades físicas tomassem proporções maiores e visassem tão somente a identificação dos benefícios alcançados aos praticantes. E assim prática esportiva de ginástica começou a ser praticada.
2.6 NA IDADE CONTEMPORÂNEA
A partir do século XIII, estamos em um tempo onde a educação física não é mais vista como mera forma de sobrevivência como na Pré-História, mais sim, uma forma de mudar a vida de alguém de forma estruturada. Assim podemos ver nas grandes academias Alemãs de ginástica, onde foram criados os aparelhos como barra paralelas, fixas, que por sinal foram os primeiros a serem chamados de ginásticos olímpicos. Atletas que buscavam a perfeição das passadas, buscando a execução correta de cada movimento e renovando a forma de visão da sociedade para os exercícios físicos.
Assim continuou crescendo esse setor, proporcionando outras visões de sistemas, porém ainda não tinha o seu devido valor perante a educação, tudo isso levando e conta os aspectos políticos, espetacular ou profissional. 
Contudo, todo esse processo veio para que hoje em pleno século XXI, a prática esportiva ou atividade esportiva, chegassem a ser consideramos formas eficazes de cuidado com a saúde e com o bem-estar. E não tão obstante a isso, podemos ver que a ciência sempre colaborou pois buscava associa-las a formas de reabilitação de doentes até os dias de hoje e pode se dizer que “torna-se mais desportiva e universaliza seus conceitos nos nossos dias e dirige-se para o futuro, plena de ecletismo, moldada pelas novas condições de vida e ambiente” (RAMOS, 1982, p. 342).
3 A HISTÓRIA DA ALIMENTAÇÃO
3.1 NA FUNDAÇÃO DO MUNDO
Lá no comecinho da história, nossos primeiros ancestrais costumavam andar por aí em grupo, caçando e coletando alimentos. A sobrevivência dependia apenas do que encontravam para comer e se alimentavam sobretudo de raízes e frutos silvestres. Em comparação com o longo período em que fomos nômades, a agricultura é uma novidade. Surgiu há “apenas” 10 mil anos, quando se iniciou o cultivo de plantas e a domesticação de animais. Com a possibilidade de fixar-se em um território, o homem fundou suas primeiras aldeias. 
O tipo de alimentação foi definindo as culturas a tal ponto que alguns historiadores dividem as sociedades tradicionais em grandes grupos representados pelos cereais que estão na base do cardápio: o arroz, no caso da Ásia Oriental, o trigo na Europa e o milho na América. Por volta de 500 anos atrás, as navegações permitiram a primeira onda de globalização. O impulso para cruzar oceanos e conhecer o que havia do outro lado do mundo deveu-se, em parte, ao desejo de obter novos alimentos. O molho de tomate das italianíssimas massas, por exemplo, é feito com o fruto de uma planta nativa da América Central que começou a ser cultivada pela Civilização Inca. 
A manga e a berinjela vieram da Índia. O pêssego, da China. A laranja, a banana e a alface também são asiáticas. Os brócolis são europeus, assim como o repolho. A batata é nativa do Peru e a cenoura, do Afeganistão. Já a castanha do Pará, o açaí, o caju, a mandioca e a goiaba são genuinamente brasileiros. Do início da agricultura até meados do século passado, o sistema de produção de alimentos predominante era baseado em pequenas propriedades familiares quase autossuficientes. Os vegetais cresciam em hortas e pomares domésticos, lado a lado com a criação de porcos, galinhas e bovinos, que forneciam leite, ovos e carne. Os grãos eram triturados em moinhos de pedra e consumidos na forma integral, preservando as fibras e os benefícios naturais. 
Segundo Dolores Freixa,
O Conjunto de ingredientes in natura ou industrializados com quais as pessoas nutrem, é o que chamamos de alimentação. Ela está ligada aos setores de produção, abastecimento e consumo, ou seja, agricultura, pecuária, indústria alimentícia, mercados e feiras. Também tem vínculos com a nutrição, que estuda os alimentos e de que formas eles devem ser combinados e preparados de modo que o indivíduo tenha uma vida saudável. (CHAVES, 2010, p.21).
3.2 O QUE MUDOU COM A INDUSTRIALIZAÇÃO
O mundo se transformou novamente com a Revolução Industrial, há cerca de dois séculos. Mas, para as mudanças chegarem ao prato, ainda levou várias décadas. À medida que as cidades inchavam e começaram a surgir ferrovias e depois estradas, as lavouras foram sendo empurradas para longe dos centros consumidores. Os vegetais e outros alimentos frescos cederam seu espaço no comércio e na mesa das pessoas para os produtos que podiam ser transportados com maior facilidade e que duravam mais tempo.
No século XX, os desafios de alimentar grandes populações urbanas pareciam ter sido plenamente resolvidos com o aparecimento da comida enlatada, congelada, industrializada e do fast food. Só não se levou em consideração que, com essas mudanças, o cardápio ficaria cada vez menos nutritivo.
Durante toda sua história, a humanidade conviveu com a fome, situação ainda presente em algumas regiões do planeta, sobretudo na África. Pragas, secas, inundações e longos invernos tinham efeitos devastadores e a falta de comida representava um perigo sempre à espreita. É compreensível, portanto, que os cientistas da era moderna tenham desenvolvido os defensivos agrícolas ("agrotóxicos") e os adubos artificiais para tentar garantir o abastecimento de populações cada vez maiores, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial. Mais tarde, porém, descobriu-se que essa alternativa tem efeito negativo não só para a saúde humana como também para a natureza.
3.3 VOLTA AS ORIGENS 
A agricultura orgânica e a alimentação natural começaram a tomar força em 1960 e o número de pessoas que se interessam por elas de lá para cá só tem crescido. É um novo modelo de indústria de alimentos que se preocupa em mantê-los o mais próximo possível da sua origem (esses são os famosos alimentos naturais e integrais). O momento em que vivemos hoje representa um resgate à tradição, ao sabor e à nutrição de verdade. É uma forma de trazer à nossa mesa aos alimentos mais nutritivos, naturais, cultivados da melhor forma possível. Uma verdadeira volta ao passado, com cuidado especial com a nossa saúde e com a do planeta também. Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumidos em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa.
A grande falha tectônica da África oriental, onde abundam fontes termais e gêiseres. Paleontólogos acham provável que o proto-homem, mesmo antes de descobrir o fogo, tenha associado o calor proveniente dessas fontes ao de suas presas e ao de seu próprio corpo. Associado a isso, teria cozido caça em tais fontes de calor, numa tentativa bem-sucedida de devolver a temperatura e o sabor de presa recém abatida, então aconteceu o cozimento de alimento antes mesmo da descoberta do fogo. No entanto a descoberta de luz e de calor, p fogo foi associado a magia ao sobrenatural a ideia de vida. Em algumas religiões o fogo é sinônimo de salvação, de vida eterna, do próprio Deus. Em outras o fogo faz parte de rituais. 	As chamas simbólicas, mantidas acessas, detonam anseio de continuidade. A cocção dos alimentos seria mais fácil para mastigar. Os primórdios da arte culinária são associados a invenção de utensílios e pedra de barro, graças a ele, diferentes processos de cozimentos,
permitiam maior variedade na dieta humana. As preparações culinárias não passariam dos níveis mais simples, sem um vasilhame para que pudessem ferver os líquidos e manter os alimentos sólidos em temperaturas constantes. Foram utilizando argila, inventou-se também o forno de barro compactado. Essas invenções construíram importantes mudanças na sociedade pré-histórica. Para saciar a fome, a servido ao longo da sua história, de quase todo o organismo animal e vegetal que conseguem. Praticando a caça desde os paleolíticos, o homem pode sobreviver a épocas glaciais. A caça possibilitou deixar de ser simples coletor de alimentos, além da carne, deu-lhe pele para proteção ao frio. 
Além de iniciar a atividade de caçador, cerca de dez mil anos. A agricultura nasceu quando ele se absteve de consumir parte dos grãos colhidos e enterrou para que germinassem e se multiplicassem. Começaria a domesticar alguns animais que antes eram caçados. A humanidade então tornava-se criadora de animais e produtoras de alimentos e deixava de ser um elemento mais ou menos inofensivo da cadeia ecológica, na medida que evoluíam da medida biológica para econômica. A fabricação de ferramentas também foi um marco importante no período neolítico. O aumento gradual da produtividade agrícola permitiria que se armazenasse uma parte das colheitas e que o número crescente de pessoas pudesse dedicar-se a outras atividades. O fato de dispor de alimentos além do estritamente necessário para p uso imediato propiciou ainda a espécie humana tempo livre para desenvolver tecnologia e outros aspectos da cultura. A agricultura nasceu de maneira independente, com intervalos seculares, em vários pontos de terra. Estima-se que há 11 mil anos, a terra tinha cerca de 5 milhões de habitantes, e todos nutriam unicamente de alimentos provenientes da coleta da caça e da pesca. Consequentemente nessa região surgiram as primeiras aldeias (7000-6000 a.C.). 
As cidades, porém, só apareciam por volta do ano 3500 a.C, na mesopotâmia meridional. Deram origem a uma civilização urbana portadora de um modo de vida inovador e consciente de poder transformar. O prazer em comer é a sensação de satisfazer uma necessidade que temos em comum com os animais, o instinto que mais cedo desperta, constitui a base da vida animal. Fome é a carência biológica de alimento que se manifesta em ciclos regulares. Apetite é fundamenta para o estado mental, uma sensação que tem muito mais de psicológico do que de fisiológico. E impossível precisar quanto o alimento, sempre presente, se transformou em prazer da mesa. Os animais comem até se saciarem. O homem logo criou o ritual básico que é a refeição. A refeição passou a existir provavelmente após a espécie humana deixar de se nutrir de raízes e frutas. A preparação e a partilha de carnes exigiam reunião do grupo ou da família. A refeição é, assim ‘’a ritualização da repartição de alimentos’’. 
A manufatura de utensílios para a lavra da terra e o conhecimento acumulado pela população sedentarizam propiciaram o desenvolvimento da agricultura e a criação de animais. A tendência humana de compartilhar alimento, ideia básica da hospitalidade teria originado o homem desenvolveu a capacidade de matar grandes presas. A refeição em comum pode marcar uma nova direção nas relações humanas. A socialização de uma criança compreende as mais variadas noções sobre alimentação. Nesse processo advém a valorização ou rejeição de certos alimentos, princípios higiênicos e dietéticos e evidenciando preconceitos e tabus. Os hábitos culinários de uma nação não decorrem somente do mero instinto de sobrevivência ou necessidade humana de se alimentar. São por expressão de uma história, geografia, clima organização social e crenças religiosas. O gosto, portanto, moldado culturalmente e socialmente trolado. O homem nasce em estado semifetal e necessita de um longo período de aprendizado. Tal processo compreende a formação do gosto e dos hábitos alimentares. Assim os alimentos habituais tornam-se objetos de predileção, os mais saboreados. Por isso apreciam-se tanto os pratos da região que se cresceu. 
A humanidade é conservadora em matéria de cozinha do que em qualquer outro campo da cultura. Assim, a exaltação de alguns de alguns pratos em culinária materna, ou de país de origem, pode durar a vida inteira e a sua degustação gera, associações mentais surpreendes. O hábito tem raízes profundas na identidade social dos indivíduos, por isso, os hábitos persistentes no processo de aculturação dos imigrantes. Os homens comem como a sociedade os ensinou, os hábitos alimentares decorrem da interiorização, desde a mais infinitas regras e restrições. Por conseguinte, observa Léo Moulin, os homens preferem alimentos que suas mães, ‘’a sociedade encarnada e personificada’’, os ensinaram a gostar. A rejeição de deter terminados alimentos se manifesta de várias maneiras, em casos extremos, toma a forma de repugnância. É usualmente, mais do que reação individual ou fruto de experiências traumáticas. Assim como gosto de certos alimentos, ela é transmitida culturalmente. Em situações escassez a seletividade decresce e alimentos normalmente rejeitados ou considerados repulsivos são comidos. Quando existe penúria e fome, provam-se coisas novas, em casos extremos. Pelo fato de ser onifero, o homem é o mais adaptável de todos os mamíferos. Não se conhece nenhuma espécie que se nutra de alimentos tão variados que consuma de maneiras tão diferentes. 
A falta de um determinado alimento não constitui para ele a ameaça que ele representa para os animais de dietas especializadas. Entretanto toda sociedade elege, entre alimentos virtuais que dispõe, um número limitado que integrara a seus hábitos alimentares. Da mesma forma que cada sociedade tem seu alimento básico, normalmente são carboidrato – fonte de glucídios na dieta. Que assegura a saciedade esperada de cada refeição. Nas culturas tradicionais, o alimento de base este frequentemente associado a uma divindade e sua produção representa grande parte da atividade. O homem é cerimonioso na hora de comer, tem relação ao alimento de atitude complexa. Não come somente para saciar a fome, o alimento se reveste também de valor simbólico, e eventualmente transforma em objeto ritual. Ha grande imbricação entre o alimento e crenças religiosas, a própria sorte da humanidade decorre de uma transgressão alimentar, relacionado ao fato do homem ter comido o fruto proibido da arvore do bem e do mal. Os alimentos e as bebidas adotadas pelos ritos de uma religião, bem como a proibição de alguma delas, refletem a geografia e a cultura do território onde ela se originou. A abstinência e proibição constante ou temporária de certos alimentos são, geralmente considerados para atingir estado de graça e santidade. Toda sociedade tradicional, as vidas humanas são comemoradas com antigos ritos. O nascer, a puberdade, o casamento e a morte, constituem motivo para cerimonias de passagem. O alimento sempre esteve associado de maneira intima a essas comemorações, há preparações e alimentos prescritos ou proibidos segundo as circunstancias.
3.4 O ALIMENTO NO SÉCULO XX
Lyall Watson, nos lembra de que o estomago humano digere anualmente, em média uma tonelada de alimento e que nossos dias divididos em partes separadas uma das outras por pausa para comer. O tempo entre essas pausas está impregnado dos efeitos da última refeição e de pensamentos sobre a próxima. A história da alimentação começa agora, narrar e constituir os feitos e gestos dos grandes homens, e não é mais considerada a única maneira de se fazer história. A obra do botânico polonês Adam Mauricio, divulgado nas primeiras décadas do século XX, é considera um marco no estudo dos hábitos alimentares. Seu trabalho publicado em Berlin em 1927, de resgatar a história de alimentos vegetais, desde pré-história até o início do século XX. 
Graças a antropologia, sabemos que a preparação dos alimentos e o comer também são atividades simbólicas que nos permitem perceber as sociedades e sua complexidade.
As crianças e adolescente consumirão mais e mais alimentos que caracterizam o gosto de suas faixas de idade. Através do apelo que existe sobre as crianças e adolescente a indústria fast-food tomara muito deles adultos afeitos pela vida inteira, dietas com excesso de sal, gordura e açúcar. Salientando que a maioria prefere os locais fast-food até mesmo para 
festejar o seu aniversário. A medida que o fast-food vai se expandindo, cresce o número de menores obesos e com outros problemas de saúde que ocorrem diretamente decorrente desse desequilíbrio dietético. Aumentando por tanto os ricos de carência, e pode-se prever que ainda será mais comum a venda de vitaminas e outros suplementos alimentares nos supermercados e estabelecimentos afins. Por outro lado, a adoção de dietas para emagrecimento induz cada indivíduo a compor um reportório de alimentos proibidos ou aconselhados, desestimulando assim a ‘’comensalidade em família’’. 
Essa irracionalidade de hábitos alimentares decorrente de tais fatos do fast-food, tenderá a transformar o comer em ato solidário. É provável que o próprio caráter das matérias primas venha passar por profundas modificações. Parte da indústria de alimentação argumenta que a irradiação seria um ‘’tratamento’’ e não um aditivo. Enfatizam também que o fato da irradiação mata insetos e bactérias, ao mesmo tempo evita o aparecimento de mofo, pois esteriliza os alimentos. A irradiação com raios gama não torna os alimentos radioativos. Mas preferem utilizar a palavra ionização menos conhecido do que irradiação e que provoca reações de medo. No entanto um problema sério para qual se tem uma resposta tranquilizadora, o destino a ser dado ao lixo radioativo proveniente da irradiação de alimentos. Nos últimos anos houve melhora na qualidade dos alimentos de uma parcela dos consumidores que além de terem recursos, são bem informados. Só que a maioria, entretanto, consome produtos de qualidade inferior com sabores artificiais e com aditivos químicos, muitas vezes desprovidos de valor nutritivo, apesar da boa imagem que a publicidade procura lhes dar. Por exemplo, uma boa proporção de proteínas de alguns fast-food provem de carnes que dificilmente seriam vendidos em aspectos natural e que uma vez que moída, entram na composição de salsicha, almondegas e hambúrgueres. 
No entanto o mapa alimentar do mundo é o fato que, enquanto a técnica de produção permite países ricos armazenar excedentes de alimentos, populações inteiras nos países pobres definham desnutridas. As estatísticas do fundo das nações unidas para agricultura e alimentação revela que até 1985 a proporção de famintos na população mundial havia diminuído, e demostram também que os números absolutos que o seu desenvolvimento físico e mental está devidamente comprometido. A fome continua sendo a principal causa de morte infantil nos países pobres. Uma engorda intensiva de gado de corte com milho e outros cereais é negócio prospero, uma vez desmamados, os bezerros são alimentados com aveia milho e feno, durante seis meses, em seguida são conservados em um rigoroso confinamento para que desenvolvam musculatura e engordem. Toneladas de esterco provenientes dessa técnica de engorda atingem proporções gigantescas e são motivo de preocupações ambientais. 
A agua do subsolo e a rede fluvial das redondezas terminam inteiramente poluídas. Ecologistas vem relacionamento também o alto grau de poluição do mar adriático. Esses rebanhos se destinam a fabricação de charcutaria, que foi tradicionalmente artesanal nessas zonas. No entanto a sociedade industrializada para satisfazer a demanda de proteína animal de seu mercado afluente, alterou completamente a escala dessa atividade. O tratamento que se dá aos frangos nas grandes criações em confinamento tem sido objeto de crítica. Existem grupos que combatem essa atividade na Grã-Bretanha e Alemanha, por exemplo, e procuram informar os consumidores da realidade cruel que existe por trás da produção de frango a bom preço. As aves ingerem antibióticos para prevenir de doenças resultantes do alto grau de confinamentos contribuem ao mesmo tempo para acelerar a engorda. Porem esses antibióticos são ingeridos diretamente por quem come frango. Uma das consequências desse fato pode ser a imunidade ao tratamento com antibiótico, quando esse for necessário. 
4 O SURGIMENTO DAS ACADEMIAS
4.1 O INÍCIO
Depois de então as academias foram se expandindo por todo o mundo. No Brasil, em 1914 foi que surgiu a primeira academia, localizada na cidade de Belém, que oferecia aula de jiu-jitsu, e em 1925 Enéas Campelo, de nacionalidade portuguesa abriu um ginásio, o qual oferecia as atividades de halterofilismo (levantamento de peso e culturismo) e ginástica olímpica. Aos poucos as academias foram se espalhando por todo o pais, oferecendo outros 
tipos de atividades entre elas a musculação e ginastica. Contudo os únicos locais onde se praticavam atividades físicas eram em clubes ou escolas, e só então na década de 60 foi que as academias passaram a ser consideradas bons locais para a pratica de atividades físicas e a ter importância, tanto nas capitais como no interior, e além das atividades tradicionais começaram a oferecer atividades como danças e outras artes marciais.
Platão criou em 387 a.C. uma escola em homenagem ao herói ateniense Academus, onde havia o ensino de práticas esportivas e lúdicas entre outras, e esse local recebeu o nome de Akademia. As academias, conhecidas como ginásios de esportes, existem desde o século passado quando o alemão, professor Attila, montou em 1867, em Bruxelas, uma instituição destinada ao ensino da cultura física com aparelhos. Novos estabelecimentos, onde se praticava atividades físicas em salas fechadas foram surgindo progressivamente na França e, posteriormente, nos Estados Unidos onde marcaram época, principalmente com a atividade de halterofilismo. (ANTUNES, 2009, p.5).
4.2 SUA IMPORTÂNCIA, EXPANSÃO E BENEFÍCIOS
As primeiras academias no Brasil precisaram de um período de adaptação e maturação entre a década de 30 e 80, para então conseguir se expandir pelo resto do pais tendo hoje um ponto de grande destaque na sociedade, tornando-se uma instituição reconhecida e uma nova opção de mercado para os profissionais de Educação Física o qual hoje tem um número bem significativo que trabalha nessa aérea.
Os objetivos da ginástica e musculação de academia nas décadas de 30 a 90 foram predominantemente estéticos com direcionamentos sociais, recuperativos, fisiológicos, corretivos, higiene mental e manutenção da saúde. Porém, a ginástica de academia pode ter objetivos de competição, de profilaxia, terapêutico, recreação/lazer e preparação física além do estético-corporal. A musculação também pode ter esses objetivos (Bittencourt, 1986; Rodrigues & Carnaval,1985; Godoy, 1994).
A vida moderna tende a ser pouco saudável, a correria do dia a dia que provoca cansaço e estresse, e que se agrava com uma alimentação inadequada e a falta de exercícios físicos. Com isso, a qualidade de vida da população fica abalada, tanto a física quanto a mental. Atualmente, cresce de forma constante o número de pessoas sedentárias, e justamente são as que mais tem a ganhar com a pratica dos exercícios, para a saúde, prevenir doenças ou sentir-se bem. As academias tornaram-se então uma boa opção para a população urbana, que adere aos exercícios para obter melhorias em sua vida. As primeiras academias surgiram pela necessidade de atender a um público alvo que buscava por aulas fora dos clubes, o número das academias no Rio de Janeiro ainda era pequeno entre a década de 1930 e final de 1950. Na década de 1960 as academias começaram a se proliferar nas principais cidades brasileiras, mas seu grande auge de surgimento foi no início dos anos 1970 sendo considerado um dos maiores fenômenos sociais ocorridos.
O grande aumento da procura e aderência das atividades oferecidas pelas academias tem motivos e fatores variados, como por exemplo da estética
corporal a compensação ou correção de problemas físicos. Alguns adultos por sua vez buscam as atividades em academias com o intuito de divertimento, sentir-se bem, controle de peso, a melhora da flexibilidade e a redução dos níveis de estresse fazem com que os indivíduos optem por um programa de exercícios regulares. De acordo com Biddle (1992). As influencias de familiares e amigos também tem uma grande importância nessa escolha, pois eles dão um suporte e incentiva ao praticante a manter o interesse e manter-se ativo. 
A mídia também tem tido grande contribuição para a superlotação das academias, pois é cada vez mais frequente a exibição de corpos perfeitos e modelados "malhados, em revistas, jornais e televisão. Isso tende a incentivar a procura pelas academias, a população está cada vez mais preocupada com a melhoria da qualidade de vida, e a conscientização a respeito da importância do exercício, proporciona um aumento do público. 
De acordo com Saba (2001), as atividades físicas são benéficas tanto biologicamente quanto psicologicamente. O autor aponta melhorias na capacidade cardiorrespiratória, o aumento da expectativa de vida, e outros exemplos de benefícios que a pratica de exercícios proporciona. Os aspectos positivos para o psicológico estão relacionados ao aprimoramento dos níveis da autoestima, autoimagem e diminuição dos níveis excessivos de estresse. 
Os efeitos positivos sobre os aspectos psicológicos originam-se do prazer obtido na atividade realizada e posterior bem-estar, os quais resultam da satisfação das necessidades ou do sucesso no desempenho das habilidades em desafio. (WANKEL L., 1993).
5 ATUALIDADE BRASILEIRA: Suplementos esportivos
O tema escolhido foi bastante pesquisado e abrangente de tudo aquilo que a mídia nos impõe, é notável de que a sociedade está dividida entre aqueles que se alimentam mal e aquelas que procuram manter uma alimentação saudável. Consequentemente, não poderia existir outro tema ou assunto melhor do que falar e pesquisar sobre suplementos alimentares/esportivos, esses assuntos vêm crescendo no País, nas academias e nas redes sociais diariamente. Sua funcionalidade é de complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais e fibras, que podem estar faltando ou não podem ser consumidos em quantidade suficiente na dieta de um indivíduo.
5.1 AVANÇOS DA SUPLEMENTAÇÃO 
Contudo, são de grande importância a sabedoria e o entendimento de que foram os gregos que iniciaram a era da alimentação rica em carne animal em vez da dieta lacto-ovívora. Desde então, o Homem empenhou-se em melhorar o desempenho esportivo daqueles atletas de elite. 
Esses desempenhos só eram desenvolvidos com o uso de suplementos, por isso que com o passar dos anos houveram-se uma extensão da fisiologia e da nutrição humana, aumentando assim os tipos de suplementos esportivos: 
Existem hoje em todo o mundo centenas de tipos de suplementos esportivos disponíveis para venda. Grunewald e Balley registraram 624 destinados somente a fisiculturistas e a propaganda desses produtos apresentava cerca de 800 tipos de mecanismo diferentes. (BACURAU, 2009, p.18).
Com o estudo e a vinculação desse assunto, aprendemos que existem suplementos com um alto teor de calorias, uns que são ricos em proteínas, outros que aceleram o metabolismo e alguns que funcionam como antioxidante. “Burke e Read propuseram um critério original e extremamente útil para classificar os suplementos esportivos, dividindo em duas grandes categorias: suplementos dietéticos e auxiliadores ergogênicos.”. (BACURAU, 2009, p.20).
5.2 IMPORTÂNCIA DA SUPLEMENTAÇÃO
É notório que os atletas passaram a usar ergogênicos naturais, mesmo sabendo que existem diversos suplementos ao redor do mundo. As empresas comercializam suplementos dietéticos para eles, geralmente para melhorar o desempenho dos mesmos nos esportes. Nesse contexto, os produtos que são considerados suplementos dietéticos são: “Os drinks (bebidas contendo carboidratos), nos vitamínicos, suplementos minerais, refeições liquidas e suplementos a base de cálcio”. (BACURAU, 2009, p.21).
Nunca foi e nunca será necessário consumir algo de que o corpo não precisa, pois, as pessoas não podem correr o risco de acumular nutrientes desnecessários no organismo. Tudo pode ajudar em diversas situações, mas precisa ser controlado, até porque tudo em excesso faz mal. E isso seria um dos fatos para sempre saber o motivo pelo qual devem ser utilizados os suplementos.
Os suplementos podem ajudar quando há dificuldades na ingestão de grandes quantidades de alimentos, necessários para atender as necessidades energéticas do indivíduo que está competindo ou treinando intensamente. Se necessita de recuperação rápida e o indivíduo apresenta anorexia pós-esforço e quando há necessidade de obtenção de nutrientes por parte de indivíduos submetidos a períodos de restrição calórica. (BACURAU, 2009, p.30).
5.3 A SEGURANÇA DA PUBLICIDADE X SUPLEMENTAÇÃO
Uma das questões que mais interessam no que concerne a utilização de suplementos é se tais produtos são realmente efetivos. Infelizmente, essa é outra questão cuja resposta não é tão fácil de ser obtida. Por esse fato, o objetivo desse trabalho é trazer consequências positivas para o mundo suplementar, pois levar fontes concretas e verídicas para o mundo que vivemos não é uma tarefa tão fácil. E como tudo gera em torno da mídia, Reury nos deu uma ratificação do quanto a segurança na PUBLICIDADE é importante nesses casos, para assim saber a real funcionalidade desses suplementos, vejamos algumas dificuldades: 
Butterfield atribui tal dificuldade a três fatores principais: Grande quantidade de novos produtos que surgem todos os meses, falta de controle sobre os responsáveis pela propaganda sobre suplementos e desconhecimento científico do público em geral associado a omissão de pesquisadores sobre o assunto. (BACURAU, 2009, p.32).
Vale salientar que o ideal está a favor de se manter uma consciência positiva em torno do uso dos suplementos, não é necessário sobrecarregar o corpo de determinado nutriente sem saber o motivo de estar usando aquilo. A mídia precisa se controlar e as pessoas precisam ter um choque de realidade de tudo àquilo que evolva a saúde das mesmas. Recomenda-se que antes de adquirir um suplemento esportivo, o indivíduo deve considerar se já ouviu falar sobre o produto antes, deve-se dar a preferência aos produtos que são mais anunciados em jornais, “se os produtos pertencem a marcas conhecidas e se existem pesquisas cientificas publicadas que corroboram as afirmações quanto aos efeitos do produto”. (BACURAU, 2009, p.37).
5.4 PRESENÇA DAS PROTEÍNAS JUNTO A SUPLEMENTAÇÃO
O conhecimento e o treinamento de força vêm sendo discutido pelos pesquisadores já faz um tempo, com o objetivo de sempre melhorar a qualidade de vida das pessoas de todas as faixas etárias. Esse treinamento de força promove adaptações extraordinárias no corpo do indivíduo, e esse processo fisiológico que o organismo responde é conhecido por adaptação.
Ao falar sobre hipertrofia (aumento do volume dos músculos decorrentes de estímulos gerados pelo exercício físico), tem como caracterização, as proteínas. Que são componentes extremamente importantes para a contribuição energética. Os cientistas afirmam que as elas necessitam estarem presentes na vida de pessoas interessadas em aumentar sua massa muscular. Essa informação é notória no texto, quando o autor diz que esse assunto ainda é muito polêmico nos dias atuais:
Essa importância muitas vezes é superestimada, o que justifica o fato de as proteínas serem consideradas o componente mais importante da dieta por muitos praticantes de atividade física, principalmente, os interessados no desenvolvimento da massa muscular. Essa crença resulta no polêmico e milenar costume de atletas consumirem grandes quantidades de proteínas. Polêmico, pois é questionado por muitos profissionais de saúde, incluindo nutricionistas. (BACURAU,
2009, p.75). 
Mesmo com algumas divergências de pensamentos, e sem fugir do foco, o uso dos suplementos pode ser vantajoso para aqueles que não querem usufruir das proteínas. Até porque ao contrário do que ocorre com os CARBOIDRATOS e LIPÍDIOS, as proteínas não são uma fonte significativa de fornecimento de energia durante o exercício. O uso de suplementos pode ser vantajoso para aqueles indivíduos que não tem acesso à quantidade necessária de proteínas via alimentação convencional (exemplo: indivíduos que moram sozinhos e noção tem tempo de cozinhar). “Nessa situação, as proteínas podem ser usadas como um fator de complementação da dieta.”. (BACURAU, 2009, p.82).
5.5 PRESENÇA DOS CARBOIDRATOS JUNTO A SUPLEMENTAÇÃO
Como já foi mencionado, é importante saber da importância do consumo de carboidratos durante e após o exercício. Durante os treinamentos de força mais intensos, acredita-se que os aumentos do conteúdo de carboidratos da dieta sejam benéficos. Eles causam alterações hormonais para a reposição do glicogênio muscular, que é a forma em que o carboidrato é armazenado no músculo. “Estudos demonstram que a ingestão de carboidratos durante exercícios intermitentes de força promovem aumento da concentração plasmática de glicose (glicemia)”. (BACURAU, 2009, p.104).
5.6 A IMPORTÂNCIA DA FORÇA DE VONTADE
Para tudo isso acontecer, precisa-se de força de vontade e de Endurance, no português, significa “Resistencia”. Exercícios de Endurance são atividades físicas aeróbicas (correr, pedalar e caminhar). Nesta prática esportiva a depleção de glicogênio muscular e hepático pode resultar em fadiga. Para retardar esta ocorrência, é importante a ingestão de carboidratos, lipídios ou suplementos.
Grande parte dos suplementos utilizados nesse tipo de exercício visa reduzir a utilização das reservas de carboidratos e/ou minimizar os efeitos negativos da depleção deste substrato (exemplo: fadiga central). Outro tipo de suplementação fundamental em atividades de endurance é o consumo de bebidas esportivas visando à reposição hídrica (evitando assim a desidratação/hipertermia. (BACURAU, 2009, p.130).
Os exercícios de longa duração aumentam a necessidade de proteínas para atletas de elite, enquanto exercícios moderados de cerca de 60 minutos não promovem tal aumento. Todas essas contribuições energéticas das proteínas em atividades de endurance são pequenas para aqueles exercícios de curto período, mas quando falamos de suplementação de alguns aminoácidos, como os BCAA (sigla do idioma inglês que se refere aos Branched-Chain Amino Acids, que significa os Aminoácidos de Cadeia Ramificada), ela pode ser benéfica durante exercícios de longa duração. Pois esses necessitam de uma menor fadiga. 
5.7 A IMPORTÂNCIA DA HIDRATAÇÃO NO EXERCÍCIO
No decorrer de diversos exercícios e de treinamento de força, poderá haver a perda de liquido que pode induzir a uma severa desidratação (e consequentemente hipertermia), caso não haja a reposição das perdas.
Mas já que o objetivo desse trabalho é motivar e conscientizar as pessoas, de modo a garantir um ótimo estado de saúde, e consequentemente de hidratação, certas medidas podem ser adotadas antes, durante e depois do exercício. Uma delas se baseia no consumo de líquidos nos intervalos das Endurance. Não se pode esquecer dos suplementos que tem como objetivo a diminuição ou a eliminação dos efeitos prejudicais de “distúrbios” fisiológicos impostos ao organismo naquele determinado exercício. “Em atividades com duração superior a 30 minutos, as bebidas esportivas são mais eficazes do que a água, pois o sódio presente aumenta o paladar e a absorção de agua no intestino, promovem a reposição de agua e de eletrólitos de modo mais eficiente após o exercício e fornecem carboidratos, limitando o tempo de duração de exercícios prolongados com intensidade.” (BACURAU, 2009, p.209).
5.8 A PACIÊNCIA NOS EXERCÍCIOS PARA SE TER BONS RESULTADOS 
Ainda é notório a existência de indivíduo que não tem conhecimento ou que não se importam com a sua própria saúde e procuram ter um crescimento mais rápido sem abranger o natural, que no caso seria uma suplementação de nutrientes saudáveis.
Uma forma clássica de buscar ganhos de desempenho é o uso de substância como esteroides anabolizantes (bastante popular nos anos 60 e 70) e outras. Entretanto, o uso dessas substâncias parece estar diminuindo dramaticamente no esporte de elite, principalmente em função da melhoria das técnicas de detecção de doping (ex. espectrometria de massa). (BACURAU, 2009, p.249).
O corpo humano pode produzir quase todos os aminoácidos, com exceção de 8 a 10 que devem ser obtidos por meio da alimentação ou de suplementação, os chamados "aminoácidos essenciais".
Importante sabedoria de que a creatina é um dos suplementos mais conhecidos e utilizados no mundo. Sua eficácia como combustível de curta duração faz com que o desempenho esportivo melhore significativamente.
A creatina está envolvida nos processos de síntese do ATP (primeira fonte de energia que o organismo utiliza durante o exercício), aumentando esses estoques. Ela é considerada pela International Society of Sport Nutrition como o suplemento ergogênicos mais eficaz para atletas. E dentro do mundo dos suplementos, a encontramos sendo utilizada pelo organismo para fornecer energia durante os exercícios físicos intensos e de curta duração, também conhecidos como atividades de explosão. Auxiliando na redução de danos à musculatura ao reduzir a fadiga, possibilitando aumentar a intensidade do treino e favorecer a hipertrofia muscular.
Poderemos falar do BCAA, onde pesquisas indicam que com 4-8 gramas de BCAA antes dos exercícios intensos e 4-8 gramas depois, o indivíduo aperfeiçoara seus resultados de crescimento muscular. Especula-se também que a suplementação de “BCAA possa promover anabolismo de forma indireta, estimulando a liberação de alguns hormônios. Dentre tais hormônios estariam o hormônio do crescimento, a Insulina e a Testosterona”. (BACURAU, 2009, p.258).
Além dessas características, eles conseguem construir células e reparar tecidos, eles formam anticorpos, fazem parte do sistema hormonal e enzimático, formam RNA e DNA e ainda transportam oxigênio pelo corpo.
Existe também a Glutamina, que sem ela pode existir a perda de massa muscular e baixa imunidade. Ela é produzida por células do cérebro e pulmões, e o transporte de amônia e nitrogênio no sangue também é beneficiado por ela. 
Alguns estudos recentes em atletas que têm utilizado suplementação oral de glutamina a fim de prevenir a queda na concentração de glutamina no plasma. Os resultados obtidos, após a administração de uma solução contendo 5g de Glutamina em 330ml de agua tem demostrado que após 30 minutos da suplementação é possível observar-se um aumento na concentração plasmática de glutamina que retorna ao normal duas horas após a suplementação, sendo suficiente para reduzir a ocorrência de problemas respiratórios nos sete dias seguintes. (BACURAU, 2009, p.261).
Mesmo sendo pouco conhecida, não podemos esquecer a Carnitina: Elas têm sido muito utilizadas por atletas com o intuito de melhorar a performance por praticantes de atividades físicas com o objetivo de redução da massa gorda, como fat bunner. Estas ideias têm, como base, “o fato de a Carnitina ser um dos componentes do sistema enzimático que controla a entrada de ácidos graxos de cadeia longa”. (BACURAU, 2009, p.261).
Ao falar de todas essas aquisições de aminoácidos, existem indivíduos interessados no desenvolvimento da massa muscular consumindo aminoácidos isolados, visando à obtenção de ganhos específicos, mesmo sem suplementação, mas para isso precisam existir algumas intenções. Onde são utilizadas as seguintes: “promover a liberação de hormônios importantes para o aumento da massa muscular, facilitar a produção de certos neurotransmissores e reduzir o peso corporal”. (BACURAU, 2009, p.264).
Vale salientar que esses resultados são preliminares e ainda existem poucas pesquisas, principalmente
sobre os efeitos da suplementação crônica de apenas aminoácidos isolados, e para desencargo de consciência, chega a ser mais importante manter uma alimentação saudável para trazer consigo boas consequências na ajuda da imunidade. 
Devemos alertar que qualquer tipo de suplementação deve ser prescrito por nutricionista ou médico, considerando todas as necessidades individuais.
6 PERFIL DO CLIENTE
O Universo Suplementos é uma empresa voltada à venda de produtos de suplementação alimentar e acessórios para academia. Surgiu da iniciativa do casal Jeane Dantas de Souza e Raul Cesar Felix de Souza, juntamente com a ajuda da filha de Jeane, Daniele Karoline Souza da Silva. O interesse pelo segmento ocorreu naturalmente, uma vez que a família possui práticas esportivas, alimentação saudável e faz uso de complementação em suplementos alimentares.
 Em setembro de 2014 a sócia Jeane Dantas possuía um capital para investir em um determinado negócio, mas não sabia ao certo em que tipo teria retorno financeiro e a estabilidade. Diante desse cenário teve a ideia de criar uma loja de vestuário para academia, porém ao se aconselhar com um amigo Kleber Menezes, dono da empresa Mundo dos Suplementos, tomou a decisão de criar uma empresa de suplementos alimentares. De início não foi uma ideia muito bem recebida, mas o fato de seu amigo está com a empresa bem-sucedida fez ela criar coragem e investir em um universo empresarial quase que desconhecido pela família.
Após 4 meses de preparação a empresa foi fundada em 12 de dezembro de 2014. O nome foi inspirado em “Mundo dos Suplementos”, empresa do seu amigo. Prestes a completar três anos de mercado, a loja encontra-se no Shopping North Way, zona norte da capital, localizado na avenida Doutor João Medeiros Filho, 835, Igapó.
Com uma média de 350 produtos, vendidos mensalmente, a loja mesmo com um espaço reduzido possui uma logística bem organizada. A família divide as tarefas de forma que Jeane Dantas fica responsável pela empresa física, onde desenvolve as atividades de organização das prateleiras e o atendimento ao público. Raul Cesar fica responsável pela organização do estoque e as entregas dos produtos em domicílio. Eles atendem solicitações de Natal e Região Metropolitana. Daniele Karoline fica com a parte de vendas on-line pelo Instagram.
A sua loja na sua fundação era situada no bairro de Nova Natal, inicialmente tinha uma boa localização pois ficava em frente a uma academia, com isso tinha seu público muito próximo e eles acreditavam não necessitar de investimentos em comunicação por esse fator. Durante um ano e seis meses a sua principal arma de comunicação era essa, apesar que eles também se apresentavam na rede social do Facebook e faziam investimentos em patrocínio de eventos ligados ao mundo Fitness, contudo não havia e não há até hoje a devida organização necessária para esse tipo de comunicação.
Quando houve a mudança de localização, eles perceberam que havia a necessidade de manter a sua mídia atualizada e abastecida, no entanto era tudo feito de forma amadora. Daniele, atualmente, está encarregada do Instagram. Até hoje eles nunca solicitaram serviços de uma agência de publicidade. Hoje, de acordo com Jeane Dantas, o carro chefe de vendas da empresa se dá pelas mídias sociais, em maior parte pelo Instagram. 
Identificamos diversas fragilidades na sua comunicação por falta de planejamento de marketing, tais como: fotos e vídeos de baixa qualidade, falta da exploração de temas pertinentes, descompromisso com as publicações e entre outros déficits que afetam diretamente no aumento das vendas.
Uma má comunicação pode possibilitar uma quebra de incentivo ao público e sua possível persuasão. Contudo, existem outros fatores como os concorrentes diretos que fornecem os mesmos serviços e produtos, e possuem mais credibilidade em decorrência de mais tempo no mercado. Tais como as empresas Oxigênio nutrição esportiva, DN Suplementos e Overall Suplementos.
Apesar de haver um problema eminente de comunicação, a empresa vem reagindo bem ao momento atual do mercado nacional e regional, pois o seguimento se encontra em alta. Não é à toa que a sua principal força é a clientela fiel que vem seguindo ao longo dos anos.
6.1 PRODUTOS E SERVIÇOS
O Universo Suplementos trabalha com a venda dos tipos de suplementos alimentares das seguintes categorias:
Suplemento alimentar hipercalórico que auxilia a engordar;
Suplemento alimentar proteicos que auxilia a ganhar massa muscular;
Suplemento alimentar termogênico que auxilia a emagrecer;
Suplemento alimentar antioxidante que auxilia contra o envelhecimento;
Suplemento alimentar hormonal que auxilia a regularizar o sistema hormonal.
Dentre os citados acima, os que são mais procurados são os protéicos e os termogênicos. O público feminino corresponde cerca de 53% e busca na maior parte emagrecer. O público masculino corresponde cerca de 47% e busca ganhar massa muscular. No geral a faixa etária está entre 18 a 35 anos entre as classes A, B e C, com predominância do público B.
6.2 VISÃO
A empresa planeja crescer cada vez mais nesse mercado, e se tornar umas das melhores e mais conceituadas empresas de produtos de suplementação alimentar do estado. Construindo melhores e maiores parcerias, assim expandindo sua loja, criando outras filiais e abrindo sua loja on-line para atender a todos com o melhor do mercado.
6.3 VALORES
	A Universos Suplementos foi criada através do laço familiar, em que todos se preocupavam com a saúde e rendimento físico, quiseram então passar seus conhecimentos como forma de ajudar o próximo em seus objetivos. Baseiam seus fundamentam na cumplicidade, confiança e compromisso com seus clientes.
6.4 MISSÃO
	O seu principal proposito é promover a elevação da autoestima de seus clientes e criando assim um elo de confiança com seu público, parceiros e fornecedores.
6.5 POSIÇÃO MERCADOLÓGICA
O seguimento está em alta em todo o país, de acordo com os dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres (ABIAD). A ABIAD, junto a Associação Brasileira das Empresas de Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de promoção da Saúde (ABIFISA), solicitou pesquisa a empresa Toledo e Associados sobre o hábito de consumo de suplementos alimentares. Os dados mostram que 54% dos lares consumiram suplementos por parte de pelo menos um indivíduo da família e a maioria adquire pelo menos uma vez ao mês o produto. Não é à toa que ele cresce cerca de 25% a.a., onde o mercado global ultrapassou os U$ 200 bilhões em 2014. 
No Brasil o mercado movimentou cerca de R$ 940 milhões em 2014, onde 5 milhões de pessoas consumiram esse produto, com custo mensal de R$ 180 a R$ 260 reais por mês. Nessa pesquisa foram avaliados 1007 domicílios em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre e Belém. O período da pesquisa ocorreu em março e abril de 2015. O percentual de pessoas entrevistadas foi: 47% de homens e 53% de mulheres, com mais de 17 anos de todas as classes sociais.
7 PESQUISA DE MERCADO
7.1 PROBLEMA DE PESQUISA
Um estudo realizado pela Toledo&Associados junto a ABIAD (Associação Brasileira da Industria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres), a Associação Brasileira das Empresas do Setor Fitoterápico, Suplemento Alimentar e de Promoção da Saúde (Abifisa) e a Associação Brasileira das Empresas de Produtos Nutricionais (Abenutri). Trouxeram como levantamento uma amostra de que 54% dos lares brasileiros afirmam ter pelo menos um indivíduo que consome suplementos, já no que caracteriza às dietas alimentares para perda de peso, 24% das pessoas afirmam fazer regimes especiais, enquanto 76% não fazem qualquer dieta. Observa-se que uma grande parte da sociedade busca o uso de suplementos sem a menos infringir uma dieta especial ou rigorosa. E foi a partir dessa contraposição que houve o despertar de um entendimento maior sobre essa
problemática muito conhecida, porém, pouco estudada ou comentada.
Desse modo, o problema da pesquisa precisaria ser visualizado de forma minuciosa. Saber o grau de escolaridade, onde reside e principalmente a renda familiar podem trazer dados importantes sobre o perfil da pratica esportiva. Visto que são dados importantíssimos para apresentar a ausência de recomendações do governo nas áreas de saúde, educação, esporte e desenvolvimento humano, já que pessoas com alto nível socioeconômico e educativo praticam mais atividades físicas e esportivas, enquanto as pessoas com um rendimento mensal per capita inferior aos demais estão entre os não praticantes.
De todas as etapas no processo de pesquisa de marketing, nenhuma é mais essencial para o preenchimento básico das necessidades do cliente, do que uma definição precisa e apropriada do problema de pesquisa. Todo esforço, tempo e dinheiro gastos daqui em diante serão desperdiçados se o problema não for definido adequadamente (MALHOTRA, 2014, p.29).
Por esses dados apresentados, é imprescindível o entendimento desse problema, já que o cliente vem deixando sua marca com menos de cinco anos de mercado. E saber que o Brasil está longe de ser um país totalmente neutro e saudável, traz como compreensão de que realizar atividade física e usar suplementos não se restringe somente a uma academia ou decisão individual, mas é também produto de como a sociedade se responsabiliza pela vida coletiva. 
7.2 OBJETIVOS DE PESQUISA
7.2.1 Objetivo Geral
O principal objetivo da presente pesquisa é despertar numa porcentagem de pessoas a responsabilidade quanto ao dever de tornar efetivo sua boa saúde, seu bem-estar e principalmente sua autoestima. Os compromissos para com isso são caracterizados pelo alerta e a verdadeira pesquisa abrangendo todos os dados necessários e possíveis. Tudo isso acompanhado pelo publico alvo do Universo Suplementos, em busca de um plano eficaz e adequado para ainda mais familiarizar o cliente com os seus consumidores para um conhecimento e compreensão da importância de zelar pelo seu corpo independente de sua idade, endereço, status de relacionamento, renda mensal, hábitos ou costumes. Compreendendo assim, um crescimento maior da busca por esse universo.
7.2.2 objetivo Específico
Saber o atual nível de finalidade pela busca do uso dos suplementos;
Identificar quais lojas de suplementos é de seu conhecimento em Natal;
Traçar um perfil socioeconômico através de perguntas sobre idade, residência, grau de escolaridade, status de relacionamento e renda;
Constatar quais as redes sociais que eles mais utilizam;
Averiguar até mesmo o estilo musical para trazer a tona o melhor marketing do Universo;
Compreender de onde vem o estimulo para praticar esportes, visto que para alguns é um desafio tremendo; 
Entender como eles mais se autocaracterizam, de forma emocional, racional ou moral.
7.3 FORMULÁRIO DE PESQUISA 
	
Em busca de uma presença mais real e humana, a formulação da pesquisa foi eventualmente realizada em academias da grande Natal/RN, e com pessoas que praticam esportes físicos tais como ciclismo, atletismo, dança e o programa de treinamento de força e condicionamento geral que proporciona a mais ampla adaptação fisiológica possível para qualquer tipo de pessoa, mais conhecido como: CrossFit. 
Para obter dados concretos sobre esse verdadeiro mundo da suplementação e da vida saudável, foi aplicado um questionário de forma quantitativa entre 119 pessoas de ambos os sexos no período pré-determinado entre 27 e 30 de outubro de 2017, com cerca de 19 perguntas objetivas, e uma questão discursiva de suma importância para compreensão da opinião ali apresentada. Com a pergunta: “se seu corpo falasse, o que ele te diria?”, essa resposta possibilitaria o desenvolvimento para o planejamento de estratégias da campanha.
7.4 METODOLOGIA
Foi definida de forma cronológica os elementos metodológicos que possibilitaram a realização de uma cartografia social sobre a marca escolhida. A escala que seria a localização da pesquisa, a projeção que seria todo o ordenamento dos assuntos tratados no decorrer das perguntas e a simbolização, que é toda nossa conclusão visto os dados apresentados foram de suma importância para o levantamento de todas as opiniões mostradas. 
Como há uma necessidade de informações indispensáveis do publico alvo da Universo, foi aplicável o método da pesquisa exploratória que utiliza uma quantificação bastante ampla e versátil. Os métodos empregados compreendem em: levantamento bibliográfico (utilização de livros sobre os suplementos, revistas especializadas e teses), em levantamento documental (dados de produção em propagandas e promoção estipulados pela marca), em levantamentos de estatísticas (dados demográficos já apresentados no inicio do trabalho) e por fim, na pesquisa conclusiva descritiva, onde foi possível descrever as características como o perfil dos consumidores, por exemplo, através da distribuição em relação ao sexo, faixa etária, nível educacional, nível socioeconômico, preferências e localização. 
7.4.1 Coleta de dados
A pretensão era maximizar todas as dúvidas de forma mais humanizada, a coleta de dados foi realizada através do método da comunicação, pois abrange um trabalho realizado em grupo com pesquisas pessoais e feito através de questionários.
Os 119 entrevistados fizeram com que o trabalho ficasse caracterizado por dados primários, onde todas as resoluções coletadas traziam informações demográficas, socioeconômicas, estilo de vida, atitudes, opiniões, conscientização, conhecimento, motivações e intenções.
7.4.2 Decupagem 
Por se tratar de um trabalho cartográfico social com o uso combinado das várias formas de aplicação do método da comunicação, foi escolhida apenas uma pergunta em aberto proferida no questionário, necessitando de uma resposta mais ampla para chegar a uma informação mais pessoal, especifica e emocional. 
Numa mesma pesquisa, para a parte da amostra que possui apenas perguntas objetivas não reúne tantas condições de sensibilização para auto preencher os relatórios críticos, pois trazem uma única resolução. Por esse fato, deixar o entrevistador esclarecer ou escrever sua opinião/experiências torna todo o trabalho mais compensador para assim podermos traçar o real perfil da Universo.
Tendo em vista que a pergunta: “se seu corpo falasse, o que ele te diria?” traz todo um semblante de reflexão. Totalizando um pensamento crítico que pode ser feita por qualquer tipo de pessoa.
7.4.3 Tabulação 
Quando se tem os objetivos, o publico alvo e a amostra definida, o montar da tabulação seria um dos processos mais esperados. Foram desenvolvidas perguntas fechadas (alternativas) e pergunta aberta (discursiva), podendo ser feita de forma minuciosa, já que as objetivas teriam uma resposta concreta seriam necessárias opiniões divergentes ou favorecidas, por esse fato a pergunta aberta foi de extrema importância para justamente criar um rol de novas ideias vindas dos entrevistados. Por isso, todas as respostas foram lidas com atenção para captar possíveis padrões de respostas, assim facilitava toda a priorização das palavras chaves que tinham nas opiniões.
Como uma tabulação manual de uma pesquisa com um número grande de pessoas é bastante trabalhosa, a ferramenta Software Sphinx foi utilizada. No qual levou em média duas semanas para ser concluída, desde a parte de contagem e separação manual, como a inclusão no sistema, extração e cruzamento das informações. Vale salientar que a ferramenta utilizada se fez bastante necessária, pois apresenta uma linguagem objetiva e direta com uma análise léxica. 
7.5 PERFIL DA AMOSTRA
Para a pesquisa presencial, e partilhada por alunos de academias na grande Natal/RN, teve como consequência de resultados: Uma presença significativa do sexo masculino, chegando a 52,1% e mulheres com 47,9%, na faixa etária total de 21 a 25 anos. Apesar de ser uma pequena pesquisa, mas não deixando de ser bastante significativa, nos fez
refletir de forma positivada, já que uma pesquisa realizada em 2015 por parte do estudo Pnad (Pratica de Esporte e Atividade Física), com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que os jovens e adultos com 15 anos ou mais de idade não praticavam qualquer tipo de esporte ou atividade física somando assim cerca de 100,5 milhões de habitantes, onde o número equivale a 62,1% da população de 161,8 milhões de brasileiros nessa faixa etária. São dados extremos para ser preocupados, e saber que aos poucos as pessoas com a faixa etária apresentada na pesquisa estão se preocupando com a saúde, trazem uma motivação para as futuras pesquisas e resultados. 
	
Fonte:
 Fonte: Pesquisa própria, 2017.
Fonte: Pesquisa própria, 2017.
Por falar em idade, a maior parte do perfil da pesquisa realizada é comportada por pessoas de ensino superior e a segunda maior por concluintes do ensino médio. Tratando de forma estratégica e de divulgação, é importante saber onde encontram-se o maior peso do público alvo. De acordo com os dados, a maioria reside na região da Zona Norte com 47,9% (57) e 32,8% (39) da Zona Sul. Entender o público-alvo não é somente considera-lo como consumidor final de suplementos, mas entender que todas essas pessoas podem ser impactadas pela marca.
Fonte: Pesquisa própria, 2017.
Fonte: Pesquisa própria, 2017.
Ao saber que dessas 119 pessoas, 54,6% são solteiros com renda familiar de 3 a 5 salários mínimos (58,8%), é considerável que no momento de uma criação ou definição de uma publicidade devemos ter em mente que o mercado possui divergências de tipos de clientes, cada um com suas necessidades especificas, uns solteiros em busca da melhoria do seu corpo, outros para impressionar até mesmo seus cônjuges. Tendo em vista que tudo isso deve ser pensado e levado em conta, esse fator leva a exigência de descoberta das questões como idade, sexo, renda e nível de escolaridade, além de aspectos geográficos e comportamentais. 
Fonte: Pesquisa própria, 2017.
Fonte: Pesquisa própria, 2017.
Por isso é tão cabível saber que o público alvo tratam-se de mais pessoas emocionais (61,3%) do que racionais (33,6%). Visto que ao fim do questionário os entrevistados encontram uma pergunta que mexe mais com o seu emocional, já que num sentido real que vivemos, temos duas mentes, uma que pensa e outra que sente. O sentimento do consumidor é utilizar-se do suplemento para ganhar massa muscular (56,3%), e para a marca é de grande relevância entender o sentimento dos consumidores para com o estilo da publicidade. Já que trazendo o contexto para uma vida saudável, existe por um lado a mente racional que é a compreensão, o entendimento e consciência, sendo tudo aquilo que nos permite pensar. E a mente emocional, exigindo um conhecimento mais impulsivo e poderoso, por isso que a pergunta mais aguardada precisava de uma boa resolução para a reflexão totalitária da marca. 
Fonte: Pesquisa própria, 2017.
Fonte: Pesquisa própria, 2017.
Fonte: Pesquisa própria, 2017.
Já no quesito concorrente, a que mais se destaca é a Oxigênio, também uma considerável rede de suplementos do Nordeste, sendo seguindo também como loja de suplementação mais conhecida, o Universo Suplementos. Constatando assim, uma grande potencialização no mercado. 
Fonte: Pesquisa própria, 2017.
A tecnologia é fundamental e permite uma transmissão de informações muito mais rápida e instantânea, através das mídias sociais a marca consegue um feedback e opiniões dos consumidores de forma a filtrar tudo aquilo positivo e negativo que os mesmos pensam. Expandir o acesso e conhecimento da Universo pelo aplicativo Instagram (rede social para capturar e compartilhar momentos ao mundo todo) e o WhatsApp (multiplataforma de mensagens instantâneas) podem trazer resultados eficazes para atender as necessidades de todos.
Fonte: Pesquisa própria, 2017.
É um fato que seguido de um bom atendimento, empatia ao consumidor e de sempre procurar expandir a marca, não se pode esquecer que desenvolver uma identidade musical pode reforçar o posicionamento de um cliente e trazer um diferencial para cativa-los. Por esse fato, a música pop (41,2%) e eletrônica (34,5%) tem um positivado elemento dentro da estratégia de gestão da marca. 
Fonte: Pesquisa própria, 2017.
7.6 CRUZAMENTO DE DADOS
	
O cruzamento de dados é relevante justamente para esclarecer as divergências de ideologias entre os consumidores, o ato de conhecer e saber que o sexo “x” prefere música pop ao invés de música sertaneja ou saber que as mulheres gostam do gênero textual romântico e os homens de suspense, porém ambos preferem comédia, pode gerar duas situações positivas: primeiro que facilita o marketing ao conhecer melhor o perfil desse consumidor, tendo a chance da assertividade muito maior, e a segunda é a possibilidade de estreitar positivamente o relacionamento com o mesmo, já que a identidade musical e textual é uma nova tática de compreender ainda mais o perfil de quem compra.
Fonte: Pesquisa própria, 2017.
Compreendendo o estilo musical e textual, chega a hora de colocar em prática esse conhecimento ao meio social. A disputa por promover a marca nas redes sociais tem sido bastante arriscada, por esse fato, as informações, promoções, sorteios, expectativas e desejos compartilhados nessas redes têm sido eminente. 
De fato, as pessoas de 21 a 25 anos acreditam que a internet e a tv são bons meios para entretenimento e comunicação, por isso é tão interessante o engajamento por parte da publicidade para conectar ainda mais seus consumidores ao mundo online. Logo sabendo que os consumidores de suplementos têm necessidades e desejos, o objetivo da marca seria a identificação dessa necessidade e a criação dessa demanda. 
Porém, as pessoas com 51 anos ou mais de idade utilizam os jornais impressos como um bom veículo de comunicação. Isso não pode ser desconsiderado, muito menos excluído, pois é de conhecimento da maioria que a internet teve seu crescimento no meio da comunicação e fez fomentar algumas substituições dos jornais impressos. Mas algumas pessoas ainda preferem confiar nas informações dos jornais do que nas mídias via internet. Por esse contexto, são essas pessoas que a marca também deve trazer à tona a confiabilidade, já que o hábito da leitura de jornais continua inalterado na cultura brasileira.
	
Fonte: Pesquisa própria, 2017.
De acordo com os dados, em primeiro lugar e independente da região (66 votos no total), foi prevalecido o bom atendimento na hora da compra. Esse só consegue ser definindo quando a marca abrange funcionários solícitos, disponíveis e ágeis em qualquer canal de contato (51,5% Zona Norte e 12,1% Zona Leste). E isso a Universo Suplemento tende a oferecer diariamente, a qualquer fase ou época que se encontre. 
Já a Zona Sul prioriza pelo preço na hora da compra (35,9%), o preço é um fator importantíssimo desde o primórdio do Universo Suplementos, é a partir dele que a marca consegue manter uma estratégia correta para conseguir cobrir seus gastos diários e fidelizar os comerciantes com seus valores. 
Fonte: Pesquisa própria, 2017.
7.7 ANÁLISE DOS GRÁFICOS
Todo e qualquer resultado da pesquisa traz consigo ótimos planejamentos estratégicos para a campanha. Pois quando perguntados “Se fosse usar suplementos, para qual finalidade seria?”, metade das pessoas informaram que seria para ganho de massa muscular, e apenas 21,8% para emagrecer. Então, é seguindo essa linha de raciocínio que o Universo Suplementos obrigatoriamente precisa se manter atualizado sobre os melhores suplementos para ganhar massa muscular, para assim prevenir o modelo de determinação da lei da oferta e da procura, visto também que numa média de 0 a 10, 21,0% pontuaram

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?
Você viu 1, do total de 121 páginas

Outros materiais

Outros materiais