Buscar

AULA 1 CARDIO FISIOLOGIA FARMACÊUTICA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aula 27/06 - CORAÇÃO
Revisão anatômica do coração
Estrutura macroscopia.
Observamos que o coração é tretacavitário: 4 cavidades ou bombas. 2 atrios e dois ventriculos.
O lado direito direito tem a função específica de bombear sangue para a circulação pulmonar. 
O coração tem duas bombas: a direita e a esquerda.
O lado esquerdo tem a função de bombear sangue para a circulação sistêmica.
No átrio direito temos duas veias chamadas CAVAS. São grandes veias que não tem valvulas. Elas trazem o sangue da circulação sistemica de volta para o coração. **Sempre que falamos em veias, são vasos que vão na direção de coração e as ARTÉRIAS partem do coração para a periferia!!
A veia cava superior trazendo sangue na região mais anteior como a cabeça. E a veia cava inferior que tras sangue na regiao abdominal, membros inferiores...
O sangue que chega no coração tem a possibilidade de passar para o ventriculo direito se tivermos uma VALVA chamada VALVA ATRIO VENTRICULAR DIREITA.
Temos duas VALVAS dentro do coração: a VALVA ATRIVENTICULAR ESQUERDA OU BICÚSPIDE E DIREITA OU TRICÚSPIDE 
Elas tem esse nome por causa da presença de dois ou tres folhetos. Valva mitral/bicúspide tem dois folhetos e a valva 
Essas valvas são presas na parede do coração através de tendões, no musculo. Mitral por que lembra o chapéu do papa.
Quando a valva TRICUSPIDE ta aberta o sangue passa do lado direito para o ventrículo direito. O que faz essas válvulas abrirem ou fecharem é a diferença de pressão de um lado para outro.
Se a pressao no átrio ta maior que no ventrículo, a valva atriventricular abre. Quando a pressão do ventrículo ficou maior que no átrio, a valva atrioventricular fecha.
Depois que o sangue passa para o ventriculo direito ele é ejetado para a circulação pulmonar. Sai pela ARTÉRIA pulmonar onde também encontramos um valva chamada VALVA PULMONAR que limita a ejeção do sangue para os pulmoes. Ela precisa estar aberta.
Nos pulmões, o sangue vai retornar para o átrio ESQUERDO do coração através de VEIAS pulmonares (duas de cada pulmão).
Pelas veias pulmonares o sangue vai chegar no átrio esquerdo e passar para o ventriculo esquerdo se a valva mitral estiver aberta e depois vai ejetar o sangue para a circulação sistema atraves da ARTÉRIA AORTA onde vamos encontrar valvas que são chamadas de VALVAS ARTERIAIS OU SEMILUNARES (não temos os tendoes por tanto se desgastam mais rápido. Quando não fecham direito chamamos de insuficiência valvar.
Função das valvas é ORIENTAR O FLUXO sempre num sentido só!!
O coração tem no seu aspecto externo, umas camadas de tecido conjuntivo que vão revestir o coração por fora. Esse tecido é chamado de PERICARDIO.
Função do pericárdio é PROTEÇÃO (dois folhetos: pericárdio visceral e parietal) Entre essas duas camadas existem um liquido que serve como amortecedor. Protegendo o coração contra possiveis impactos, atritos.. Limita um pouco o enchimento do coração, inchando até onde chega no pericardio parietal.
Quando tem doenças inflamatórios como a pericardite, esse saco pericárdico vão inflamar e acumular liquido inflamatório nesse espaço/cavidade e o coração fica meio apertado nesse saco pericárdico. Por exemplo pacientes que fazem radioterapia podem desencadear a pericardite que trás como consequência um problema cardíaco, dificuldade do coração de bombear por que ele não enche direito.
Coração não bate, ele contrai e relaxa. O som que escutamos são os fechamentos dos atrios e ventrículos.
Por dentro do coração em contato com o sangue temos o tecido ENDOCÁRDIO. Tecido de origem endotelial que forma as valvas cardíacas. 
A principal celula encontramos no coração é a MUSCULAR. Não só a muscular, tem entre o músculos vamos encontrar colágeno.
É o musculo ESTRIADO CARDÍACO, estrurura parecida com o estriado esqueletico, mas em termos de função ele é mais parecido com o músculo liso. 1º por que o musculo liso tem uma inervação autonômica (SN autônomo ou neurovegetativo) que coordena, regula a função cardíaca e também do musculo liso. Os musculo liso e cardíacos sofrem influencia de hormonios e o estriado esquelético não,
Vamos encontrar uma massa de celulas nos átrios que é diferente nos ventriculos, tanto em camadas quanto de tecidos. Entre o tecido atrial e ventricular, onde tem as valvas, tem muito tecido FIBROSO separando-os e sustentando a valvas. Chamamos essa massa celular atrial e a massa celular ventricular de SINSÍCIO. 
Cinsísio: representa massa celular. Em um cinsísio verdadeiro eu tenho várias celulas e uma delas que tem sua independencia metabolica e a outras celulas são dependentes dela.
Logo, o coração não é um sincício verdadeiro, ele é chamado de SINSÍCIO FUNCIONAL = tenho várias celulas mas elas funcionam como se fossem uma grande célula. Mas cada celula tem sua independencia metabólica, porém funcionam coordenadamente.
ESQUEMA que representa como são essas células dos átrios e dos ventrículos. São mais cilíndricas e alongadas. Tem o núcleo central e tem bastante estriações transversais. Entre uma célula e outra vamos encontrar os DISCOS INTERCALARES => são pontos onde uma célula encontra a outra. Nesses pontos eu tenho uma estrutura assim: uma celula tem essa série de dobras na membrana plasmatica formando um dedo de luva e essa situação acontece na celula vizinha também e ambas vão se encaixar. Quando uma celula despolariza, a outra do lado também depolariza. Quando uma contrai , puxa a outra também.
Tenho junções que estão dentro desse ponto de encontro, que servem para prender. Temos também junções abertas ( GAPS) aonde eu tenho canais de proteína que vao comunicar uma célula para outra. Como na despolarização que entra sódio numa e entra na outras também.
Os discos intercalares permitem que os átrios funcionem como uma célula só. E os ventrículos também.
Além dessas células contráteis tem alguns miocitos, ou seja, células musculares que não tem muita contratilidade. Essa é uma celula do tipo muscular cardíaco também, que está especializado em outras duas funções: CONDUÇÃO NERVOSA E GERAÇÃO DE POTENCIAIS NERVOSOS.
As que falamos antes, chamadas de MIOCARDIO OPERACIONAL, são aquelas que contraem em SINSÍCIO (celulas atrais e celulas ventriculares). Além delas tem algumas células que não tem função contrátil apesar de serem musculos.
Por exemplo: entre o átrio direito e o ventrículo direito nós falamos que ali nessa zona tem muitas tecido fibroso, tem as valvas também. O tecido fibroso não propaga potencial de ação, ele é um isolante eletrico, então como o potencial de ação passa do atrio para o ventrículo? Só atraves de um sistema especifico de condução: TECIDO DE CONDUÇÃO. Esse feixe de fibras que fibras que saem do átrio para o ventrículo é chamado de FEIXE ATRIOVENTRICULAR OU DE HIS (lado direito).
Um corte longitudinal do coração: desenho
Nessa zona da valva tricuspide e mitral o potencial de ação vai ter dificuldade de passar. A solução é o feixe que atravessa e vai um ramo para o lado direito e outro para o lado esquerdo: FEIXE DE HIS.
Fibras que são fitas de músculos cardíacos mas que não tem mt atividade contratil, elas servem para conduzir rapidamente os potencial de ação. Essas fibras se ramificam em uma série de outras fibras menores que penetram na parede ventricular: FIBRAS DE PURKINJE. 
Qual a diferença das celulas representas em A e B? As celulas da letra B são maiores, algumas partes tem mais estrias que outras ou que significa que elas não tem tanta actina e miosina para formar aquele padrçao de bandas claras e escuras que o musculo estriado tem. Elas tem bastante discos intercalares. Isso tudo é o que facilita a propagação dos potencial de ação dentro do coração.
Temos também outros tipos de miocitos (celulas muscular cardíaca) que geram potencial elétrico espontaneamente : CÉLULAS MARCAPASSO/NODAIS
Se localizam na entrada da veia cava superior no átrio direito e no limite entre o átrio e ventrículo direito, estes tecidos são chamados de : NODO SINOATRIAL E NODO ATRIO VENTRICULAR (tudo no átrio direito).
As celulas do SINOTRIAL são celulas pequenas e isso faz com quem o potencial de ação nessas celulas tenha dificuldade de se propagar, porem elas que o geram.
São nessas celulas que começam a atividade elétrica do coração!! Por isso esse nodo sinotrial é chamado de MARCAPASSO CARDIACO FISIOLOGICO. São elas que vão determinar a frequencia/ritmo cardíaca. 
No NODO atrio ventricular vamos encontrar outras celulas com atividade elétrica espontânea, são celulas pequenas de diâmetro, mas foram uma trama de fibras o que também atrapalha o PA, o que chamamos de RETARDO NODAL, atrasando o PA. Demora 0,1s mais ou menos. Por que isso acontece?
Isso tem o objetivo de fazer com que os átrios que já vinham despolarizando (PA ação começa na entrada do átrio direito) e quando chega no limite do átrio e ventrículo, ele vai demorar. Isso faz com que os átrios, que já estão totalmente despolarizados quando PA chega no limite AV, comecem a contrair ANTES dos ventrículos: os átrios despolarizam e contrai bobeando sangue para os ventriculos que ainda não estão contraindo. 
*Fazer com os átrios despolarizem na frente, e como atrasa para chegar o PA nos ventrículos, eles despolarizam depois.
Esse marcapasso (NODO SINOTRIAL) é o responsável por ativar todo coração. 
Para que serve o NODO AV então? Em situação fisiologica não serve para nada e é chamado de marcapasso de reserva: se o nodo sinotrial não funciionar o outro recurso seria começar daqui o PA, do nodo AV, assumindo a frequencia cardíaca. Só que essa frequência vai ser menor por que ele despolariza um pouco mais devagar.
*Marcapasso posto em cirurgias não tem a mesma frequência, e ela é fixa pois não tem o controle de sistema nervoso autônomo que é mais rápido. 
*Retardo nodal: potencial de ação que vinha pelos átrios, quando chega no NODO AV, as células presentes nele faz com que o PA demore pra passar e entrar no feixe de HIS. Por que? Por causa das células que tem diâmetro e porque elas são................................ O que determina o atraso?
Tem uma grande diferença entre os músculos dos átrios e os músculos dos ventrículos: o papel dos átrios como bomba é muito pequeno, tendo uma contração muito fraca em relação ao ventrículos por conta do seu número/camadas de células. Dentro dos átrios, ligando o nodo sinotrial com o nodo AV, também tem um sistema de condução chamados FEIXO INTERNODAIS OU MUSCULOS PECTINADOS(se parecem um pente): ajudam a acelerar o potencial de ação para chegar mais rápido no NODO AV.
O ventrículos tem mais musculos, por que a função dos átrios é só bombear sangue para os ventriculos e os ventriculos bombeiam para as ARTÉRIAS. Os ventriculos tem uma extrutura que faz fitas de tecidos que formam uma aspiral, são chamados de ...................................
Ventrículo tem o tecido.................................... que é a camada mais de fora, depois tem o musculo constritor e depois o ............................. de novo.
Esse musculo espiral quando contrai varia o diâmetro LONGITUDINALE e o musculo constritor faz várias o diâmetro TRANVERSAL. Desenho:
O que acontece? Do ventrículo direito para o esquerdo tem uma diferença: o esquerdo tem mais o músculo constritor e o ventriculo direito predomina mais o musculo espiral.
**Coração de uma ave é parecido com de um humano: logo se ve que o ventrículo direito é uma "meia circunferência" que vai preso na parede do ventrículo esquerdo, por que pertence a ele. Chamamos de SEPTO(parede do ventrículo esquerdo em contato com o direito).
Quando o ventrículo esquerdo contrai ela puxa essa parede colada no ventriculo direito ajudando-o.
O ventrículo esquerdo é uma bomba muito mais potente, apesar de bombearem o mesmo volume (70ml). Só que do lado esquerdo é bombeado com maior pressão por que a pressão da AORTA é muito maior que a pressão da ARTÉRIA PULMONAR.
A contração longitudinal não ajuda a gerar pressão, e a contração transversal mexe mais na pressão devido a diminuição do raio.
Ventrículo esquerdo é considerado bomba de pressão e o direito é considerado bomba de volume por que as fibras longitudinais podem ajudar a colher mais ou menos volume se ajustando bem as variações de volume.
PROPRIEDADES DA FIBRA CARDÍACA
Temos no coração dois tecidos nodais, que geram potencial de ação, e essa propriedade é chamada de AUTOMATISMO. O coração é um órgão automático, o que quer dizer que ele vai funcionar sem a influencia de nenhum fator que está no sangue, nervoso, substancia química, e pode até mesmo funcionar desconectado do corpo por um tempo. Por exemplo: se retirar o coração de um animal e colocar na mesa ele vai funcionar por um tempo, porém vai ficar sem oxigenação, nutrição, ressecar por exposição ao ar.
Essa atividade rítmica é o que permite os transplantes cardíacos. O que faz o coração funcionar é o nodo sinotrial que tem mais automatismo e é a ultima zona do coração a parar.
Ordem de parada: 1º ventriculos > depois aátrio esquerdo e por ultimo o direito por que é aqui que temos esses nodos sinotral que, por ter em maior quantidade, vai ter uma frequencia de despolazição de mais ou menos 70 80 vezes por minuto. E isso vai determinar a frequência cardíaca em repouso e no adulto. Por que? Por que no exercicio vamos aumentar a frequencia. 
Na criança é maior por que o metalismo do corpo é maiior. 
O coração segue as necessidades metabólicas dos tecidos, quando precisam consumir mais O2 o coração aumenta sua atividade e vice versa.
*Algumas pessoas tem frequência cardíaca menor, como os atletas, por que o coração é hipertrofiado (mais massa muscular). E isso faz com que ele contraia com mais força, fazendo menos contrações por que já está eficiencia. Chamamos de bradicardia de repouso (abaixo de 60).
O NODO AV também tem uma atividade espontânea mas que não determina nossa frequencia cardíaca, apenas se tivermos uma falha no nodo sinotrial. Como em idosos.
*Quando é o nodo av que determina a frequencia cardíaca chamamos de ritmo NODAL e não SINOSAL. Essa frequencia é menor, um idoso tem 45 batimentos por minuto por exemplo: é uma suspeita de uma doença no nodo sinotrial.
O feixe de HIS também tem um certa atividade automática. Na falta do nodo AV também podem ter uma atividade elétrica espontânea bem menor. A pessoa nao sobrevive sem os dois nodos e então precisa colocar o MARCAPASSO.
Automatismo pode ser chamado de CRONOTROPISMO pois controla a frequência cardíaca no tempo. Em fármacos se utiliza bastante esses termos para medicameto de efeito cronotróco: mexem na frequencia cardíaca.
Por exemplo a ADRENALINA: cronotrópico positivo (aumenta frequência).
Uma fármaco cronotrópico negativo diminuiu a frequência cardíaca, por exemplo acetilcolina que pode faze com o que o coração pare de funcionar.
Além de o coração gerar o potencial elétrico no nodo sinotrial esse potencial de ação é conduzido: por celula – celula por causa das junções intercalares; tem também o tecidos de condução nos átrios chamados de feixes atriais ou internodais; tem o sistema de condução dos ventrículos que são os feixes de HIS e as fibras de PURKINJE.
Nesses locais a condução é mais rápida. Nas fibras de purkinje por exemplo, a velocidade pode chegar a 4m/s. Essa condução rapida se dá por que temos as paredes bem grossas, se não fosse rapido iria contrair muito antes a parte de dentro (endocardio) do que a parte de que a parte de fora (epicardio). 
Coisas que afetam a condução: falta de 02, processo inflamatório, intoxicação medicamentosa e bacteriana.
Além do coração poder despolarizar por causa da atividade do marcapasso, ele pode responder a estimulos EXTERNOS ao marcapasso (nao precisar ser externo ao corpo como choque eletrico, batida forte no peito).
Agentes mecanicos, elétricos, térmicos, substancia químicas..
Como funciona? Quando o coração esta em SÍSTOLE (contração) ele não responde a nenhum estímulo (período refratário absoluto longo para proteção da função de bomba do coração). Depois que passa no primeiro terço da DIASTOLE, ele pode responder
se for um estimulo supralimear e ele responde fazendo extras sístoles em resposta ao estímulo. Desenho:
As vezes as pessoas tem várias extras sístoles que é a sensação de coração acelerado.
Depois o coração costuma fazer uma pausa chamado de REPOUSO COMPENSADOR.
Depois de uma extra sístole, a sístole que vem depois é muito maior por que o coração ficou em DIÁSTOLE por mais tempo o que faz com que ele encha mais e contraia com mais força.
*Quando mais tardia for a extra sístole (mais proxima da diástole), menos vamos observar esse efeito de contração aumentada por que vai diminuindo o tempo do coração em diastóle.
Em cada uma nova sístole o marcapasso vai despolariza, quando tu aplica estimulos além da atividade marcapasso. 
*Coração responde estímulos externos desde que não seja durante a SÍSTOLE. Ele vai responde fazendo uma ou varias extras sístoles.
Se for bem no inicio da diástole essa resposta, ele vai ficar mais tempo em diástole por tanto vai ter uma contração seguinte maior. Se a extra sístole acontecer no final da diástole a contração não vai ser tão maior.
Contratilidade (INOTROPISMO) e o relaxamento (LUZITROPISMO) (outras aulas)
Agente inotrópicos +: noradrenalina, adrenalina. 
Agentes inotrópicos -: acetilcolina.
LUZITROPISMO: tem a ver com o cálcio.
PARTE 2

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais