Buscar

apostila 8o ano Digestão CATU

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESCOLA MUNICIPAL PROF. RAIMUNDO MATA
	
	ALUNO(A): ____________________________________________
	TURMA: _______
	
	PROFESSOR: DENIS BARROS
	DATA: ___⁄___⁄____
	DISCIPLINA: CIÊNCIAS 
ESTUDO DIRIGIDO DE CIÊNCIAS (valor 5,0)
1. O sistema digestório é um complexo conjunto de vários órgãos, observe que na figura abaixo ele ocupa grande parte da região abdominal do corpo humano. Analise a figura, identifique cada um dos órgãos e preencha corretamente a tabela.
a. Tabela
b. Nessa mesma ilustração, pode-se localizar o apêndice. É muito comum, essa região originar infecções, ocasionando a apendicite, em que a cirurgia é quase sempre inevitável, pois há o risco de infecção generalizada que pode levar o indivíduo à morte. Circule no esquema, a localização do apêndice.
2. “É na boca que a digestão começa, por meio da mastigação e secreção salivar”. 
A mastigação é uma das etapas da digestão, mas você sabia que os dentes desempenham funções específicas na mastigação? Por exemplo, ao comermos uma porção de carne, precisamos primeiramente rasgar o pedaço e depois triturá-lo. Utilize a ilustração a seguir e identifique os tipos e a função de cada grupo de dentes.
A partir da década de 1980, o Brasil passou a priorizar a fluoretação (adição de flúor) das águas de abastecimento público, como medida preventiva para o surgimento de cárie. O flúor se concentra nos ossos em crescimento e nos dentes em desenvolvimento, ajudando a endurecer o esmalte dos dentes de leite e permanentes que ainda não nasceram. A cárie frequentemente atinge crianças, mas também pode apresentar-se em adultos. O que causa a cárie? O que podemos fazer para evitá-la? Explique.
3. As informações sobre as condições internas e externas ao nosso corpo são captadas por células sensoriais ou por órgãos sensoriais, denominados genericamente receptores sensoriais. Esses receptores constituem uma via de comunicação entre o meio externo e o centro nervoso. O paladar é um importante sentido do corpo humano, capaz de reconhecer os sabores dos alimentos. Como é possível perceber os sabores dos alimentos? Explique. 
Algumas regiões da língua são mais sensíveis para a percepção de um sabor em particular, utilize a ilustração a seguir para indicar quais regiões são mais sensíveis aos sabores: doce, salgado, azedo e amargo.
4. Leia o texto e marque no diagrama as palavras que completam corretamente as lacunas. O processo da _______________________ pode ser dividido basicamente em quatro etapas: a____________________________, a digestão, a ________________________dos nutrientes e a ____________________________dos resíduos. A mastigação acontece na _____________________________. Os ___________________ _________________os alimentos e com a ajuda da ____________________________ eles formam o _____________alimentar, o qual é transportado pelo esôfago até o estômago, nesse local ocorre a digestão ______________________ e química de parte dos alimentos. O restante é digerido no início do intestino delgado. Em seguida, ocorre a absorção da _______________ e dos ___________________necessários ao organismo. Os resíduos desnecessários são eliminados pelo ânus através das __________________________.
5. A digestão consiste em um conjunto de transformações químicas e físicas que os alimentos orgânicos sofrem ao longo do sistema digestivo. Suponha que você tenha comido um sanduíche de pão e carne. Descreva o processo de digestão desses alimentos na boca, no estômago e no intestino. 
6. Algumas substâncias que participam da digestão dos alimentos são produzidas a partir de órgãos anexos ao sistema digestório, o fígado por exemplo, não pertence ao sistema digestório, mas produz a bile, a qual é armazenada na vesícula biliar e é secretada durante a digestão quando necessário. Suponha que uma pessoa tenha deficiência na produção da bile. Que tipo de recomendação especial quanto à alimentação essa pessoa deve receber?
7. Leia o texto: 
“O órgão possui células que o recobrem internamente e produz o muco, uma forração gelatinosa. Ela funciona como um escudo para inibir a autodigestão “porque protege as paredes do estômago das pepsinas (uma enzima) e do ácido clorídrico, principais substâncias do suco gástrico” diz o fisiologista Francisco Gacek, da Universidade de São Paulo. Por ser alcalino, o muco neutraliza o ácido clorídrico, um potente corrosivo. As pepsinas, que precisam de um meio ácido para trabalhar, também não conseguem atingir a parede do órgão. Mas quando alguém está estressado, o organismo pode aumentar a concentração de ácido clorídrico ou bloquear a produção do muco, provocando a formação das úlceras pépticas”.
Cada secreção produzida no sistema digestório apresenta propriedades bem distintas uma das outras, as quais estão relacionadas com a função por ela desempenhada. Explique por que o suco gástrico, responsável pela digestão no estômago, não é capaz de digerir as paredes desse órgão.
8. Algumas pessoas apresentam uma sensibilidade ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja e alguns doces. Essa sensibilidade é conhecida por doença celíaca. Observe a seguir, duas figuras: a figura I, representa uma região do intestino delgado normal e a figura II, representa o intestino delgado de indivíduo com doença celíaca.
Observando comparativamente as duas figuras, descreva quais atividades do intestino delgado serão prejudicadas para o indivíduo com doença celíaca.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais