Buscar

Estudo Sobre os Vasos Sanguíneos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nome: Felipe de Ramos Farinas Odontologia – 1º período
TDE DE ANATOMIA HUMANA
Estudo Sobre os Vasos Sanguíneos
1. Quais são	os primeiros ramos da artéria aorta? O que acontece se ocorre uma obstrução dessas artérias?
1º ramo: artérias coronárias; 2º ramo: tronco braquiocefálico direito; 3º ramo: artéria carótida comum esquerda; 4º ramo: artéria subclávia esquerda. Se uma dessas artérias é obstruída, o indivíduo pode ficar suscetível à um infarto.
2. Descreva a pequena (pulmonar) e grande (sistêmica) circulação citando o nome de todos os vasos e câmaras cardíacas.
A pequena circulação ocorre entre o coração e os pulmões. O sangue venoso segue do ventrículo direito para as artérias pulmonares até alcançar os pulmões movimentando-se pelos capilares pulmonares. Por meio das veias pulmonares, o sangue arterial retorna ao coração, entrando no átrio esquerdo.
A grande circulação une o coração às demais partes do organismo. O sangue arterial segue do ventrículo esquerdo sendo bombeado por contração para a artéria aorta, a qual divide-se para os órgãos principais do corpo humano - exceto os pulmões - onde se utiliza o oxigênio. Por meio das veias cavas, o sangue venoso retorna ao coração, inserindo-se na aurícula direita. A partir da aurícula, o sangue passa para o ventrículo direito pelo orifício atrioventricular, onde existe a válvula tricúspide.
Em outras palavras, à medida em que o ventrículo direito estimula o sangue para os pulmões, o ventrículo esquerdo o estimula para os tecidos do corpo.
3. Qual é a diferença existente entre a artéria carótida comum direita e esquerda sobre sua origem no arco da aorta?
Enquanto a artéria carótida comum direita sai juntamente com a artéria subclávia do tronco braquiocefálico, a artéria carótida comum esquerda sai diretamente do arco aórtico.
4. Quais são os ramos da artéria carótida comum? Qual região do corpo essas artérias irrigam?
Os ramos são a artéria carótida interna, que irriga estruturas intracranianas pelo canal carótico, e a artéria carótida externa, que irriga boa parte dos tecidos moles da cabeça, relacionando-se com músculos e nervos.
5. Cite 4 diferenças entre artérias e veias.
Artérias possuem paredes espessas. Veias possuem paredes finas;
Artérias possuem alta pressão. Veias possuem baixa pressão;
Artérias não possuem válvulas. Veias possuem válvulas;
Artérias conduzem o sangue para fora do coração. Veias conduzem o sangue para dentro do coração.
6. Sobre a artéria subclávia, quais são seus dois ramos?
Artéria subclávia esquerda e artéria subclávia direita.
7. Qual o nome da artéria utilizada para	aferição da pressão arterial no braço, e que passa medialmente ao músculo bíceps braquial?
Artéria Braquial.
8. Ao nível de L4, a porção abdominal da aorta se divide em duas artérias que se dirigem aos membros inferiores. Quais são elas?
Artéria ilíaca comum direita e artéria ilíaca comum esquerda.
9. A artéria ilíaca externa muda de nome no seu trajeto de cima para baixo na região da coxa. Qual seu nome e em quais artérias ela se divide?
Seu nome é artéria femoral e ela se divide em artéria epigástrica inferior e artéria circunflexa profunda do ílio.
10. Quais são as principais veias superficiais, que drenam os membros superiores, que são bastante utilizadas para a realização de administração endovenosa de medicamentos injetáveis?
São a veia cefálica e a veia basílica.
11. Quais vasos formam a veia braquiocefálica direita e esquerda?
A veia braquiocefálica é formada pela junção da veia subclávia com a veia jugular interna. 
12. A veia safena magna (do grego saphenês = aparente) é a mais longa do corpo. Onde ela se inicia e onde ela desemboca?
A veia safena magna tem origem na rede de vênulas da região dorsal do pé, circundando a borda medial desta região, percorre o maléolo medial e o tendão do músculo tibial anterior e ascende pela face medial da perna e da coxa.
13. Sobre a veia safena parva, cite o local onde começa, seu trajeto e onde se “esvazia”.
A veia safena parva tem origem na região de vênulas na parte lateral da região dorsal do pé, passa por trás do maléolo lateral e ascende pela linha mediana da face posterior da perna, alcançando proximidades da prega de flexão do joelho, onde desemboca em uma das veias poplíteas.
14. Sobre o tema “circulação portal” ou “sistema porta-hepático”:
a) Quais veias formam a veia porta do fígado?
A veia esplênica e a veia mesentérica superior.
b) Explique o que é a circulação portal e qual sua importância.
A circulação portal inicia-se com o fluxo de sangue na rede de capilares para realizar a absorção de nutrientes. Em seguida, o sangue passa pela veia porta, onde é drenado. Chegando ao fígado, realiza-se uma nova absorção de nutrientes dos alimentos digeridos no trato digestivo, retiram-se as toxinas presentes no sangue e o mesmo é filtrado. Após isso, o sangue volta pra circulação sanguínea por meio das veias hepáticas que direcionam o sangue para a veia cava inferior. Tal circulação tem sua importância por evitar determinadas complicações como hemorragias digestivas, varizes esofágicas, ascite, etc.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando