Buscar

Aula 4 Introdu o Osteologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Anatomia Animal I
Osteologia
Prof. Luis Felipe Dutra Corrêa
Doutorando em Cirurgia pela UFSM
Mestre em Ciência Animal pela UFRGS
Especialista em Oftalmologia pela Unicsul-Anclivepa/SP
Número de Ossos
Esqueleto 
20% do ´peso corporal
Constituição:
Ligamentos;
Cartilagens; 
Ossos.
Composição do tecido ósseo
O tecido ósseo é composto: 
• Matriz óssea;
• Células; 
• Revestimento.
Composição do Tec. ósseo
Matriz Óssea
É o material intercelular calcificado. A matriz óssea é constituída pela associação de substâncias orgânicas (fibras colágenas do tipo I (95%) e substância fundamental (5%) com sais inorgânicos. 
Células
O tecido ósseo possui quatro tipos de células:
• Osteoblastos: Células jovens, cuboides, intensamente ativas. São responsáveis pela síntese de fibras colágenas e substância fundamental. Localizam-se sempre nas superfícies ósseas, lado a lado, lembrando um epitélio de revestimento.
• Osteócitos: Células maduras, achatadas e menos ativas. Estão localizadas nas lacunas da matriz óssea. Recebem nutrição dos vasos sanguíneos através dos canalículos.  São essenciais para a manutenção da matriz óssea. Sua morte leva à reabsorção da matriz.
• Osteoclastos: Células grandes e ramificadas, com partes dilatadas que contém de 6 a 50 ou mais núcleos. São móveis e não se dividem. Derivam dos monócitos circulantes do sangue que atravessam a parede dos capilares dos ossos. Fazem parte dos processos de reabsorção e remodelação do tecido ósseo.
• Células Osteoprogenitoras: São células pequenas e fusiformes. Não fazem parte do processo de reabsorção e estão localizadas na camada profunda do periósteo. Em regiões bem vascularizadas, são estimuladas a se proliferar dando origem aos osteoblastos. Possuem capacidade de autorrenovação, assegurando a persistência de um estoque de células osteogênicas para o crescimento e reparo dos ossos.
Revestimento: Todos os ossos apresentam superfícies revestidas. Os revestimentos são membranas conjuntivas constituídas por células osteogênicas ou osteoprogenitoras, essenciais para a manutenção do tecido.
Nutrem o tecido ósseo e são fonte de osteblastos. Podem ser *externos (Periósteo) ou internos (Endósteo).
• Periósteo: Membrana externa vascularizada, constituída por tecido conjuntivo denso, muito fibroso. Envolve o osso por completo, exceto as superfícies articulares dos ossos, onde há inserção de tendões e ligamentos.
• Endósteo: Membrana interna vascularizada, constituída por uma camada de células osteogênicas achatadas, revestindo as cavidades do osso esponjoso, do canal medular e dos canais de Havers e Volkmann.
Endosteo e periosteo
Com exceção das superfícies articulares, toda a superfície externa dos ossos é envolvida por uma camada de tecido conjuntivo denominada periósteo.
Toda a superfície interna dos ossos é revestida por células que em conjunto constituem uma camada denominada endósteo. O endósteo é geralmente uma camada muito delgada, frequentemente formada pela camada de osteoblastos e osteoclastos colocados sobre o tecido ósseo.
Osteologia da cabeça

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais