Buscar

importancia da rocha gnaisse

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Almeida da Paz Armando Jonasse
Dulce André Cipriano Senty
Gnaisse
Licenciatura em Geologia
3o Ano
Universidade Pedagógica
Beira
2017
Almeida da Paz Armando Jonasse
Dulce André Cipriano Senty
Gnaisse
Trabalho de pesquisa bibliográfica da cadeira Materiais Geológico de construção a ser entregue no departamento ciência da terra e ambiente, delegação da Beira
Docente: MSc; Fernando Massora
Universidade Pedagógica
Beira
2017
Introdução 
As rochas metamórficas são derivadas de algumas rochas que são: as magmáticas e sedimentares, elas podem passar por processos geológicos e condições diferentes daquelas nas quais se formaram e um dos exemplos do tipo de rocha, são os Gnaisses. 
Neste âmbito, o presente trabalho, abordara acerca de uma de muitas variedades de rochas metamórficas que é o Gnaisse. Neste, contem informações obtidas a partir de livros, artigos e vários outros documentos disponíveis em formato digital. No entanto, no desenrolar do trabalho, aspectos como origem, propriedades, ocorrência, o seu substituto, a sua aplicação, e vários outros considerados bastante importantes inerentes ao tema em questão, seguindo uma breve estrutura, serão abordados de forma clara e objectiva, de modo que haja uma facilidade em compreender os mesmos. 
Rochas metamórficas
As rochas metamórficas são derivadas de algumas rochas que são: as magmáticas e sedimentares, elas podem passar por processos geológicos e condições diferentes daquelas nas quais se formaram. Estas novas condições podem determinar a instabilidade dos minerais preexistentes, estáveis nas antigas condições. As rochas sofrem então transformações sob a acção destas novas condições de temperatura, pressão, presença de agentes voláteis ou fortes atritos, adaptando-se a novas condições. O conjunto de fenómenos que leva a estas transformações é conhecido como metamorfismo.
O metamorfismo atua sobre rochas preexistentes modificando suas texturas, estruturas e mineralogia, as transformações ocorrem na fase sólida.
A formação do gnaisse ocorre principalmente no metamorfismo dinamotermal, onde há o predomínio da pressão dirigida e temperatura elevada. Esses dois factores são capazes de produzir grandes modificações nas rochas, resultando em novas estruturas e novos minerais. (Alves, Pietta, & Costa , 2015).
Gnaisse
Origem 
Conhecido popularmente como "rocha movimentada" devido ao aspecto listrado de seus minerais segregados em faixas claras e escuras.
 É uma rocha formada por metamorfismo regional de pressão e temperatura bastante elevadas (700 a 800 °C e as pressões entre 6 a 8 Kbar), de estrutura orientada com feldspato. Pode originar-se tanto de rochas magmáticas como de rochas sedimentares. Os Gnaisses derivados de rochas ígneas (Ortognaisse) contem minerais muito semelhantes aos das rochas originais. A característica mais importante é a estrutura típica orientada (gnaissico). 
De acordo com a rocha de origem, os gnaisses recebem os nomes: granito gnaisse, diorito gnaisse, sienito gnaisse, paragnaisse (proveniente de sedimentos), de acordo com o aspecto e a estrutura, são denominados fitados, ocelares e facoidais. (Silva & Cazotti, 2009).
Figura: Rocha gnaissica com bandamento. (Alves, Pietta, & Costa , 2015)
Os gnaisses são equivalentes metamórficos de grau intermédio a elevado:
Rochas sedimentar argulososas e quartzo: são neste caso denominado de paragnaisses;
Rochas ígneas quartzo-feldspatica (granitos, riolitos, porfilos graníticos, tufos piroclasticosacidos e ignimbrito): estes são Ortognaisse.
O gnaisses tenderá a associar-se aos quartzitos, mármores e micaxistos, em quanto que podem ser Ortognaisse ou paragnaisses aqueles que se associam a anfibolito e granulitos. (Gomes & Ferreira, 2016).
Tipos de gnaisses
De acordo com os componentes característicos, dividem-se em sericita, moscovita, biotita, augita, hornblenda gnaisses
Sericita gnaisse
Um gnaisse com abundância de sericita (uma variedade de moscovita) finamente escamosa. A foto abaixo procede de Taunus (Alemanha).
Figura: sericita gnaisse (Alves, Pietta, & Costa , 2015).
Moscovite gnaisse
Um gnaisse rico de moscovite, mineral responsável pelo brilho sedoso-metálico característico exibido pela rocha. A foto abaixo procede de Tessin (Suíça).
Figura: moscovita gnaisse (Alves, Pietta, & Costa , 2015).
Granito gnaisse migmatito
Uma rocha metamórfica gerada em condições de metamorfismo alto (catazona), atravessada por veio estreito de granito. As rochas metamórficas com infiltração de material estranho que as atravessa se denominam migmatito ou rochas mistas. A foto abaixo procede de Fichtelgebirge (Alemanha).
Figura: granito gnaisse migmatito (Alves, Pietta, & Costa , 2015)
De acordo com (Ciencia da vida e da terra, 2012) Sempre que o gnaisse tenha composição mineralógica semelhante de rochas plutónicas ígneas, o vocábulo gnaisse devera adjectivar-se de modo a indicar essa afinidade; exemplos serão: gnaisse monzonítico e gnaisse granítico.
Alguns gnaisses apresentam acentuado porfiroblastismo dos feldspatos e então denominam-se de gnaisses ocelados
Figura: gnaisse ocelado (Ciencia da vida e da terra, 2012)
Propriedades do gnaisse
Gnaisse é uma rocha que apresenta diversas variações por ser de origem metamórfica. Suas propriedades variam muito de acordo com o local de sua extracção, em média apresenta massa especifica próxima de 2600kg/m3. (Alves, Pietta, & Costa , 2015).
Propriedade Física
Gnaisse possui bandamento ou faixas, resultado da segregação de seus minerais escuros-pretos (máficos), dos claros-cinza, rósea (felsico). Essa estrutura normalmente é caracterizada por bandamento composicional. Bandas claras, mais ricas em quartzo e feldspato alternadas com bandas mais escuras, por conter maior teor de minerais máficos.
Figura: Rocha gnaissica com bandas claras e escuras (Gomes & Ferreira, 2016)
Textura: fanerítica
Granulação: os grãos situam-se entre média e grosa;
Estrutura: apresenta variações desde maciça, granitoides e com foliação, até bandada (milimétricas a centimetricas);
Cor: variação em tons felsicos e máficos em que nas camadas maficas os cristais são alongados e nas camadas felsica os cristais são granulosos;
Dureza: alta dureza (dificilmente riscável pelo canivete);
Densidade: A densidade relativa oscila ao redor de 2,7. 
Propriedade química do gnaisse
O gnaisse apresenta uma mineralogia principal, mais de 20% de feldspato potássico (microclínio e/ou ortóclase), plagióclase (albita, oligóclase, andesina), e ainda quartzo e biotite. Tem como constituintes menores a clorite, anfibólio, granada, estaurolita, sillimanita, cianite, carbonato, cordierita, espinélio verde, opacos, apatite, turmalina, magnetite, ilminite, zircónio, titanite e epídoto com Composição Química - sílico-aluminosa com álcalis, cálcio-alcalina.
Aplicações 
No aspecto económico, destaca-se a importância da classe dos gnaisses graníticos:
É uma das rochas mais comummente empregadas em construção com largo emprego em pavimentação na forma de paralelepípedos ou mesmo sub-base de rodovias; é usada também em leitos de ferrovias. É frequentemente utilizada como pedra britada, quando o teor em mica é baixo. Aceita polimento, permitindo obtenção de material de fino acabamento em forma de lajes; (Constancio, 2014);
Os gnaisses graníticos são considerados rochas ornamentais, pois apresentam beleza visual e são resistentes tanto a ataques químicos quanto ao polimento natural ao longo dos anos. (Alves, Pietta, & Costa , 2015).
Figura: brita e pavimentação (Gomes & Ferreira, 2016).
Figura: ornamental (Gomes & Ferreira, 2016)
Substituto 
O granito possui uma resistência a compressão de 240, pode substituir o ganisse como pisos, paredes para ambientes externos e internos, pois o seu grau de absorção de líquidos e baixo. Usado como pedra brita por conta da sua resistência que possui.
 E mármore é usado na ornamentação em pisos, paredes,
lavatórios por possuir uma resistência a compressão de 180, e apenas e usado no interior (excepto áreas úmidas de cozinhas), por possuir uma resistência baixa e o grau de absorção de água e elevado a abraso muito elevada de 4.8. (Hagemann, 2011).
Em estudo feito avaliou-se o efeito da substituição da areia de quartzo por finos de gnaisse em uma massa de cerâmica vermelha, utilizada para fabricação telhas, tendo como resultado uma melhoria na plasticidade da massa cerâmica e uma pequena redução na absorção de água das telhas, que além disso a resistência não se alterou.
	Rocha
	Densidade aparente
	Porosidade aparente
	Resistência a compreesão
	Modulo de elasticidade
	Resistencia a abrasão
	Gnaisse
	2.6-3
	0.3-2
	160-280
	30-40
	1-2
	Granito
	2.6-2.8
	0.4-1.5
	160-240
	50-60
	1
	Mármore
	2.7-2.8
	0.5-2
	100-180
	40-70
	4.8
Tabela: características físicas e mecânicas de algumas rochas mais utilizadas como agregados em betão. (Hagemann, 2011).
Relação Propriedade Substituto e Aplicação
Tendo em conta as propriedades do Gnaisse, esta rocha pode ser substituída principalmente pelo granito e pelo mármore. Esta substituição acontece por causa das propriedades semelhantes que estas rochas apresentam em relação ao Gnaisse.
Por exemplo, o granito pode substituir o Gnaisse na construção civil, mais precisamente como pedra brita para construção de edifícios, construção de betão, nas ferrovias, isso devido a sua elevada resistência aos agentes da geodinâmica externa, elevada resistência a meteorização, e também a elevada resistência ao impacto. 
A referida rocha, ainda pode substituir o Gnaisse no revestimento de paredes, pisos, bancadas mais em ambientes internos bem como em ambientes externos, húmidos ou secos, com baixo ou maior trafego, pois o seu grão de absorção de líquidos e baixo e é um material que pode ser polido facilidade varias o que prolonga o tempo de vida.
Além do granito, o Gnaisse pode ser substituído pelo mármore principalmente no ponto de vista da sua aplicação. O mármore pode ser usado na ornamentação de paredes, pisos apenas em ambientes internos e menos húmidos principalmente em ambientes de baixo trafego pois a sua resistência ao impacto tanto a resistência a absorção de líquidos, assim como a resistência aos agentes da geodinâmica externa e muito baixa. 
É aconselhável usar em ambientes internos também, devido a sua cor clara e de extrema elegância o que ajuda a diminuir a sensação de calor. 
Não são usados em ambientes de muito trânsito e muito impacto no solo, por conta da sua resistência ao desgaste e ataques químicos. 
Não e recomendado em ambientes frequentemente exposto a água pois apresenta maior porosidade.
Ocorrência
Moçambique
Durante as nossas pesquisas bibliográficas, não obtemos a informação que diz a respeito do local de extracção de ganisse, mas sim as províncias em que ocorrem o ganisse. Respectivamente: 
Província de Manica;
Província de tete;
Província de Cabo Delgado;
Província de Nampula;
Província de Sofala (Nhamatanda).
O terreno do Gondwana Este na província de Tete é composto por gnaisses mesoproterozóicos pertencentes ao Grupo da Angónia e pela Suite de Ulonguè, composta por rochas plutónicas neoproterozóicas. (Cumbe, 2007).
A nível mundial 
A nível mundial o gnaisse ocorre em:
Brasil;
Espanha;
Escandinávia;
Europa central. (Silva & Cazotti, 2009).
	Gnaisse
	 Produtores
	 Consumidores
	Brasil
	Estados Unidos de América
	Nicarágua
	Canadá
	Moçambique
	Colômbia
	Angola
	Argentina
	Portugal
	Colômbia
	África do Sul
	México
	Zimbabwe
	China
	Suazilândia
	Índia
	Malawi
	Bolívia
	Chile
	Costa Rica
Tabela: países produtores e consumidores de gnaisse. (Hagemann, 2011).
Conclusão
Após o término do trabalho e uma breve leitura, concluímos que os gnaisses são rochas formadas por metamorfismo regional de pressão e temperatura bastante elevadas, cujo origem pode ser tanto sedimentar, como ígnea, com uma composição mineralógica definida por associação de diversos minerais, mais de 20% de feldspato potássio, plagióclase, anfíbolos, piroxenas e ainda quartzo e micas, sendo por isso considerada essencialmente quartzo feldspatica. 
Além disso, as suas propriedades são quase inconfundíveis, por apresentar por exemplo, bandamento máficos (com minerais mais escuros) e felsicos (com minerais mais claros).
Concluímos também que, os gnaisses são um tipo de rocha que ocorrem em quase todo mundo e é empregado principalmente na construção civil. A superfície natural, dura para sempre. É excelente para a decoração de ambientes. Conduz muito bem o calor. É uma rocha que possui determinadas propriedades para serem utilizadas como material para revestimento em diversas aplicações: pisos, paredes, bancadas, pia, balcões, mesa, etc..
Bibliografia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando