Buscar

O que é uma sociedade empresária

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

O que é uma sociedade empresária?
Uma sociedade empresária é, basicamente, a reunião de pessoas – naturais ou jurídicas – para exploração de alguma atividade econômica, mediante esforço conjunto, formalizada em registro público.
A legislação traz as normas que regulamentam essa organização, principalmente em relação à responsabilidade e às deliberações da sociedade, diferenciando vários tipos empresariais.
Cada tipo tem regras próprias e previsões específicas sobre a participação dos sócios, responsabilidades, reuniões, lucros etc.
Tipos de Sociedades Empresárias
Sociedade em Nome Coletivo
Essa modalidade prevê que apenas pessoas físicas façam parte da sociedade. Todos os sócios contam com responsabilidades ilimitadas.
Por outro lado, a administração da empresa deve ser obrigatoriamente feita pelos sócios, não podendo ser delegada a terceiros.
Sociedade Limitada
Quando falamos de Sociedade Limitada, nos referimos ao modelo de negócio em que cada um dos sócios entra com um investimento (não necessariamente equivalente) no capital social.
A participação de cada um na administração da empresa é proporcional a esse investimento.
Em caso de falência, observamos que o patrimônio dos associados pode ser preservado, evitando que todos tenham o mesmo prejuízo, já que não possuem o número similar de cotas na empresa.
Sociedade Anônima
No caso da Sociedade Anônima, temos o capital da empresa dividido em ações. São partes iguais e que limitam a ação dos sócios ou acionistas de acordo com o preço de emissão dessas ações.
A Sociedade Anônima requer ao menos dois sócios ou acionistas e deve ser voltada para o empresariado, com o objetivo de acumular capital.
Sociedade Comandita por Ações
É uma outra modalidade de sociedade por ação. A Sociedade Comandita por Ações tem um capital social que é dividido por cotas, mas apenas os sócios administradores, escolhidos previamente, possuem  responsabilidade ilimitada sobre as funções sociais.
Em suma, o sistema é parecido com o da Sociedade Anônima, mas a responsabilidade só é ilimitada (e solidária) para os diretores, ainda que as ações deles tenham o mesmo valor que as dos demais sócios.
No caso de falência, os bens pessoais dos sócios diretores só são atingidos quando o capital social da empresa se esgota.
Sociedade em Comandita simples
Aqui há uma diferença sensível. Na Sociedade por Comandita simples, pouco utilizada atualmente, existem dois tipos de sócios: os comanditários e os comanditados.
Os comanditários entram apenas com o capital e não podem exercer cargos administrativos ou se envolver na função social da empresa. Já os comanditados colaboram tanto com capital quanto com a administração.
Outro ponto distinto é que a razão social da empresa só pode conter nomes de sócios comanditados. Caso algum sócio comanditário tenha seu nome no registro, sua responsabilidade passa a ser ilimitada, como sugere o papel de comanditado.
Sociedade em Conta de Participação
Duas ou mais pessoas se unem nessa modalidade, que consiste em sócios participativos ou ostensivos. No entanto, a Sociedade em Conta de Participação não possui personalidade jurídica autônoma.
O sócio ostensivo, que deve obrigatoriamente ser empresário, responde pela administração e utiliza o seu nome para executar a função social da empresa. O participativo, por outro lado, não tem responsabilidade jurídica. Antigamente, o sócio participativo era conhecido como sócio oculto.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais