Buscar

EMENTAS OFICINAS COART 2018.1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

OFICINAS DE ARTES VISUAIS
orientação: Rafa Éis (Rafael Silveira)
 Oficina:A linguagem da aquarela I
Alberto Kaplan (sala 6)
Resumo: Através da História da Arte e de exercícios práticos serão construídos recursos para a compreensão da Linguagem da Aquarela. Ênfases em estudos de Composição e Espaço utilizando o suporte papel. A cor e o raciocínio plástico na manipulação da milenar Aquarela no atual panorama das Artes.
Minibio: "Formação em Belas Artes (UFRJ) e pós em Linguagens Artísticas com orientação de Ana Mae Barbosa. 
Foi professor na Escola de Artes Visuais do Parque Lage nos anos 80
e professor da USP nos anos 90 entre outras instituições."
 
Data / Hora: QUA-14h às 16h
 
 Pré-requisitos/perfil: A partir de 16 anos.
Oficina: A linguagem da aquarela II
Alberto Kaplan (sala 6)
Resumo: Através da História da Arte e de exercícios práticos serão construídos recursos para a compreensão da Linguagem da Aquarela. Ênfases em estudos de Composição e Espaço utilizando o suporte papel. A cor e o raciocínio plástico na manipulação da milenar Aquarela no atual panorama das Artes.
Minibio: "Formação em Belas Artes (UFRJ) e pós em Linguagens Artísticas com orientação de Ana Mae Barbosa. 
Foi professor na Escola de Artes Visuais do Parque Lage nos anos 80
e professor da USP nos anos 90 entre outras instituições."
 
Data / Hora: QUA-16h às 18h
 
 Pré-requisitos/perfil: A partir de 16 anos.
Oficina: Do barro à cerâmica 
Alice Balduino (sala 7)
Resumo: Oficina de introdução e aperfeiçoamento das técnicas, do manuseio com o barro e a sua transformação em cerâmica.
Visa desenvolver conhecimento sobre a matéria orgânica em suas características - cor, volume, plasticidade,entre outras, bem como suas transformações físicas.
Minibio: --
 
Data / Hora: SEG-15h às 17h
 
 Pré-requisitos/perfil: --
Oficina de Desenho
Carolina Pontes (sala 14)
Resumo: Neste curso de Desenho procuro oferecer exercícios que desenvolvam a habilidade de observar, driblando a tendência que o cérebro tem de perceber apenas o que importa num sentido imediato. Pois, desenhar bem depende primeiramente de ver bem. Exercitaremos a percepção de linhas, formas, proporção e perspectiva, luz e sombra e finalmente composição. Além disso, desenvolveremos a imaginação e o vocabulário imagético a partir da análise de imagens de referência para a criação de novas idéias. Nas aulas finais ainda trabalharemos um pouco com as cores.
Minibio: Graduação em Desenho Industrial (Produto e Gráfico) - UFRJ 2005 Licenciatura em Artes Visuais - UERJ 2013 Ilustradora, designer e artista 2D, atuante no mercado editorial, musical, audiovisual, de jogos, de quadrinhos e publicitário, trabalhando para editoras, agências de publicidade, estúdios de design e animação, desde 2005. Professora de Desenho no COART UERJ,de Arte para o Ensino Médio e Fundamental e Pintura Digital online, desde 2014. Atualmente está ilustrando sua própria série em quadrinhos e seu primeiro livro de autoria própria.
 
Data / Hora: QUA-16h às 18h
 
 Pré-requisitos/perfil: Todas as idades. Estágios iniciais e avançados.
Oficina: Poética da Ilustração: teoria e prática
Diogo Santos Bessa e Hugo Bernabé (sala 14)
Resumo: Nesta oficina estudaremos a prática da ilustração em diferentes formatos e suportes. Veremos a questão simbólica e narrativa, trabalhando a linguagem do desenho contemporâneo. Utilizaremos técnicas e materiais “pobres”: tais como, pintura com café, colagem, xerox, tinta spray e tags. Serão introduzidas táticas de guerrilha urbana para divulgação e produção de trabalhos finais: lambe-lambe coletivo, livro de artista (artbook) e uma animação em stop-motion.
Minibio: Diogo Santos Bessa é professor adjunto da UERJ. Artista visual, pintor e escultor, tendo participado de exposições entre outras Casa França Brasil e no Festival Paratissima de Arte Urbana, em Lisboa.
Hugo Bernabé é professor de artes e artista visual, tendo participado de exposições coletivas e individuais entre elas "Ruídos Urbanos" no Centro Cultural Abrigo de Bondes, Niterói, em 2017.
 
Data / Hora: SEG-14h às 16h
 
 Pré-requisitos/perfil: Não há perfil específico.
Bordado e Narrativa
Coletivo BAD (sala 14)
Resumo: O bordado é uma linguagem que mantém ao longo do tempo e do(s) espaço(s) inúmeras possibilidades do narrar. A oficina, teórica e prática, apresentará ao público seu potencial como expressão artística em diferentes materiais, traçando um panorama da trama bordada pelos mitos, literatura e artes visuais, desde obras ancestrais e anônimas até as experimentações têxteis contemporâneas. 
Minibio: Integrado por Bárbara Martins (graduanda em Filosofia - UERJ), Giovanna Giffoni, (doutora em Poética - UFRJ) e Thay Kleinsorgen (graduanda em Letras Português-Literaturas - UERJ), o BaD é um coletivo formado em 2016 que explora a técnica do bordado e demais linguagens têxteis. Ministrou oficinas no FestFIC - 2017 e nas Oficinas de Verão COART 2018, e participou de diversas mostras coletivas da Meu BB Galeria de Arte (Fábrica Bhering).
 
Data / Hora: TER-14h às 16h
 
 Pré-requisitos/perfil: Não há perfil específico.
Atelier de Ações Urbanas
Ítala Isis (sala 14)
Resumo: O Atelier de ações urbanas faz-se como um tempo\espaço de criação e desenvolvimento de ações performáticas individuais e\ou coletivas no espaço público da cidade, sendo aberto à participação de iniciantes e pessoas com processos já em andamento.
Minibio: Artista, pesquisadora e educadora. Doutoranda em Arte e Cultura contemporânea no PPGARTES\UERJ. Suas áreas de interesse concentram-se nas relações entre corpo, errância, política e cidade. Realizou diversas ações no espaço público de cidades no Brasil e na Europa, através do Movimento Cidades (in)Visíveis. 
 
Data / Hora: QUI-10h às 12h
 
 Pré-requisitos/perfil: Sem restrições.
Fotografia Digital: Fundamentos
Marina S. Alves (sala 10)
Resumo: Oficina de fotografia digital para iniciantes que gostam de fotografar, mas ainda nao sabem utilizar seu equipamento e iniciados que desejam se aperfeiçoar através principalmente da realização de práticas fotográficas e aquisição de repertório visual. 
Minibio: Onze anos de experiência em fotografia, principalmente do gênero documental. atuo como fotógrafa de projetos da Anistia Internacional e Instituto Brasileiro de Análise Social e Econômica(Ibase). Fotógrafa e operadora de câmera do núcleo Agoyá de criação e produção audiovisual. 
 
Data / Hora: TER -16h às 18h
 
 Pré-requisitos/perfil: Sem restrições.
Entre a arte e a educação
Rafa Éis (sala 14)
Resumo: Oficina que se propõe a abordar, de maneira introdutória, as relações entre as artes visuais e a educação. Neste registro, passaremos por temas relativos ao ensino da arte em ambientes formais e não formais de educação, práticas de mediação em exposições de arte, construção de materiais pedagógicos, etc.
Minibio: Artista visual, educador e tatuador. Mestre em processos artísticos pelo PPGARTES-UERJ, trabalha com desenho, vídeo e gestos poéticos. Desde 2007 colabora com projetos pedagógicos de diversas instituições dedicadas às artes visuais e projetos independentes. É integrante-fundador do Coletivo E, grupo independente de artistas-educadores e colaborador do Centro Cultural Pequena África. Atualmente é responsável pela orientação das oficinas de artes visuais na COART/UERJ.
 
Data / Hora: QUA -17h às 19h
 
 Pré-requisitos/perfil: estudantes de artes, pedagogia, licenciaturas, professores, gestores culturais, interessados pelo tema.
Perspectivas minoritárias para a prática artística
Rafa Éis 
Resumo: Oficina que pretende abordar as artes visuais desde perspectivas minoritárias. Quais os impactos e intervenções as produções de artistas mulheres, artistas negr_s, trans e/ou periféric_s operam nas narrativas dominantes da arte, no meio artístico e no próprio corpo d@ artista? Os encontros partem desses questionamentos e envolverão pesquisas, debates e experimentações artísticas.
Minibio: Artista
visual, educador e tatuador. Mestre em processos artísticos pelo PPGARTES-UERJ, trabalha com desenho, vídeo e gestos poéticos. Desde 2007 colabora com projetos pedagógicos de diversas instituições dedicadas às artes visuais e projetos independentes. É integrante-fundador do Coletivo E, grupo independente de artistas-educadores e colaborador do Centro Cultural Pequena África. Atualmente é responsável pela orientação das oficinas de artes visuais na COART/UERJ.
 
Data / Hora: QUI -17h às 19h
 
 
Pré-requisitos/perfil: Aberto a todos os públicos, mas especialmente voltado para participantes de grupos minoritários (pessoas negras, indígenas, periféricas, mulheres, trans, etc).
OFICINAS DE CINEMA
orientação: Caio Neves
Oficina: Teoria e Prática Cinematográfica
Proponente: Caio Neves
 
Resumo: A oficina, de caráter introdutório, se divide em 2 módulos (um teórico e outro prático). Apresentaremos diversos elementos da linguagem cinematográfica e da história do cinema. Em seguida, discutiremos alguns aspectos estéticos e narrativos que envolvem a feitura de um curta-metragem e os participantes realizarão um filme de maneira coletiva.
 
Minibio: Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF) na linha de Estudos de Cinema e Audiovisual. Orienta a área de cinema do Centro Cultural da UERJ e também atua como assistente de curadoria em exposições de arte. Se interessa pelas interfaces entre cinema e arte contemporânea.
Data / Hora: Sexta-feira de 14 às 16h
Pré-requisitos/perfil: Não há.
Oficina: Cinema e Arte Contemporânea
Proponente: Caio Neves
 
Resumo: Essa oficina se divide em dois momentos, um teórico e outro prático e tem como objetivo apresentar algumas das possíveis interlocuções entre o cinema e a arte contemporânea. No módulo teórico,apresentaremos como a imagem em movimento pode ser trabalhada dentro do contexto da arte contemporânea. No segundo módulo, os participantes serão incentivados a desenvolver um trabalho audiovisual.
 
Minibio: Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF) na linha de Estudos de Cinema e Audiovisual. Orienta a área de cinema do Centro Cultural da UERJ e também atua como assistente de curadoria em exposições de arte. Se interessa pelas interfaces entre cinema e arte contemporânea.
Data / Hora: Quarta-feira de 14 às 16h
Pré-requisitos/perfil: Não há.
Oficina: A Linguagem Secreta do Cinema
Proponente: Philippe Leão
 
Resumo: Tendo como objetivo capacitar os integrantes acerca da linguagem do Cinema e análise, a oficina "A Linguagem Secreta do Cinema" - nome atribuído em homenagem a um clássico da literatura cinematográfica de Jean Claude Carrière - contará com dois módulos: História do Cinema e Técnica Cinematográfica. Através destes discutiremos: cinema mundial, brasileiro, fotografia, montagem, narrativa etc.
Minibio: Philippe Leão é crítico de Cinema há 7 anos, atuando em um projeto pessoal intitulado Cineplot, site com mais de 90 mil seguidores no Facebook. Sua abordagem tem o objetivo de apresentar a linguagem cinematográfica para o maior número de pessoas possível, afim de mostrar um cinema diferente do que costumamos consumir. Começou a investir em cursos e palestras nos últimos três anos. Já ministrou palestras como "Uma Questão: Cinema", na UERJ; "A Linguagem do Cinema", no CEFET; A Linguagem do Cinema: Montagem", no CoART - UERJ. Ministrou, também, um curso intitulado "Do Frame à Narrativa", na Faculdade de Educação - UERJ, projetos vinculados ao Educação Poética.
Data / Hora: Terça-feira de 10h às 12h
Pré-requisitos/perfil: Não há
 
Oficina: Direção de Fotografia
Proponente: Alexandre Freitas
 
Resumo: A oficina consiste em apresentar as características fundamentais para a realização da direção de fotografia. Para isso, serão abordados pontos como regras de composição, o uso da luz, objetivas e demais equipamentos, os planos cinematográficos e decupagem. Além da apresentação de alguns diretores de fotografia e seus trabalhos e uma realização prática experimental.
 
Minibio: Professor, produtor visual e ensaísta. Graduado em História da Arte (UERJ) e especializado em Roteiro para Cinema (UNESA), desenvolveu projetos nas áreas de Cinema/ Vídeo, Fotografia e Educação e ministrou cursos e palestras de Cinema e Fotografia em diversos espaços culturais. Escreve ensaios para a revista eletrônica Cine Revista e realiza serviços de consultoria em Cinema.
Data / Hora: Segunda-feira de 16h às 18h
Pré-requisitos/perfil: Não há.
 
Oficina: Roteiro Cinematográfico
Proponente: Alexandre Freitas
 
Resumo: Apresentar o passo-a-passo para o desenvolvimento de um roteiro de cinema, como a construção de personagens, o estabelecimento de conflitos, o desenvolvimento da estrutura dramática e, consequentemente, como escrever um argumento, transformá-lo em um roteiro escalonado e, por fim , no roteiro cinematográfico propriamente dito.
 
Minibio: Professor, produtor visual e ensaísta. Graduado em História da Arte (UERJ) e especializado em Roteiro para Cinema (UNESA), desenvolveu projetos nas áreas de Cinema/ Vídeo, Fotografia e Educação e ministrou cursos e palestras de Cinema e Fotografia em diversos espaços culturais. Escreve ensaios para a revista eletrônica Cine Revista e realiza serviços de consultoria em Cinema.
Data / Hora: SEG - 14h às 16h
 Pré-requisitos/perfil: Não há.
 
OFICINAS DE DANÇA E CORPO
orientação: Cristina Viana
OFICINA: DANÇA CONTEMPORÂNEA – VIVÊNCIAS INICIAIS
OFICINEIRO:Cristina Viana
Resumo: A oficina transita pelo contexto da dança contemporânea através de práticas de consciência corporal, domínio do movimento e laboratórios de investigação e improviso. Através de sequências coreográficas e atividades criativas serão explorados aspectos do movimento tais como espaço, fluxo, dinâmica, forma e tempo e trabalhadas valências físicas (força, flexibilidade, equilíbrio e coordenação) necessárias à prática de dança contemporânea. 
Minibio: Bacharel em Dança e em Terapia Ocupacional pela UFRJ; Curso livre de "Imersão Intensiva no Sistema Laban/Bartenieff"- Faculdade Angel Vianna; Participação no Ateliê Coreográfico sob direção de Regina Miranda; Intérprete na Cia. de Dança Contemporânea da UFRJ sob direção de André Meyer e no projeto "Enquanto Caem as Folhas"sob direção de Marina Martins. Atualmente é Orientadora de Oficinas Artísticas de Dança da COART/UERJ.
Data / Hora: SEG-QUA: 18:00/19:30
Materiais necessários: Roupas confortáveis e meias. 
Pré-requisitos/perfil: Pessoas sem restrições para a realização de atividades físicas. 
OFICINA: ALONGAMENTO E CONSCIÊNCIA CORPORAL
OFICINEIRO: Cristina Viana
Resumo: A oficina propõe um momento de pausa no dia para experienciar o próprio corpo. Transita entre exercícios de alongamento visando o aumento da flexibilidade corporal e exercícios de respiração, relaxamento, movimentos corporais conscientes e exercícios de propriocepção possibilitando uma nova percepção e relação com o corpo.
Minibio: Bacharel em Dança e em Terapia Ocupacional pela UFRJ; Curso livre de "Imersão Intensiva no Sistema Laban/Bartenieff"- Faculdade Angel Vianna; Participação no Ateliê Coreográfico sob direção de Regina Miranda; Intérprete na Cia. de Dança Contemporânea da UFRJ sob direção de André Meyer e no projeto "Enquanto Caem as Folhas"sob direção de Marina Martins. Atualmente é Orientadora de Oficinas Artísticas de Dança da COART/UERJ.
Data / Hora: TER-QUI: 17:00/18:00
Materiais necessários: Roupas confortáveis e meias. 
Pré-requisitos/perfil: Pessoas sem restrições para a realização de atividades físicas. 
OFICINA: Dança Tribal - ATS® e Tribal Fusion 
OFICINEIRO: Ingrid Lemos 
Resumo: American Tribal Style® é um estilo de improvisação coordenada em grupo, desenvolvido por Carolena Nericcio, inspirado nos arquétipos das danças beduína, árabe, flamenco e indiana. Tribal Fusion é um estilo com os movimentos
do ATS® desconstruídos, com acréscimo de temas e movimentos variados, como exemplo: dark, afro, gypsy, gothic, cabaret, tutting, popping, etc. 
Minibio: Ingrid Lemos é artista, educadora e graduanda do curso de Artes Visuais na UERJ. Em 2014, iniciou na dança do ventre dentro das oficinas do COART UERJ, e atualmente vem participando regularmente de diversos workshops e eventos competitivos. Em 2016, entrou para a primeira turma de Formação em Dança Tribal, do grupo Loko Kamel Tribal Dance, por direção de Nadja El Balady, recebendo o aval para ministrar aulas e perpetuar o ensino da Dança Tribal. 
Data / Hora: SEG: 14:00/16H
Materiais necessários: Roupas confortáveis e meias. 
Pré-requisitos/perfil: Pessoas sem restrições para a realização de atividades físicas. 
OFICINA: Hatha Yoga e Meditação – Módulo 1
OFICINEIRO: Sonia Roldão 
Resumo: Na oficina de Yoga e Meditação o objetivo é despertar no aluno a prática física, mental e espiritual através de aulas práticas de asanas, pranayama e meditação.
Minibio: ABPY em 1982, Cursos: Meditação, Yogaterapia, Yoga para grávidas e Massoterapia 
Data / Hora: TER-QUI - 11:30 às 12:30
Materiais necessários: se possível, tapete para yoga. 
Pré-requisitos/perfil: Pessoas sem restrições para a realização de atividades físicas. 
OFICINA: Hatha Yoga e Meditação – Módulo 2
OFICINEIRO: Sonia Roldão 
Resumo: A oficina de Hatha Yoga e Meditação – módulo 2 tem como objetivo aperfeiçoamento da técnica de Hatha Yoga e meditação através de ásanas, pranayama e meditação.
Minibio: ABPY em 1982, Cursos: Meditação, Yogaterapia, Yoga para grávidas e Massoterapia 
Data / Hora: TER-QUI - 12:30 às 13:30
Materiais necessários: se possível, tapete para yoga. 
Pré-requisitos/perfil: participantes que já tiveram alguma prática de yoga.
OFICINA: DANÇA DO VENTRE – MÓDULO 1
Thereza de Oliveira 
Resumo: As Oficinas de Dança do Ventre COART vem ao longo dos 11 anos despertando muito interesse por aprofundamento nos estudos relacionados a Dança Oriental Árabe. Como consequência, hoje temos no mercado do Rio de Janeiro inúmeras profissionais que iniciaram seus estudos em nossas oficinas. Esta modalidade também proporciona autoconhecimento e benefícios físicos aos participantes. 
Minibio: Thereza de Oliveira tem 21 anos dedicados à Dança Árabe Oriental, Instrutora das Oficinas de Dança do Ventre do Programa de Iniciação Acadêmica da UERJ por 5 anos e Instrutora das Oficinas DECULT/COART/UERJ há 11 anos. Responsável pelo Espaço Thereza de Oliveira Niterói. Atualmente faz parte da direção do Memphis Encontro de Danças Étnicas. Registrada SPDRJ.
 
Data / Hora: SEG. 16:00 às 18:00
Materiais necessários: Calça ou bermuda de ginástica e camiseta.
OFICINA: DANÇA DO VENTRE – MÓDULO 2
Thereza de Oliveira 
Resumo: As Oficinas de Dança do Ventre COART vem ao longo dos 11 anos despertando muito interesse por aprofundamento nos estudos relacionados a Dança Oriental Árabe. Como consequência, hoje temos no mercado do Rio de Janeiro inúmeras profissionais que iniciaram seus estudos em nossas oficinas. Esta modalidade também proporciona autoconhecimento e benefícios físicos aos participantes
Minibio: Thereza de Oliveira tem 21 anos dedicados à Dança Árabe Oriental, Instrutora das Oficinas de Dança do Ventre do Programa de Iniciação Acadêmica da UERJ por 5 anos e Instrutora das Oficinas DECULT/COART/UERJ há 11 anos. Responsável pelo Espaço Thereza de Oliveira Niterói. Atualmente faz parte da direção do Memphis Encontro de Danças Étnicas. Registrada SPDRJ.
 
Data / Hora: SEG. 18:00 às 20:00
Materiais necessários: Calça ou bermuda de ginástica e camiseta.
Pré-requisitos/perfil: participantes com conhecimentos básicos de dança do ventre.
OFICINA: TAI CHI CHUAN
Roberto de Mello
Resumo:
1. ZHANZHUANG ou “postura da estaca”. 
2. CHANSIGONG ou “desenrolar o fio de seda”. 
3. FORMA DE 19 POSTURAS: criado Grão-Mestre Chen Xiaowang.
4. TUISHOU com uma mão: exercício de “empurrar com as mãos”. 
Minibio: É Professor e pesquisador, além de Coordenador de Tai Chi da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / IEFD (Instituto de Educação Física e Desportos) desde 1992, credenciado no CONFEF/CREF (Conselho Regional de Educação Física - RJ). Introduziu Tai Chi da Unati (Universidade Aberta na Terceira Idade). Representa hoje além do Instituto TAOIN a LIGA DE KUNG-FU-RJ / WCTA-Br. 
Data / Hora: SEG. 17:00 às 19:00
Materiais necessários: os participantes deverão se apresentar com roupas confortáveis e calçados. 
Pré-requisitos/perfil: Jovens a partir de 16 anos de idade até senior’s de 80 anos que dispuserem a aprender dentro dos seus limites físicos.
OFICINA: EXERCÍCIOS CHINESES PARA SAÚDE
Roberto de Mello
Resumo:
1. PA TUAN TIN (exercícios do brocado da seda) . 
2. CHAN TSI PAH FAH: Alongamento dos Oito Tendões. 
3. CHI NEI TSUNG: Conjunto de técnicas de vocalizações. 
4. TAI CHI – CHI KUN: Qigong.
Minibio: É Professor e pesquisador, além de Coordenador de Tai Chi da Universidade do Estado do Rio de Janeiro / IEFD (Instituto de Educação Física e Desportos) desde 1992, credenciado no CONFEF/CREF (Conselho Regional de Educação Física - RJ). Introduziu Tai Chi da Unati (Universidade Aberta na Terceira Idade). Representa hoje além do Instituto TAOIN a LIGA DE KUNG-FU-RJ / WCTA-Br. 
Data / Hora: QUA. 17:00 às 19:00
Materiais necessários: os participantes deverão se apresentar com roupas confortáveis e calçados. 
Pré-requisitos/perfil: Jovens a partir de 16 anos de idade até senior’s de 80 anos que dispuserem a aprender dentro dos seus limites físicos.
OFICINA: ZOUK
OFICINEIRO:João Pedro Evangelho 
Resumo: A oficina de zouk vem trazer uma experiência de aprendizado em turma da dança zouk. Abordaremos os tópicos básicos, para aqueles que não tem experiência técnica e querem aprender a base, ou até aqueles que já sabem dançar mas pretendem aperfeiçoar. 
Minibio: João Pedro Evangelho, mais conhecido como João Jesus, começou a estudar dança no início de 2012 na escola de dança Jaime Aroxa Tijuca, onde hoje tem turmas regulares. Atualmente, ministra aulas de forró e Zouk na UERJ, membro do time de professores Zouk Needs You, integrante da cia de dança Jorge e Vanessa, professor no projeto Forró ForrAll/new roots. 
Data / Hora: SEG. 15:00 às 17:00
OFICINA: FORRÓ
OFICINEIRO: João Pedro Evangelho 
Resumo:A oficina de forró vem trazer uma experiência de aprendizado em turma da dança forró. Abordaremos os tópicos básicos, para aqueles que não tem experiência técnica e querem aprender a base, ou até aqueles que já sabem dançar mas pretendem aperfeiçoar. 
Minibio: João Pedro Evangelho, mais conhecido como João Jesus, começou a estudar dança no início de 2012 na escola de dança Jaime Aroxa Tijuca, onde hoje tem turmas regulares. Atualmente, ministra aulas de forró e Zouk na UERJ, membro do time de professores Zouk Needs You, integrante da cia de dança Jorge e Vanessa, professor no projeto Forró ForrAll/new roots. 
Data / Hora: SEG. 13:00 às 15:00
OFICINA: DANÇA AFRO - CORPO, HARMONIA E PROTAGONISMO 
Proponente: Eliete Miranda 
Resumo: Este projeto vem para um novo olhar sobre a dança de matriz africana, buscando a possibilidade de um novo diálogo com o CORPO, fortalecendo a historicidade e corporeidade introduzindo um encontro étnico em busca de uma prática pedagógica e transformadora, incentivando alunos a ampliar o seu conhecimento da cultura popular. Este trabalho vem sendo desenvolvido no Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Goiás, Rússia, Nova York, França, Montevideo e Bogotá. Sendo uma Práxis de 20 anos embasada nas raízes do povo brasileiro. 
Minibio: Eliete Miranda, atriz, bailarina, formada em dança pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), uma das fundadoras do Bando de Teatro Olodum (Bahia), Embaixadora da dança Brasileira na França, criadora do método A Arte de Dançar Afro que já foi ministrado no Rio de janeiro, Salvador,
Goiás, Montevideo, Argentina, Rússia, Bogotá e Finlândia. 
Materiais necessários: 1 pasta, caneta, caderno e um pano de 2 metros que pode ser uma canga de praia, por exemplo.
OFICINAS DE LITERATURA
Orientador: Marcelo Reis de Mello
 
 
 Oficina: Escritos trans: literatura, gênero e poder
Proponente: Tertuliana Lustosa
 
Resumo: O curso visa investigar o universo da literatura no campo ampliado de uma perspectiva do transfeminismo, começando por uma introdução à militância histórica de pessoas trans na América Latina e no Brasil, em seguida experimentando abordagens poéticas em diversos formatos, como ficção, poesia, zine, cordel e, por fim, realizando uma atividade de escuta e escrita de si.
 
Minibio: Tertuliana Lustosa é cordelista, escritora e artista visual. Atualmente cursa graduação em História da Arte na UERJ, é uma das idealizadoras do Coletivo Xica Manicongo, além de atuar como professora de Artes no PreparaNem. Publicou os ensaios "Manifesto Traveco-terrorista", na Revista Concinnitas/UERJ e “A lenda da trava leiteira” na Revista Periodicus/UFBA.
 
Data / Hora: QUA - 16h às 18h 
 
Pré-requisitos: A partir de 16 anos. Saber ler e escrever.
 
 Oficina: As linguagens do conto
Proponente: Marcus Caetano
 
Resumo: A oficina pretende desenvolver a linguagem narrativa própria de cada participante através de desafios de escrita. O objetivo é a criação de histórias curtas, usando como base a memória pessoal e social, além de outras linguagens (visuais, sonoras etc) como fonte de inspiração. A própria vida e suas experiências são um material mais que fértil para a criação de contos nos mais diversos estilos.
 
Minibio: Escritor, oficineiro e professor de cursos livres. Formado em Letras pela UFRJ, onde também cursa mestrado em Letras Clássicas. Além disso, cursa mestrado em Filosofia, na UFF. Já ministrou diversas palestras e também oficinas de escrita criativa, tanto em instituições privadas e públicas como através de editais de fomento da prefeitura do Rio.
 
Data / Hora: TER - 14h às 16h
 
Pré-requisitos: A partir de 16 anos. Saber ler e escrever. Iniciantes na arte do conto.
 
 
Oficina: Oficina de Poesia: Corpo, criação e introdução à poesia brasileira dos últimos 8 anos
Proponente: Marcelo Reis de Mello
 
Resumo: Introdução à poesia brasileira nascida nos últimos oito anos, ou seja, entre 2010 e 2018. Vamos desmontar e remontar pedaços da maquinaria poética contemporânea, localizando e entendendo alguns dos seus aspectos determinantes. São quatro módulos em quatro meses: Poesia e corpo. Poesia e internet. Poesia e antipoesia. Poesia e edição.
 
Minibio: Orientador de Oficinas de Literatura da COART / UERJ. É poeta, crítico e um dos editores da Cozinha Experimental. Doutorando em Literatura Comparada e Mestre em Estudos de Literatura pela UFF. Publicou José mergulha para sempre na piscina azul (Garupa, 2018) Elefantes dentro de um sussurro (Cozinha Experimental / Azougue, 2017), Violens (7Letras, 2016), Esculpir a Luz (Cozinha Experimental, 2010). Criador do site sobre escritas assêmicas graphs.com.br.
 
Data / Hora: Terças-feiras, das 18:30 às 21 horas
 
Pré-requisitos: A partir de 16 anos. Saber ler e escrever. Ter interesse pelo universo da poesia contemporânea e disponibilidade para ler em casa. Ah: vir com meias e roupas confortáveis!
 
 
Oficina: Poéticas da insurreição: Laboratório de Desobediência Civil
Proponente: Marcelo Reis de Mello
 
Resumo: O Laboratório de Desobediência Civil é uma trama poética da COART | UERJ no espaço de resistência indígena da Aldeia Maracanã. Dando continuidade às atividades iniciadas em janeiro de 2018, os encontros buscam elidir distâncias entre teoria acadêmica e prática política; ação poética e militância social. Poemas, leituras e debates sempre atrelados ao contexto das lutas que se nos impõem.
 
Minibio: Orientador de Oficinas de Literatura da COART / UERJ. É poeta, crítico e um dos editores da Cozinha Experimental. Doutorando em Literatura Comparada e Mestre em Estudos de Literatura pela UFF. Publicou José mergulha para sempre na piscina azul (Garupa, 2018) Elefantes dentro de um sussurro (Cozinha Experimental / Azougue, 2017), Violens (7Letras, 2016), Esculpir a Luz (Cozinha Experimental, 2010). Criador do site sobre escritas assêmicas graphs.com.br.
 
Data / Hora: Sábados, às 14:30 horas, na Aldeia Maracanã.
 
Pré-requisitos: Aberto a guerrilheiros, indígenas, professorxs de escola primária, punks, donas de casa, ambulantes, aposentados, jogadores de gamão, nerds, acumuladores, excluídxs, gente desocupada, sindicalistas entediados e poetas carentes de atenção.
 
 
OFICINAS DE MÚSICA
Orientador: Rafael Camacho
Oficina: Apreciações Musicais
Proponente: Ernani Marones
Resumo: Destina-se ao estudo da apreciação musical para diferentes níveis de conhecimento. Sendo duas horas de aula e a sala possuindo amplo espaço, é possível ocorrer interligações de aprendizados e práticas, atendendo aos alunos iniciantes, medianos e adiantados. Dentro disto, o conteúdo contemplará os primeiros fundamentos teóricos, as percepções e os repertórios.
Minibio: Ernani Marones de Gusmão é compositor, arranjador e instrumentista. Como titulação acadêmica é Bacharel em Ciências Econômicas (UERJ), Composição Musical e Regência (UFRJ). Concluiu em 2014 o mestrado em Etnomusicologia (UFRJ) e possui o título de Especialista em Composição de Choro (EPM). É professor de Teorias da Música e Apreciações Musicais na COART/UERJ.
Data / Hora: Segunda feira 10 às 12h
Pré-requisitos: gostar de música
Materiais necessários: caderno de pauta musical, lápis, borracha e apontador.
Teorias da Música
Proponente: Ernani Marones
Resumo: Destina-se ao estudo das teorias musicais para diferentes níveis de conhecimento. Sendo duas horas de aula e a sala possuindo amplo espaço, é possível ocorrer interligações de aprendizados e práticas, atendendo aos alunos iniciantes, medianos e adiantados. Dentro disto o conteúdo contemplará os primeiros fundamentos teóricos, as percepções e os repertórios.
Minibio: Ernani Marones de Gusmão é compositor, arranjador e instrumentista. Como titulação acadêmica é Bacharel em Ciências Econômicas (UERJ), Composição Musical e Regência (UFRJ). Concluiu em 2014 o mestrado em Etnomusicologia (UFRJ) e possui o título de Especialista em Composição de Choro (EPM). É professor de Teorias da Música e Apreciações Musicais na COART/UERJ.
Data / Hora: Segunda feira 14 às 16h
Pré-requisitos: gostar de música
Materiais necessários: caderno de pauta musical, lápis, borracha e apontador.
Canto e Técnica Vocal
Proponente: Beatriz Rodrigues
Resumo: No canto trabalhamos exercícios que nos proporcionam a melhor consciência e utilização do corpo para o ato de cantar. A expressão “cantar com o corpo” é o que temos como entendimento a respeito de um instrumento tão primoroso quanto a voz; instrumento que exige cuidados.
Minibio: Formada em Técnico em Piano pela atual Fames (Faculdade de Música do Estado do Espírito Santo); Técnico em Piano e Técnico em Regência Instrumental pela Escola de Música Villa Lobos- RJ; Bacharel em Música Sacra, especialização em canto pela STBSB (Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil) – RJ; Licenciada em Música- Canto e Mestre em Educação Musical pela UFRJ (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro).
Data / Hora: SEG - 17 às 19h
Pré-requisitos: a partir de 16 anos
Materiais necessários: cópias do repertório utilizado em aula e água para consumo próprio
Percussão
Proponente:: Daniel Pereira
Minibio: Estudante de Licenciatura em Música; trabalhos diversos como músico freelancer e ministrando oficinas de percussão.
MÓDULO I:
Resumo: A oficina propõe musicalizar a partir da experiência da percussão, do entendimento de Ritmo e tudo que este agrega (andamentos, compassos, acentos rítmicos e frases)
Data / Hora: QUI- 19 às 21h
Pré-requisitos: a partir de 16 anos
Observação: os alunos do módulo I poderão participar do módulo
II como ouvintes
MÓDULO II:
Resumo: O Módulo II tem como objetivo desenvolver a técnica já adquirida no instrumento, visando o entendimento de frases rítmicas características, vários tipos de levadas e variações, assim como o entendimento das diversas formas de um ritmo.
Data / Hora: Sexta feira das 17 às 19h
Pré-requisitos: pessoas com idade a partir de 16 anos com algum conhecimento sobre ritmo, mesmo que não formal, ou conhecimento teórico sobre música.
Violão
Proponente: Rafael Camacho
Minibio: Bacharel em Guitarra e Licenciado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música. Desde 2008 desenvolve trabalhos tanto na área de educação musical quanto como músico em projetos diversos. Atualmente é Orientador de Oficinas Artísticas de Música na Coart Uerj.
MÓDULO I:
Resumo: No módulo I serão abordados conhecimentos iniciais acerca do violão e da Música, divididos em técnica, teoria e repertório. Na parte técnica serão vistos assuntos relativos à execução musical no instrumento (acordes, exercícios técnicos e ritmos); na teórica, conceitos que auxiliam na compreensão da linguagem musical; e no repertório, a aplicação dos assuntos anteriores junto da construção de um repertório musical da turma.
Data / Hora: TER -18:30 às 20:30
Pré-requisitos: Pessoas com idade a partir de 16 anos, com interesse e disponibilidade
para aprender.
Materiais necessários: violão e material didático disponibilizado pelo professor
Link: www.rafaelcamacho.net
MÓDULO II:
Resumo: No módulo II da oficina de violão será proposto o desdobramento dos saberes vistos no módulo I, além da inclusão de novos assuntos. Serão aprofundados os conteúdos sobre acordes (acordes com pestana e com sétima), arpejos e ligados, teoria musical,levadas rítmicas brasileiras e repertório.
Data / Hora: QUI - 16h às 18h
Pré-requisitos: leitura de cifras e tablatura, conhecimentos de acordes com e sem pestana, fluência ao trocar de acordes, domínio inicial de arpejos e levadas rítmicas Material a ser trazido: violão e material didático disponibilizado pelo professor. 
Link: www.rafaelcamacho.net
ATENÇÃO: O(a) participante deverá trazer o próprio violão para as aulas 
OFICINAS DE TEATRO
Proponente:: André Ferraz
Oficina “TEATRO II – CÔMICO-GROTESCO”
Oficineiro: André Ferraz
Resumo: Oficina de aprofundamento que visa o estudo e treinamento sobre a atuação cênica a partir da comicidade e de elementos grotescos. Para tanto, busca estimular a compreensão física (corpo e voz) para a desconstrução de estruturas corporais cotidianas, na intenção de construir lógicas de atuação a partir da comicidade popular, da bufonaria e de corpos grotescos. Montagem de cenas a partir dos temas estudados.
Obs.: O aluno que participar desta turma não poderá participar de “Teatro I: Criação Coletiva” simultaneamente.
Minibio: Diretor, ator e pesquisador, é Licenciado em Teatro, Mestre e Doutor em Artes da Cena pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Dirigiu e atuou em diversos grupos (PE, RR, MG e RJ); foi Gerente do Teatro Municipal Francisco Nunes (MG, 2008) e Analista de Artes Cênicas na Prefeitura de Belo Horizonte (MG, 2009-2016); foi Professor de Teatro no Palácio das Artes (MG, 2011), na Pós-Graduação de Produção e Crítica Cultural da PUC Minas (MG, 2012) e da Graduação de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (MG, 2013-2015). Atualmente é Orientador de Oficinas de Artes Cênicas da COART/UERJ.
Data / Hora: SEG -19h30 às 21h30
Pré-requisito: A partir de 18 anos de idade e ter alguma iniciação teatral.
Oficina “TEATRO I – INICIAÇÃO TEATRAL” 
Proponente: José Araújo
Resumo: Oficina de iniciação teatral voltada para dinâmicas de desinibição individual e grupal, como exercícios de expressão corporal e vocal, improvisações e jogos dramáticos. Montagem de cenas a partir dos temas estudados.
Minibio: Ator, cantor e professor de artes cênicas. Formação: Bacharel em Artes Cênicas e Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Atuou em mais de 30 espetáculos teatrais, estreando em 1972 com a peça “Orfeu Negro” (de Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim). Fez parte da peça “Bonitinha, mas Ordinária”, em homenagem aos 100 anos do autor Nelson Rodrigues, com apresentação em Portugal. Atuou em diversas novelas, seriados de TV e filmes nacionais e internacionais.
Data / Hora: TER - 10h às 12h
Oficina “TEATRO II – PROJETO ARMANDO GONZAGA” 
José Araújo
Resumo: Oficina de aprofundamento teatral sobre vida e obra do dramaturgo Armando Gonzaga. O projeto contará com estudos, palestras, leituras dramatizadas, exposição e montagem de texto sobre a vida do dramaturgo Armando Gonzaga.
Minibio: Ator, cantor e professor de artes cênicas. Formação: Bacharel em Artes Cênicas e Licenciatura em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Atuou em mais de 30 espetáculos teatrais, estreando em 1972 com a peça Orfeu Negro (de Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim). Fez parte da peça Bonitinha, mas Ordinária, em homenagem aos 100 anos do autor Nelson Rodrigues, com apresentação em Portugal. Atuou em diversas novelas, seriados de TV e filmes nacionais e internacionais.
Data / Hora: TER -, 14h às 16h
Pré-requisito: A partir de 16 anos de idade e ter alguma iniciação teatral.
Oficina “TEATRO I – O SER EXPRESSIVO”
Proponente: Paulo Rebello
Resumo: Oficina de iniciação teatral que busca investir no conteúdo existencial do aluno, trazendo para o corpo sua capacidade de expressar ideias e conteúdos, utilizando a sua sensibilidade em comunhão com os meios cênicos. Montagem de cenas a partir dos temas estudados.
Minibio: Diretor, ator e professor de teatro, formado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Como diretor, realizou espetáculos com Entre Quatro Paredes, Major Bárbara, Pedreira das Almas, Yerma, Dom Quixote, O Alienista. Como ator, participou de espetáculos como Álbum de Família, Vestido de Noiva, Elvira-Jouvet e Gerâneo.
Data / Hora: Quintas, 19h às 21h
Oficina “TEATRO I - CRIAÇÃO COLETIVA”
Proponente: André Ferraz
Resumo: Oficina de iniciação teatral que visa estimular nos alunos a compreensão física (corpo e voz) no processo de criação coletiva de cenas teatrais. O curso busca uma visão crítica e ativa em relação aos temas propostos na criação dramatúrgica e atoral das cenas, trabalhando com conceitos de ação física, teatralização de histórias orais e criação coletiva, a fim de colocar o aluno numa posição ativa em relação às histórias criadas por eles mesmos, procurando, ao mesmo tempo, estimular a criatividade e formar público crítico para o teatro. Montagem de cenas a partir dos temas estudados.
Obs.: O aluno que participar desta turma não poderá participar de “Teatro II: Cômico-Grotesco” simultaneamente.
Minibio: Diretor, ator e pesquisador, é Licenciado em Teatro, Mestre e Doutor em Artes da Cena pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Dirigiu e atuou em diversos grupos (PE, RR, MG e RJ); foi Gerente do Teatro Municipal Francisco Nunes (MG, 2008) e Analista de Artes Cênicas na Prefeitura de Belo Horizonte (MG, 2009-2016); foi Professor de Teatro no Palácio das Artes (MG, 2011), na Pós-Graduação de Produção e Crítica Cultural da PUC Minas (MG, 2012) e da Graduação de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP (MG, 2013-2015). Atualmente é Orientador de Oficinas de Artes Cênicas da COART/UERJ.
Data / Hora: Sextas, 16h às 18h
Pré-requisito: A partir de 16 anos de idade.
Oficina: TEATRO II – O CORPO POÉTICO DO ATOR
Proponente: Wellington Júnior
Resumo: Oficina de aprofundamento teatral que visa possibilitar aos alunos-atores entenderem os procedimentos contemporâneos de treinamento corporal do ator e a íntima relação com o processo de composição de personagens. Montagem de cenas a partir dos temas estudados.
Minibio: Professor de teatro, crítico e encenador; Licenciado em Artes Cênicas pela UFPE, com pesquisas na área de Teoria
Teatral pelo Bacharelado em Teoria Teatral da UNIRIO; Organizador do livro Memórias da Cena Pernambucana (Vol.1); Idealizador e organizador do Seminário Internacional de Crítica Teatral (ao lado da Renascer Produções Culturais); Ganhou o prêmio Minidrama da SP Escola de Teatro em 2010 (SP). Dirigiu espetáculos como: Essa Propriedade Está Condenada, The Célio Cruz Show, 4.48 Psicose, A Morta (Recife/PE) e À Margem (Rio de Janeiro/RJ).
Data / Hora: TER -19h às 21h
Pré-requisito: A partir de 16 anos de idade.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando