Buscar

Senac(ANEURISMA CEREBRAL TCC)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SENAC serviço nacional de aprendizagem comercial.
Centro profissionalizante Dr. Luiz Pessoa.
Curso: técnico em enfermagem.
Instrutor: José Rinaldo da Silva.
 José pereira 
aneurisma cerebral:uma abordagem interdisciplinar do assunto
 
Caruaru-pe
2013
 
José Pereira
 
 aneurisma cerebral:uma abordagem interdisciplinar do assunto
 
 Trabalho apresentado como conclusão da disciplina metodologia em pesquisa científica do curso técnico de enfermagem no município caruaru-pernambuco.
Caruaru-pe
2013
 José Pereira
 Banca examinadora:
 
 1°:examinador
 ____________________________________________________________
 Instrutor: José Rinaldo 
 
 2°:examinador:
 __________________________________________________________
 Instrutor: Hermes Flor Rocha 
 3°: examinador:
 ____________________________________________________________
 Instrutor: Jeremias Salomão Folder
 4°: examinador:
 _____________________________________________________________
Instrutor: Maria Do Carmo Cerqueira
Caruaru-pe
2013
 José Pereira
 
 DEDICATÓRIA
 Dedico este trabalho e o seu término em primeiro lugar A DEUS por que quis que eu estivesse cursando um curso do qual vou levar para o resto da minha vida, colocando em mente que trabalharei com vidas humanas e serei cobrado e darei de mim tudo que estiver ao meu alcance para conseguir os meus objetivos na vida e também dedico o meu trabalho todo ao grande mestre de ensino da nossa sala José Rinaldo que nos proporcionou o novo conhecimento num dinamismo incomparável ao demais instrutores pela sua paciência e pelo seu empenho em mostra o que é a enfermagem e pra que ela serve, pois é a profissão mais bonita que existe que é de salvar e de renovar o voto e a fé de que um dia estaremos todos num barco só e a todas as minhas colegas que mesmo não entrando em contato muito comigo, mas deram firmeza e me encorajaram a seguir em frente e jamais voltar ao passado.
Caruaru-pe
 2013
Agradecimentos:
 Agradeço a todos aqueles que me ajudaram a passar por esta caminhada, me possibilitando de poder aqui esta num privilégio de saber e de entender o que na verdade é a enfermagem.
 Agradecimentos pela dedicação e empenho de nos ensinar de tudo um pouco ajudando nós que somos uns eternos aprendizes universais, por que ninguém nasce sabendo de tudo e ninguém é o dono da verdade completa.
 Agradeço a DEUS pela saúde e pela minha paciência de chegar até aqui onde estou no término do meu curso, levando em consideração que a fé e a ciência estão sobre minha mente, pois nosso pai sempre me iluminou nas horas mais difíceis que estive.
 Agradeço aos nossos instrutores pela força, universalidade, dinamismo, raça, coragem, dedicação, humildade, compromisso, equidade, afeto, carinho e além de tudo mais, mostrar que a profissão na área de saúde visando à enfermagem é uma profissão que é considerada muito importante para a sociedade mundial , seja onde estiver acontecendo fatos e tragédias à enfermagem sempre estará presente para curar, cuidar e salvar, seja nas guerras, nas rebeliões, no vandalismo e nas depressões da vida que existem na atualidade, hoje em dia o mundo é cruel com todos e nos ensina que devemos saber falar e saber ouvir para podermos nos expressar um erro na enfermagem pode ser fatal e pode custar a vida humana, pois trabalhamos com pessoas que necessitam de um ambiente que tenha harmonia e que tenha paz, não só a paz em si mais a espiritualidade junta e saber que todo ser humano tem um coração que bate e nas suas veias tem corre um sangue que é a vida propriamente dita, numa visão holística comum a todo não sejamos egoísta, sejamos justiceiros, sejamos honesto e sejamos curtos e temos que abraçar a causa. Cuidamos do amor, como o jardineiro da flor Cuida do bem, assim como ninguém. Paciente e contente, sempre cuida da gente nos separa da dor, faz do ódio o amor Cuida de mim, cura minha dor  Medicina do bem, enfermeira do amor.
 
 
Caruaru-pe
 2013
 
“Espero que a nossa sabedoria cresça com a nossa força, e que nos ensine que quanto menos usamos nossa força, maior ela será.” (Thomas Jefferson).
 
 “Não é o que você tem ou quem você é, ou onde você está, ou o que você está fazendo que o faça feliz ou infeliz. É o que você pensa sobre.” (Dale Carnegie).
 
 Caruaru-pe
 2013
 RESUMO:
 O aneurisma cerebral é uma dilatação da parede arterial que se desenvolve em consequência da fraqueza da artéria, Provocando várias consequências conhecidas hoje pela sociedade e pelos médicos. Os principais fatores de risco incluem a hipertensão, tabagismo, doenças cardiovasculares, fatores genéticos, idade crescente. Neste estudo, verifiquei através de um estudo descritivo, exploratório com abordagem quantitativa, procurou-se definir o perfil dos pacientes submetidos ao tratamento de embolização e ao tratamento dos aneurismas cerebrais relacionados aos procedimentos de enfermagem e de medicina visando o bem-estar do paciente e na capacitação da volta dele ao convívio social. Os dados foram coletados através de analise de gráficos e pesquisas em cima de artigos científicos e de conhecimento explorador dentro da área da neurologia abrangendo o período de todo o histórico dos fatores de risco até mesmo os cuidados de enfermagem e o tratamento ao final de um longo de descritivo trabalho no qual demonstro toda a fases do sistema nervoso até onde o aneurisma vai atingir todas as partes onde ele passa provocando desde vasoconstrição até a vasodilatação de artérias importante para o cérebro e para o corpo até mesmo das mais simples ideias relacionadas à cura e ao apoio a este paciente que esta em estado neurológico defasado devido ao risco de morte súbita, ajudando o leito a entender todos os casos como acontece e de onde vem, pois se tem uma causa tem uma explicação do que venha a acontecer. 
 Esses dados foram tratados e demonstrados através de gráficos e tabelas, resultando em: a maioria dos pacientes é proveniente de um grande sedentarismo, obesidade mórbida e do diabetes que ajudam a aterosclerose a se desenvolverem levando o paciente a desenvolver um fator ainda mais intrigante que é o aneurisma. O sexo feminino correspondeu à maioria dos pacientes (61,4%). A faixa etária predominante foi de 41 a 50 anos para as mulheres e de 51 a 60 anos para os homens, sendo assim as mulheres mais atingidas pelo aneurisma cerebral no Brasil. Os fatores de risco foram o tabagismo (24,2%) e a hipertensão (26,4%). Os sintomas apresentados foi cefaleia (84,1%), emite (43,2%) e perda/diminuição do nível da consciência (34,1%). 
 Na avaliação neurológica, os pacientes
podem ou não ficarem com sequelas sendo 30% com sequelas no caso pode apresentar defeitos no raciocínio e nas atividades diárias. Os exames de diagnósticos mais realizados foram à arteriografia (12,1%) e a tomografia (21,2 %). A maioria dos pacientes (50,8%) ficou internada por até três dias. Os aneurismas mais comuns foram os aneurismas de tamanho pequeno (85,6%) e do tipo sacular (80,0%), predominando a ocorrência de um único aneurisma (54,5%). As principais artérias acometidas foram à artéria comunicante posterior (23,5%), artéria comunicante anterior (15,9%), artéria cerebral média (7,6%) e artéria oftálmica (7,6%). As complicações encontradas foram déficits cognitivos e motores (6,8%) e óbitos (4,5%).
 ABSTRACT:
The cerebral aneurysm is a dilation of the arterial wall that develops as a result of the weakness of the artery, Fondling several consequences known today by society and doctors. The main risk factors include hypertension, smoking, cardiovascular disease, genetic factors, increasing age. In this study, checked through a descriptive, exploratory study with a quantitative approach, we sought to define the profile of patients undergoing embolization treatment and treatment of brain aneurysms related to nursing procedures and medicine for the well-being of the patient and capacity building of the social life around him. Data were collected through review of charts and research on scientific articles and explorer of knowledge within the field of neurology covering the period from the entire history of risk factors even nursing care and treatment at the end of a long descriptive work on all stages which demonstrate the nervous system to which the aneurysm will reach all parts where it passes from causing vasoconstriction, vasodilation of the arteries to the brain important for the body and even the simplest ideas related to healing and support to this patient who is in neurological status lagged due to the risk of sudden death, helping to understand the bed all cases as it happens and where it comes from, because it has a cause has an explanation of what will happen.
       These data were processed and presented through graphs and tables, resulting in: most patients came from a large sedentary, morbid obesity and diabetes that help to develop atherosclerosis leading the patient to develop a factor that is even more intriguing the aneurysm. The female corresponded to the majority of patients (61.4%). The predominant age group was 41-50 years for women and 51-60 years for men, so the women most affected by brain aneurysm in Brazil. The risk factors were smoking (24.2%) and hypertension (26.4%). The symptoms were headache (84.1%), issues (43.2%) and loss / decreased level of consciousness (34.1%).
          On neurological examination, patients may or may not stay with sequelae and 30% in the case with sequels may be defective in reasoning and daily activities. The more diagnostic tests were performed to arteriography (12.1%) and CT (21.2%). Most patients (50.8%) was hospitalized for three days. The most common aneurysms were small aneurysms (85.6%) and saccular type (80.0%), predominantly the occurrence of a single aneurysm (54.5%). The main arteries affected were the posterior communicating artery (23.5%), anterior communicating artery (15.9%), middle cerebral artery (7.6%) and ophthalmic artery (7.6%). Complications were cognitive and motor deficits (6.8%) and deaths (4.5%).
 Termos e siglas técnicas:
Abscessos: acúmulo localizado de pus num tecido, formando uma cavidade delimitada por uma membrana de tecidoinflamatório (membrana piogénica). O líquido purulento que a preenche se forma em virtude da desintegração e morte (necrose) do tecido original, micro-organismos e leucócitos.
A.C: aneurisma cerebral	
ACO: anticoncepcional oral.
ACSD: arteriografia cerebral com subtração digital
Afasia: é um distúrbio na formulação e compreensão da linguagem. Uma deterioração da função da linguagem.
Angiograma (ou Angiografia): é o método de realização de um exame radiográfico dos vasos sanguíneo, por meio da injeção de contraste radiopaco.
Antidiurético: é um hormônio humano secretado em casos de desidratação e queda da pressão arterial; fazendo com que os rins conservem a água no corpo, concentrando e reduzindo o volume da urina. Este hormônio é chamado de vasopressina, pois aumenta a pressão sanguínea ao induzir uma vasoconstrição moderada sobre as arteríolas do corpo. O ADH atua no néfron, favorecendo a abertura dos canais de água (aquaporinas) nas células do túbulo de conexão e túbulo coletor.
Alzheimer: doença neurodegenerativa que atinge o sistema nervoso central e suas células nervosas.
Artéria femoral profunda (AFP): é um grande ramo emergindo lateralmente da femoral em aproximadamente 3,5 cm distal ao ligamento inguinal.
Ateromas: placas de gorduras e de fibras que se formam dentro das paredes das artérias e veias provocando o entupimento das mesmas.
AVC: acidente vascular cerebral.
Calcificação: é o processo no qual os sais de cálcio se acumulam nos tecidos moles (artérias, cartilagens, válvulas cardíacas, etc.).
Cardiovascular: sistema de irrigação sanguíneo de artérias e de veias do coração.
Cefaleia: dor de cabeça.
Células endoteliais: é um tipo de célula achatada de espessura variável que recobre o interior dos vasos sanguíneo.
Citotóxico: libertação de certas substâncias nocivas. No corpo humano têm-se como exemplo deste tipo de células os linfócitos T citotóxicos (CD8), que destroem as células do hospedeiro infectadas por vírus, bactérias ou outros parasitas intracelulares (ocorrendo apoptose celular induzida pelo linfócito T citotóxico). O organismo, ao destruir as células infectadas do próprio organismo, evita a propagação da infecção pelas restantes células.
Concepção: ato de conceder a luz.
Conjunção: ato de forma conjuntos.
Cortisol: é uma hormonal corticosteróide da família dos esteróides, produzido pela parte superior da glândula suprarrenal, diretamente envolvido na resposta ao estresse. Sua forma sintética, chamada de hidrocortisona, é um anti-inflamatório usado principalmente no combate às alergias, a artrite reumatoide (Britânica) e alguns tipos de cancro. O nome cortisol deriva de córtex. (((Tem três ações primárias: estimula a quebra de 1) proteínas, 2) gorduras e 3) providencia a metabolização da glicose no fígado. Considerado o hormônio do stress, ativa respostas do corpo ante situações de emergência para ajudar a resposta física aos problemas, aumentando apressão arterial e o açúcar no sangue, propiciando energia muscular. Ao mesmo tempo todas as funções anabólicas de recuperação, renovação e criação de tecidos são paralisadas e o organismo se concentra na sua função catabólica para a obtenção de energia. Uma vez que o stress é pontual, superada a questão, os níveis hormonais e o processo fisiológico volta a normalidade, mas quando este se prolonga, os níveis de cortisol no organismo disparam (Enciclopédia Médica Ferato).
Diagnóstico: em Medicina é o processo analítico de que se vale o especialista ao exame de uma doença ou de um quadro clínico.
Disfalgia: É uma alteração da deglutição caracterizada por engasgos e que pode levar a bronca aspiração, ou seja, da saliva ou o de alimento no ato de engolir obstruindo parcial ou totalmente a via respiratória. A Disfalgia não é doença e sim um sintoma, portanto devemos estar atentos.
Displasia fibrosa: é uma doença, congênita e benigna, que provoca desgaste ósseo e crescimentos ou lesões em um ou mais ossos do corpo humano.
Dissecção: o ato de explorar o corpo humano, ou seja, através de cortes possibilitarem a visualização anatômica dos órgãos.
Distorção: duplo sentido.
Doença assintomática: patologia que não apresenta sinais e sintomas.
Dor ocular: dor no globo de um dos olhos.
Equilíbrio homeostático: é a propriedade de um sistema aberto, em seres
vivos especialmente, que tem função de regular o seu ambiente interno para manter uma condição estável, mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico controlado por mecanismos de regulação inter-relacionados.
Emese: vomito
Epilepsia: é um conjunto comum e diversificado de desordens neurológicas caracterizadas por descargas nervosas.
Esclerose múltipla: é uma doença autoimune que afeta o cérebro e a medula espinhal.
Estrógeno: é uma designação genérica dos hormônios cuja ação está relacionada com o controle da ovulação e com o desenvolvimento de características femininas.
Fissuras anais: Esta lesão é decorrente de algum trauma da região anal, como a evacuação com fezes volumosas e endurecidas. A fissura apresenta como sintomasmais característicos a dor anal, principalmente às evacuações, associada a sangramento vermelho "vivo". O quadro doloroso pode persistir por alguns minutos ou até mesmo horas após a evacuação. Dependendo do tempo que a paciente apresenta a fissura esta pode ser classificada em aguda ou crônica. A fissura anal aguda é uma lesão recente, e que em geral cicatrizará de forma espontânea e com a ajuda de cuidados clínicos. Em contrapartida, a fissura anal crônica apresenta um longo histórico, geralmente maior que dois meses, e geralmente necessitará de tratamento cirúrgico para o seu tratamento, embora por vezes ainda possa ser tratada com um medicamento (pomada) à base de glicerina.
Fusiformes: um objeto ou organismo em forma de fuso (antigo instrumento usado para fiar), ou seja, alongado e com as extremidades mais estreitas.
Glândula pineal: é uma pequena glândula endócrina localizada perto do centro do cérebro, entre os dois hemisférios, acima do aqueduto de Sylvius e abaixo do bordelete do corpo caloso, na parte anterior e superior dos tubérculos quadrigêmeose na parte posterior do ventrículo médio. Está presa por diversos pedúnculos. Apesar das funções desta glândula ser muito discutidas, parece não haver dúvidas quanto ao importante papel que ela exerce na regulação dos chamados ciclos circadianos, que são os ciclos vitais (principalmente o sono) e no controle das atividades sexuais e de reprodução.
Glaucoma: é a designação genérica de um grupo de doenças que atingem o nervo óptico e envolvem a perda de células ganglionares da retina.
Latência: é a diferença de tempo entre o início de um evento e o momento em que seus efeitos tornam-se perceptíveis.
HAS: hipertensão arterial sistêmica.
HD: hipótese de diagnóstico.
HDL: HDL é a sigla de High Density Lipoproteins, que significa proteínas de alta densidade, também conhecido como o “bom colesterol”. O HDL é capaz de absorver os cristais de colesterol, que são depositados nas artérias, removendo-o das artérias e transportando-o de volta ao fígado para ser eliminado.
Hemaencefálico: é uma estrutura membrânica que atua principalmente para proteger o Sistema Nervoso Central (SNC) de substâncias químicas presentes no sangue, permitindo ao mesmo tempo a função metabólica normal do cérebro. É composto de células endoteliais, que são agrupadas muito unidas nos capilares cerebrais. Esta densidade aumentada restringe muito a passagem de substâncias a partir da corrente sanguínea, muito mais do que as células endoteliais presentes em qualquer lugar do corpo.
Hematoma: pequenos coágulos de sangue na pele.
Hemiparesia: é a paralisia parcial de um lado do corpo. Geralmente é causado por lesões da área corticospinal que corre abaixo dos neurônios corticais do lobo frontal para os neurônios motores da coluna vertebral, que é responsável pelos movimentos dos músculos do corpo e seus membros. Também se pode ocorrer essa doença em caso de complicação no parto de uma criança na hora de seu nascimento. Atualmente, não há cura, apenas tratamento para que essa paresia não venha atrapalhar a vivência diária da pessoa. Mas cientistas pesquisam algumas formas através das células tronco. Hemiplegia é semelhante a hemiparesia, mas hemiparesia é considerado menos severo.
Hepático: tudo que é relacionado ao fígado.
Heteros: genes de sexos diferentes.
 Hipercolesterolêmica: é uma condição que se caracteriza pela presença de taxas elevadas de colesterol no sangue, bem acima dos 200 MG/decilitro.
Hiperpirexia: é utilizado em termos médicos para designar febre muito alta, acima de 40 graus c., com risco de ser letal.
Hipotálamo: é uma região do encéfalo dos mamíferos (tamanho aproximado ao de uma amêndoa) localizado sob o tálamo, formando uma importante área na região central do diencéfalo, tendo como função regular determinados processos metabólicose outras atividades autônomas. O hipotálamo liga o sistema nervoso ao sistema endócrino sintetizando a secreção de neuros hormônios (também chamado de "liberador de hormônios") sendo necessário no controle da secreção de hormônios da glândula pituitária — entre eles, liberação do hormônio gonadotrofina  (Gnrh). Os neurônios que secretam Gnrh são ligados ao sistema límbico, que está envolvido principalmente no controle das emoções e atividade sexual. O hipotálamo também controla a temperatura corporal, a fome, sede, e os ciclos circadianos.
Hipotensão: queda brusca da pressão dentro das paredes das artérias, o movimento do sangue e seu bombeamento não estão cumprindo o seu objetivo.
Hipoxemia: é a baixa (hipo) concentração de oxigênio no sangue arterial. É diferente de hipóxia, que é a baixa disponibilidade de oxigênio.
Hipóxia: significa baixo teor de oxigênio. Trata-se de um estado de baixo teor de oxigênio nos tecidos orgânicos cuja ocorrência é atribuída a diversos fatores.
Hormônios: é uma substância química específica fabricada pelo sistema endócrino
HSA: hemorragia subaracnoidea.
Huntington: é uma disfunção cerebral hereditária, que evolui com degeneração corporal e mental.
IAM: infarto agudo do miocárdio.
Incontinência urinária: ocorre quando, a pressão dentro da bexiga excede aquela que se verifica dentro da uretra, ou seja, há um aumento considerável da pressão para urinar dentro da bexiga, isso ocorre durante a fase de enchimento do ciclo de micção. É definida como a perda involuntária de urina, provocando por vezes certo constrangimento à pessoa.A incontinência urinária também pode ser designada de Enurese. E ocorre com certa frequência à noite, principalmente entre os idosos.
Intubação: é um procedimento de suporte avançado de vida onde o médico, com um laringoscópio, visualiza alaringe e através dela introduz um tubo na traquéia (tubo endotraqueal). A intubação endotraqueal é também usada na anestesia geral. É administrado 2 minutos antes, um opiode (como o fentanil) e um relaxante muscular, para facilitar a entubação. Cerca de 40 segundos antes é administrado um anestésico (propofol ou tiopental), intubado o doente e ligado ao ventilador. Aqui, são misturados três gases - ar, oxigênio (O2) além do oxido nitroso (N20) de maneira a manter a anestesia, pelo tempo necessário.
KL: quilograma.
LCR: liquido cefalorraquidiano.
LDL: LDL é a sigla de Low Density Lipoproteins, que significa proteínas de baixa densidade, e acredita-se que elas sejam as piores para os seres humanos, também chamado de mau colesterol. O LDL é o responsável por transportar o colesterol do fígado, até as células de vários outros tecidos, trazendo vários danos aos vasos sanguíneos. O LDL é diretamente relacionado as doenças cardíacas.
Lesões dermatológicas: são feridas na pele de profunda pequena, média e grande.
Lipotimia: é a perda mais ou menos completa da consciência, acompanhada da abolição das funções motrizes e/ou motoras.
Macroscópica: de tamanho grande, cuja capacidade se distinguiu em ver a olho nu.
MAV: má formação arteriovenosa. 
Medico vascular: especialista no estudo de casos ligados ao sistema circulatório.
Melena: fezes com raios de sangue.
Meningite: inflamação das membranas que recobrem o cérebro as meninges.
Microscópica: algo que é observado ao aparelho microscópico de tamanho invisível ao olho nu.
ML: milímetros.
MMHG: milímetros de mercúrio
Muscular: relacionado ao sistema
do músculo.
Neoplasias: é o termo que designa alterações celulares que acarretam um crescimento exagerado destas células.
Nervo óptico: ramificação nervosa do globo ocular que liga os olhos ao cérebro.
Nitria: aumento nas micções durante a noite.
Oclusão vascular séptica: é um tipo choque séptico, em que bactérias produzem endotoxinas levadas até artéria Pulmonar e Capilar Pulmonar (Pressão de Oclusão).
Obesidade mórbida: tipo de aumento do peso em que é observada a condição de só engorda e não voltar ao estádio clinica de perda de peso, sendo considerado o aumento de peso involuntário.
Obstrução intestinal é a oclusão parcial ou total do intestino impedindo a passagem de seu conteúdo. Conheça as causas e tratamentos da obstrução.
Opacidade da córnea: A córnea é um tecido transparente, que ocupa a porção anterior do globo ocular como se fosse um vidro de relógio. A sua transparência é fundamental para que possamos enxergar. No momento em que a córnea torna-se opaca, consequência de alguma patologia, Dentre as doenças que ocasionam a opacidade da córnea, destacamos as úlceras - decorrentes do uso de lentes de contato usadas sem orientação médica ou manipuladas sem os devidos cuidados de higiene -, traumatismos oculares, doenças degenerativas da córnea - que ocorrem com a idade, e ceratocone - que se caracteriza por ser uma córnea pontiaguda que surge, em geral, na puberdade e como complicação de cirurgia de catarata.
 Região epigástrica: O principal órgão que se encontra sob esta região é o estômago. Doenças que afetam o estômago, pâncreas ou vias biliares podem causar dor no epigástrio.
Retinopatia diabética: é a lesão à retina causada pelas complicações do diabetes mellitus. É causa importante de cegueira entre diabéticos.
Parkinson: desordem progressiva dos nervos e das células nervosas.
Peristáltico: são movimentos involuntários de certos órgãos, como a mão, intestino, etc. São responsáveis pela circulação sanguínea, e por empurrar o alimento (também denominado bolo alimentar, quimo ou quilo, de acordo com a fase da digestão) ao longo do tubo digestivo, para que ocorra sua digestão ao nível devido.Esse movimento é impulsionado pela musculatura lisa e coordenado pelo sistema nervoso autônomo, por todo o tubo digestivo, iniciando-se no esôfago e terminando no reto. O movimento peristáltico é o movimento que o intestino faz para empurrar o bolo alimentar. O peristaltismo foi descoberto por Ernest Starlintg e William Bailes."O peristaltismo é responsável pela progressão do conteúdo (bolo alimentar) ao longo da maior parte do tubo digestivo. As contradições musculares formam ondas peristálticas, compostas por uma onda de relaxamento dos músculos circulares que gera, por sua vez, uma onda de distensão que precede ao bolus; e, uma onda de contracção muito forte dos músculos circulares que se sucede ao bolus, obrigando à sua progressão ao longo do tubo digestivo. Cada onda peristáltica percorre todo o esôfago em aproximadamente 10 segundos. No intestino delgado, as ondas peristálticas tê percursos curtos. Em alguns segmentos do intestino grosso, a progressão do conteúdo faz-se através dos movimentos de massa, contracções que abrangem segmentos muito maiores do que os movimentos peristálticos."
Poliúria: aumento nas micções durante o dia.
Precoce: algo com a chegada muito cedo.
Progesterona: é um hormônio esteróide produzido, a partir da puberdade, pelo corpo lúteo e pela placenta durante a gravidez. A progesterona é o segundo hormônio feminino e é produzida principalmente no ovário. No processo da ovulação, o óvulo, célula fértil feminina, se encontra dentro de uma pequena bolinha de líquido chamada folículo. Este folículo produz o estrógeno, hormônio feminino básico. É o estrógeno que faz o aspecto físico da mulher. Após a liberação do óvulo este folículo se transforma em corpo amarelo ou lúteo, e começa a produzir progesterona, a qual prepara a mulher para a gestação e o aleitamento. A progesterona age em todo o corpo físico da mulher preparando-a para a gravidez. Muita mulher tem deficiência de progesterona e isto não parece ter um significado muito importante para o organismo. Sua maior consequência é a amenorréia, ou falta de menstruação. É um hormônio essencial na manutenção da gravidez. É primeiramente produzida pelo corpo lúteo do ovário, até cerca de 20 semanas de gestação, sendo depois sintetizada pela placenta. Muitas mulheres inférteis, com falhas de implantação e com aborto recorrente apresentam baixos níveis de progesterona no sangue, sendo indicada uma suplementação de progesterona na fase inicial da gravidez. A progesterona age não só na receptividade endometrial, mas também a resposta imunológica materna, devendo a suplementação permanecer até por volta da 16ª semana, alguns médicos recomendam somente até a 10ª semana.
Prognóstico: em Medicina, é conhecimento ou juízo antecipado, prévio, feito pelo médico, baseado necessariamente no diagnóstico médico.
Protuberância: algo em relevo, algo em alto volume.
Profusão: é resultado da degeneração dos discos intervertebrais da coluna. Pode ser causado por vários motivos.
Quiasma óptico: é uma estrutura em formato de X formada pelo encontro de dois nervos ópticos.
RM: ressonância magnética
Ruptura: extravasamento de algo no corpo.
Septicemia: infecção generalizada.
SUS: sistema único de saúde.
SSVV: sinais vitais de uma pessoa temperatura, pulso, respiração e pressão arterial.
TAC: tomografia axial computadorizada.
Tecido conjuntivo: tecido conectivo se refere ao grupo de tecidos orgânicos responsáveis por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos.
Testosterona: é uma hormona que causa certos efeitos tanto nos homens quanto nas mulheres. É produzida nos homens pelos testículos (os quais também produzem espermatozóides e uma série de outros hormônios que controlam o desenvolvimento normal e funcionamento do organismo) e nos indivíduos do sexo feminino pelos ovários, e, em pequena quantidade em ambos, também pelas glândulas suprarrenais. Vale ressaltar que a síntese da testosterona é estimulada pela ação do LH (hormônio luteinizante), que por sua vez é produzido pela pituitária anterior (adenohipófise ou simplesmente hipófise). A testosterona é responsável pelo desenvolvimento e manutenção das características masculinas normais, sendo também importante para a função sexual normal e o desempenho sexual. Apesar de ser encontrada em ambos os sexos, em média, o organismo de um adulto do sexo masculino produz cerca de vinte a trinta vezes mais testosterona que o organismo de um adulto do sexo feminino, tendo assim um papel determinante na diferenciação dos sexos na espécie humana.
Tireoide: (termo derivado da palavra grega "escudo", devido ao seu formato) são uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Ela é uma estrutura de dois lobos localizada no pescoço (em frente à traqueia) e produz hormônios, principalmente tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), que regulam a taxa do metabolismo e afetam o aumento e a taxa funcional de muitos outros sistemas do corpo. O iodo é um componente essencial tanto do T3 quanto do T4. A tireoide também produz o hormônio calcitonina, que possui um papel muito importante na homeostase do cálcio. O hipertireoidismo (tireoide muito ativa) e hipotireoidismo (tireoide pouco ativa) são os problemas mais comuns da glândula tireoide.
TRH: terapia de reposição hormonal
Ulceras por pressão: é um tipo de úlcera cutânea, uma necrose tecidular, equivalente a escara. São lesões cutâneas decorrentes de uma insuficiência do fluxo sanguíneo e da irritação da pele localizada sobre uma proeminência óssea, nas zonas onde a pele foi pressionada por uma cama, por uma cadeira de rodas, por um aparelho gessado, por uma tala ou por outro objeto rígido durante um período prolongado.
UTI: unidade de terapia intensiva.
Vasogênico: Este tipo de choque inclui diversas alterações que provocam a exagerada dilatação dos vasos sanguíneos periféricos de pequeno calibre, daí resultando uma má perfusão te-cidular,
não sendo possível assim manter o adequado transporte de oxigênio aos órgãos vitais. Desta forma, o choque neurogênico pode ser desencadeado por uma dor intensa, por traumatismos que provoquem lesões medulares.
Ventrículo cerebral: é um conjunto de estruturas do cérebro.
Vísceras são os órgãos internos do corpo que contêm espaço(s) que podem servir para digestão, respiração, armazenamento de excretas ou secreções.
	
 Sumário:
1: Introdução......................................................................................................24
Definição de aneurisma cerebral...........................................................28
 Tipos de aneurisma cerebrais...............................................................29
Fisiopatologia dos aneurismas cerebrais.............................................. 34
Complicações provenientes dos aneurismas cerebrais..........................35
sinais e sintomas....................................................................................38
Diagnóstico...........................................................................................39
Tipos de exames....................................................................................40
Tratamento............................................................................................42
Cuidados de enfermagem......................................................................43
Prevenção ou profilaxia do A.C............................................................45
Anatomia cerebral.................................................................................48
Funções dos hemisférios esquerdo e direito do cérebro........................51
Sistema vascular cerebral......................................................................53
2: Justificativa da escolha do tema aneurisma cerebral para compor o T.C....... 55
3: Objetividade da pesquisa que propus..............................................................56
3.1: Objetivo geral para que vai servir o foco do assunto................................... 56
3.2: objetivos específicos....................................................................................57
4:Revisão da literatura........................................................................................58
5:Objetivos e Procedimentos metodológicos usados na pesquisa.......................58
5.1:O tipo da pesquisa que realizei......................................................................59
5.2:Coleta de dados..............................................................................................60
5.3: critérios para a inclusão de artigos...............................................................60
5.4: critérios para a exclusão de artigos..............................................................61
5.5:Análise de dados............................................................................................62
Dados históricos do A.C. no Brasil..........................................................63
Dados históricos do A.C. no mundo........................................................63
6:Considerações finais.........................................................................................64
7:Referência bibliográfica....................................................................................66
ANEXOS..............................................................................................................69
1: INTRODUÇÃO:
 O Nosso corpo precisa de várias atividades diárias para sua sobrevivência, desde que o homem passa a se forma no ventre da mãe que todo o seu corpo entra em conjunção com o feto, ele passa a promover a chamada reprodução humana quando duas pessoas de sexos diferentes (heteras) passam a se sintonizar daí em pouco tempo num prazo de nove meses ou quarenta semanas que passamos a ser formado no ato da concepção feminina, o nosso cérebro e todo o nosso organismo passa a trabalhar num ritmo de alta conjunção todos os sistemas nervoso, cardiovascular, muscular, circulatório, articular, digestivo, cerebral, respiratório, ósseo, urinário e o sistema reprodutor. Quando o nosso corpo está em formação dentro do ventre da mãe o sistema que vai se desenvolver em primeira linha será o sistema nervoso central e o cerebral que dará a raiz para que todos os outros sistemas se desenvolvam e possam dar amplitude para que todo o organismo possa trabalhar em constante medida igual , portanto é de extrema importância que todos saibam e conheça o porquê isso acontece e qual a importância fundamental do desenvolvimento por completo do sistema nervoso central juntamente e paralelamente com o cérebro .
 Ao longo do tempo e da História da humanidade se perguntava qual a causa de tantas mortes súbitas, já que em determinadas épocas a ciência e a medicina não estavam tão evoluídas como hoje no século XXI, que existe muita modernidade para se descobrir os tipos de patologias ou moléstias que venham a cometer o corpo, um exemplo dessa evolução foi à criação e invenção dos tipos de anestesias dando um pulo nas cirurgias, pois antigamente não se tinha recursos o suficiente para se trabalhar numa laparatomia exploradora, por exemplo, e nos vários tipos de cirurgias desde extração de um dente na odontologia até uma sessão de um cateterismo de forma geral e é uma grande evolução na ciência da saúde. Mas como o todo corpo humano é uma máquina perfeita aos olhos e mãos de DEUS, o cérebro também pode levar a morte instantaneamente sem que haja ajuda ou intervenção médica, o indivíduo pode entrar em óbito em fração de segundos, pois o cérebro comanda todo o nosso corpo desde um pequeno movimento locomotor como, por exemplo, escovar os dentes até um grande movimento como uma corrida. O cérebro enxerga tem percepção das coisas ao nosso redor, descreve todos os movimentos do nosso corpo, comanda as batidas e o bombeamento do sangue pelo coração, dá comanda aos nossos hormônios e claro comanda todos os nossos órgãos que entram em síntese uns com os outros, trabalhando por igual e mantendo todo o equilíbrio do nosso corpo.
 A observação minuciosa da ciência pôde se descobrir que o cérebro é o mais importante órgão do corpo humano sua fisiologia é a mais complexa do corpo humano juntamente com o coração, e por isso tende a sofrer com várias patologias que obviamente pode levar às pessoas a morte cerebral isso ocorre na sociedade por que existem vários fatores como o crescimento da expectativa de vida da população, o crescimento econômico das classes, a má alimentação dos nossos jovens, a tendência do uso de drogas e medicamentos de forma errada e concerteza a falta do conhecimento do que seja bom ou ruim para o consumo humano acarreta no aparecimento de doenças neurodegenerativas como Alzheimer, Parkinson, Huntington e esclerose múltipla aos acidentes vasculares cerebrais (AVC), neoplasias, epilepsia, ou disfunções psiquiátricas diversas, bem como outras diretamente ligadas ao envelhecimento, de origem genética ou traumática, os aneurismas cerebrais.
 Mas o que é de suma importância sabermos é o estudo no que se diz respeito aos aneurismas cerebrais que na verdade é considerada uma dilatação de um vaso, que pode aparecer principalmente nas ramificações das artérias, e quando se rompe, provoca sangramento. Pode evoluir de convulsões e desmaios para a morte. As hiperpirexia podem passar de 41° C levando o individuo a morte, pode também ser considerado uma patologia congênita que na verdade se torna de passagem de mãe para filho quando a criança está no ventre ou adquirida em que há alteração da parede das artérias cerebrais, que causa uma dilatação local formando uma bolha. O aneurisma pode ser induzido pela hipertensão, pelo depósito excessivo de gordura nas artérias, ou por traumatismos cranianos, nesse caso ela pode ser provocada
por placas de fibras gordurosas que entopem as ramificações das artérias levando a um aumento da pressão intracraniana , daí dizemos que foi provocado por um arteriosclerose .
 Na definição de dois cientistas norte americano Martin e Holland, os aneurismas cerebrais podem ser definidos como: “os aneurismas são deformidades arteriais saculares ou fusiformes, secundárias à dissecção e à protrusão da íntima através de um defeito estrutural na camada muscular de uma artéria, cuja causa subjacente pode ser embólica, neoplásica, traumática ou aterosterótica” Existem algumas propostas para a formação dos aneurismas. A ocorrência de um defeito congênito na camada, lesão primária formada por uma lesão que normalmente ocorre com o tempo na lâmina elástica interna, ou ambos os fatores congênitos e adquiridos, defeitos da camada média, origem de pequenos vasos, predisposição anatômica congênita, malformação vascular intracraniana e arteriovenosa, displasia fibromuscular, esclerose tuberosa, alterações degenerativas, inflamação, aterosclerose, hipertensão e estresse hemodinâmico (JACOBSON, 2005).
 Os sintomas iniciais apresentados pelos pacientes com aneurismas cerebrais são mal estar, forte cefaleia, emese, breve perda de consciência, dor ocular, facial ou craniana, perda visual ou visão dupla, hemorragia ocular sub-hialóidea e subaracnoidea, rigidez nucal. Conforme o aneurisma cresce, os sintomas e sinais clínicos podem mimetizar outras condições que causam distorção encefálica focal ou aumento da pressão intracraniana (BATJER ET AL, 2007).
 
 As opções de tratamento do aneurisma cerebral podem ser dadas da seguinte maneira segundo o médico cirurgião José Augusto Marcondes de Sousa em uma pesquisa publicada na revista brasileira de cardiologia INVAS em 2005 diz o seguinte: “A correção cirúrgica das doenças da aorta ainda apresenta desafios. A conduta endovascular é considerada, atualmente, um alternativo potencial para a mortalidade e a morbidade associadas ao tratamento do aneurisma da aorta com cirurgia a céu aberto. Pacientes com indicação clínica dos quadros a seguir devem ser considerados para a conduta intervencionista: aneurisma maior que 5,5 cm de diâmetro, sinais de ruptura ou isquemia do órgão. A decisão pela escolha do tratamento endovascular depende de características anatômicas adequadas. Os índices de sucesso do procedimento estão entre 80 e 90%, com taxas de complicação aceitáveis. Os pacientes devem ter acompanhamento rigoroso, pois algumas complicações – como endovazamento e ruptura tardia – podem ocorrer”.
 Os cuidados de enfermagem devem implica-nos diferentes cuidados na hora de nos darmos à preeminência de está ali ajudando e dando assistência nos transtornos provocados pela doença cerebral, obsevando que a enfermagem, durante todo o processo da doença deve servi numa ajuda que poderá levar a um diagnóstico e a uma intervenção que pode identificar precocemente os transtornos da doença é ai que aliamos o conhecimento ao procedimento, tem como responsabilidade e a obrigação de desenvolver uma interação com o cliente/paciente ou até mesmo usuário, com a intenção de solucionar os problemas emergentes que esteja alterando a sua integridade. Assim, os aspectos fisiológicos do cuidado de enfermagem são os de maior divulgação na literatura e com destaque na cura e recuperação frágil do A.C.
 O objetivo geral do trabalho é de poder levar o conhecimento de que o A.C. pode ser fatal e leva à morte súbita, este trabalho está sendo realizado para mostrar o quanto nossos costumes cotidianos podem levar ao desencadeamento de uma serie de doenças cerebrais que corremos o risco de termos futuramente uma doença que tivemos o contato com ela, mas ao menos ficamos por dentro do assunto debatido.
 Doença muito temida, o aneurisma cerebral é um mal silencioso que, quando se manifesta, frequentemente leva a pessoa à morte ou deixa sequelas. Segundo as estatísticas, o aneurisma cerebral acomete 71,5% das mulheres contra 28,5% dos homens. A doença é de difícil prevenção. Cefaleias em pessoas que possuem antecedentes na família e enxaquecas resistentes a medicamentos devem ser investigadas. Mas esse índice pode ser bem maior, na opinião do neurologista Antônio Gabriel Abaurre Chaves. O médico explica que, quando o paciente morre, nem sempre o diagnóstico é feito de forma precisa. "O sangramento no cérebro, provocado por um aneurisma, muitas vezes é confundido com um Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido como derrame", esclarece.
 Nas próximas páginas veremos o que na verdade representa o aneurisma cerebral, de onde surgi, como podemos curar e se tem cura, se tem tratamento é medicamento, é cirúrgica, qual a estimativa de vida de uma pessoa acometida por um A.C., a população toda sempre é atingida por esta grave doença neural ou apenas uma parte dela, são estas dúvidas que esclarecerei de forma amigável e bem vista para que se entenda que o cérebro e a nossa mente são um mistério.
1.1Definição de aneurisma cerebral:
 Com a caracterização de dilatação anormal e vinda proveniente de um vaso sanguíneo cerebral provocado pelo um curto e equivocado enfraquecimento das paredes do vaso vindo a se dilatar ou romper, por trauma, politraumatismo, pressão arterial cerebral, colesterol, tabagismo, obesidade e o uso excessivo de drogas e medicamentos e também por doenças vasculares todos esses fatores levam a ocasionar o desenvolvimento do aneurisma cerebral, que na verdade chega a ser um rompimento da irrigação sanguínea sistêmica cerebral. Podendo ocorrer basicamente em qualquer vaso sanguíneo que comanda e leva o sangue arterial as diferentes funções cerebrais. É muito comum na população em geral, raramente causando sintomas, vindo a ser uma doença assintomática sem apresentação de sinais e sintomas que o médico neurologista venha a identificar que tipo doença cerebral o paciente foi acometido ou problemas graves como um déficit locomotor. Seu perigo está no fato de poder romper-se resultando em hemorragia interna de todo o encéfalo ou em uma isquemia dos tecidos irrigados pela artéria atingida e a gravidade do dano depende da área irrigada pelo vaso afetado. O risco é maior caso o paciente tenha histórico familiar de doenças vasculares, problemas renais ou pressão alta, a hipertensão arterial acelera o processo de aterosclerose, além de poder levar a uma ruptura de um vaso sanguíneo ou a uma isquemia provocando um aneurisma cerebral, já para o fator de risco do colesterol temos o seguinte processo de qualificação para determinar o porquê que ele também desenvolve o aneurisma cerebral tão rápido, colesterol é uma substância presente em todo o nosso corpo e em qualquer organismo, está presente nas gorduras ou sebáceas animais; ele é produzido principalmente no fígado num processo de quebra de nutrientes em que é adquirido através da dieta rica em gorduras. E como tudo em demasia e em pequena quantidade pode ser ruim para a instabilidade do corpo os seus níveis alterados para mais e para menos podem provocar o desequilíbrio, especialmente durante a elevação da fração LDL (mau colesterol, presente nas gorduras saturadas, ou seja, aquelas de origem animal, como carnes, gema de ovo etc.) ou a redução da fração HDL (bom colesterol) estão relacionados à formação das placas de aterosclerose que levará ao choque sanguíneo a desestabilização cerebral onde levará a um trombo que sem os cuidados devidos romperá provocando fortes dores e levando ao aneurisma cerebral e consequentemente a morte subitamente, já o Sangue muito concentrado isso ocorre, por exemplo, quando a pessoa fica desidratada gravemente ou existe um aumento dos glóbulos vermelhos. Este último ocorre em pessoas que apresentam doenças pulmonares crônicas (quer dizer, por muitos anos), ou que vivem em grandes altitudes. Em ambos os casos, o organismo precisa compensar a falta de oxigênio, aumentando a produção dos glóbulos vermelhos, para não deixar "escapar" qualquer oxigênio que chega aos pulmões.
1.2: Tipos de aneurismas cerebrais:
 Como o aneurisma geralmente é uma área fraca na parede de um vaso sanguíneo (enfraquecimento arterial) que faz com que o vaso sanguíneo forme uma protuberância, eminência, ápice ou inche. Quando o aneurisma ocorre em um vaso sanguíneo do cérebro, ele é denominado de aneurisma cerebral, mas, entretanto existem vários tipos de aneurisma cerebrais dependendo de onde ele possa ter atingido ele vai ser denominado de acordo com área atingida, existem vários tipos são eles: aneurismas saculares, aneurismas micóticos, aneurismas neoplásicos, aneurismas ateroscleróticos e a malformação arteriovenosa, que veremos a seguir cada um detalhadamente.
1.2.1:Aneurismas saculares:
 Conceito: Um aneurisma é uma dilatação anormal localizada de um vaso sanguíneo ou da parede do coração. Aneurismas saculares são pequenas dilatações esféricas, que ocorrem mais frequentemente no cérebro.
 Etiologia: Sua etiologia é desconhecida, mas fatores genéticos, tabagismo e hipertensão são aceitos como fatores predisponentes.
 Patogênese: Embora às vezes sejam referidas como congênitos, os aneurismas não estão presentes no nascimento, desenvolvem-se sim, com o tempo, por causa de defeito subjacente na média do vaso. Há um risco aumentado de ocorrência entre pacientes com certos distúrbios hereditários e com displasia fibromuscular das artérias extracranianas e coartação da aorta.
 Alterações Morfológicas: Macroscópicas: Um aneurisma sacular não roto é uma extrusão de paredes finas em um ponto de ramificação arterial ao longo do polígono de Willis ou de um vaso importante logo além. Esses aneurismas apresentam diâmetros de alguns milímetros até 2 cm ou 3 cm e têm uma parede translúcida e fina, e uma superfície vermelho vivo e brilhante. Placas ateromatosas, calcificação ou oclusão trombótica pode ser encontrada na parede ou na luz do aneurisma. A coloração marrom do cérebro e das meninges adjacentes é evidência de hemorragia prévia.
 Microscópicas: A parede arterial adjacente ao colo do aneurisma mostra com frequência algum espessamento da íntima e atenuação gradual da média à medida que ela se aproxima do colo. No colo do aneurisma, a parede muscular e a lâmina elástica da íntima param antes e estão ausentes do saco aneurismático propriamente dito. O saco é constituído por íntima hialinizada e espessado. A adventícia recobrindo o saco é contínua com a do vaso parental.
 Alterações Funcionais: Aumentos agudos na pressão intracraniana Podem causar ruptura de um aneurisma (apesar deles poderem se romper a qualquer momento). O sangue sob pressão arterial é forçado para o espaço subaracnoideo, e os pacientes são acometidos de uma cefaleia súbita e excruciante, e perdem rapidamente a consciência. No período precoce da hemorragia subaracnoidea há um risco aumentado de lesão pelo vasoespasmo comprometendo outros vasos além daqueles originalmente danificados. Este vasoespasmo pode levar à lesão isquêmica adicional. Este problema é maior de idade significância nos casos de hemorragia subaracnoidea basal, nos quais o vasoespasmo pode comprometer os grandes vasos do polígono de Willis. Na fase de recuperação da hemorragia subaracnóidea ocorrem fibrose e cicatrização meníngeas, levando, algumas vezes, à obstrução do fluxo de LCR, bem como interrupção das vias normais de reabsorção.
 1.2.2:Aneurismas micóticos:
 Aneurismas micóticos são normalmente formados nas artérias corticais menores,
Quando êmbolos sépticos se acomodam no vaso sanguíneo, por endocardite bacteriana,
Septicemia ou meningite. Ocorre o favorecimento de infecções, principalmente bacteriana, através da parede arterial e danificando a camada média. Inicia-se assim, a dilatação do aneurisma e sua posterior ruptura. Estes aneurismas podem ser múltiplos e frequentemente aparece nas ramificações distais das artérias intracranianas, em especial a artéria cerebral média. (MARTIN e HOLLAND, ET AL. 2007).
 Geralmente ocorrem aparecendo uns trombos nas artérias cerebrais em cerca de 20% dos pacientes, vindo a desenvolver também a endocardite que na verdade é causada por bactérias daí vêm os êmbolos cerebrais, formando um coagulo dentro do vaso sanguíneo esse coagulo é o trombo arterial, que na verdade é a infecção cerebral generalizada. Daí podemos concluir que cerca de 83% dos pacientes não desenvolve esse tipo de aneurisma cerebral ,mas entretanto , cerca de 17% dos pacientes o desenvolve e claro a consequência é terrível pode chegar a óbito todos os pacientes , já que na verdade o aneurisma cerebral micótico é causado por agentes infecciosos e patológicos associado as endocardites agudas provocada pela bactéria staphylococus aureus , daí provem vários sinais e sintomas que poderão levar a um diagnóstico exemplificado e de difícil identificação por isso que é um tipo de diagnóstico bem estudado e realtivo em relação aos outros tipos de diagnosticação dos aneurisma cerebrais por que seus sinais e sintomas estão relacionados a endocardite aguda ,os seus sinais são sopro cardíaco,lesões dermatológicas,embolias periféricas e a presença de hematoma intracerebral , o exame pode ser feito através da tomografia axial computadorizado daí surge o esquema de diagnosticação precoce da doença.
 (Algumas hipóteses procuram explicar a fisiopatologia do aneurisma micótico; destas, as mais aceitas são1) artrite focai resultante de uma oclusão vascular séptica, com propagação centrífuga do processo inflamatório, e consequente enfraquecimento da parede arterial: 2) inflamação inicial da adventícia com extensão gradual às camadas mais internas do vaso sanguíneo. Tal processo foi demonstrado por Molinari e col.1 8 ao induzir experimentalmente aneurismas micóticos em cães. No entanto, o mecanismo fisiopatológico mais provável deve envolver uma combinação dos dois mecanismos acima citados. ( BELL, W. E. & BUTLER, ET.AL.1968)
 Na nossa paciente, a angiografia cerebral só foi realizada após controle. Apropriado dos sinais clínicos de infecção. Tal conduta nos pareceu justificada, Não só pela presença de sinais neurológicos focais resultantes da hemorragia Intracerebral, mas também pelo quadro clínico infeccioso com evidência de. Embolização periférica múltipla. A excelente melhora clínica e a demonstração Angiográfica da involução dos aneurismas excluiu, neste caso, qualquer tentativa de tratamento cirúrgico. (BINGAM, W. F.1977)
 1.2.3:Aneurisma neoplásico:
 Em um aneurisma neoplásico podemos observar a formação de um tumor em uma artéria sanguínea que geralmente e raramente ocasiona ao paciente astenia e formação subseqüente de aneurisma. Quando isto ocorre, a um tratamento para remover o tumor, pois pode levar a outras consequências irreversíveis, daí utilizamos a clipagem que, diga-se de passagem, pode ser necessária para a remoção total do tumor, caso haja a remoção parcial pode deixar sequelas ao pacientes. 
 Os aneurismas da artéria hepática, ou seja, da irrigação que levam o sangue arterial ao fígado acontecem raramente e representam uma proporcionalidade superior a 20% dos aneurismas viscerais. Estas lesões localizam-se frequentemente na porção extra-hepática e têm dimensões variáveis, raramente menores que 2 cm ou maiores que 10 cm. Habitualmente, os aneurismas da artéria hepática são detectados na vida adulta, sendo mais prevalentes no sexo masculino do que no sexo feminino . O sintoma inicial mais comum é a dor no andar superior do abdome que é a região epigástrica, presente em 75% dos casos, podendo preceder em meses a rupturas.
 1.2.4: Aneurisma aterosclerótico:
 Aneurismas ateroscleróticos ou aneurisma provocado pela obstrução de placas de fibras gordurosas de ateromas que levam ao aterosclerosamento da artéria femoral superficial são casos raros e de difícil acontecimento entre os aneurismas. Observamos e vemos que devido a sua raridade, um caso original de aneurisma de artéria femoral superficial sem aneurismas concomitantes. Existe uma enfatização
quanto a grande latência da doença isso vem a implicar na alta incidência de complicações na apresentação que podem evoluir levando a outras complicações piores levam o paciente à morte letal, pois não tem como o sangue ser bombeado as extremidades periféricas do corpo humano, também nos fatores de risco enfatizando o tabagismo, o diabetes e a obesidade mórbida daí correndo o risco do aneurisma evoluir e existindo a tese da dificultação do diagnóstico precoce, devido a sua história natural pouco conhecida e devido ao fator de risco que provocou a doença ser de procedência incerta o neurologista e o médico vascular não terem os devidos conhecimentos profundo do que teria provocado e o que pode provocar esse extravasamento arterial, daí é aconselhado indicações cirúrgicas e o prognóstico favorável após o tratamento cirúrgico, com boas taxas de salvamento do membro.
 A maioria dos aneurismas isolados da artéria femoral superficial tem origem traumática ou micótica. Na ausência de fatores etiológicos claros, grande parte dos.
Aneurisma é classificado como “ateroscleróticos”, até mesmo quando existe pequena ou nenhuma evidência de aterosclerose em outros vasos. ( Rigdon EE.1993) 
 A história natural do aneurisma femoral superficial não está clara porque poucos casos foram descritos até o momento. Em uma revisão da literatura realizada em
1995 apenas 21 aneurismas haviam sido descritos em 17 pacientes. A concomitância de aneurismas esteve presente em 69% dos casos, sendo a associação com o aneurisma de aorta abdominal a mais encontrada (40%dos casos). A idade média dos pacientes é de 77 anos (61-93 anos), com prevalência no sexo masculino (75%). ( Brito CJ.2002)
 1.2.5: Malformação arteriovenosa:
 
 Conceito: é um distúrbio parcialmente ativo ,quando se passa de hereditariamente de um parente para outro através do histórico da incidência do aparecimento do distúrbio na raiz familiar , mas, entretanto em quase todos os casos a causa genética é congênita causando uma dificuldade na irrigação, passagem e movimento do sangue nas paredes venosas e artérias, é de forma variável de acordo com a formação venosa e arterial de pessoa pra pessoa e não se sabe qual a sua causa, assim pode se desenvolver frequentemente mais no cérebro do que em outras regiões do corpo, porém aparecem com frequência nas extremidades periféricas em casos mais graves ocorre à chamada ruptura dos vasos sanguíneos daí surge o aneurisma cerebral.
 Sinais e sintomas: é uma doença assintomática, porém em seu estágio o aneurisma se apresenta com dores de cabeça intensa, zumbido pulsátil o que pode provocar a labirintite, a fraqueza progressiva que aos poucos vai se tornando num demência do corpo só que é um dos lados do corpo o que a diferenciação na hora do HD entre o aneurisma e o IAM, a perda da visão temporária, pois mexe com o nervo óptico em cerca de 50 % dos casos do aneurisma cerebral provocado pela MAV há a cegueira pode ser provocada pelo glaucoma, cegueira da retinopatia diabética e a opacidade da córnea, a dificuldade em falar e a disfalgia, a incompreensão de poder entender o que é dito pelas pessoas alheias, as tonturas com perda do equilíbrio homeostático.
 Diagnóstico: O diagnóstico de uma MAV cerebral geralmente começa com um minucioso exame médico especializado, podendo ser a angiografia computadorizada, a RM, a ACSD.
1.3: FISIOPATOLOGIA DOS ANEURISMAS
 Os aneurismas podem apresentar diferenciadas dimensões, dependendo da região e localização onde atingirão Os menores já com registro em bancos de dados médicos se apresentam com a Magnitude de 15 mm, os grandes são acima de 15 e que conseguem chegar até os 25 mm os que são de magnitude gigante podem variar entre 30 até 50 mm, passando de 50 mm podem ser considerados enormes e supergigantes, daí o crescimento, o desenvolvimento, o ampliamento e a condição do vaso pra ele se estender depende da localização do coagulo sanguíneo para forma o aneurisma. Na fisiologia cerebral o aneurisma é mais comum nas seguintes artérias são elas:as artérias carótida interna, artéria cerebral anterior, artéria comunicante anterior, artéria comunicante posterior, artéria cerebral posterior e artéria cerebral média. 
 Uma camada externa de adventícia fibrosa recobre a camada média muscular, contribuindo para a manutenção da integridade vascular. Posterior a esta camada, está à camada íntima, cuja superfície luminal é recoberta por células endoteliais. A lâmina elástica interna separa a camada íntima da média, mas a lâmina externa, presente nos vasos extracranianos, À medida que as artérias vão diminuindo seu calibre há redução progressiva das fibras elásticas e aumento das fibras musculares lisas, as quais predominam nas artérias de pequeno calibre e arteríolas. A grande maioria destas lesões é identificada nos pontos de origem dos ramos de grandes artérias condutoras subaracnoidea, indicando que o ponto de bifurcação é bastante vulnerável como é observado nas artérias cerebrais. Existem vários fatores que levam ao condicionamento da forma que o aneurisma irá se apresentar como exemplo disso a hipertensão , o sitio de ramificação de vasos e artérias malformadas,inflamações , aterosclerose , tabagismo , sedentarismo , obesidade , diabetes , estresse hemodinâmico que levam a oclusão do aneurisma e contribui na distribuição da sua forma e fase de se apresentar facilitando o processo de formação da placa de ateroma levando à obstrução do vasos e aparecimento de isquemia da parede arterial e consequente lesão da parede. Portanto na fisiopatologia dos aneurismas todos esses fatores são levados em consideração. 
 Geralmente as doenças que comprometem a parede arterial são múltiplas e resultam na destruição parcial ou total da sua parede, determinando aparecimento de pontos de enfraquecimento e consequentemente dilatação progressiva.
1.4: Complicações provenientes dos aneurismas cerebrais:
 Existem várias complicações que são desencadeadas pelos tipos de aneurisma abaixo teremos a descrição das seguintes consequências do aneurisma que levará a uma serie de constrangimentos e subpatologia geradas pela indeformidade e aparecimento do aneurisma são elas: Hemorragia subaracnóide, vasoespamo, hidrocefalia, pressão intracraniana e o diabetes insípido.
1.4.1:Hemorragia subaracnóide: 
 
 É um tipo de hemorragia de evento clinico complicado e grave, pois causa a morte em cerca de 40% dos casos, pois a ruptura do vaso sanguíneo cerebral cai diretamente na corrente do LCR, daí sua ocorrência também se relaciona com as desordens hereditárias especificas do tecido conjuntivo, é mais caracterizada em mulheres acima dos 50 anos nas idosas é fatal com cerca de 80 % dos casos vindo a óbito, Vários fatores podem ser considerados como risco para HSA, porém diferentes estudos apresentam dados divergentes quanto à consistência de determinados fatores de risco. Alguns dos fatores sugeridos como risco para HSA e/ou ruptura de aneurisma são história familiar de HSA, a HAS, abuso de substâncias como tabaco, cocaína e álcool, uso de ACO, TRH, gestação, parto, hipercolesterolêmica e esforço físico. Tabagismo é o único fator de risco que foi identificado constantemente em todos os estudos. O risco calculado de uma HSA aneurismática é aproximadamente 3 a 10 vezes maior entre fumantes do que entre não fumantes. Hipertensão é frequentemente estudada como fator de risco para o desenvolvimento e ruptura de aneurismas intracranianos. Mulheres na pré-menopausa parecem apresentar risco reduzido de HSA, especialmente se sem história de tabagismo ou hipertensão. O risco de HSA aneurismática é mais baixo entre mulheres na pós-menopausa que recebem TRH do que entre mulheres pós-menopausadas que não recebem tal terapia; mas não tão baixo quanto o risco entre mulheres na pré-menopausa. Entre mulheres que ainda menstruam, o risco para hemorragia é maior no período perimenstrual. Há autores que relatam que o uso de TRH não está associado com qualquer
mudança no risco de HSA. O mecanismo pelo qual o consumo de álcool aumenta o risco de HSA é desconhecido. Uma possibilidade é de que a ingestão de etanol em longo prazo poderia contribuir para a formação de um aneurisma por hipertensão. O esforço físico é considerado fator de risco para a ruptura de aneurisma; no entanto, estudos mostram que cerca de 30 a 50% das HSA ocorrem durante o repouso ou sono.
 
 1.4.2Vasoespamo: 
 O vasoespamo cerebral é o estreitamento de um ou mais vasos sanguíneos cranianos, decorrente de uma grave hemorragia subaracnoidea. Acredita-se que seja provocado por um influxo aumentado de cálcio para a célula. Contribui com 40 a 50% da morbidade e mortalidade dos indivíduos que sobrevivem ao sangramento intracraniano inicial. O vasoespamo está associado a quantidades crescentes de sangue nas cisternas subaracnoideas e fissuras cerebrais. ( (SMELTZER e BARE, 2006).
 Vasoespamo são paradas involuntárias da contração do vaso, ou seja, há uma deficiência na hora da ultrapassagem do sangue arterial, podendo provocar várias e complicadas sequelas como a esquema, letargia, afasia, hemiparesia e vários déficits locomotor.
 Acredita-se que a intervenção cirúrgica precoce para grampear o aneurisma evita um
Novo sangramento e que a remoção do sangue das cisternas basais ao redor das principais artérias cerebrais pode impedir a ocorrência do vasoespamo. Entre os tratamentos para o vasoespamo, embora difíceis e controvertidos, encontram a terapia medicamentosa (bloquear ou antagonizar a entrada de cálcio nas células e prevenir ou reverter à ação do vasoespasmo) e a minimização dos efeitos deletérios da isquemia cerebral e inclui os expansores do volume hídrico e a hipertensão arterial, normotenso ou hemodiluição induzida (HUDAK e GALLO, 1997; SMELTZER e BARE, 2006).
1.4.3: Edema cerebral:
 É o acumulo hídrico dentro da cavidade intracraniana vindo a ser mais desenvolvido no meio extracelular e intracelular das ramificações nervosas do cérebro, podendo também ser chamado de retenção de fluidos de água na base cerebral também levando a um quadro de hipóxia e hipoxemia podendo levar um quadro de desorientação. Esse tipo de edema pode leva a um aneurisma, pois as ramificações dos vasos ficam super edemaciados, há um tratamento com a retirada do liquido o edema pode regredir e evitando o aneurisma que é mais perigoso à cirurgia consiste na passagem de um cateter cuja cura não existe uma terapia especifica, o paciente pode ser levado a UTI.
1.4.4: hidrocefalia:
 
 Acontece por um desequilíbrio na produção e na absorção do líquido cefalorraquidiano. A incidência é de 15 a 20% em pacientes que desenvolveram hemorragia subaracnóide. A presença de edema ou o acúmulo de sangue no espaço subaracnóide, as hemácias provocam uma oclusão de pequenos vasos e canais que interligam um ventrículo até outro, provocando uma hidrocefalia obstrutiva. As hemácias também ocluem as vilosidades aracnóides, impedindo a reabsorção resultando em uma hidrocefalia comunicante (HUDAK e GALLO, 1997; SWEARINGEN e KEEN, 2005).
 Hidrocefalia na verdade é o acumulo em demasia de liquor que um tipo de liquido que o cérebro tem para ser hidratado e protegido esse liquor é ou liquido cefalorraquidiano causando um extravasamento nos ventrículos cerebrais daí advindo um aneurisma cerebral, A hidrocefalia pode evoluir de forma lenta e ir prejudicando o cérebro aos poucos, com isso a pessoa pode sofrer problemas de aprendizagem, de concentração, de raciocínio lógico, de memória de curto prazo, problemas de coordenação, de organização, dificuldades de localização têmporo-espacial, de motivação, ou dificuldades na visão. Em idosos existe uma doença que chama Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN), nestes casos, os pacientes geralmente desenvolvem dificuldade para caminhar, incontinência urinária e deficiência cognitiva, caracterizada principalmente pela perda de memória.
1.4.5: Pressão intracraniana:
 Ela é mensurada através do MMHG, a cavidade que cabe encéfalo a calota craniana pesa quase 1,5 kg e tem 75 ml de sangue e 75 ml de Lcr. Podendo levar os pacientes a um quadro clinico grave. A lesão cerebral primária no paciente pós-trauma craniano resulta do impacto direto no tecido cerebral. A lesão cerebral primária também já ocorreu quando um paciente é admitido na UTI, após um evento hipóxico-isquêmico. Este dano pode variar de mínimo a irreparável. A lesão cerebral secundária é uma consequência da resposta bioquímica e celular à agressão inicial. Ocorre uma cascata de eventos no cérebro, contribuindo para o surgimento de edema cerebral difuso com lesão e perda celular. Este dano pode incluir a perda da auto-regulação do fluxo sanguíneo cerebral, quebra da barreira hematoencefálica, citotóxico e vasogênico e lesão cerebral isquêmica. As lesões cerebrais secundárias progridem com o passar do tempo, atingindo o pico em torno de três a cinco dias. O prognóstico do paciente depende da severidade de cada fase da injúria.
 1.4.6: Diabete insípido: 
 O diabete insípido é resultado da diminuição ou inibição da produção do hormônio antidiurético, ocasionando um excesso urinário e, consequentemente, problema hidroeletrolíticos graves. Este problema pode ser devido a edemas, danos no hipotálamo, disfunção neurogênica, manipulação ou remoção (parcial ou total) da glândula produtora do hormônio, tumores, rupturas de aneurismas, traumatismo craniano e hemorragia subaracnoidea. (OYESIKU, 2005; SWEARINGEN e KEEN, 2005). 
 O quadro clínico inclui poliúria, sede excessiva e nictúria. O volume de urina
Excretada varia de poucos litros até 15 litros diariamente. Caso não haja ingestão ou reposição adequada de líquidos pode ocasionar uma rápida desidratação, resultando em alterações do estado mental, febre, hipotensão e morte subaracnoidea.
 (OYESIKU, 2005; SWEARINGEN e KEEN, 2005; SMELTZER e BARE, 2006). 
1.5: sinais e sintomas:
 
 Como em toda patologia existem dois tipos de observação ideal para se diagnosticar um paciente com uma determinada moléstia, toda pessoa para se debater sobre os sinais e os sintomas têm que saber diferencia-los e claro isso dá uma ênfase as diferente teses da origem e do surgimento da patologia, sua etiologia, seu conceito, a cura com o tratamento especifica com ou sem a medicação adequada ao patógeno ou a anomalia, para se chegar a esse objetivo é necessário divergir entre o que são os sinais e o que na verdade vem a serem os sintomas, no aneurisma pode ser confundidos com outras patologias.
 O sintoma pode classificar e conceituar como um conjunto de alterações metabólicas nas percepções normais do corpo levando a uma alteração total que podem levar ou não a um indicio do surgimento da doença que geralmente são confundidos com os termos que pode ser iguais aos dos sinais que surgem repentinamente, mas são difusos por que eles são alterações que se senti e não se ver. Como por exemplo :as queixas de cefaleia que ele diz ter pode significar o aparecimento de aneurisma cerebral ou de outras patologia. Já o sinal é tudo aquilo que pode ser visto e ser descrito como parecidos ou idênticos à mesma sistematização de igualdade aos demais, como por exemplo, O mal-estar com dores de cabeças forte e vômitos são indícios que vejo no aneurisma. No aneurisma cerebral existem vários sinais e sintomas são observados :a oclusão ocular,mal-estar forte com tensões de vômitos,cefaleia, a perda cognitiva da consciência, dor facial , dores no crânio como se fosse sensação de formigamento, hemorragia subaracnóide no local do globo ocular , desmaio , lipotomia, rigidez nucal, visão desfocada , visão dupla, dilatação pupilar e os eventos neurológicos que logo levam a morte do paciente. Cerca de 30% a 50% dos pacientes relatam sangramento alguns dias ou semanas antes da hemorragia subaracnoidea.
1.6: Diagnóstico:
 Para o uso preciso de um diagnóstico que vai ter como objetivo de dar uma
ênfase ao estudo avançado da patologia, o médico neurologista vai implicar na visualização dos dados que decorrem através uma serie de exames de profusão extensa e avançada dando a hipótese de diagnóstico e a hipótese de tratamento, o que será respondido sobre a forma de exames, isso também acomete a estádia do paciente nas internações qual a correspondência dele quanto o tratamento se está bem e se seu quadro clinica evoluiu ou não. Para isso há vários tipos de HD através dos exames minuciosos.
 
 O tratamento da doença aneurismática foi aperfeiçoado pelo desenvolvimento do
Microscópio cirúrgico, devido à ampliação e iluminação de pequenos campos operatórios. Vasos finos que atuam como ramos terminais das regiões encefálicas, como o tronco encefálico e o diencéfalo, não são visíveis a olho nu, mas podem ser poupados com segurança durante a reconstrução dos aneurismas complexos.
 (PATTEN ET AL, 1985).
 O diagnóstico dos aneurismas intracranianos ainda possui como método "padrão ouro" a angiografia digital através da técnica de Seldinger, com cateterização da artéria femoral e estudo dos quatro grandes vasos intracranianos, possuindo elevada especificidade e sensibilidade. Tem a grande vantagem de ser realizado o estudo dinâmico da vascularização intracraniana, porém, como todo método invasivo, possui riscos de complicações que variam entre 0,1% e 2,6% em pacientes saudáveis, com déficit neurológico permanente em 0,33% dos pacientes submetidos ao estudo angiográfico nas mais diversas patologias e de 0,63% nos pacientes com doenças cerebrovasculares. Em estudo comparativo entre angiografia convencional e angiotomografia, é vista como vantagem do método a possibilidade de reconstrução tridimensional da arquitetura dos vasos do polígono de Willis, permitindo rotação de até 360º, além de relacionar o aneurisma com as estruturas ósseas adjacentes, o que possibilita ao neurocirurgião melhor precisão no entendimento das relações do aneurisma e estruturas ósseas em torno deste, o que poderá influenciar na escolha da abordagem. Outra vantagem do método é o diagnóstico de calcificações no colo aneurismático, quando presentes. Outra vantagem do método é a rapidez, com a necessidade de punção venosa periférica apenas, diminuindo os riscos de complicações, inerentes ao uso de contraste iodado. Segundo Yamamoto e cols, a dose mínima de contraste iodado utilizado para a realização do exame é de 1 ml/kg com velocidade de infusão de 2 ml/s, o que possibilita uma concentração de contraste sanguíneo na artéria carótida de mais de 15mg/ml por tempo estimado de 20 segundos. Isto permite obter imagens do polígono de Willis, veias profundas e corticais.
(YAMAMOTO VERS.COLS 1982)
1.7: Tipos de exames:
 A descoberta do microscópio por Robert Huck em meados do século 18 fez com que houvesse um Aperfeiçoamento nas técnicas de descoberta de células que levaram a ciências a crer que na verdade célula seria a melhor unidade do corpo humano que em contato com um organismo é capaz de mantê-lo em constante equilíbrio de vida chegou-se a conclusão que não somente na área das ciências biológicas, mas sim em toda ciências humana foi uma importante descoberta além do mais deveu ressaltar que o cérebro é um órgão muito complexo e precisa de um estudo profundo e minucioso, no caso existe várias generalização para as diferentes patologias cujo estudo requer a observação e nos aneurisma cerebrais é de suma importância o tipo de exames para se chegar a um HD da situação, transcrevemos os seguintes tipos de exames:
 
 1.7.1: Arteriografia cerebral:
 
 Consiste em uma técnica utilizada pelos neurocirurgiões para visualizar o aneurisma e o seu tamanho, sendo que é utilizada pela observar o fluxo sanguíneo dentro das paredes das artérias cerebrais, para que o exame seja feito é utilizando a endentação de uma anestesia local perto do crânio para que os RAIOS-X possam contrasta e captar os raios do liquido chamado contraste que até a artéria carótida perto do pescoço e quando esse liquida passa livremente é por que não aneurisma, mas quando esse liquido fica retido em alta quantidade significa que o aneurisma está presente no momento da parada do contraste injetado no paciente, como forma de anestesia, a punção venosa desta artéria é de difícil acesso sendo feita pelo cirurgião geral, em 1927 foi feita a primeira experiência com uma pessoa viva com aneurisma foi injetado o contraste que é opaco e é incolor só sendo visto e pego pelos RAIOS-X.
 1.7.2: Tomografia computadorizada:
 A tomografia computadorizada é de forma clássica e de segurança máxima, pois é de investigação profunda e tende a ceder melhor às imagens, daí existe uma leitura em uma tridimensão focando que deve demonstrar até mesmo o tamanho da anomalia e dos tecidos atingidos pelas sequelas do aneurisma, também pode ser conhecida por TAC, pois é o mais correto dos diagnósticos e exames, identificando até os pequenos abscessos e edemas.
 Ela implica em que o paciente é colocado em posição dorsal ventral e o todo o corpo começa a absorve a radiação em quantidade proporcional ao exame, daí chama-se esse processo de radiodensidade, todos os órgãos no corpo tem a quantidade exata que de radiação que quando absorvida vai demonstrar onde está o tumor, aneurisma e outras patologias relacionadas à tomografia computadorizada, daí todas as informações são passadas para o computador central onde o mesmo vai expelir e extrair informações básicas que desencadearam um processo enorme de identificação da doença.
 Os aparelhos de tomografia computadorizada mais recentes permitem a visualização e o estudo do fluxo sanguíneo, como por exemplo, nos distúrbios da circulação cerebral. Além disso, contribuem para melhorar os diagnósticos neurocirúrgicos, das afecções cerebrais e de medula.
 (PATTEN, 1985; HOLANDA, 1995; SCHIRMER, 1995).
 1.7.3: Ressonância magnética:
 
 Este procedimento imagenológico utiliza formas de radiação não ionizadas,
Produzindo imagens bem detalhadas em corte transversal, cujas imagens são obtidas sem uso de contraste ou radiação. A ressonância magnética não pode ser feita em pacientes com implantes metálicos,como próteses de quadril, joelho ou marca passo cardíaco, pois estes materiais interferem no campo magnético. 
 (HUDAK e GALLO, 1997; TIMBY e SMITH, 2005).
 Na verdade a ressonância magnética existe um estudo que está correlacionado os átomos e os íons cuja capacidade é a influência de energias radioativas e de um campo magnético , quando existe o campo magnético existe a espectroscopia que o ato de ver o campo magnético, mostrando o topo e a base craniana e de outras partes do corpo demonstrando onde está o aneurisma e o seu estado.
 1.8: Tratamento:
 O tratamento para aneurisma cerebral necessita de uma rigorosa avaliação que
Determine a localização, tamanho e forma do aneurisma, déficits neurológicos apresentados. A escolha do tratamento mais adequado é o que permite o menor risco de sequelas neurológicas e de morte para o paciente A reparação cirúrgica é realizada após uma hemorragia inicial, pois é grande o risco de uma nova hemorragia. A manipulação de pequenos vasos cerebrais pode resultar em aumento do vasoespasmo, trombose e infarto cerebral. As abordagens cirúrgicas envolvem a craniotomia, clivagem de aneurisma em uma tentativa de controlar um novo sangramento. 
 (HUDAK e GALLO, 1997).
 Existem dois parâmetros para definir o tratamento do aneurisma cerebral, classificando eles de acordo a sua gravidade e o grau de ruptura da artéria:
 
 1.8.1: Aneurismas Não Rotos: 
 Nesse caso, o tratamento dos aneurismas deve ser bem avaliado

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais