Buscar

Estudo dirigido Glicólise respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo dirigido – Glicólise
 
A glicólise é um conjunto de reações que acontece em todas as células do corpo humano e utiliza um tipo de carboidrato como substrato, qual é este substrato utilizado e em qual região de célula acontece esta via.
O substrato utilizado é a glicose e a região é o citoplasma da célula.
 
Quais são as funções desempenhadas pela glicólise?
A via glicolítica tem um papel duplo, que é a degradação da glicose para gerar ATP e o fornecimento de substratos para reações de síntese de algumas substâncias.
Qual a primeira reação da glicólise? Por que ocorre essa reação?
A primeira reação da glicólise é quando a glicose entra na célula e a enzima hexocinase adiciona fosfato do ATP a sua estrutura, transformando-a em glicose-6-fosfato. Essa reação ocorre para manter a glicose dentro do citoplasma, pois a se a glicose não recebesse o fosfato (fosforilação) ela iria entrar na célula e sair pelo transportador, não continuando o ciclo. 
Qual a diferença entre o KM da hexoquinase e glicoquinase e o que explica essa diferença?
O KM da hexoquinase é maior que o da glicoquinase, pois a hexoquinase possui uma maior afinidade pela glicose atingindo assim a velocidade máxima.
A reação catalisada pela enzima Fosfofrutoquinase 1 é considerada um dos pontos “chave” da glicólise. Por que se pode afirmar que a partir desta reação, a glicose está “comprometida” com a via?
A reação da PFK-1 é essencialmente irreversível e é o primeiro passo “comprometido” da via glicolítica, pois a glicose-6-fosfato e a frutose- 6-fosfato podem ter outros destinos, mas a frutose-1,6-bifosfato é dirigida para a glicólise. A fosfofrutoquinase-l, como a hexoquinase, é uma enzima reguladora, sendo uma das mais complexas. Ela representa o ponto principal de regulação da glicólise. A atividade da PFK-l é aumentada sempre que o suprimento de ATP da célula se torna baixo ou quando existe um excesso dos produtos da hidrólise do ATP, ADP e AMP. Essa enzima é inibida sempre que a célula tem amplo suprimento de ATP e quando ela está bem suprida de outros combustíveis como os ácidos graxos.
A glicose possui estágios onde um pode ser chamado de “preparatório” e o outro de “pagamento”. Explique.
Os estágios são divididos conforme as reações. Da primeira à quinta reação ocorre o gasto de ATP e a preparação e quebra da glicose, dá sexta até a décima reação ocorre a produção de ATP (pagamento da ATPs que foram gatas) e NADH e a formação do piruvato. 
O composto 2,3-BPG, importante regulador de afinidade da hemoglobina pelo oxigênio, pode ser produzido durante uma das etapas da glicólise. Explique.
Ele é produzido durante a oitava reação. Essa reação ocorre em dois passos, um grupo fosforila, inicialmente ligado a um resíduo de histidina no sítio ativo da enzima, é transferido para o grupo hidroxila em C-2 do 3-fosfoglicerato, formando 2,3-bifosfoglicerato. O fosfato em C-3 do 2,3-bifosfoglicerato é então transferido para o mesmo resíduo de histidina da enzima, produzindo 2-fosfoglicerato e regenerando a enzima fosforilada. Como a enzima é inicialmente fosforilada pela transferência de fosfato do 2,3-bifosfoglicerato, esse composto funciona como um co-fator; ele é requerido em pequenas quantidades para iniciar o ciclo catalítico e continuamente regenerado por esse ciclo.
Quais são as etapas irreversíveis da glicólise e qual a importância disso para a via?
As etapas irreversíveis da glicólise são as reações 1, 3 e 10. Essas reações apresentam enzimas que possuem não só o papel catalítico como também o papel regulador. Esse papel regulador tem importância, pois ele permite que a energia seja liberada somente quando se faz necessário.
Qual o saldo energético final da glicólise (por molécula de glicose oxidada)?
O saldo final é 2 ATP, 2 NADH, 2 águas e 2 piruvatos.
 
Qual é o produto final da glicólise e quais são os destinos possíveis deste produto?
O produto final da glicólise é o piruvato e os destinos possíveis é a fermentação (condições anaeróbicas) ou o ciclo de Krebs e cadeia de transporte de elétrons (condições aeróbicas.
Em quais pontos da glicólise ocorrem regulação? Explique pelo menos um deles. 
A regulação da glicólise ocorre na primeira, terceira e décima reação. Na primeira reação ocorre a adição de um fosfato na estrutura da glicose, transformando-a em glicose-6-fosfato, através da enzima hexoquinase. A reação de hexoquinase utiliza uma ligação do ATP de alto poder energético e forma um composto de baixo poder energético, que é a glicose-6-fosfato. Por apresentar uma inibição pelo produto, a hexoquinase para de funcionar logo que uma quantidade significativa de glicose-6-fosfato é produzida e permanece inativa até que o nível dessa molécula reduz como resultado de seu uso por outras reações. Pode-se inferir que a hexoquinase é uma enzima reguladora, na qual a glicose-6-fosfato é tanto o substrato como o regulador alostérico.

Continue navegando