Buscar

A IMPORTANCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

A IMPORTANCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
BERANISA RODRIGUES
A reflexão sobre o ensino da leitura na escola é muito importante nos dias de hoje, nesta reflexão é primordial analisar os fatores que norteiam a literatura e a formação dos leitores desde os anos iniciais de sua inserção na escola. Pretende-se analisar a leitura como um todo desde a formação do leitor como sujeito crítico e ao mesmo tempo pretende apresentar caminhos de renovação e qualificação na prática pedagógica relativa à leitura-escrita. 
A leitura sempre teve e tem um papel social de grande interferência na sociedade, o trabalho de leitura na escola, tem por objetivo levar o aluno a análise e à compreensão das ideias dos autores e buscar no texto os elementos básicos e os efeitos de sentido. A leitura alarga os conhecimentos e capacita o ser humano a interagir no mundo de modo criativo e transformador. Pela leitura ou pelo hábito de ler, a pessoa adquire maior habilidade para exercer os conhecimentos culturalmente construídos e, desse modo, escala com facilidade os novos graus de ensino, e em consequência atinge também sua realização pessoal. 
A LDB – Lei de Diretrizes e Bases, através dos PCNs, indica um caminho, que parte do princípio de que o domínio da língua oral e escrita é fundamental para a participação social efetiva, pois é por meio dela que o homem se comunica, tem acesso à informação, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constrói visões de mundo, produz conhecimento. Então, conforme mostra os PCNs, a leitura, assim como a escrita, é a chave para desenvolver as habilidades dos alunos da Educação Básica e torná-los leitores proficientes, garantindo maior sucesso nos estudos e na vida. 
Assim como a literatura também tem um papel formador de personalidade, de forma negativa ou positiva, no individuo ela pode ser o retrato da sociedade, como pode servir de modelo para a construção da mentalidade de uma nova sociedade. 
A infância se caracteriza por ser o momento fundamental e primordial da aquisição da formação de conceitos e a literatura infantil um instrumento importante, sendo desse modo um meio de emancipação da manipulação da sociedade. À medida que são oferecidos ao homem, padrões de interpretação, ele constrói seu meio ambiente e também sua formação conceitual. As diferentes manifestações culturais constituem-se em padrões de interpretação, destacando-se entre elas a literatura. A obra literária recorta o real, sintetiza-o e interpreta-o através do ponto de vista do narrador ou do poeta. Assim como leitor também pode dar outro sentido a partir do conhecimento já acumulado ou de seu imaginário.
 O sucesso da educação no Brasil depende diretamente do trabalho sistemático com leitura e, consequentemente, com a escrita. Considera-se que as habilidades de ler e escrever são necessárias para propiciar aos alunos o exercício pleno da cidadania, mas devem ser revistas pela escola, pelos professores, com a mediação do psicopedagogo, quando necessário, no intuito de diagnosticar e eliminar as dificuldades, planejar, inovar, assim como estimular na infância o hábito de ler, como propõem as matrizes de referência para a Educação Básica e os pesquisadores do tema.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais