Buscar

QUESTOES MERCADO FINANCEIRO DE CAPITIAS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 – Explique de modo didático qual é o modo de funcionamento do mercado aberto. Deixe claro em sua resposta: para que ele serve, como se dá as operações e quem são os agentes econômicos envolvidos no processo.
R: O mercado aberto tem o objetivo de controlar a liquidez da economia, por meio da compra e venda de títulos públicos, onde o agente inicial do processo é o BACEN (banco central do Brasil), e entre os agentes estão os bancos privados, instituições financeiras e indiretamente as empresas que se beneficiam destas operações, pois utilizam da liquidez dos bancos no seu dia a dia.
As operações de negociação iniciam com o leilão primário (mercado primário), fase em que o BACEN emite títulos e os oferece aos bancos privados, estes bancos privados compram os títulos públicos, e em dado momento podem negociar estes mesmos títulos com outros bancos privados no chamado mercado secundário, e aqui entra efetivamente o open market, caracterizado por esta negociação de papéis entre bancos/instituições privados em um mercado secundário.
2 – Explique e comente sobre algumas estratégias utilizadas pelo governo visando o controle da inflação. Porque é tão importante realizar esse controle?
R: Uma das estratégias do governo para controlar a inflação é o aumento ou redução das taxas de juros através das políticas monetárias, buscando reduzir ou aumentar a demanda agregada. Este controle é necessário para manter a economia em funcionamento, uma inflação altíssima faz com que as pessoas percam poder de compra, alem de se perder a noção do valor da moeda. Por outro lado, com a inflação muito baixa a economia se desaquece, as pessoas compram menos, as empresas produzem menos. 
3 – Analise e comente sobre as principais diferenças entre: política cambial, fiscal e monetária. Qual é o papel de cada uma delas? De exemplos que possam mostrar como cada uma delas exerce o papel de preservar a solidez dos mercados.
R: Políticas econômicas são as estratégias que o governo se utiliza para as diversas situações econômicas. 
Assim, política cambial trata-se das estratégias do governo em relação à moeda nacional, valorizando ou desvalorizando, de modo a proteger a economia, controlar manter um equilíbrio. 
As políticas fiscais estão relacionadas diretamente ao orçamento publico, onde o governo a utiliza para impulsionar o crescimento econômico, cuidando sempre da relação despesas versus receitas públicas. Um exemplo de política fiscal é visto na chamada PEC do teto de gastos públicos, PEC 55 que limita os gastos públicos até 2020, com o objetivo de equilibrar as contas publicas. 
Por outro as políticas monetárias, são aquelas mais utilizadas para controlar a liquidez do mercado, basicamente a inflação, realizando medidas de aumento ou redução das taxas de juros, por exemplo. Ou realizando operações de compra e venda de papeis. Emissão de títulos públicos.
4 - Comente a respeito do funcionamento de cada um desses mercados: monetário, crédito, capital e cambial. Demonstre as funções específicas de cada um deles.
R: O mercado monetário se caracteriza por controlar a liquidez do mercado através das políticas monetárias. Neste mercado são negociados títulos de curto prazo e com alta liquidez (indexados a taxa de juros do mercado), normalmente em dois sistemas: a selic e a cetip. 
O mercado de crédito é o ambiente onde se realizam os negócios relativos a empréstimo de recursos às empresas e indivíduos no tempo de curtíssimo, curto e médio prazo, por meio de contas garantidas, desconto de duplicatas, operações de hot Money e capital de giro, entre outras.
O mercado de capitais tem o objetivo também de emprestar recursos aos agentes da economia, mas nos prazos de médio a longo prazo. Este empréstimo é realizado através de arrendamento mercantil, financiamento de capital de giro, oferta de ações, e a mais conhecida caderneta de poupança.
Por fim, o mercado cambial existe para que ocorram as operações de compra e venda de moeda estrangeira, e para regular a conversão destas moedas, proteger a moeda nacional.
5 – Explique o que são os precatórios e como eles podem ser negociados no mercado secundário.
R: Precatórios são títulos que um indivíduo pessoa física ou jurídica pode deter em razão de ter ganhado uma causa definitivamente, por ter movido uma ação judicial contra o poder publico. A negociação destes títulos pode ocorrer no mercado secundário de forma que os detentores dos precatórios podem ceder os seus créditos a terceiros em forma de negociação.
“O credor fica autorizado a ceder, total ou parcialmente, seus créditos em precatórios a terceiros. Outro dispositivo convalida todas as cessões de precatórios realizadas antes da PEC. Atualmente, essa comercialização de precatórios é comum, embora não regulamentada, segundo o presidente da Comissão de Precatórios da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) nacional, Flávio Brando”.
Retirado de O GLOBO – valor online 10-11-2011.
Fontes: material da disciplina.
Sites consultados:
http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-12/saiba-o-que-muda-com-aprovacao-final-da-pec-do-teto-dos-gastos-publicos
http://www.politize.com.br/politica-fiscal-monetaria-e-cambial/
http://www.sandovalfilho.com.br/component/content/article/889-entenda-o-que-sao-precatorios-e-como-eles-funcionam
http://opiniao.estadao.com.br/noticias/geral,as-varias-solucoes-para-os-precatorios-imp-,1024791
https://oglobo.globo.com/economia/pec-dos-precatorios-regulamenta-mercado-secundario-de-titulos-3153157

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando