Buscar

ATIVIDADE CAP 01

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UFPI-CEAD 
DISCIPLINA DE SEGURANÇA EM SISTEMAS COMPUTACIONAIS 
ATIVIDADE SOBRE CAPÍTULO 01 
 
Responda às seguintes questões com base no capítulo 01 da apostila: 
Qual era o ativo principal na Era Feudal e na Era da Revolução Industrial? Explique por quê. 
Na era feudal eram as terras, pois quem tinha o maior número de terras era mais poderoso e possuía mais riqueza. Na revolução industrial era a mão de obra, juntamente com o capital pois quem tinha o maior número de operários, trabalhando incansavelmente, detinha o poder, pois possuía maior capital, gerado pela produção incessante das industrias. 
Por que o ativo principal dos dias atuais é a informação? 
Por que com o surgimento da internet e a globalização, possibilita o compartilhamento em massa da informação 
Defina a sigla CID no contexto de segurança da informação. 
Confidencialidade; garantia de que o acesso à informação seja obtido somente por pessoas autorizadas. Integridade; salvaguarda da informação e dos métodos de processos de pensamento. Disponibilidade; garantia de que os usuários autorizados obtenham acesso à informação e aos ativos correspondentes sempre que necessário. 
 
Defina a sigla G.A.A no contexto de segurança da informação. 
G.A.A (garantia, autenticidade e anonimato). Garantia: se refere a como é fornecida e gerenciada em sistemas de computação. Autenticidade: é a habilidade de determinar que afirmações, políticas e permissões oriundas de pessoas ou sistemas são genuínas. Anonimato: é a propriedade de que certos registros ou transações não sejam atribuíveis a qualquer indivíduo.
O que é um ataque de negação de serviço? Pesquise também e explique o que significa um ataque DDoS. 
Negação de serviço, é a interrupção ou degradação de um serviço de dados ou de acesso à informação, sendo um ataque de disponibilidade. Exemplos incluem spam de e-mail, até o grau de preencher totalmente a fila de e-mail e retardar o servidor de e-mail. DDoS, é um ataque distribuído de negação de serviço, sendo que um computador mestre pode gerenciar até milhões de computadores, chamados de zumbis. Por meio do DDoS, o computador mestre escraviza várias máquinas e as fazem acessar um determinado recurso em um determinado servidor todos no mesmo momento. Assim, todos os zumbis acessam juntamente e de maneira ininterrupta o mesmo recurso de um servidor. Levando em consideração que os servidores web possuem um número limitado de usuários que se podem atender ao mesmo tempo, esse grande número de tráfego impossibilita que o servidor seja capaz de atender a qualquer pedido. O servidor pode reiniciar ou mesmo ficar travado dependendo do recurso que foi vitimado.
O que torna uma senha com um bom grau de segurança? 
Senhas que são difíceis de descobrir são sequência aleatórias de caracteres provenientes de um grande alfabeto, como todos os caracteres que podem ser digitados em um teclado, incluindo letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Além disso, quanto maior o tempo de uso de uma senha, maior é o seu risco. Por isso, alguns administradores de sistema requerem que os usuários mudem a senha com frequência, o que as torna ainda mais difíceis de lembrar.
 
	Fábio da Nobrega Santana

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais