Buscar

fichamento adorno

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CARLOS HENRIQUE FERREIRA DA SILVA
DIEGO ANTONIO DA SILVA
JOÃO MANOEL ZECHINATTO
RIMAR CÉSAR DINIZ
ATIVIDADE DE METODOLOGIA
CAMPINAS
2012
CARLOS HENRIQUE FERREIRA DA SILVA
DIEGO ANTONIO DA SILVA
JOÃO MANOEL ZECHINATTO
RIMAR CÉSAR DINIZ
ATIVIDADE DE METODOLOGIA
Trabalho de aproveitamento apresentado à disciplina de Metodologia do Trabalho Científico da Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, sob a orientação da Prof. Dr. Arlindo F. Gonçalves Jr., para a obtenção de créditos.
CAMPINAS
2012
IDENTIFICAÇÃO
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
ADORNO, Theodor. A prova de Ouro. In: Minima Moralia. São Paulo: Ática, 1993.
ÁREA: 
Artigo Filosófico
PALAVRAS CHAVES:
Autenticidade, Humano, Eu.
RESUMO
 A sociedade pautada nos padrões burgueses substituiu muitos conceitos morais, éticos e religiosos, substituindo-os principalmente pelo ideal de autenticidade. Esse padrão estereotipado surge dentro da sociedade que agrega diferentes indivíduos, no qual a classe dominante define o ideal do Eu, sempre valorizando aquilo que melhor lhe aprouver. Esse idealismo pode ser confundido com a autenticidade, o que gerou, por exemplo, movimentos antissemitas e preconceituosos. 											O Eu se torna, portanto, um ideal absoluto e ideológico, tal ideal de autenticidade abstrata incute em todos uma meta a ser alcançada com parâmetros bem definidos. Para tanto, a autenticidade é reflexo de uma opressão social imposta nos homens, basicamente composta de uma imitação de um ideal. Negar essa imitação é negar fazer aquilo que se faz e cair numa profunda contradição. O que as classes dominantes denominam sua originalidade e supremacia é um puro desprezo ao mundo como todo e a legitimidade de uma distorção ideológica valorizando-se de seus ideais.						 						O desdobramento da autenticidade em reflexo com a produção industrial é a ideia da valorização do único, do desejável e do irreprodutível. Adquirir tal bem único é como um fetiche para o qual somos induzidos a desejá-lo com uma grande volúpia. Assim como a autenticidade do Eu, a dos produtos também sofre um processo ideológico no qual seu parâmetro de cotação é o ouro ou seja, o que está por traz de todos esses processos é um mero interesse econômico, visando trocas com lucro, poder e alienação. 
CITAÇÕES IMPORTANTES:
“Precisamente a imperturbável auto-reflexão — aquele comportamento que Nietzsche chamava de psicologia —, isto é, a insistência na verdade acerca de si mesmo, mostra constantemente, já nas primeiras experiências conscientes da infância, que os impulsos sobre os quais se reflete não são lá muito “autênticos”. Eles contêm sempre um pouco de imitação, de jogo, de vontade de ser diferente.”
“Sua intuição vem juntar-se a tese especulativa de que o indivíduo seria mera manifestação e não coisa em si.”
“O que é humano está preso à imitação: um ser humano só se torna um ser humano na medida em que imita outros seres humanos. E nesse comportamento, a forma primitiva do amor, que os sacerdotes da autenticidade farejam pistas daquela utopia capaz de abalar a estrutura da dominação.”
“Com efeito, não é o inautêntico que se faz passar como tendo um teor de ser que deveria ser confutado em sua mentira, mas o próprio autêntico torna-se uma mentira no momento em que se torna de todo o autêntico, ou seja, na reflexão sobre si, ao pôr-se como autêntico, quando já ultrapassava a identidade que ele ao mesmo tempo afirma.”
"A inautenticidade do autêntico provém do fato de que, na sociedade dominada pela troca, ele tem que pretender ser aquilo pelo que responde, sem jamais poder sê-lo." 
COMENTÁRIO:
(fazer)
GLOSSÁRIO
Burguesia - A burguesia é uma classe social que surgiu nos últimos séculos da Idade Média (por volta do século XII e XIII) com o renascimento comercial e urbano. Dedicava-se ao comércio de mercadorias (roupas, especiarias, jóias, etc) e prestação de serviços (atividades financeiras). Habitavam os burgos, que eram pequenas cidades protegidas por muros. Como eram pessoas ricas, que trabalhavam com dinheiro, não eram bem vistas pelos integrantes do clero católico. Com o passar dos anos a palavra carregou significado pejorativo de elite social que oprime classes inferiores.
Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/historia/dicionario/burguesia.htm>. Acesso em: 16 maio 2012. 
Autenticidade (sin. Autêntico) - Revestido das formalidades legais requeridas: documento autêntico. Que não pode ser contestado; verídico, exato: história autêntica.
Disponível em: <http://www.dicio.com.br/autentico/>. Acesso em: 15 maio 2012
Henrik Ibsen - Henrik Ibsen, principal representante da literatura escandinava no século 20, dedicou sua vida ao teatro como diretor e autor. Apelidado de pai do teatro moderno, criador do chamado "teatro de idéias", sua obra se caracteriza pelo estudo psicológico dos personagens (em especial os femininos), pela crítica à burguesia e ao capitalismo e pelo encontro do indivíduo com a sociedade.
Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/biografias/henrik-ibsen.jhtm>. Acesso em: 15 maio 2012 
Kierkegaard - Filósofo e teólogo dinamarquês nascido em Copenhagen, criador do existencialismo, corrente de pensamento na qual se distinguem Martin Heidegger, Karl Jaspers (1891) e Jean-Paul Sartre, e para a qual o objeto próprio da reflexão filosófica é o homem na sua existência concreta, sempre definida nos termos de uma situação determinada, mas não necessária - o ser-em-situação, o ser-no-mundo -, a partir da qual o homem, condenado à liberdade, por já não ser portador de uma essência abstrata e universal, surge como o arquiteto da sua vida, o construtor do seu próprio destino, submetido, embora a limitações concretas, às filosofias existenciais.
Disponível em: < http://www.brasilescola.com/biografia/soren-aabye.htm> Acesso em: 24 maio 2012
Richard Wagner - Wilhelm Richard Wagner, compositor, maestro, intelectual, ativista político e representante do neo-romantismo alemão, cuja obra influenciou a música ocidental.
Disponível em: <http://educacao.uol.com.br/biografias/richard-wagner.jhtm>. Acesso em: 16 maio 2012
Nietzsche – importante filósofo alemão do final do século XIX cuja obra é muito importante para a filosofia contemporânea. Dono de uma vida pessoal conturbada, sua obra é marcada por seu humor depressivo e incisivo.
Disponível em: <http://www.mundodosfilosofos.com.br/nietzsche.htm> Acesso em: 16 Maio 2012
Pathos - A especulação filosófica bifurca-se em dois sentidos diferentes, investigando o pathos tanto como «o que acontece aos corpos» como «o que acontece às almas», o primeiro sob a rubrica geral de qualidades, o segundo sob a de emoções. A ponte é fornecida pelas teorias materialistas da sensação que reduzem o conhecimento sensorial a um pathos dos sentidos que, por sua vez, é capaz de disparar os pathe da alma. 
Disponível em: <http://www.filoinfo.bem-vindo.net/filosofia/modules/lexico/entry.php?entryID=245> Acesso em: 16 maio 2012
Hegel - Filósofo e ideólogo alemão nascido em Stuttgart, Württemberg, um dos mais influentes da filosofia alemã e considerado o último dos grandes criadores de sistemas filosóficos dos tempos modernos, o pensamento Hegeliano, cuja obra serviu de base para a maior parte das tendências filosóficas e ideológicas posteriores, como o marxismo, o existencialismo e a fenomenologia. 
Disponível em: < http://www.biografia.inf.br/hegel-filosofo.html> Acesso em: 24 maio 2012
Schopenhauer : O mundo e a vida não passam de uma piada de mau gosto. Esse é um dos pensamentos que Arthur Schopenhauer, o “filósofo do pessimismo”, nos deixou. Mas o pessimismo de Schopenhauer era de um tipo revigorante. Sua filosofia parece ter sido provocativa ao temperamento artístico, já que importantes artistas como Wagner, Thomas Mann, James Joyce e Samuel Beckett, entre outros,
encontraram na obra do filósofo inspiração para seus trabalhos. Filósofo espirituoso e perspicaz, ele exerceu forte influência sobre Nietzsche, um dos mais brilhantes pensadores dos últimos tempos. Suas ideias também tiveram impacto nos trabalhos de Sigmund Freud e do filósofo Ludwig Wittgenstein. Seus escritos cativantes contrastavam com sua figura desagradável, muitas vezes sarcástica, egoísta e agressiva.
Disponível em: <http://pessoas.hsw.uol.com.br/schopenhauer.htm>. Acesso em: 04/05/2012.
Bach - Johann Sebastian Bach, (21 de Março, 1685 - 28 de Julho, 1750) é um músico e compositor do período barroco da música erudita. É também um organista notável. Nasceu em Eisenach (Alemanha), no seio de uma família de músicos. É considerado um dos maiores e mais influentes compositores da história da música, ainda que pouco reconhecido na época em que viveu. Muitas das suas obras refletem uma grande profundidade intelectual, uma expressão emocional impressionante e, sobretudo, um grande domínio técnico em grande parte responsável pelo fascínio que diversas gerações de músicos demonstraram pelo Pai Bach, especialmente depois de Felix Mendelssohn que foi um dos responsáveis pela reabilitação da obra de Bach, até então bastante esquecida.
Disponível em: < http://www.bach-brasil.com/index.php?page=who>. Acesso em: 24 maio 2012
Extrínseco - Que não pertence à essência de uma coisa (opõe-se a intrínseco): circunstâncias extrínsecas, valor extrínseco.
Disponível em: <http://www.dicio.com.br/extrinseco/>. Acesso em: 16 maio 2012
Insubsistente - Que não pode subsistir. Que não tem valor ou fundamento.
Disponível em: <http://www.dicionarioinformal.com.br/insubsistente/>. Acesso em: 16 maio 2012
Fraseologia - Parte da Gramática, em que se estuda a construção da frase.
Disponível em: < http://www.lexico.pt/fraseologia/>. Acesso em: 24 maio 2012
Germanidade - O mesmo que irmandade.
Disponível em: <http://www.lexico.pt/germanidade/>. Acesso em: 24 maio 2012
Substancialidade - Qualidade do que é substancial.
Disponível em: <http://www.dicio.com.br/substancialidade/>. Acesso em: 24 maio 2012
Anti-semitismo - Sistema político-social oposto aos semitas, e particularmente aos judeus.
Disponível em: <http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=anti-semitismo>. Acesso em: 24 maio 2012
Autóctone - Que ou o que é natural do território onde vive. 
Disponível em: <http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=aut%C3%B3ctones>. Acesso em: 24 maio 2012
Baluarte – [Figurado] Localidade onde se entrincheiram os defensores de uma ideia ou de um partido.
Disponível em: <http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=baluarte>. Acesso em: 24 maio 2012
Fetiche – Objeto a que é prestada adoração ou que é considerado como tendo poderes sobrenaturais.
Disponível em: <http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=fetiche>. Acesso em: 24 maio 2012
Torna-se vitima de uma aparência que protege a ordem subsistente
O que se apresenta como uma identidade original, como uma mônada, é apenas o resultado de uma separação social do processo social.
Não apenas o Eu está enredado na sociedade, mas também deve a ela sua existência no sentido mais literal. 
Um ser humano só se torna um ser humano na medida em que imita outros seres humanos

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais