Buscar

GABARITO DA AP1 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GABARITO DA AP1 2018.1 
SISTEMA FINANCEIRO – CEDERJ
PROFESSORA: SELMA VELOSO FONTES
1ª QUESTÃO (3,0): 
- O mercado financeiro se divide em quatro grandes mercados: mercado monetário, mercado de crédito, mercado de capitais e mercado cambial.
- O mercado financeiro representa o ambiente no qual ocorrem as intermediações de recursos entre agentes econômicos superavitários e agentes econômicos deficitários, ou seja, os recursos fluem de um grupo para o outro através do mercado financeiro.
- Os agentes econômicos superavitários são aqueles que fornecem recursos ao sistema por meio da poupança e os agentes deficitários captam recursos. Esses últimos são os tomadores de empréstimo.
- A captação de recursos ocorre por meio direto ou indireto. A forma direta é caracterizada pela ausência do intermediário financeiro, ou seja, os tomadores solicitam empréstimos diretamente aos agentes superavitários por meio da venda de títulos (instrumentos financeiros), que representam direitos sobre a receita futura ou ativos futuros do tomador, por exemplo, o procedimento de desconto bancário de títulos. Esta operação envolve dois agentes, o que concede os recursos (oferta) e o que capta os recursos (demanda), não exigindo um terceiro agente para intermediar a operação. A forma indireta de captação de recursos exige um intermediário financeiro (que pode ser um banco), que fica entre os agentes econômicos superavitários e deficitários. Para uma empresa emitir ações no mercado primário, é necessário que haja uma instituição que faça essa intermediação, como, por exemplo, um banco de investimento.
  2ª QUESTÃO (3,0): 
 Os principais tipos de risco encontrados no mercado financeiro são: risco de mercado, risco operacional, risco de crédito e de liquidez.
O risco de mercado é caracterizado pela possibilidade de perda mediante as variações nos valores de ativos negociados no mercado acionário, de câmbio, de juros e de mercadorias. O risco operacional representa a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos. O risco de crédito indica a possibilidade de perda decorrente do não recebimento de valores prometidos pelos devedores ou pelo descumprimento de cláusulas contratuais. O risco de liquidez representa a possibilidade de perda decorrente da indisponibilidade de recursos para cumprir obrigações ou a possibilidade de perda em função da incapacidade de realizar uma operação em um curto espaço de tempo sem gerar diferença significativa no preço do ativo em negociação.
3ª Q (4,0): 
1. Opção (A)   2. Opção (A)  3. Opção (B)  4. Opção (A)

Continue navegando