Buscar

meteoro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O palestrante, Ricardo, fez graduação em estatística, mestrado em física, doutorado em engenharia elétrica e agora está trabalhando com a área da saúde. O que tudo isso tem a ver um com o outro e, principalmente, o que isso tem a ver com meteorologia? O clima ajuda a controlar a produção (insolação, vento, chuva, entre outros) e o consumo de energia elétrica (esse controle é feito estatisticamente), além disso, de acordo com o tempo é possível prever doenças e tomar precauções, pois, a saúde sofre uma enorme intervenção do clima, principalmente quando há uma grande variação na temperatura e prever a instabilidade da saúde de acordo com o tempo é função da estatística. Um dos focos da palestra foi mostrar que diferentes áreas do conhecimento amplia o conhecimento em cada área, ou seja, para ser um bom profissional é importante dominar o assunto de sua profissão mas também ter um bom conhecimento sobre áreas agregadas, visto que nenhuma área anda sozinha. Vale ressaltar que essa característica é de suma importância para alunos do curso de ciências matemáticas e da terra, pois, é um curso multidisciplinar. 
A meteorologia não só é uma área multidisciplinar, como também é capaz de atribuir essa característica a outras áreas, já que ela acaba se relacionando com diversas áreas graças a sua importância. Na palestra vimos também a relação da meteorologia com outras áreas de conhecimento do palestrante como arquitetura e urbanismo, pois, nenhuma construção ou projeto é bem sucedido se não for de acordo com o clima local e a arquitetura, como uma de suas funções, deve oferecer espaços compatíveis ao conforto térmico. 
O comportamento e o lazer também serão influenciados pelas condições climáticas. Pessoas que moram em lugares cujo a temperatura local é mais baixa, por exemplo, são mais isoladas porque passam mais tempo em casa, diferente de um carioca que frequentemente vai a praia e lida com diferentes pessoas, no entanto, uma alteração no tempo irá alterar no lazer desse carioca.
Como já supracitado, uma das questões mais vitais para o ser humano também possui uma intensa relação com a meteorologia: a saúde. A meteorologia está relacionada com a prática de esportes, pois muito Sol ou muita chuva faz com que essa prática diminua; com os acidentes de transito, tendo os motoqueiros como os mais afetados, já que estão expostos ao calor e a chuva; com a crise de doenças respiratórias, quando há mudanças bruscas na temperatura e o tempo fica mais seco; com alimentos, pois altas temperaturas podem alterar a composição química dos alimentos e serem maléficas ao organismo; com as enchentes, causadoras de muitas doenças; dentre outros. 
De acordo com a meteorologia é possível prever o investimento que deverá ser feito para combater riscos de saúde, como o investimento de antídoto para veneno de cobras, por exemplo, que deverá produzido principalmente no verão já que é nessa época que as cobras se mantêm mais ativas. Por esses fatores a Fiocruz trabalha com satélites para saber a temperatura e a umidade do ar. 
Questão 01) Em maio desse ano, foi elaborada uma carta em que mais de 170 cientistas pedindo OMS e ao COI que alterassem as datas ou a sede dos Jogos olímpicos de 2016 por medo que a doença Zika vírus se espalhasse pelo mundo. Como a meteorologia influenciou no cancelamento dessa alteração? 
Resposta: A meteorologia mostrou que no período que acontecerá o jogos (inverno) não ocorrem os picos de epidemia, pois é quando a população do mosquito está relativamente mais baixa, já que o clima mais seco faz com chova menos e a diminuição de água parada interfere na reprodução do mosquito.
Questão 02) Dentro todos estes fatores que são influenciados pela meteorologia, de que forma a economia se relaciona a eles? 
Resposta:

Outros materiais