Buscar

TEXTO ESCRITO PORTFÓLIO NOTÍCIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO | NÚCLEO DE PRÁTICAS | PORTFÓLIO 
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS FAVORECEM INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIENCIA
Por Iolanda R. Vila Nova, RU 1553227
Polo – Itapeva
Data (15/08/2017)
Fonte: Google
Tecnologia Assistiva é o termo utilizado para os recursos e serviços que ajudam a melhorar habilidades funcionais de pessoas com deficiências e assim promovendo a autonomia e inclusão dos mesmos.
Vários recursos são usados para facilitar a integração e inclusão do deficiente na sociedade, eles vão desde jogos educativos á complexos sistemas computadorizados. Os serviços são aqueles prestados por profissionais, sempre selecionando, obtendo ou usando um instrumento de tecnologia assistiva. Entre eles avaliações, treinamento de novos equipamentos, experimentação, tudo que possa facilitar sua integração.
O papel da inclusão digital é resgatar os excluídos e incluí-los na sociedade da informação.
Tanto quanto a deficiência a própria comunidade limita os portadores deficientes. A falta de acessibilidade do local, o acesso a computadores, entre outros, por exemplo, são recursos que facilitam seu aprendizado.
Um recurso assistivo que pode tornar a escola mais acessível para as pessoas surdas e mudas é a Língua Brasileira de Sinais (libras).
As pessoas com deficiência em todo o mundo estão entre os grupos de maior risco de exclusão escolar. Segundo o último Censo do IBGE, o Brasil tem mais de 45 milhões com algum tipo de deficiência, isso representa cerca de 23,9% da população. A maior parte dos adolescentes e crianças com deficiência já estudam em escolas regulares. A maioria dos alunos com deficiência já estavam em classes comuns.
Para melhor aproximação de professores e alunos dessas tecnologias, foram criadas as Salas de Recursos Multifuncionais, elas fazem parte do programa de Atendimento Educacional Especializado (AEE), do governo federal para promover a inclusão nas escolas brasileiras nas escolas brasileiras. 
Nestas salas, professores especializados atendem às crianças com deficiência. Para cada tipo de deficiência são direcionados diferentes recursos pedagógicos. Permitindo que os alunos sejam atendidos com mais qualidade, favorecendo a inclusão escolar.
Pode-se concluir que os avanços tecnológicos ajudam na inclusão social, educacional, profissional e digital, mas recursos manuais como artesanais também tem sua importância e ajudam os alunos com deficiências. Assim como projetos sociais, que promovam a inclusão em diversas áreas esquecidas pelos governos.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais