Buscar

Plano de aula - Desenvolvendo Lateralidade 2 anos.

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1 – Releia o seguinte trecho, extraído do texto:
“Cabe ressaltar, no entanto, que no mundo capitalista em que vivemos o lúdico esta sendo extraído do universo infantil.” (DALABONNA, p. 5)
Posicione-se em relação à afirmação da autora, que aponta o capitalismo como grande responsável pela desvalorização do lúdico do universo infantil. Dê exemplos além dos citados no texto.
 Na situação atual do mundo, as crianças têm sido levadas pela realidade a se tornarem adultos quando deveriam ser apenas crianças, desde cedo algumas delas já tem que ficar sozinhas em casa para que seus pais possam trabalhar, e se tiver irmãos mais novos, são elas quem vão cuidar. Dessa forma aos dez anos de idade acabam desenvolvendo uma maturidade que não está no tempo de aparecer. Falta oportunidade e lugares que as ofereçam atividade diferentes e que incentivem a infância, os pais não informados, não entendem que a criança precisa ser criança, e que ficar trancado em casa na frente de um computador e uma televisão, não é um tempo muito proveitoso. As crianças precisam brincar, precisam correr, e precisam desvendar o mundo de forma própria. 
2 – Faça uma síntese sobre o papel do ato de brincar para Vigotski. Baseie-se no texto, mas faça uso de linguagem própria.
 O ato de brincar tem um relevante valor no processo do desenvolvimento da criança, o ato de brincar não é somente algo que a criança faz quando não tem nada melhor para fazer, pois é brincando que ela se descobre, se desenvolve, é seu modo de aprender e entrar em uma relação cognitiva com o mundo. O ato de brincar é de suma importância, pois é brincando que a criança revela seu estado cognitivo, visual, auditivo, tátil e motor. 
 Brincando a criança desenvolve não só a linguagem, mas também desenvolve o seu próprio pensamento. O ato de brincar possibilita a relação da criança com o mundo, e infelizmente poucas pessoas entendem a importância do lúdico na formação da personalidade da criança. Através da atividade lúdica e do jogo, a criança forma conceitos, seleciona ideias, estabelece relações lógicas, integra percepções, faz estimativas compatíveis com o crescimento físico e desenvolvimento e, o que é mais importante, vai se socializando.
 Brincar é sinônimo de aprender, pois o brincar e o jogar geram um espaço para que a criança pense e avance em raciocínio. 
3 – Releia o seguinte trecho, retirado do texto:
“A maioria das escolas de hoje está preparando seus alunos para um mundo que já não existe. ” (DALABONNA, p. 7)
Por meio dessa afirmação, a autora faz uma crítica à educação escolar atual. De que maneira o lúdico pode contribuir para a modificação desse modelo tradicional de educação? 
 Muitas vezes os alunos são colocados em fileiras, dentro de salas de aula, e ali ficam sentado durante horas, ouvindo a professora falar, lendo e escrevendo, chega um momento do processo que a criança simplesmente não aguenta e não consegue mais focar toda sua atenção naquilo que a professora está tentando ensinar. No lugar de horas tendo aula dentro de sala, as crianças deveriam ter atividades diferentes que valorizassem o lúdico e dessem a elas a oportunidade de se desenvolver o seu próprio eu. Se as aulas fossem transformadas em atividades lúdicas, a atenção da criança estaria voltada para aquilo e assim ela teria um proveito de aprendizagem, muito maior!
4 – Releia a ultima parte do texto, intitulada “O lúdico como processo educativo” (p. 9 – 10) e faça uma síntese desse trecho, justificando a posição da autora, ao afirmar que “brincar é análogo a aprender” (p.9).
O brincar é prazeroso, então ele ajuda o educador a tornar o ato da aprendizagem, prazerosa para as crianças, o lúdico na educação da criança o incentiva, e o ajuda a compreender com mais facilidade, e a ter um maior interesse.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais