Buscar

Resumo - Semântica e Pragmática

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sinonímia: é a relação que se estabelece entre duas ou mais palavras que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS.
Exemplos: cômico – engraçado; débil – fraco, frágil; distante - afastado, remoto.
Antonímia: é a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados diferentes, contrários - ANTÔNIMOS.
Exemplos: economizar – gastar; bem – mal; bom – ruim; 
Homonímia: Homonímia são palavras que possuem a mesma grafia ou a mesma pronúncia, mas com significados diferentes entre si.
Homógrafo: são as palavras que com a mesma grafia, mas com pronúncia e significados distintos. 
Exemplo: “este” (ponto cardeal) e “este” (pronome demonstrativo); Rosa (cor) e Rosa (flor).
Homófono: são palavras iguais na pronúncia, mas diferentes na grafia e no significado. 
Exemplo: “sessão” (período de tempo) e “seção” (departamento); “cela” (substantivo) e “sela” (verbo).
Polissemia: é um conceito da área da linguística que significa "algo que tem muitos significados". Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados. 
Exemplo: A palavra vela pode significar a vela de um barco; a vela feita de cera que serve para iluminar ou pode ser a conjugação do verbo velar, que significa estar vigilante.
Paranomásia: é uma figura de linguagem caracterizada pela utilização de palavras parônimas, ou seja, palavras com significados diferentes que se escrevem e se pronunciam de forma parecida.
Exemplo: acidente/incidente; aferir/auferir; cumprimento/comprimento. 
Estilística do som: Também chamada de “Fonoestilística” trata dos valores expressivos de natureza sonora observáveis nas palavras e nos enunciados. Os acentos, entoação, altura e ritmos constituem um complexo sonoro de extraordinária importância na função emotiva e poética.
Ambiguidade: ela pode apresentar a sensação de indecisão, hesitação, imprecisão, incerteza e indeterminação. Ambiguidade é a qualidade ou estado do que é ambíguo, ou seja, aquilo que pode ter mais do que um sentido ou significado. Exemplo: Pedro disse ao amigo que havia chegado. 
Acarretamento: ocorre quando, num par de sentenças, a verdade da primeira ‘acarreta’ na verdade da segunda, ou seja: a verdade da sentença A assegura a verdadeira sentença B. 
Sema: é a raiz da palavra através do sema encontramos o Lexema que é a palavra em si. Exemplo de Lexema: cadeira. Exemplo de sema: madeira, quatro pés, encosto, de sentar, etc. 
Hiperônimo: são palavras de sentido genérico, ou seja, palavras cujos significados são mais abrangentes do que os hipônimos. Fazendo uma comparação com a Biologia, podemos dizer que os hiperônimos seriam os gêneros, isto é, palavras que apresentam características comuns.
Exemplo: Animais é hiperônimo de cachorro e cavalo. Legume é hiperônimo de batata e cenoura.
Hiperonímia: são palavras de sentido específico, ou seja, palavras cujos significados são hierarquicamente mais específicos do que de outras. Fazendo novamente uma comparação com a Biologia e seus termos, os hipônimos seriam as espécies, isto é, palavras que estão ligadas por meio de características próprias. 
Exemplo: Maçã e morango são hipônimos de fruta. Vermelho e verde são hipônimos de cor.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando