Buscar

AD2 INT.ECON ELVIS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Avaliação à Distância 2 – AD2 - 2016/2º semestre 
Disciplina: Introdução à Economia / Coordenador: Gil B. Leite
1) Existem três condições que um bem deve desempenhar para que possamos considerar o mesmo como moeda: ser meio de troca, servir como unidade de conta e funcionar como reserva de valor.
a) Ser Meio de Troca – Quando um objeto é meio de troca, ele desempenha exatamente o que sua função diz. Através dele bens e serviços são adquiridos, ou seja, ele funciona como intermediário nas transações de trocas.
b) Servir como Unidade de Conta – Ao dizer que a moeda é uma unidade de conta, podemos dizer que a mesma é um padrão de medida, tornando possível, então, medições, cálculos e dar preço com sua própria unidade, seu próprio valor padrão.
c) Funcionar como Reserva de Valor – Sendo a liquidez plena, a moeda tem poder aquisitivo de longo prazo, não perdendo seu valor com o passar do tempo. Podendo, assim, ser acumulada e reservada para uso posterior, sem alteração de valor.
2. As transações registradas no Balanço de Pagamentos estão reunidas em dois grandes grupos: Transações Correntes, e Conta Capital e Financeira. Explique de forma sucinta a composição desses dois grupos e diga qual a importância do Balanço de Pagamentos para a economia de um país. (3,0 pontos)
O Balanço de pagamentos se mostra importante para a economia de um país, pois registram transações contábeis deste com o resto do mundo, sendo o registro sistemático estatístico-contabilista destas transações, com as outras nações durante um determinado período de tempo. O acompanhamento dessas contas é fundamental para o país poder avaliar sua situação econômica.
O resultado desse balanço é obtido através do somatório das contas: 
. Transações correntes: Registram entradas e saídas devidas ao comércio de bens e serviços e também os pagamentos de transferências.
. Conta capital e Financeira: Registra todo o fluxo que entra e sai do país, inclusive as transações de fundos, empréstimos e transferências. Sendo que a conta capital registra principalmente transferências de patrimônio por migrantes entre países, enquanto a conta financeira tem quatro subcontas: Investimento Direto, Investimentos em Carteira, Derivativos e Outros Investimentos. Também são componentes dessa conta os capitais compensatórios: contas caixa (haveres no exterior e direitos junto ao FMI ), empréstimos oferecidos pelo FMI e contas atrasadas (débitos vencidos no exterior).
3. Para atender as necessidades de financiamento do setor público, três procedimentos se destacam: a cobrança de impostos, emissão de moeda e emissão da dívida pública. Explique cada um deles, apontando seus aspectos negativos. (4,0 pontos).
Cobrança de impostos: Mesmo sendo uma forma de financiar gastos públicos, acontecem várias situações como, Déficits, aumento de impostos, os ganhos dos atribuídos não comportam os gastos.
Emissão de moeda: “Criação de dinheiro.” O Banco Central emite o dinheiro para atender o financiamento do deficit. Sendo que o aumento ocasionando aumento da inflação e perda do valor monetário.
Emissão de dívida pública: Ao liberar à venda de títulos públicos que ocasionam interferências monetárias, sendo os fundos limitados e que a emissão de dívida pública reduz o financiamento privado, podendo aumentar a taxa de juros.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais