Buscar

Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que garantem a comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Linguagem é a representação do pensamento por meio de sinais que garantem a comunicação, esses sinais não podem ser de domínio do emissor, pois eles precisam ser compartilhados entre o emissor e receptor. Resumindo pensei, senti, sinalizei e comuniquei. A linguagem pode ser representada por 3 formas: Linguagem Verbal – que atua através da palavra. Linguagem não verbal – que atua fora da perspectiva da palavra, normalmente ela é associada a imagem, mas tem suas exceções. Ex.: Gás de cozinha não tem cheiro, mas eles colocam odor nele, para caso haja algum vazamento a pessoa possa perceber. É uma associação odor de gás significa na nossa mente perigo, sendo uma linguagem não verbal. Tem também a linguagem mista ou híbrida que envolve as duas outras linguagens verbal e não verbal. Onde você encontra essa linguagem: nas tirinhas de jornal, nas charges, etc.
Língua – nada mais é que um linguagem verbal que conta com regras combinatórias.
Variação Linguística
Variação Diatópica, conhecida também como variação de lugar/regional. EX.: as histórias de Chico Bento de Maurício de Souza. Os diálogos presentes nas tirinhas tem sempre reduções de palavras e perda de fonemas colaborando para se perceba a variação regional. Tangerina, mexerica, mandioca, aipim, macaxeira. Sorvete de casquinha RJ e sorvete de Cascalho (BA)
Variação diafásica, é conhecida como variação de idade, que marca a faixa etária.
Variação Gramatical, de atendimento a norma. Que se divide em 3 variações: norma padrão -que respeita todas as regras, Coloquial ou informal –respeito o que há de principal mais cometo alguns deslizes e desvios e a chamada norma vulgar que eu desrespeito o que há de principal nas regras gramaticais.
 
Identificar contexto formal e informal.
Há diversas situações em nossa vidas: ora estamos num ambiente formal como em uma solenidade de entrega de prêmios e noutras vezes em ambiente informal como uma troca de emails com um amigo. ADEQUAÇÂO é a palavra chave para podermos transitarmos entre os diversos contextos.
Em contextos formais o adequado é usarmos a redação escrita aderente á norma culta. Já em situações informais de nosso cotidiano podemos ser mais flexíveis e usarmos um linguajar coloquial.
Anotações: ex o surfista na aula 1 que fala na informalidade.
Língua: É o idioma, conjunto de palavras ou expressões de um povo, com regras próprias. A língua é uma construção histórica, social, correspondente a cultura, história e sociedade de um determinado povo.
Variação padrão ou norma culta é uma forma homogênica de comunicar das pessoas de maior escolaridade, o que em geral lhes dá algum prestígio social.
Fala : elas nos permite maior flexibilidade, pois se não entendemos o ouvinte pode-se fazer perguntas e pedir para que fale novamente.
Escrita: normalmente se destina a uma pessoa não presente, por isso deve ser elaborada de forma clara, para compreensão da mensagem.