Buscar

Lista de Termodinâmica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Lista de Termodinâmica			Física III 		Prof. Ms. Emerson Gomes
(1) Ao receber uma quantidade de calor Q=50J, um gás realiza um trabalho igual a 12J, sabendo que a Energia interna do sistema antes de receber calor era U=100J, qual será esta energia após o recebimento?
(2) Considere que 200 J de trabalho são realizados sobre um sistema e 70 cal de calor são extraídos dele. Do ponto de vista da primeira lei da termodinâmica, quais os valores (incluindo sinais algébricos) de (a) W. (b) Q e (c) ΔEint.?
(3) Um sistema termodinâmico ao passar de um estado inicial para um estado final, tem 200 J de trabalho realizado sobre ele, liberando 70 cal. Usando a 1a. lei da termodinâmica e considerando que 1cal equivale a 4,19J, indique o valor, com os respectivos sinais, da variação da energia interna.
(4) Num dado recipiente contendo um líquido, é imerso um cilindro contendo gás ideal, confinado por um êmbolo móvel. O recipiente está sobre uma fonte térmica e a base do recipiente é diatérmica, permitindo trocas de calor entre a fonte e o recipiente. As demais paredes do recipiente são adiabáticas e as paredes do cilindro que contém o gás são diatérmicas. 
A fonte térmica fornece 2000 J para o sistema formado pelo líquido e o gás, conforme figura (I) acima. Devido ao calor fornecido pela fonte térmica, a temperatura do líquido aumenta de 3K, consumindo 1500 J. Por outro lado, o gás realiza uma expansão com um aumento de volume de 8 m3, a uma pressão constante de 50 N/m£, como representado na figura (II) acima.
a) Calcule o trabalho realizado pelo gás.
b) Calcule a variação da energia interna do gás.
c) Nesse processo, o que acontece com a energia cinética das partículas que compõem o gás: aumenta, diminui ou não muda? Justifique a sua resposta.
(5) Enquanto se expande, um gás recebe o calor Q=100J e realiza o trabalho W=70J. Ao final do processo, qual a variação da energia interna do gás?
(6) Transfere-se calor a um sistema, num total de 200 calorias. Verifica-se que o sistema se expande, realizando um trabalho de 150 joules, e que sua energia interna aumenta.
a) Considerando 1 cal = 4J calcule a quantidade de energia transferida ao sistema, em joules.
b) Utilizando a primeira lei da termodinâmica, calcule a variação de energia interna desse sistema.
(7) Um corpo recebe 40 Joules de calor de um outro corpo e rejeita 10 Joules para um ambiente. Simultaneamente, o corpo realiza um trabalho de 200 Joules. Estabeleça, baseado na primeira lei da termodinâmica, o que acontece com a temperatura do corpo em estudo.
(8) Este é um modelo pedagógico de uma máquina térmica a vapor. Nele, a caldeira é representada por um recipiente esférico alimentado por chamas, a turbina é representada pela roda dentada girante e o condensador é representado pelo tubo em “S” resfriado pelo gelo.
O objetivo de construir uma máquina a vapor é o de converter energia térmica em mecânica. Através desse modelo vamos explicar de forma simplificada o funcionamento dela.
A água aquecida na caldeira muda de estado físico para vapor a alta temperatura e pressão. O vapor atravessa a turbina para um local de menor pressão, movimentando-a. O vapor é então condensado no condensador e volta para a caldeira e o ciclo então se repete.
Observando os veículos de transporte modernos, a máquina a vapor pode parecer coisa do passado, em desuso. Entretanto as turbinas a vapor são largamente utilizadas em usinas termelétricas que são responsáveis pela maior parte da geração de energia elétrica do planeta.
Suponha que uma máquina térmica receba 8000J de calor e sofra um aumento de 3500 J em sua energia interna. Calcule o trabalho realizado por essa máquina térmica.
(9) Um gás em uma câmara fechada passa pelo ciclo mostrado no diagrama p-V da figura abaixo. A escala do eixo horizontal é definida por Vs=4m3. Calcule a energia líquida adicionada em forma de calor durante o ciclo completo.
(10) Suponha que 1 kg de água a 100°C é convertido em vapor a 100°C à pressão atmosférica padrão (1 atm=1,01.105 Pa) no arranjo da figura abaixo.O volume da água varia de um valor inicial de 10-3m3 do líquido para 1,671m3 do vapor. (a) Qual é o trabalho realizado pelo sistema durante esse processo? (b) Qual é a energia, em forma de calor, transferida durante esse processo? (c) Qual é a variação da energia interna ocorrida durante esse processo?

Continue navegando