Buscar

FLORA ENDÓGENA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FLORA ENDOGENA/COMENSAL
- Nossa flora possui vírus, fungos e protozoários. São 100 trilhões de organismos (90% microrganismo, 10% células humanas). Ela se origina no nascimento quando ocorre a passagem pelo canal do parto, a distribuição inicial é pela pele (primeira linha de defesa) e na mucosa; a partir do contato, ingestão e inalação os outros tipos de microrganismos são adquiridos. Esses microrganismos, se estiverem no seu local correto de vida, trazem benefícios para o ser humano, caso atinja lugares diferentes pode se tornar patogênico (causar doenças). 
- A flora muda de acordo com idade, dieta, estado hormonal, saúde, higiene pessoal
- Na pele há liberação de lisozima pelo suor, (também há lisozima nas lágrimas, e na saliva), PH é baixo, há produção de sebo que inibe várias bactérias por ser ácido. Há microrganismo nas glândulas sudoríparas e nas sebáceas, na superfície dos folículos pilosos e é mais presente nas áreas quentes e úmidas.
- A relação microrganismos-humano é simbiótica, ou seja, há benefícios para os dois: 
> Para bactérias a interação fornece nutrientes, ambiente estável, temperatura constante, proteção e transporte. 
> Para o homem a interação traz: benefícios nutricionais, estimulação do sistema imune, protege contra patógenos (competição pelos nutrientes, produzindo substâncias nocivas, afetando condições como o pH e oxigênio disponíveis, combatem infecções pela produção de antibióticos naturais que são absorvidos pelo sangue e produzem bactericida), produzem vitaminas do complexo B, vitamina K, melhora processo da digestão pela produção de enzimas
> Mecanismo de defesa contra infecções (os microrganismo ocupam os receptores nos quais os patogênicos se acoplariam para causar doenças).
- Flora residente: Quando ocorre uma relação estável e independente com micróbios vizinho e com o ser humano. Nesse local há formação de colônias, pois é o local ideal de sobrevivência daqueles tipos de microrganismos. 
- Flora transitória: microrganismo chega, mas não ganha a competição com a flora residente na disputa pelo espaço devido à sensibilidade aos vários sistemas de defesa do hospedeiro. 
- Flora oportunista: microrganismos da flora boa, que em situações de baixa imunidade ou quebra de barreiras causam doença. Esse tipo de infecção é chamada de infecção endógena. 
- A distinção entre micróbios comensais e patógenos não é absoluta, pelo fato de existir a flora oportunista. 
- Em indivíduo saudável os microrganismos exógenos não causam doença, mas quando há imunidade baixa há infecção infecção exógena 
- Não pode haver microrganismos no líquor, nos músculo, nos ossos, nas juntas e no tecido conjuntivo 
- O sangue, o fígado, o baço, os rins e o trato urinário conseguem eliminar microrganismos
- A pele, a nasofaringe, o trato respiratório superior, a boca, o trato intestinal inferior e a vagina precisam de microrganismo para a defesa contra doenças.
- Defesa do estômago contra H. Pylori é a acidez gástrica (70% da população possuem essa bactéria, mas somente 5% apresentam problemas). 
- Cerca de 10 a 40% da população adulta saudável e 90% do pessoal hospitalar carregam Staphylococcus aureus, um dos mais frequentes agentes de infecção hospitalar, por isso é importante a lavagem das mãos.

Continue navegando