Buscar

Automatização Das Profissões

Prévia do material em texto

Automatização Das Profissões
Matheus De Oliveira
Lucas Oliveira
Com a implantação da tecnologia e dos sistemas de informática e automação nos meios de trabalho, vários empregos estão sendo afetados pela presença das máquinas, com o uso de robôs e sistemas computadorizados. 
Seja no campo, na cidade, ou trabalhando em casa pela internet, o computador tem substituído o trabalho manual pelo trabalho robotizado e sem descanso.
Atualmente
Na Suíça, drones estão sendo testados para entregar documentos em vilarejos distantes, substituindo os carteiros.
A Amazon também está experimentando drones para entregas rápidas nos EUA, com seu projeto Prime Air.
Veículos autônomos.
Assistentes digitais.
Reconhecimento facial
Devemos temer esse avanço tecnológico?
Na medida em que a tecnologia está avançando a consequência dela afetar exponencialmente todos os setores da economia e todas as regiões do mundo é certa. Mas não do mesmo modo. Haverá ganhadores e perdedores.
As mudanças são tão profundas que, da perspectiva da história humana, nunca houve um tempo de maior promessa ou potencial perigo.
O mercado de trabalho será afetado dramaticamente, inclusive com trabalhos mais repetitivos substituídos pela robotização.
O efeito desta revolução será diferente nas diversas economias do mundo. O ritmo de inovações está cada vez mais acelerado e os países que não conseguirem acompanhar essa evolução vão ficar, inevitavelmente, para trás.
Países com baixo nível educacional, fortemente ancorados em trabalhos de baixa qualificação, têm possibilidades bem maiores de sofrerem mais.
Algumas profissões que podem acabar até 2030
 Piloto de avião
Quando a profissão será automatizada: entre 2025 e 2030
Justificativa dos especialistas: O termo ‘piloto automático’ está longe de soar estranho. Atualmente, na maior parte do tempo sistemas computadorizados já pilotam as aeronaves. A interferência humana acontece especialmente nas etapas de decolagem e pouso, mas diversas empresas já fazem testes de aviões 100% autônomos.
Contadores e auditores
Quando a profissão será automatizada: 2030
Justificativa dos especialistas: Dois movimentos complementares devem impactar estas profissões: digitalização dos processos e aumento no uso de Blockchain. Contadores ainda estão envolvidos com tarefas que podem ser automatizadas em grande escala
Repórteres e jornalistas
Quando a profissão será automatizada: entre 2022 e 2025
Justificativa dos especialistas: Em termos objetivos, escrever não é exatamente um problema para a inteligência artificial. Desde 2014, a Associated Press usa softwares inteligentes para escrever relatórios quadrimestrais de faturamento, atualmente mais de 3.000 relatórios são produzidos por inteligência artificial a cada trimestre.
Assistente jurídico
Quando a profissão será automatizada: a partir de 2020
Justificativa dos especialistas: Soluções que utilizam inteligência artificial, no Watson, da IBM, por exemplo, já conseguem realizar tarefas repetitivas de análise de processos e termos jurídicos com eficiência e precisão muito maiores do que quando as mesmas tarefas são realizadas por seres humanos.
Algumas profissões que os robôs não vão conseguir substituir
Clérigo/Padre
Professores
Cientistas
Analista de Sistemas de Computador
Psicólogo
Assistente social
Dentista
As maquinas irão se tornar mais inteligentes que os humanos?
Pesquisadores afirmam que chegará o momento em que as máquinas não verão necessidade em respeitar os humanos.
Acha isso improvável? Steve Wozniak e Bill Gates discordam de você. O cofundador da Apple explica que “Se construirmos esses dispositivos para cuidar de tudo, eventualmente eles ficarão mais velozes e vão querer se livrar dos humanos para comandar as empresas de uma forma mais eficiente”.
A opinião é compartilhada pelo criador da Microsoft, que acredita que a revolução vai ocorrer em duas etapas. Primeiramente, as máquinas vão trabalhar por nós e não serão superinteligentes. Contudo, algumas décadas mais tarde, quando a inteligência for profunda o suficiente, aí sim haverá problemas.
Vantagens
Com as máquinas, já atingimos níveis impressionantes de precisão e acerto. Combinado com a inteligência, esses fatores poderão revolucionar indústrias com a tomada de decisões certeiras e execuções perfeitas.
A exploração espacial poderá avançar muito com a I.A.. Máquinas inteligentes poderão substituir humanos e sobreviver a duras condições ambientais.
A Inteligência Artificial poderá acabar com a necessidade de empregar humanos em trabalhos laboriosos, difíceis, repetitivos e insalubres.
Desvantagens
As máquinas podem assumir o controle. Idealmente, os humanos continuariam como os mestres das máquinas, mas com o desenvolvimento exponencial da capacidade de raciocínio não-orgânica e a conexão em rede em tempo real das mesmas poderá significar que as máquinas, de fato, serão mais inteligentes do que nós.
Nas mãos erradas, máquinas podem criar gigantescas destruições em massa, justamente pela falta do componente emocional que, às vezes, faz com que um ser humano pense duas vezes antes de agir. Máquinas podem ser hackeadas e programadas para fazer coisas erradas.
Qual a sua opinião?
Uma das grandes questões é se devemos ou não aplicar inteligência em máquinas porque as mesmas podem posar uma grande ameaça ao futuro da humanidade. Contudo, cientistas como a Dra. Joanna Bryson, especialista em Inteligência Artificial, acreditam que o que precisa ser regulado é a capacidade humana de auto-regulação. Segundo ela, a I.A. é apenas mais um produto do nosso intelecto que está sendo continuamente desenvolvido e expandido, tal como as armas nucleares, o aquecimento global e a extinção em massa de outras espécies.
As máquinas são nossas ferramentas, mas pode chegar o momento em que não seremos mais capazes de controlá-las.  Portanto, precisamos decidir como queremos viver com elas. Uma discussão que não pode ser adiada.

Continue navegando