Buscar

Atividades Política Ambiental Global

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Atividades Política Ambiental Global
		1 - A compreensão sobre as esferas Terra e Mundo é de grande valia para entendermos a questão ambiental não do ponto de vista unilateral, a um Estado ou a um determinado grupo de Estados, mas pelo seu aspecto: 
	
	
	
	
	unilateral 
	
	
	global 
	
	
	Ecológico
	
	
	pontual 
	
	
	Bilateral
		2 -A fim de compreender melhor a relação do homem com o planeta e caracterizar as estruturas de interação social com os recursos ambientais, diversos autores trabalham a idéia de 2 ambientes distintos, sendo o primeiro o ambiente natural e o segundo o ambiente social. A degradação ou a "questão ambiental" nasceria, portanto, da difícil relação entre esses escopos ambientais. Por isso é CORRETO afirmar que:
	
	
	
	
	é possível uma perfeita relação entre ambientes naturais e ambientes sociais, para tanto basta que o segundo abdique de qualquer premissa de desenvolvimento industrial e econômico.
	
	
	o estabelecimento de comunidades não foi visto como uma ameaça ao meio ambiente a medida que as transformações na relação homem/natureza só começaram a se intensificar no séc. XX. 
	
	
	a incapacidade do homem em reveter as forças da natureza acaba por manter o ambiente natural sempre em vantagem em relação aos ambientes sociais, mesmo com os avanços da tecnologia.
	
	
	ao se estabelecer em comunidades, o homem naturalmente substituiu o ambiente natural pela ambiente social, sem prejuízo para as partes.
	
	
	tradicionalmente o equilíbrio entre os ambientes naturais e sociais nunca aconteceu, por isso temos um cenário de degradação no primeiro escopo.
		3 - A economia clássica e a visão bíblica são orientadas segundo a perspectiva ____________, ou seja, colocam o homem como centro e a Terra como fornecedora ilimitada de recursos. Qual alternativa abaixo completa a frase?
	
	
	
	
	Agrícola
	
	
	Neoliberal
	
	
	Uniformitarista
	
	
	Antropocêntrica
	
	
	Geocêntrica
		4 - Qual alternativa completa a frase abaixo? Desde o final do século XIX, as questões ligadas à preservação do meio ambiente e os efeitos nocivos da rápida industrialização, principalmente entre os países economicamente mais desenvolvidos, acompanharam o próprio avanço do capitalismo global e as transformações nos meios de produção e consumo. Por um lado tivemos uma postura apreensiva dos governos, seja em prevenir a degradação ambiental ou priorizar a industrialização a qualquer custo, por outro: 
	
	
	
	
	as empresas nucleares
	
	
	o comércio de animais
	
	
	as universidades
	
	
	a sociedade civil 
	
	
	a agricultura
		5 - A perspectiva que coloca a Terra como superior ao Mundo, portanto carrega em seu bojo elementos que fomentarão o debate entre a preservação e conservação ambiental e o desenvolvimento, é:
	
	
	
	
	social 
	
	
	Legislativa
	
	
	geocêntrica 
	
	
	Antropocêntrica
	
	
	Política
		6 - O encontro entre as esferas Mundo e Terra, onde o equilíbrio não foi prioritário por muito tempo, produziu consequências vistas, atualmente, com focos de atenção e preocupação de toda a humanidade. E por isso, como sabemos, é tema recorrente na (s): 
	
	
	
	
	partição estadual em particular 
	
	
	esfera educacional somente
	
	
	questão econômica apenas
	
	
	política internacional
	
	
	área de saúde exclusivamente
		7 - Nos dias atuais os temas ligados ao meio ambiente estão presentes em todas as pautas de debates político e cientifico no mundo inteiro. Seja na ação dos governos, nas negociações dentro das organizações internacionais, na mobilização da sociedade civil, nas peças de propaganda e promoção das grandes empresas, as preocupações com o meio ambiente se tornaram o grande tema contemporâneo. Esse cenário, no entanto, nem sempre foi assim. O tema ambiental ou, na verdade, as preocupações com a degradação ambiental começaram a surgir quando?
	
	
	
	
	Já no século XX
	
	
	Desde o início da idade média
	
	
	Com o surgimento da medicina através de Demóstenes
	
	
	ainda no século XIX
	
	
	Somente no século XXI
		8 - Para compreendermos os elementos em torno da questão ambiental nas Relações Internacionais, é fundamental traçarmos alguns esclarecimentos sobre a origem das preocupações com o meio ambiente propriamente dito, os reflexos da ação do homem neste contexto, as principais transformações sociais que acarretaram consequências na relação do homem com a Terra e, não menos importante, a atuação dos governos frente aos novos desafios. A questão ambiental, é justamente o encontro ¿ problemático ¿ entre a duas esfera Quais são estas esferas ?
	
	
	
	
	Biológica e Econômica
	
	
	Geográfica e Social 
	
	
	Social e Econômica
	
	
	Social e Biológica
	
	
	Natural e Social
 
		9- A questão ambiental, é justamente o encontro problemático entre a esfera ______________ e a esfera _________, ou melhor, a atuação da segunda esfera sobre a primeira esfera. Qual alternativa abaixo completa a frase?
	
	
	
	
	vegetal e humana
	
	
	humana e animal
	
	
	natural e social
	
	
	mineral e vegetal
	
	
	vegetal e natural
		10 -A questão ambiental ¿ ou problema ambiental ¿ não se dá como fator inerente às transformações naturais da Terra, mas do comportamento da humanidade ¿ o Mundo ¿ sobre os elementos da natureza e do meio em que vivemos. Tradicionalmente, podemos ver essa relação entre o Mundo e a Terra a partir de que perspectivas? 
	
	
	
	
	A perspectiva antropocêntrica e a perspectiva natural
	
	
	A perspectiva antropocêntrica e a perspectiva geocêntrica
	
	
	A perspectiva cristã e a perspectiva geocêntrica
	
	
	A perspectiva natural e a perspectiva social
	
	
	A perspectiva geocêntrica e a perspectiva social
		11 - Nos dias atuais os temas ligados ao meio ambiente estão presentes em todas as pautas de debates político e cientifico no mundo inteiro. Seja na ação dos governos, nas negociações dentro das organizações internacionais, na mobilização da sociedade civil, nas peças de propaganda e promoção das grandes empresas, as preocupações com o meio ambiente se tornaram o grande tema contemporâneo. Esse cenário, no entanto, nem sempre foi assim. O tema ambiental ou, na verdade, as preocupações com a degradação ambiental começaram a surgir quando?
	
	
	
	
	Já no século XX
	
	
	Desde o início da idade média
	
	
	ainda no século XIX
	
	
	Com o surgimento da medicina através de Demóstenes
	
	
	Somente no século XXI
		12 - O termo ¿mudança global¿, para indicar as consequências da atuação humana sobre o meio ambiente, começou a ganhar espaço após divulgações científicas, em torno da década de:
	
	
	
	
	1970 
	
	
	1990
	
	
	1950 
	
	
	1980 
	
	
	1960
		13 - A partir da análise do histórico do surgimento com as preocupações ambientais, as questões ligadas à preservação do meio ambiente e os efeitos nocivos da rápida industrialização, principalmente entre os países economicamente mais desenvolvidos, acompanharam:
	
	
	
	
	o declínio da economia feudal e implementação da monarquia
	
	
	o próprio avanço do capitalismo global e as transformações nos meios de produção e consumo
	
	
	a transformação da sociedade urbana em rural por incentivo político
	
	
	o incentivo do comércio rural e a conservação de áreas degradadas
	
	
	a ruptura da liberdade de pesquisa e divulgação da informação
	
		14 - Muitas vezes, dada a sua importância nos debates atualmente, o tema ambiental e a preservação dos ecossistemas nos parece uma preocupação "nova" da humanidade. Esse debate, no entanto, já pode ser identificado em ações de governos
e estudos acadêmicos já no séc. XIX e em períodos anteriores. Sobre essa questão, considere as seguintes afirmações:
I) A criação do primeiro parque florestal foi um claro sinal da preocupação ambiental nos Estados Unidos em meados do século XIX;
II) Graças aos avanços econômicos consquistados pela Revolução Industrial, a degradação dos rios e da atmosfera só começou a ser percebida na segunda metade do séc. XX;
III) A evolução da estrutura de produção e consumo do modo capitalista fez "acender", pela primeira vez, as preocupações com a questão ambiental. Medidas efetivas, no entanto, era limitadas pelos interesses de desenvolvimento econômico e rápida industralização;
IV) A organização da Primeira Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente, já no final do século XIX, antecipou o debate ambiental na agenda internacional e enfraqueceu a perspectiva segundo a qual apenas os países industrializados teriam responsabilidade sobre a poluição atmosférica.
Estão CORRETAS as opções:
	
	
	
	
	II, III e IV
	
	
	I e III 
	
	
	I e IV
	
	
	II e III
	
	
	I, II e III
		15 – “Uma questão importante para a compreensão dos limites do Direito Ambiental é a soberania dos Estados em termos de assuntos nacionais, e a aplicabilidade das normas negociadas no âmbito internacional" (VARELLA, p. 7-8, 2009). Isso pode ser entendido como: 
	
	
	
	
	a razão pela qual todo acordo para o meio ambiente só entra em funcionamento de fato se for produzido dentro de um organismo internacional.
	
	
	um limite a própria aplicação das padrões de respeito ao meio ambiente pensados dentro das organizações internacionais, isso porque em última instância é o Estado que deve decidir suas ações e políticas para o setor.
	
	
	uma limitação natural do Direito frente à autonomia dos Estados e a pouca atenção dos temas ambientais nas questões internacionais. 
	
	
	uma perspectiva a ser combatida pelas organizações internacionais, a fim de garantir que todos os Estados responsáveis e membros de instituições globais sigam as regras adotadas internacionalmente.
	
	
	a justificativa para o completo fracasso em se negociar acordos internacionais para o meio ambiente, pois a tendência é o conflito de interesses sempre estar acima da identificação de parcerias ou benefícios mútuos.
	
	
	
	
	
	
		16 - A compreensão sobre as esferas Terra e Mundo é de grande valia para entendermos a questão ambiental não do ponto de vista unilateral, a um Estado ou a um determinado grupo de Estados, mas pelo seu aspecto: 
	
	
	
	
	bilateral 
	
	
	unilateral 
	
	
	pontual 
	
	
	global 
	
	
	ecológico
		A questão ambiental ¿ ou problema ambiental ¿ não se dá como fator inerente às transformações naturais da Terra, mas do comportamento da humanidade ¿ o Mundo ¿ sobre os elementos da natureza e do meio em que vivemos. Tradicionalmente, podemos ver essa relação entre o Mundo e a Terra a partir de três perspectivas. Marque a alternativa que representa somente alguma destas perspectivas.
	
	
	
	
	A economia clássica e a visão bíblica 
	
	
	A visão geocêntrica e a visão pagã 
	
	
	A visão bíblica e a visão política 
	
	
	A visão da economia social e a visão geocêntrica
	
	
	A economia clássica e a visão pagã 
	17 - "O termo mudança global, para indicar as consequências da atuação humana sobre o meio ambiente, começou a ganhar espaço após divulgações científicas, em torno da década de 1970, segundo as quais as emissões de gazes poderiam alterar a química da atmosfera, resultando em chuvas ácidas, aumento da exposição aos raios ultravioletas do sol e o aquecimento global por conta do efeito estufa"(PRESS, JORDAN, p. 585-98, 2006). Dessa forma, podemos dizer que: 
		
	
	como tais mudanças estão em observação há cerca de 40 anos apenas, a própria evolução tecnológica deverá permitir uma solução para as consequências da ação do homem sobre o meio ambiente.
	
	as publicações científicas da década de 1970 foram documentos de comprovação das preocupações já manifestadas pelos Estados mais industrializados desde a virada do séc. XIX, por isso não tiveram um efeito decisivo nas orientações de políticas públicas para o setor.
	
	o tema não ultrapassou as esferas civis da sociedade, pois praticamente nada foi debatido internacionalmente através das grandes organizações. 
	
	na década de 1970 houve, enfim, a constatação científica e acadêmica sobre uma histórica relação desequilibrada entre o homem e a natureza.
	
	o que diferencia o séc. XX de todos os períodos anteriores é que apenas com o surgimento das organizações internacionais - como a ONU - o tema ambiental passa a ser visto e compreendido pelos Estados e sociedades civis.
	
	18 - Tradicionalmente, podemos ver a relação entre o Mundo e a Terra a partir de três perspectivas, quais sejam: 
		
	
	fatídica, positivista e relativista
	
	educacional, civil e política
	
	ambiental, ecologista e naturalista
	
	Antropocêntrica, geocêntrica e a interligada com as duas
	
	econômica, política e legislativa
	
		19 - Para pensarmos a questão ambiental, é preciso diferenciar o que é o ambiente natural do ambiente social. Marque a alternativa que caracteriza o ambiente social.
	
	
	
	
	O estudo das transformações ambientais típicas do decorrer da política mundial, 
	
	
	O estudo das transformações ecológicas típicas do decorrer da política mundial, 
	
	
	O estudo das transformações sociológicas típicas do decorrer da política mundial, 
	
	
	O estudo das mudanças sociológicas e geológicas 
	
	
	O estudo dos ecossistemas e as mudanças climáticas 
AULA 2 
		1- Quando falamos da ECO-92, os dois documentos mais importantes aprovados na conferência são a Carta da Terra, também chamada de Declaração do Rio, e a Agenda 21, motivos de extensos debates e conflitos de interesses entre os Estados presentes. O ponto central da Carta da Terra é a constatação de que os países ricos poluem mais o planeta e, portanto, devem ajudar as nações pobres com tecnologias não-poluidoras e avanços científicos que as conduzam a um desenvolvimento mais rápido e menos predatório. Sobre isso, considere: 
I. Na ECO-92 é reafirmado um princípio já presente na I Conferência de Estocolmo: os diferentes papéis desempenhados por países ricos e pobres quanto à degradação ambiental;
II. Diferente do que vinha sendo discutido nas conferências e debates internacionais sobre o meio ambiente, a ECO-92 conclue que apenas a conservação integral das florestas tropicais poderá evitar o aumento da temperatura do planeta, o que causa indignação aos países latino americanos;
III. A ECO-92 reconhece que os Estados têm o direito soberano sobre os recursos naturais de seus territórios, no entanto têm a responsabilidade de garantir que sua exploração não cause danos ao meio ambiente de outros países;
IV. Assim como na Conferência de Estocolmo, na ECO-92 são criadas leis internacionais que permitem limitar ação das nações dentro de um modelo sustentável de desenvolvimento econômico.
Estão CORRETAS as opções:
	
	
	
	
	I, II e III
	
	
	I e IV
	
	
	II e IV
	
	
	I e III
	
	
	II e III 
		2 - A Conferência do Meio Ambiente de 1992, conhecida como ECO-92, vinculou meio ambiente e desenvolvimento, politizando definitivamente o debate e mostrando grandes conflitos de interesses entre as nações desenvolvidas economicamente e os países pobres. Dela surgiu o conceito de ¿desenvolvimento sustentável¿, que pode ser definido como:
	
	
	
	
	A formulação de um certificado que garante sustentabilidade às empresas e produtos que seguem padrões rígidos de respeito ao meio ambiente. 
	
	
	A implantação de estratégias de recursos humanos destinadas a promover o aumento da riqueza e a melhoria
das comunicações através de modelos capazes de evitar o desgaste econômico e político das empresas responsáveis.
	
	
	A condição necessária para que cada país possa desenvolver estratégias políticas destinadas a viabilizar o aumento da população e a melhoria das condições de vida através de modelos econômicos que também possam evitar a exploração irracional da natureza.
	
	
	A expressão de estratégias econômicas destinadas a promover o crescimento da riqueza e a melhoria das condições de vida através de modelos capazes de evitar a degradação ambiental e a exaustão dos recursos naturais.
	
	
	A identificação dos aspectos culturais de cada localidade destinadas a divulgar a arte e a melhoria das condições de vida através de projetos sociais voltados para a população de baixa renda em bairros da periferia.
	
		3 - Segundo o relatório "Limites do Crescimento" o mundo passava de um processo de crescimento global para equilíbrio global devendo debater novas políticas que corrigissem a degradação provocada no período de rápido crescimento econômico. Nesse sentido, pode-se afirmar que:
	
	
	
	
	Para os autores envolvidos, a saída para essa questão estava plenamente ao alcance dos homens, dependendo apenas de uma decisão política em assumir os custos de uma nova postura econômica frente ao meio ambiente.
	
	
	A cooperação entre as nações, a conscientização e o planejamento global em busca de um equilíbrio, não seriam os meios viáveis e eficientes na transformação da percepção individual e dos Estados.
	
	
	Embora lento e de custos altos, esse seria o único caminho rumo a uma mudança que de fato pudesse garantir um futuro harmônico entre o homem, o crescimento econômico e o meio ambiente.
	
	
	Para os autores envolvidos, a saída para essa questão não estava plenamente ao alcance dos homens, dependendo apenas de uma decisão política em assumir os custos de uma nova postura econômica frente ao meio ambiente.
	
	
	Embora lento e de custos baixos, esse seria o único caminho rumo a uma mudança que de fato pudesse garantir um futuro harmônico entre o homem, o desenvolvimento econômico e o meio ambiente.
	
		4 - Ao longo das décadas de 1960 e 1970, características típicas do crescimento econômico acelerado como o aumento populacional, a expansão da desnutrição nas regiões menos favorecidas e as dúvidas quanto aos recursos não renováveis, fez com que o chamado Clube de Roma investigasse e produzisse, em 1974, o importante relatório intitulado? 
	
	
	
	
	Os Limites do Crescimento
	
	
	Agenda 21
	
	
	Rio 92
	
	
	Conferência de Estocolmo
	
	
	Relatório Brundtland
		5 -A Conferência de Estocolmo demonstra que os países pobres ou em desenvolvimento são os que detêm as maiores reservas de recursos naturais e estão destruindo-as rapidamente para pagar suas dívidas externas. Por outro lado, em Estocolmo fica claro que os países ricos são os grandes consumidores desses recursos e, portanto, os maiores responsáveis pela manutenção do equilíbrio ambiental e preservação das espécies. Dessa forma, sugere-se que: 
	
	
	
	
	Os países ricos usem de seu poder político e econômico para pressionar os Estados menos desenvolvidos e com vastos recursos naturais a adotar tecnologias limpas.
	
	
	Os países pobres construam modelos de desenvolvimento não-predatórios e os países ricos os ajudem nessa tarefa através de verbas e tecnologias de baixo impacto ambiental.
	
	
	Os fluxos de comércio entre os países ricos e pobres sejam redirecionados apenas para as nações preocupadas com a sustentabilidade ambiental em seus processos industriais.
	
	
	Países ricos e pobres atuem em cooperação no sentido de produzir bens de consumo que não tenham impacto relevante sobre o meio ambiente. 
	
	
	Os países pobres preservem seus ecossistemas e importem produtos de consumo e bens de serviços dos países ricos, onde as reservas de recursos naturais já foram degradadas no séc. XIX.
		6 - Em relação aos limites do crescimento um outro elemento de grande importância deste relatório foi a ideia de ¿eco-desenvolvimento¿, trazendo pela primeira vez ao debate internacional uma postura diferenciada de desenvolvimento econômico e industrial, baseado na premissa ambiental de limites e posturas voltadas à preservação da natureza e garantia dos recursos para as gerações futuras. Os eco-desenvolvimentistas demandavam:
	
	
	
	
	Uma solução única em termos globais
	
	
	Uma solução genérica em termos globais 
	
	
	Recomendava a pesquisa de soluções globais para questões regionais 
	
	
	Não uma solução única em termos globais 
	
	
	Não uma solução específica para questões regionais 
		7 - "Desenvolvimento, progresso e industrialização transformam-se em termos equivalentes, almejados por todas as nações. Caberia, assim, às nações subdesenvolvidas alcançarem as demais através da industrialização",  NOVAES. Nas palavras do autor supracitado, podemos indicar algumas fragilidades próprias da questão ambiental, a visão teórica dos estudiosos e acadêmicos e, por fim, da ação e postura dos Estados. Sobre essa situação, considere: 
I) Na Conferência de Estocolmo, mesmo reconhecendo as problemáticas da degradação ambiental, os países subdesenvolvidos demonstraram a urgência do progresso econômico para seus povos, e por isso colocavam o tema ambiental em segundo plano;
II) O progresso econômico seria a saída para que os países pobres, que são os maiores poluidores e destruidores dos ecossistemas, alcançassem os métodos de industrialização compatíveis com o meio ambiente, tal qual já tinha sido feito pelos países ricos;
III) Sendo a industrialização uma ameaça ao meio ambiente, e considerando que grande parte dos recursos naturais está presente nos países subdesenvolvidos, é natural entendermos a concepção preservacionista de que a grande atividade econômica não deve acontecer em qualquer país, mas apenas nos já industrializados;
IV) Ao aceitar que o subdesenvolvimento também é uma ameaça ao meio ambiente, os debates e conferências internacionais voltaram-se para o papel dos países ricos na transferência de tecnologias limpas para o desenvolvimento dos países pobres.
Estão CORRETAS as opções:
	
	
	
	
	III e IV
	
	
	I e IV
	
	
	I e II
	
	
	II e IV
	
	
	I, II e III
		8 - Transformações políticas globais e a questão ambiental provocaram a partir da década de 1980 a proposição do ¿ajuste estrutural¿ rumo a novas articulações que estabeleceriam a perspectiva de uma economia mundial em rede, globalizada e interligada. Esse fato se deveu:
	
	
	
	Ao fim da Guerra fria 
	
	
	Ao fim da segunda guerra 
	
	
	Ao fenômeno da mundialização 
	
	
	Ao choque do petróleo 
	
	
	Ao fenômeno da globalização 
		9 - É importante compreendermos que a ascensão do tema ambiental ao cenário internacional pode ser considerado, também, uma consequência da descentralização global em torno de que temas? 
	
	
	
	
	Desenvolvimento e segurança 
	
	
	Educação e política
	
	
	Saúde e Saneamento 
	
	
	Saúde e economia 
	
	
	Economia e política
		10- Ao longo das décadas de 1960 e 1970, características típicas do crescimento econômico acelerado como o aumento populacional, a expansão da desnutrição nas regiões menos favorecidas e as dúvidas quanto aos recursos não renováveis, fez com que o chamado Clube de Roma investigasse e produzisse, em 1974, o importante relatório chamado:
	
	
	
	
	Os limites do crescimento
	
	
	Agenda 21
	
	
	Relatório Brundtland
	
	
	Índice de analfabetismo ambiental
	
	
	Carta de Belgrado
		11 - Indicar a necessidade de se alterar os valores sociais frente a limitação ambiental em termos de renovação de recursos e capacidade de sobrevivência sob a exploração industrial, além de questionar
as bases do comportamento humano sobre a natureza e o meio ambiente, é referente a qual documento produzido na área ambiental?
	
	
	
	
	Agenda 21
	
	
	Relatório Brundtalnd
	
	
	Os Limites do Crescimento
	
	
	ISO 14000
	
	
	ISO 9001
		12 - Qual alternativa abaixo completa a frase corretamente? "Os debates e esclarecimentos ocorridos nas grandes conferencias também devem ser vistos como elementos contínuos geradores de ____________ sobre os efeitos da ação do homem sobre o meio ambiente." 
	
	
	
	
	saneamento básico
	
	
	divulgação restrita
	
	
	produções científicas
	
	
	popularização da ciência
	
	
	decisões partidárias
		13 - Produzido pelo chamado Clube de Roma, o primeiro importante relatório sobre a questão ambiental voltava-se para a dicotomia entre a preservação ambiental e o crescimento econômico, apontando saídas bastante polêmicas e radicais para impedir a continuidade da degradação sobre os recursos naturais e ecossistemas. Sobre essa temática, considere: 
I) Como o grupo de cientistas que elaborou o relatório final era todo formado por nomes de países desenvolvidos, o documento acabou refletindo inteiramente os interesses dessas nações, culpando então o subdesenvolvimento das nações pobres pela degradação ambiental;
II) Mesmo tendo sido o "motor" das transformações sociais nos países desenvolvidos, o capitalismo industrial foi visto pelo Clube de Roma como danoso à renovação dos recursos naturais, por isso a necessidade de se repensar os modelos de produção; 
III) Segundo o relatório, apenas o crescimento zero seria capaz de trazer de volta o equilíbrio do meio ambiente e dos recursos naturais em escala global;
IV) Confiante dos avanços tecnológicos ao longo do pós guerra, o relatório apontou o irrestrito apoio à expansão capitalista como modelo sustentável de industrialização e preservação ambiental. 
Estão CORRETAS as opções:
	
	
	
	
	II e III
	
	
	I e IV
	
	
	I e III
	
	
	I, II e IV
	
	
	II e IV
		14 - Na década de 1980, a Assembléia Geral das Nações Unidas toma um importante passo rumo a estruturação de um escopo político e acadêmico para a compreensão da questão ambiental, o desenvolvimento e o papel do homem. Se valendo do apoio de grupos ambientalistas e ONGs ligadas ao tema, que prestaram ajuda na construção de um relatório o mais amplo possível e dentro das expectativas dos países dos hemisférios Norte e Sul, em 1988 é publicado um texto, cujas revelações não poderiam mais ser ignoradas pelos governos e que demandavam por uma nova postura política e legislativa. Marque a alternativa que representa este texto
	
	
	
	
	Nosso futuro comum 
	
	
	Clube de Roma 
	
	
	Agenda 21 
	
	
	Limites do crescimento 
	
	
	Carta da nações
		14 - A primeira Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento realiza-se em 1972, em Estocolmo, na Suécia, com patrocínio da ONU, e deflagra vários estudos com o objetivo de traçar uma estratégia para a preservação da vida no planeta. Os principais resultados são reunidos no livro Nosso futuro comum, publicado em 1987. Quando pensamos nas idéias de Estocolmo, uma das grandes novidades foi:
	
	
	
	
	O estreito vínculo entre pobreza, desigualdade de renda e deterioração ambiental, e apontam o desequilíbrio ecológico como um dos resultados das relações entre países pobres e ricos.
	
	
	A percepção equivocada - e revista nas conferências seguintes - de que o planeta detém amplas condições de regeneração ambiental. 
	
	
	O reconhecimento por parte dos países industrializados quanto ao papel comum de todas as nações na construção de um modelo de economia sustentável no âmbito global.
	
	
	A postura dos países pobres em recusar qualquer modelo de desenvolvimento econômico baseado na exploração irrestrita dos recursos naturais, além do distanciamento dessas nações às tecnologias poluentes.
	
	
	A compreensão sobre desenvolvimento sustentável e o uso correto dos solos para fins agrícolas e de extração mineral.
		15 - Numa demonstração bastante evidente de que os problemas ambientais despertam enorme preocupação em todo o mundo, vários são foram os encontros realizados para tratar do tema, tais como a Conferência do Meio Ambiente em Estocolmo em 1972 e a ECO-92, no Rio de Janeiro. Sobre as questões ambientais, analise as seguintes informações: 
I. Como apontam diversos relatórios científicos, a chamada ¿crise ambiental¿ é resultado direto da Revolução Industrial e do alto grau de desenvolvimento econômico, poir isso atinge exclusivamente os países ricos, já que os países pobres tem baixíssima ou nenhuma capacidade industrial praticamente;
II. As últimas décadas do século passado conheceram uma série de propostas dos países ricos de superação dos problemas ambientais a partir de uma modificação da matriz energética e nos modelos de produção industrial, propostas estas que não contaram com o apoio de todas as nações pois ameaçariam o desenvolvimento dos países pobres;
III. Por gerar problemas localizados e regionais, as organizações internacionais encontram grande dificuldade em conscientizar as nações sobre os riscos da degradação ambiental;
IV. Mesmo cientes dos riscos ao meio ambiente, o desenvolvimento industrial é visto como prioridade absoluta pelos países pobres, por isso a crítica de que o conceito de desenvolvimento sustentável não pode ser aplicado de maneira uniforme a todas as nações.
Estão CORRETAS as opções: 
	
	
	
	
	I, II e IV
	
	
	I e III
	
	
	I, II e III
	
	
	II e IV
	
	
	III e IV
		16 - Segundo o relatório "Limites do Crescimento" o mundo passava de um processo de crescimento global para equilíbrio global devendo debater novas políticas que corrigissem a degradação provocada no período de rápido crescimento econômico. Nesse sentido, pode-se afirmar que:
	
	
	
	
	Para os autores envolvidos, a saída para essa questão não estava plenamente ao alcance dos homens, dependendo apenas de uma decisão política em assumir os custos de uma nova postura econômica frente ao meio ambiente.
	
	
	A cooperação entre as nações, a conscientização e o planejamento global em busca de um equilíbrio, não seriam os meios viáveis e eficientes na transformação da percepção individual e dos Estados.
	
	
	Embora lento e de custos altos, esse seria o único caminho rumo a uma mudança que de fato pudesse garantir um futuro harmônico entre o homem, o crescimento econômico e o meio ambiente.
	
	
	Embora lento e de custos baixos, esse seria o único caminho rumo a uma mudança que de fato pudesse garantir um futuro harmônico entre o homem, o desenvolvimento econômico e o meio ambiente.
	
	
	Para os autores envolvidos, a saída para essa questão estava plenamente ao alcance dos homens, dependendo apenas de uma decisão política em assumir os custos de uma nova postura econômica frente ao meio ambiente.
		17 - Embora hoje seja um tema comum na mídia e na agenda política internacional, a questão ambiental esteve por um longo período distanciada das prioridades dos Estados, o que ocasionava baixo conhecimento científico e acadêmico e, naturalmente, pouca ou nenhuma pressão legal sobre as atividades empreendidas pelas indústrias. Nesse contexto, podemos identificar as décadas de 1980 e 1990 como o período de transição para a nova abordagem sobre os temas ambientais. Considere as seguintes assertivas: 
I) O relatório Brundtland foi um dos documentos que reafirmou a importância sobre uma nova concepção sustentável sobre a utilização dos recursos naturais;
II) Através da divulgação de relatórios e grandes conferências internacionais sobre o tema ambiental, percebeu-se uma ampla conscientização sobre a degradação ambiental e o consumo responsável, que se traduziu numa nova pressão sobre as empresas e industrias;
III) O comportamento dos
governos e as ações políticas em diversos Estados foram as grandes motivações para a formação e expansão da consciência ambiental junto às populações, além de exercer um papel regulador sobre os modos de produção industrial;
IV) A divulgação de estudos acadêmicos e pesquisas científicas foi inteiramente responsável por trazer as organizações internacionais para o debate ambiental, isso porque tradicionalmente os temas ambientaiseram integralmente negligenciados por organismos como a ONU.
Estão CORRETAS as opções:
	
	
	
	
	I e II
	
	
	I e III
	
	
	I e IV
	
	
	III e IV
	
	
	II e III

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais