Buscar

Plano de Marketing - FINAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

21 | Página
APRESENTAÇÃO
Este plano de marketing tem como objetivo compreender como funciona a APA, Associação Paroquial de Assistência, uma entidade filantrópica da Paroquia de São José do Carpina, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, fundada em 02 de julho de 1952 pelo Padre Petronilo da Cunha Pedrosa. A APA atua atendendo crianças e adolescentes que se encontram em condições de vulnerabilidade socioeconômica e socialmente excluídos, residentes na periferia de Carpina. Ela compreende dois núcleos: o Lar Dom Bosco, que atende 130 crianças e adolescentes dos 06 aos 16 anos, desenvolvendo atividades escolares extra turno; e a Creche Santa Teresinha com 100 crianças na faixa etária de 02 a 05 anos. 
Neste plano, dados serão traçados para que possam ser úteis para a associação fazer uso em uma possível campanha de marketing. Dados estes que compreendem: Um sumário executivo; A análise do ambiente, seja ele macro ou micro; A análise SWOT, ou seja, a análise de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças; Os problemas identificados; A realização de uma pesquisa de prospecção; A definição do perfil do público; Uma análise de uma potencial concorrência; Atividades previstas para que o plano de marketing possa ser executado por completo, como também uma tabela de custos estimados para a execução do mesmo.
SUMÁRIO EXECUTIVO
	O negócio refere-se à Ação Paroquial de Assistência (APA), uma obra social da Paróquia São José do Carpina, que fica localizada no município de Carpina, Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco. A instituição existe há 35 anos e atende, atualmente, a 350 pessoas. Das quais 230 são crianças e adolescentes. 
	A instituição se divide em três ações conjuntas: O Lar Dom Bosco, a Creche Santa Terezinha e o Artesanato Maria Auxiliadora. Tais ações são mantidas por meio de doações como 30% do Dízimo da Paróquia de São José, Campanha Todos com a Nota do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Carpina (através da secretária de educação - onde a gestão municipal arca com a isenção impostos e de contas fixas de energia e água), e a Kindernothilfe (KNH), empresa alemã que financia a alimentação (lanches e almoços) das ações e faz o apadrinhamento das crianças. 
	A empresa Kindernothilfe (KHN), mantém essa parceria com a APA/CARPINA há 25 anos, sendo umas principais responsáveis pela continuidade da instituição. No segundo semestre deste ano (2014), é possível que a renovação dessa forte parceria se desfaça. Com isso, a APA sofrerá um grande impacto no seu rendimento financeiro, refletindo assim diretamente em suas ações. 
	Este plano de marketing tem como objetivo aumentar a renda mensal da instituição, para que a mesma não fique dependente somente de uma empresa/instituição para o auxilio financeiro. Para isso, pretende-se aumentar o número de doadores “fidelizados” à organização. 
	O público alvo desta ação são pessoas físicas ou jurídicas da cidade de Carpina/PE e círculo-vizinhas que contribuem ou já contribuíram para instituições sem fins lucrativos.
	Para a elaboração desse plano, foi realizada uma pesquisa on-line, na qual se procurou saber o índice de conhecimento das pessoas em relação à APA/CARPINA e se elas fazem ou fariam alguma doação para instituições que trabalham com ações sociais. 
ANÁLISE DE AMBIENTE
FATORES ECONÔMICOS:
A instituição depende exclusivamente de doações para sua manutenção que acontecem em duas modalidades: institucional e pessoal.
Na institucional, as doações provêm de entidades que repassam valores cruciais para a APA. Entretanto essa ajuda não é de fluxo continuo, podendo ou não, em determinado período ser cancelada, o que é um problema para a APA.
Por conseguinte, as doações pessoais são aquelas em que qualquer pessoa pode contribuir. Infelizmente essas não são as mais frequentes. Não há ainda uma conscientização da população da importância crucial desse gesto para a APA.
A fragilidade no recebimento dessas doações, que a qualquer momento podem vir, como não vir, representa bem o risco constante no quesito manutenção econômica da Instituição. O que é uma ameaça a um órgão que tem como proposta alimentar e educar centenas de crianças e adolescentes diariamente, e segue um calendário lúdico que, a depender da época do ano, precisa haver trabalhos de ornamentação, além de salários a serem pagos e etc.
FATORES SOCIOCULTURAIS:
A Instituição está localizada em uma cidade na Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco, distante 60 km da capital Recife e procura atender à ala mais carente dos moradores de Carpina. Além de beneficiários em estado de pobre pobreza, também são atendidas crianças com famílias desestruturadas.
Pesquisas comprovam que a grande evasão das escolas ou centros educacionais se dá por adolescentes sem condições econômicas viáveis, que recorrem ao trabalho infantil como solução para a melhora de vida. Somado a isso está a falta de incentivo por parte de familiares para os estudos, atitude mais recorrente na cidade de Carpina, devido à tradição da cultura agrícola e comercial.
Em meio a essa realidade, a APA tenta trazer essas crianças e adolescentes para suas dependências a fim de usufruírem de seus serviços e oportunidades.
FATORES POLÍTICOS/LEGAIS:
Nesse aspecto a Instituição não apresenta problemas, estando em concordância com todos os órgãos governamentais a ela ligada.
FATORES TECNOLÓGICOS:
Atualmente a educação vem passando por uma mudança. Com o advento da informática, as metodologias de ensino-aprendizagem hoje estão aderindo os suportes midiáticos. E para cumprir o papel com eficácia, todas as instituições com ensino de qualidade precisam estar atentas a esse desenvolvimento, para não deixar seus alunos alheios às novas formas de aprendizado ligadas às tecnologias midiáticas e informacionais.
A APA enfrenta dificuldades nesse ponto, porque mesmo sendo algo de grande necessidade na formação educacional atual, demanda um alto investimento para a adesão e manutenção de suportes tecnológicos. E como já foi dito nesta análise, as doações são instáveis.
Hoje a APA é uma instituição que ainda precisa avançar muito nesse segmento. Isso porque, além de ser uma necessidade no processo educacional, compromete negativamente a instituição diante de possíveis doadores.
CONCORRÊNCIA:
Nesse segmento a APA não apresenta dificuldades. Com as ações oferecidas, e da maneira como são feitas, ela é a única entidade neste segmento com este formato na cidade de Carpina. E pela comunidade ela é tida como Instituição de Referência. Por esta razão, com seu público não há problemas de concorrência.
Entretanto, a disputa existe. Ela busca por doações de grandes instituições ou de projetos governamentais em que são submetidas a gincanas e avaliação de ações, para poder receber recursos.
FATORES INTERNOS:
A APA possui pessoal qualificado na gestão, professores e profissionais da saúde. Também possui adequados espaços necessários: Setor administrativo, 2 refeitórios, sala de informática, salas de aula, mini-quadra poliesportiva, sala de música, área de convivência, recepção, cozinha.
Porém, a construção das instalações foi feita de maneira aleatória, não foi planejada ou pensada. O ideal seria uma reordenação nos espaços da Instituição. E ainda é nítida a falta de um auditório, que para ser construído, será preciso ser repensado a estrutura dos espaços.
ANÁLISE SUOT
	FATORES EXTERNOS
	OPORTUNIDADES
	AMEAÇAS
	Grande procura por serviços educacionais com valores cristãos e gratuitos;
Parcerias com Instituições para recebimento de doações ou materiais;
Inscrição em concursos sociais;
Não há concorrentes diretos.
	Localizada em um local com grande violência;
A falta de conscientização da população para ajudar com doações;
O risco constante de faltar doação de uma grande instituição e pendências financeiras não sejam cumpridas.
	FATORES INTERNOS
	FORÇAS
	FRAQUEZAS
	Segue todas as normas da GRE;
Desenvolve as mais variadas atividades
(Ensino, Reforço, Oficinas culturais e etc);
Nome de referência entre a população da cidade;
Jovens que mudaram a vida após passagem pela instituição;
Banho e refeições oferecidas a todas as crianças e adolescentes;
Funcionamento diário.
	Recursos financeiros limitados;
Espaço estrutural não planejado;
Falta de um auditório;
A falta de materiais e recursos é algo constante, caso não venham as doações;
Site desatualizado;
Falta de algo interno que suprisse ou colaborasse financeiramente com o mantimento da Instituição;
Pesquisa de Prospecção APA Carpina
A prospecção de clientes, mesmo em uma ONG, é algo que precisa ser feito para se organizar e conseguir os objetivos propostos. A prospecção é basicamente encontrar o cliente certo e gerar um primeiro contato, como introdução ao seu processo de compra e venda, que deve culminar com um relacionamento comercial para toda a vida. Aqui, devemos nos perguntar se não seria antiético tratar uma ONG, ou seja, uma instituição sem fins lucrativos como uma empresa, tratando seus contatos e doadores como clientes. De acordo com KOTLER, isso é bastante normal, afinal, tradicionalmente as ONGs dependiam de três tipos de apoios: subsídios governamentais, doações de empresas e de particulares (Kotler e Andreasen, 1996). Tendo estas fontes de financiamento diminuído, quer por terem surgido mais ONGs, quer por as doações e subsídios terem diminuído, estas organizações necessitaram de procurar outras formas de financiamento. Neste contexto e com esse fim o marketing relacionado a causas pode ser um instrumento poderoso. 
	Primeiramente devemos enxergar que a pesquisa de prospecção não é uma campanha e sim uma atividade perene dentro da empresa. Deve-se trabalhar este conceito com o staff da ONG e assim garantir a vinda de mais clientes (voluntários e doadores) como forma de retribuição ao trabalho bem feito e em equipe. Estes “vendedores” (staff especializado da ONG) devem enfatizar os pontos-alvo da empresa durante a “venda”, fazendo estas perguntas:
Eles precisam dos seus serviços? 
Aqui deve surgir um contraponto interessante pois, mesmo sendo um tanto cruel, ninguém precisa contribuir com ONG’s, por isso, deve-se trabalhar o psicológico dos potenciais clientes, da moral de estar ajudando crianças que hoje passam necessidade e precisam da contribuição deles para ser uma pessoa bem sucedida futuramente;
Eles conhecem a sua empresa? 
É preciso apresentar a empresa com uma certa estratégia, vídeos institucionais mostrando o trabalho feito, blog e rede social, e-mail para comunicação, etc;
Já foi estabelecido um diálogo maduro? E Já há uma relação de confiança? Estas duas questões se relacionam entre si, pois é preciso bastante diálogo para que a confiança seja plena e a contribuição se torne algo concreto e duradouro. É preciso pessoas especializadas para trabalhar com esse tipo estratégia pois, apesar dos vídeos, blog, etc. a conversa deve ser a mais bem trabalhada, pois é com ela que se pode fechar ou não um negócio;
Eles acreditam que sua empresa pode ajudá-los? 
Muitas empresas, principalmente no Brasil, ajudam instituições sem fins lucrativos para pagar menos impostos. Isso não pode ser visto com maus olhos, pelo contrário, é uma troca financeira bem-vinda e apropriada para ambas instituições. Procurar empresas – grandes ou pequenas – que ainda não se beneficiam dessa troca é um bom começo para uma relação duradoura, todos saem ganhando;
Eles estão receptivos a conversar com a sua empresa? 
Não adianta ficar insistindo em uma empresa que não quer estreitar os laços com a instituição e também não adianta procurar ajuda somente em sua região. O interessante é buscar empresas e pessoas que já estejam predispostas a trabalhar dessa maneira e a manter um diálogo propício para a questão, mesmo que a mesma se encontre fora de sua área e até no exterior.
Para tanto, é preciso também estabelecer um perfil ideal do cliente potencial, para isso, deve-se responder as seguintes perguntas:
A quem servimos? 
Crianças residentes nos arredores do Centro da Cidade de Carpina;
Quais as características dos problemas que eles enfrentam? 
Meninos e meninas de 02 a 06 anos. Pertencentes a uma classe socialmente vulnerável, com famílias em que a renda per capita não ultrapassa meio salário mínimo per capita;
Como facilitamos a vida deles na solução desses problemas? 
*Crianças tendo seu primeiro contato com a educação e com pessoas que não são de sua família. Período que desenvolve interações cruciais para a formação de personalidade. Geralmente são impulsivas e sem nenhum entendimento fundamentado. O que demanda uma atenção maior por seus cuidadores;
O que estas facilidades significam para eles? 
*Os benefícios procurados pelos pais para as crianças são a segurança, a moralidade cristã e a educação. As crianças em seu dia-a-dia ocupam-se apenas em brincar. Lá numa periodicidade diária, podem brincar, interagir com outras crianças e receber aprendizagem didático-pedagógica.
Com estes objetivos em mente e concomitante com os funcionários, podem-se aplicar as estratégias para angariar os futuros clientes. As estratégias mais básicas que podem ser utilizadas, como já foi dito, são vídeos institucionais, blogs, site, redes sociais, e-mail,visitas dos potenciais doadores e principalmente muita conversa. Feitas estas nuances (para que o cliente tenha algo tangível para ver e sentir), os contatos podem ser feitos das mais variadas maneiras:
Indicações 
Esta é uma estratégia que deve ser utilizada com bastante cuidado e deve ser feita por pessoas especialistas no assunto, pois, é preciso muito jogo de cintura para pedir para uma empresa doadora indicar outras empresas para futuras doações ou uma futura empresa doadora indicar outras também. As indicações podem ser feitas por clientes ou por empresas, por exemplo, por clientes, a relações públicas ou marketing da ONG pode entrar em contato com pessoas que possuam influência suficiente para ajudar a instituição, por empresa, pode-se entrar em contato diretamente com as empresas ou pedir indicações de empresas que já são doadoras;
Telefone 
Imprescindível o uso desta ferramenta e de alguém bilíngue para o caso de doadores estrangeiros. Para realizar as ligações, por causa dos custos, não se pode ligar para pessoas aleatoriamente, com base na pesquisa de prospecção, pode-se manter contato com pessoas e empresas que estejam interessadas em fazer doações e ajudar a ONG. Os custos dependem da operadora de telefonia, para baixa-los mais ainda, pode-se fazer um “combo” com internet, telefone fixo e telefone celular, ficando em média R$ 500,00 por mês;
Eventos (Qualquer comemoração nacional ou regional pode ser utilizada como força-tarefa para gravação de vídeos e fotos para que os doadores possam ver, geralmente isso é bastante efetivo, mas outros eventos, como bailes com música ao vivo, brechós, feiras, etc – fazendo com que algumas crianças participem – pode não só ajudar a arrecadar dinheiro e alimentos, mas também, feito os contatos certos, podem dar início a uma conversa com um futuro doador duradouro);
Relações Públicas (É preciso um profissional capacitado para realizar estes contatos mais importantes e a presença de um comunicador social também é imprescindível para dar ênfase às estratégias de Marketing aqui relacionadas);
Mala Direta 
Muitas instituições trabalham dessa maneira e possuem certa efetividade no relacionamento com seus doadores, principalmente as pessoas-doadoras. Na mala direta, pode-se convidar a pessoa a visitar a instituição e pedir uma contribuição direta em débito bancário. Em grande escala pode ser bastante efetivo. O Quilo (de 950 a 1000g) da Mala Direta nacional custa R$ 5,31 pelos Correios.
MARKETING ONLINE
De acordo com dados divulgados em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Brasil supera os 193 milhões de habitantes.
Desses, segundo pesquisa do Ibope Media, 94,2 milhões possuem acesso à internet
(dados do terceiro trimestre de 2012).
Para efeito de comparação, 40% da população passa pelo menos duas horas por dia navegando na internet, enquanto só 25% passam o mesmo tempo assistindo TV, revela uma pesquisa realizada pelo InteractiveAdvertising Bureau.
A mesma pesquisa revela que a internet é a atividade preferida por todas as faixas etárias (62%), de renda e gênero, além de ter sido considerado o meio mais importante para 82% dos entrevistados.
Estes números convergem com o significativo crescimento da Classe C no Brasil. Em 2003, a Classe C representava 39% da população e hoje já abrange 54% ou 102 milhões de pessoas (FecomercioSP, 2012).
Paralelamente a este crescimento, está o aumento da renda da nova Classe Média, que, proporcionalmente, aumentou 19% entre 2003 e 2010 (Pesquisa Mensal de Emprego, realizada pelo IBGE em 2011).
De acordo com a e-bit, empresa especializada em informações de comércio eletrônico, já somos 37,6 milhões de e-consumidores.
O aumento da renda da Classe C, aliado a maior experiência e confiança do consumidor do ambiente on-line, modificou totalmente o perfil das compras no ambiente digital.
É necessário pesquisar o perfil e a demanda de clientes potenciais que buscam seus produtos e serviços na internet e elaborar estratégias de marketing digital para a prospecção desses clientes.
Esta associação com a internet pode render bons frutos pois serve não só para angariar doadores pessoais com doações por paypal ou diretamente em fundo bancário, como também estreita os laços para um futuro relacionamento com várias empresas. As pessoas que desejarem doar por fundo bancário, é muito simples e vemos exemplos disso todos os dias, especialmente na televisão, é somente divulgar o número da conta (corrente ou poupança), agência e nome do titular. Por paypal, as pessoas podem doar diretamente para conta bancária ou doar diretamente para o e-mail do titular da conta, então o titular pode ou comprar objetos pagando pelo paypal ou transferir as doações que estão em nome de seu e-mail para a conta bancária da organização. 
De acordo com uma pesquisa de prospecção que fizemos com moradores de Carpina, de um total de cerca de 1% da população local, em um questionário básico, obtivemos o seguinte resultado:
VOCÊ CONHECE A APA CARPINA? 
50% responderam que sim.
VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS SERVIÇOS DA APA CARPINA?
50% responderam que sim.
VOCÊ CONTRIBUI COM A APA CARPINA?
20% responderam que sim.
DE QUE FORMA? 
Entre as mais variadas respostas das pessoas que responderam que contribuíam, as que mais se destacaram foram: Dizimista na Paróquia São José e Doações de Alimentos. Quanto às pessoas que não contribuem as respostas que mais se destacaram foram: Não conhece a instituição / Não tem dinheiro.
VOCÊ SE TORNARIA UM PARCEIRO DA APA CARPINA? 
50% responderam que sim / 50% talvez.
POR QUÊ? 
Das pessoas que responderam sim, todas elas acham importante o caráter religioso e sócio-político da instituição, ajudando a melhorar a vida das crianças. As pessoas que responderam talvez disseram que não contribuíam ainda porque não conheciam a instituição.
O que podemos tirar destes exemplos é que uma ação mais ampla, baseada em uma estratégia de Marketing como a proposta por este plano pode render muitas doações pessoais para a APA Carpina. Além disso, definidos os objetivos alvos, respondendo àquelas perguntas feitas anteriormente e trabalhando em equipe, é possível ganhar mais investidores empresariais e estrangeiros.
PERFIL DE PÚBLICO
Após pesquisa realizada, via web, no mês de maio/2014, segmentaram-se os seguintes perfis como fortes doadores/voluntários para a APA/CARPINA:
	GEOGRÁFICO:
(países, regiões, cidades, bairros).
	Empresas, e/ou pessoas da cidade de Carpina/PE ou de cidades círculo-vizinhas.
	DEMOGRÁFICO:
(sexo, idade, renda, educação).
	Pessoas acima de 18 anos, indiferente de renda ou grau de escolaridade.
Empresas em geral (indiferente do porte). 
	PSICOLÓGICO:
(estilo de vida, atitudes).
	Pessoas, e/ou empresas que ajudam ou já ajudaram de forma direta ou indireta instituições sem fins lucrativos (principalmente ONGs que realizam ações com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social).
	COMPORTAMENTAIS: 
(ocasiões de compras, hábitos de consumo, benefícios procurados, taxas de uso).
	Pessoas e/ou empresas que sejam sensíveis com causas sociais, e que estejam dispostas a doar dinheiro ou tempo para fins de filantropia. 
ANALISE DA CONCORRÊNCIA
PARA ATENDIMENTO
Carpina conta com algumas Instituições voltadas para ações sócio educacionais. São elas: creches, escolas públicas e o Centro Social Olho D'água das Irmãs Filhas de Sant'Ana. Porém, a Ação Paroquial de Assistência é a única em sua categoria, porque além da educação infantil regular, oferta oficinas extraclasse culturais para adolescentes e dá assistência social a seus alunos, o que a destaca das demais instituições.
 
As instituições do Estado possuem uma maior estabilidade financeira por ter seus subsídios garantidos. Em compensação, devido às falhas de gestões políticas e serviços insatisfatórios, as entidades não são vistas pela população como uma boa opção para confiar a educação das crianças. Já o centro Social Olho D'água das Irmãs Filhas de Sant’Ana possui características similares à APA. A diferença é que se trata de uma escola de ensino regular até o 5º ano. Podemos admitir então que as duas fundações não sejam concorrentes diretos, mas complementares.
Como é sabido, a APA agrega uma creche, uma escola regular de Educação Infantil, cursos culturais e reforço escolar; além de serviços exclusivos como pediatria, fonoaudiologia, psicologia e dentista para as crianças. Com a atual estrutura, a instituição não sofre risco de perda de clientes no que se refere a outras instituições mais atrativas. Ela é única em sua categoria em Carpina.
PARA DOAÇÕES:
Se por um lado a APA não apresenta dificuldades para manter sua reputação entre seus usuários, por outro, vive um constante dilema, o de conquistar doações e voluntários para colaborar em suas atividades.
Doações individuais (doações e trabalho voluntário):
Carpina além da APA possui outras instituições sociais que recolhem doações individuais. Essas outras não atendem apenas a crianças, mas a idosos, mulheres e até comunidades carentes inteiras. Mas nesse quesito, tornam-se, apesar de serviços diferentes, concorrência direta. Das quais podemos citar:
1. Centro Social Olho D'agua das Irmãs Filhas de Sant’Ana;
2. Centro Comunitário do Loteamento Sant’Ana;
3. Centro Comunitário do Bairro Novo e Jardim Neópolis;
4. Escola de Samba Estudante;
5. Associação Lions Clube do Carpina;
Assim como na APA, essas instituições solicitam alimentos, roupas, dinheiro, brinquedos, material didático, objetos lúdicos e trabalho voluntário.
A APA se destaca entre elas por ser reconhecida em toda a cidade como uma instituição de referência entre as demais, e atender exclusivamente a crianças socialmente vulneráveis e, por isso, encontra-se entre uma das melhores instituições em Pernambuco no segmento.
Doações empresariais
Como já apresentado neste plano, a grande fonte de sobrevivência da APA, vem de grandes empresas e entidades que fazem doações. São elas: Paróquia de São José do Carpina (destinação de 30% do Dízimo Paroquial), parceria com a Prefeitura Municipal do Carpina, receita recebida do Governo do Estado de Pernambuco através do Programa Todos com a Nota, empresa Kindernothilfe (KHN) - parceira há 25 anos -, e doações de Empresas e pessoas físicas.
As doações fundamentais para a continuidade das ações da Ação Paroquial de Assistência de Carpina são as vindas da KHN, e do programa Todos com a Nota. A primeira é sujeita periodicamente à renovação de contrato, na qual a parceria é analisada para ser decidido se o contrato será prolongado ou não, ou se um novo com outra instituição é iniciado. Nesse quesito, a APA concorre com instituições do mesmo gênero em
todo o Nordeste brasileiro.
	
Com o auxílio do Todos com a Nota, a concorrência acontece em uma disputa, literalmente. A APA busca a coleta do maior número de notas fiscais para poder receber o prêmio. Nesse caso, não concorre apenas com instituições do gênero, mas com todas as instituições que forem de ordem social do Estado de Pernambuco. Inclusive em Carpina, além de outras instituições com os mais variados focos de trabalhos, a APA é concorrente direta do Centro Social Olho D'agua das Irmãs Filhas de Sant"Ana. A participação da população é grande, mas muitos ainda ficam em um impasse sobre qual instituição eles devem entregar suas notas fiscais. 
ATIVIDADES PREVISTAS
1-    Desenvolvimento da Identidade Visual da APA Carpina;
2-    Desenvolvimento de material institucional (folders, podcasts de áudio, vídeos);
3-    Atualizar e manter atualizado o site da instituição, além de aprimorá-lo de acordo com a nova proposta;
4-    Criar a Fan Page da APA Carpina no Facebook, bem como material específico para ela;
5-    Criar o canal da APA Carpina no YouTube a fim de veicular através dele todo material institucional audiovisual, bem como os vídeos produzidos a partir do registro das atividades e realizações da APA Carpina;
6-    Treinamento do pessoal interno para a apresentação da APA Carpina em diversos contextos e situações;
7-    Realização de um evento para convidados selecionados a fim de se apresentar a APA Carpina, seus serviços, sua história, sua contribuição religiosa e social, suas atuais metas. Os convidados serão empresários, comerciantes, políticos, governantes, líderes religiosos e comunitários, e estudiosos de Carpina e região;
8-    Preparação dos gestores da APA Carpina para uma série de entrevistas em rádios e web-TVs para a divulgação da APA Carpina e da importância de ser um colaborador (Media Training);
9-    Contratação e preparação de uma equipe de comunicação especializada para a execução das atividades específicas;
10-                      Divulgação da APA Carpina num circuito de visitas e apresentações em todas as Igrejas e Capelas Católicas do município de Carpina. 
CUSTOS
- Atividade: Desenvolvimento da Identidade Visual da APA Carpina
Custo Estimado: R$ 1.500,00
Retorno Estimado: Uma identidade visual que de um ar de seriedade a instituição, transmitindo uma imagem de uma instituição que é digna de confiança da sociedade.
- Atividade: Contratação e preparação de uma equipe de comunicação especializada para a execução das atividades específicas.
Custo Estimado: R$ 9.000,00
Retorno Estimado: Maior e melhor execução das atividades de marketing e comunicação da instituição.
- Atividade: Desenvolvimento de material institucional (folders, podcasts de áudio, vídeos)
Custo Estimado (Impressão, aluguel de estúdios e equipamentos): R$ 3.000,00 
Retorno Estimado: Uma maior variedade de conteúdo para ser apresentado as pessoas, com o intuito de mostrar um pouco do que a instituição oferece para a comunidade e as possibilidades de contribuição.
- Atividade: Criação e a manutenção do site da instituição.
Custo Estimado: R$ 2.000,00. 
Este custo é apenas da criação do site, já que a manutenção será feita pela equipe de comunicação contratada.
Retorno Estimado: Um site será um ótimo local para agregar todo o conteúdo multimídia gerado sobre a instituição, como também é algo que pessoas do mundo todo poderão acessar e conhecer mais sobre a mesma, assim como ser uma plataforma de doações.
- Atividade: Criação da Fan Page da APA Carpina no Facebook, bem como material específico para ela.
Custo Estimado: O custo para esta atividade é zero, já que criar uma Fan Page no Facebook é gratuito. O material específico ficará a cargo da equipe de comunicação.
Retorno Estimado: Será uma via de interação entre a instituição e a comunidade em geral, a fim de estreitar os laços entre os dois. 
- Atividade: Criar o canal da APA Carpina no YouTube
Custo Estimado: O custo para esta atividade é zero, já que criar um canal no Youtube pode ser feito de forma gratuita.
Retorno Estimado: Seria uma via de interação específica (compartilhamento de vídeos) entre a instituição e a comunidade em geral, a fim de estreitar os laços entre os dois.
- Atividade: Treinamento do pessoal interno para a apresentação da APA Carpina em diversos contextos e situações
Custo Estimado: R$ 2.000,00
Retorno Estimado: Profissionais e gestores preparados a se posicionarem em nome da instituição em diversos contextos para diversos públicos em nome da instituição.
- Atividade: Realização de evento para divulgação da instituição
Custo Estimado: R$ 5.000,00
Retorno Estimado: Maior conhecimento da instituição, seu papel e suas necessidades por parte dos governantes, empresários e líderes da região.
CUSTO TOTAL: R$ 22.500,00
	ATIVIDADE
	VALOR – R$
	Desenvolvimento da Identidade Visual da APA Carpina
	1.500,00
	Contratação e preparação de uma equipe de comunicação especializada para a execução das atividades específicas
	9.000,00
	Desenvolvimento de material institucional (folders, podcasts de áudio, vídeos: impressão e aluguel)
	3.000,00
	Criação e a manutenção do site da instituição
	2.000,00
	Criação da Fan Page da APA Carpina no Facebook, bem como material específico para ela
	0.000,00
	Criar o canal da APA Carpina no YouTube
	0.000,00
	Treinamento do pessoal interno para a apresentação da APA Carpina em diversos contextos e situações
	2.000,00
	Realização de evento para divulgação da instituição
	5.000,00
	TOTAL:
	22.500,00
Índice 
Apresentação	1
Sumário Executivo	2
Análise de Ambiente	3
Fatores Econômicos	3
Fatores Socioculturais	3
Fatores Políticos-legais	4
Fatores Tecnológicos	4
Concorrência	4
Fatores Internos	5
Análise SUOT	6
Pesquisa de Prospecção	7
Marketing Online	11
Perfil de Público	14
Análise da Concorrência	15
Para Atendimento	15
Para Doações	16
Atividades Previstas	18
Custos	19
Custo Total	21
Índice	22
Referências Bibliográficas	23
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS
WWW.ibge.gov.br (acessado em 09/06/2014)
WWW.ibope.com.br(acessado em 09/06/2014)
WWW.iabbrasil.net(acessado em 09/06/2014)
WWW.fecomercio.com.br(acessado em 09/06/2014)
WWW.e-bit.com.br(acessado em 09/06/2014)
KELLER, KEVIN LANE; KOTLER, PHILLIP. Administração de Marketing. 14ª Ed. Pearson Education – Br, 2012.
ANDREASEN, A. R.; KOTLER, P. Strategic marketing for nonprofitorganizations. 5th ed. UpperSadlle River: Prentice-Hall, 1996. 
GELPI, RAFAEL MENDES. Plano de Marketing para a ONG Mãos Unidas. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Escola de Administração. 2011.
ANJOS, VANESSA MEDEIROS DOS. Plano de Marketing da Rouparia Baby. Porto Alegre, 2007.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando