Buscar

Texto 1 Apresentação jogos e brincadeiras Cópia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A importância do brincar e jogar no Desenvolvimento Infantil
Autoras : Prof. Ms. Luciene Teixeira Diniz e Prof. Ms. Maria Helena Kerbej
A brincadeira é uma necessidade do ser humano em qualquer idade, porém na infância deve ser vista não apenas como diversão, mas também como a possibilidade de desenvolver as potencialidades da criança. Por meio do brincar espontâneo, a criança está experimentando o mundo, os movimentos e as reações, adquirindo elementos para desenvolver atividades mais elaboradas no futuro. 
Historicamente o homem sempre brincou, mas a finalidade desta brincadeira pode ser observada por diferentes perspectivas. A imagem a seguir relata uma cena onde crianças, adultos e animais brincam. A gravura O Parque Infantil, é datada de 1823. 
 Johann Michael Voltz, Alemão (1784-1858). O Parque Infantil, 1823, Gravura.Fonte: http://www.escolaoficinaludica.com.br/brincadeiras/historias.htm
	O brincar e o jogar são formas de expressão, de comunicação, que os seres humanos possuem desde o nascimento. É uma atividade humana social com contexto cultural, em que o homem utiliza a imaginação e a fantasia para interagir com a realidade que o cerca e para a produção de novas possibilidades.
	O escritor Johan Huizinga em sua obra Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura, toma o jogo como um fenômeno cultural, o livro se estrutura sob uma extensa perspectiva histórica, recorrendo inclusive a estudos etimológicos e etnográficos de sociedades distantes temporais e culturalmente diferentes. O autor reconhece o jogo como algo inato ao homem e mesmo aos animais, considerando-o uma categoria absolutamente primária da vida, logo anterior a cultura, tendo esta evoluída no jogo. 
Quando pensamos em uma criança na sua fase de desenvolvimento e nos seus processos de aprendizagem a primeira coisa que associamos é a brincadeira, o ato de brincar. Para a criança, a brincadeira não é só um “passa tempo”, e sim uma linguagem de expressão e de comunicação.
As brincadeiras, nas suas diversas formas vão além, elas auxiliam a criança no processo de ensino-aprendizagem, tanto no desenvolvimento da fala quanto no desenvolvimento psicomotor e cognitivo. Ao brincar e jogar a criança desenvolve a imaginação; a interpretação; a tomada de decisão; a criatividade; o levantamento de hipóteses; a obtenção e organização de dados; e a aplicação dos fatos e dos princípios a novas situações. É possível ainda afirmar que o jogo favorece o desenvolvimento da lógica, estimula a aceitação de hierarquias e o trabalho em equipe, isso entre outros aspectos. 
As brincadeiras são ferramentas indispensáveis quando se fala em lúdico, elas trazem para as crianças a possibilidade de construção da sua visão do mundo. A brincadeira permite a construção de papeis e de ações que são possibilidades que contribuem para o desenvolvimento da criança. Essa contribuição para o desenvolvimento infantil também podem ser vistas em objetos manipulados na brincadeira, especialmente, quando esses são usados de modo simbólico. A brincadeira para criança é coisa séria, elas aprendem brincando.
Assim, a brincadeira, o brinquedo e o jogo, tornam-se um importante instrumento para o ensino, auxilia no processo de desenvolvimento do ser humano, tanto pessoal quanto social. 
O jogo e a brincadeira no desenvolvimento e aprendizagem Infantil
	O caráter lúdico nas brincadeiras, jogos e atividades infantis são essenciais para o desenvolvimento das crianças.e para o processo de ensino e aprendizagem.
		A utilização de jogos e brincadeiras no ambiente escolar traz muitas vantagens para o processo de ensino e aprendizagem, considero que a mais importante é que o jogo e a brincadeira é algo natural para criança, e ao usá-lo já temos um grande fator motivador para a mesma. 
Outra vantagem é que a criança através do jogo obtém prazer e realiza um esforço espontâneo e voluntário para atingir os objetivos propostos pelo mesmo, neste processo ela mobiliza esquemas mentais, estimula o pensamento, a ordenação de tempo e espaço.
O brincar e jogar integra várias dimensões para o desenvolvimento humano (motor, afetivo, social, cognitivo) e favorece a aquisição de condutas cognitivas e o desenvolvimento de habilidades como coordenação, destreza, rapidez, força, concentração, etc.
	Vamos entender melhor esse desenvolvimento e aprendizagem. Na infância a brincadeira, os brinquedos e materiais concretos ou pedagógicos podem estimular conversas, as trocas de ideias, contatos com parceiros, com o imaginário infantil, a exploração e a descoberta de relações. É brincando que a criança organiza seu mundo, o espaço a sua volta, assimilando experiências e informações.
O pesquisador Lev Vygotsky acreditava que o jogo traz oportunidades para preencher necessidades irrealizáveis e também a possibilidade para exercitar-se no domínio do simbolismo. E o simbolismo é um aspecto importante no desenvolvimento e na aprendizagem de uma criança. 
Para compreender a importância que Vygotsky atribuiu ao jogo em relação a criança, precisamos entender um pouco as suas ideias. O propósito da sua teoria é que o desenvolvimento cognitivo resulta na interação entre a criança e as pessoas com quem mantém contatos regulares. O pesquisador acredita na interação com o meio para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Ele dizia que a adaptação da criança é muito mais ativa e menos determinista, assim Vygotsky deu maior ênfase à cultura do que à herança biológica para o desenvolvimento cognitivo.
	Isso quer dizer que no processo de socialização para seu desenvolvimento, as crianças aprendem coisas que constituem as características comuns da sua cultura, por exemplo: brincadeiras, contos, canções e historia. São com essas ferramentas que a criança vai criando seus símbolos, que vai construindo suas relações, seus papeis que serão importantes por toda a sua vida.
Pensando na teoria de Vygotsky e em situações de ensino e aprendizagem, o jogo e a brincadeira apresentam situações ou cenários imaginários, com a presença de regras de comportamento que podem auxiliar a criança no seu desenvolvimento. É nas relações com outras pessoas, e espaços que a criança vai construindo quem ela é, e para isso ela vai usar o seu maior meio de expressão e comunicação, que é brincar, jogar, manipular brinquedos.
 A criança durante o jogo e a brincadeira pode exercitar no plano imaginativo ou concreto capacidades de planejar, imaginar situações, representar papéis e situações cotidianas. 
Ao criar momentos ou espaços lúdicos, oferecemos para a criança a oportunidade de criar situações ilusórias e imaginárias, como forma de satisfazer seus desejos não realizáveis. A criança brinca pela necessidade de agir em relação ao mundo, e assim vai se desenvolvendo de forma integral.
Referências
CUNHA, Nylse Helena Silva, Brinquedos: desafios e descobertas, Petrópolis, RJ, Ed Vozes, 2005.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura. 5edição. São Paulo: Perspectiva, 2007.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo. Cortez, 2000.

Outros materiais