Buscar

Demonstrações Contábeis: Balanço Patrimonial Ativo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 
Balanço Patrimonial 
Ativo
Profa.Alexandra Siebra alesiebra@hotmail.com
REVISÃO
São considerados como pressupostos básicos da estrutura conceitual das demonstrações contábeis de acordo com o CPC 26:
a) Entidade e Continuidade
b) Entidade e Conservadorismo
c) Regime de Competência e Continuidade
d) Regime de Competência e Conservadorismo
e) Regime de Competência e Entidade
2
REVISÃO
Qual a base de mensuração em que os valores dos ativos são descontados conforme o fluxo futuro de entrada líquida de caixa: CPC R1
a)) Custo Histórico
b) Custo Corrente
c) Valor Realizável
d) Valor Presente
e) Nenhuma das alternativas anteriores
3
ATIVO
Compreende os bens e direitos da empresa, classificados de acordo com sua destinação específica, que varia segundo os fins da empresa. No ativo, a disposição das contas obedece ao grau decrescente de liquidez dos elementos nelas registrados. 
Devemos entender como liquidez a capacidade que tem um bem ou um direito de se transformar o mais rapidamente possível em dinheiro.
De acordo com o Artigo 37 da Lei nº 11.941/09, o ativo está subdivido em:
• ativo circulante; 
• ativo não circulante, composto por ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
4
Ativo circulante
Objetivando à classificação contábil dos elementos patrimoniais nos respectivos grupos de contas do ativo, foi estabelecido o conceito de curto prazo. Incluem-se, no curto prazo, todos os bens e direitos (ativos) realizáveis em moeda ou nela conversíveis, até o término do exercício social seguinte.
Na empresa em que o ciclo operacional tiver duração superior ao do exercício social, a classificação da conta no ativo circulante terá por base o prazo desse ciclo. Entende-se como ciclo operacional a aplicação de recursos na formação de estoques, a venda desses estoques e o recebimento dessa venda, começando novamente o ciclo, com a aquisição de estoques
5
Divisão do Ativo Circulante
Disponibilidades
É o termo utilizado para representar o dinheiro em caixa ou depósito bancário, bem como valores de títulos de liquidez imediata. 
Direitos
Representam, normalmente, valores originados de vendas a prazo de mercadorias, produtos ou serviços.
Deduções dos direitos
Redutoras dos direitos como as perdas estimadas para crédito de liquidação duvidosa.
Outros direitos
Não representam o objeto principal da empresa, são normais e inerentes a suas atividades. Ex adiantamentos e impostos a recuperar.
6
DISPONÍVEL
Caixa
Depósitos bancários a vista
Numerários em transito
Equivalentes de Caixa - Aplicações de Iiquidez imediata
CLIENTES
Duplicatas a receber
Perdas estimadas em creditos de liquidação duvidosa (conta credora)
Empréstimos a receber de terceiros
Cheques em cobrança
Dividendos propostos a receber
Ativo Circulante
Creditos de funcionários
 Adiantamentos para viagens
 Adiantamentos para despesas
 Antecipação de salários e ordenados
 Empréstimos a funcionários
 Antecipação de 13' salário
 Antecipação de férias
Tributos a compensar e recuperar
 IPI a compensar
 ICMS a recuperar
 IRRF a compensar
 IR e CS a restituir/compensar
 PIS a recuperar
 Outros tributos a recuperar
 Cofins a recuperar
Outros créditos
Estoques
São bens comprados ou fabricados pela empresa com o objetivo de venda ou utilização própria no decorrer normal de suas atividades.
Se a empresa for comercial, os estoques são de mercadorias; 
Se a empresa for industrial, teremos estoques de produtos acabados, estoques de matérias-primas e estoques de produtos em elaboração.
Despesas antecipadas
Referem-se a “aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte”. Compreendem, portanto, já que são ativos, aplicações de recursos em gastos que tenham realização no curso do período subsequente à data do balanço patrimonial.
ESTOQUES - CPC16
9
ATENÇÃO!!!!! 
O ativo deve ser classificado como circulante quando satisfizer qualquer dos seguintes critérios:
(a) espera-se que seja realizado, ou pretende-se que seja vendido ou consumido no decurso normal do ciclo operacional da entidade;
(b) está mantido essencialmente com o propósito de ser negociado;
(c) espera-se que seja realizado até doze meses após a data do balanço; ou
(d) é caixa ou equivalente de caixa (conforme definido no CPC 03 – Demonstração dos Fluxos de Caixa), a menos que sua troca ou uso para liquidação de passivo se encontre vedada durante pelo menos doze meses após a data do balanço. 
10
ESTOQUES - CPC16
A questão fundamental na contabilização dos estoques é quanto ao valor do custo a ser reconhecido como ativo e mantido nos registros até que as respectivas receitas sejam reconhecidas.
Pronunciamento aplica-se a todos os estoques, com exceção dos seguintes:
(a) produção em andamento proveniente de contratos de construção, incluindo
contratos de serviços diretamente relacionados (ver o Pronunciamento Técnico
CPC 17 - Contratos de Construção);
(b) instrumentos financeiros (ver os Pronunciamentos Técnicos CPC 38 e CPC 39
sobre Instrumentos Financeiros); e
(c) ativos biológicos relacionados com a atividade agrícola e o produto agrícola no
ponto da colheita (ver Pronunciamento Técnico CPC 29 - Ativo Biológico e
Produto Agrícola).
11
Também não se aplica à mensuração dos estoques mantidos por:
(a) produtores de produtos agrícolas e florestais, de produtos agrícolas após colheita, de minerais e produtos minerais, na medida em que eles sejam mensurados pelo valor realizável líquido de acordo com as práticas já estabelecidas nesses setores. Quando tais estoques são mensurados pelo valor realizável líquido, as alterações nesse valor devem ser reconhecidas no resultado do período em que tenha sido verificada a alteração;
(b) comerciantes de commodities que mensurem seus estoques pelo valor justo
deduzido dos custos de venda. Nesse caso, as alterações desse valor devem ser
reconhecidas no resultado do período em que tenha sido verificada a alteração.
ESTOQUES - CPC16
12
DEFINIÇÃO
ESTOQUES são ativos:
(a) mantidos para venda no curso normal dos negócios;
(b) em processo de produção para venda; ou
(c) na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos ou transformados no processo de produção ou na prestação de serviços.
Os estoques objeto deste Pronunciamento devem ser mensurados pelo valor de custo ou pelo valor realizável líquido, dos dois o menor.
Valor realizável líquido é o preço de venda estimado no curso normal dos negócios deduzido dos custos estimados para sua conclusão e dos gastos estimados necessários para se concretizar a venda.
Valor justo é aquele pelo qual um ativo pode ser trocado ou um passivo liquidado entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória
13
DEFINIÇÃO
Custos do estoque
O valor de custo do estoque deve incluir todos os custos de aquisição e de transformação, bem como outros custos incorridos para trazer os estoques à sua condição e localização atuais
O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis junto ao fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. 
Atenção!!!! Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição. 
14
ITENS NÃO-INCLUÍDOS NO CUSTO DO ESTOQUE
Reconhecidos como despesa do período em que são incorridos: 
(a) valor anormal de desperdício de materiais, mão-de-obra ou outros insumos de produção;
(b) gastos com armazenamento, a menos que sejam necessários ao processo produtivo entre uma e outra fase de produção;
(c) despesas administrativas que não contribuem para trazer o estoque ao seu local e condição atuais; e
(d) despesas de comercialização, incluindo a venda
e a entrega dos bens e serviços aos clientes.
A entidade geralmente compra estoques com condição para pagamento a prazo. A negociação pode efetivamente conter um elemento de financiamento, como, por exemplo, uma diferença entre o preço de aquisição em condição normal de pagamento e o valor pago; essa diferença deve ser reconhecida como despesa de juros durante o período do financiamento.
15
Custos de estoque de prestador de serviços
Na medida em que os prestadores de serviços tenham estoques de serviços em andamento, devem mensurá-los pelos custos da sua produção. 
Consistem principalmente em mão-de-obra e outros custos com o pessoal diretamente envolvido na prestação dos serviços, incluindo o pessoal de supervisão, o material utilizado e os custos indiretos atribuíveis. 
ATENÇÃO!!!Os salários e os outros gastos relacionados com as vendas e com o pessoal geral administrativo NÃO devem ser incluídos no custo, mas reconhecidos como despesa do período em que são incorridos. O custo dos estoques de prestador de serviços não inclui as margens de lucro nem os gastos gerais não atribuíveis que são frequentemente incluídos nos preços cobrados pelos prestadores de serviços.
16
Segundo o Pronunciamento Técnico CPC 29 - Ativo Biológico e Produto Agrícola, os estoques que compreendam o produto agrícola que a entidade tenha colhido, proveniente dos seus ativos biológicos, devem ser mensurados no reconhecimento inicial pelo seu valor justo deduzido dos gastos estimados no ponto de venda no momento da colheita. 
CRITÉRIO DE VALORAÇÃO DO ESTOQUE
O custo dos estoques deve ser atribuído pelo uso do critério Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (PEPS) ou pelo critério do custo médio ponderado. 
A entidade deve usar o mesmo critério de custeio para todos os estoques que tenham natureza e uso semelhantes para a entidade. Para os estoques que tenham outra natureza ou uso, podem justificar-se diferentes critérios de valoração.
ATIVO BIOLÓGICO
17
Entende-se como ativo biológico um animal ou uma planta, vivos, que produz produto agrícola. O produto agrícola é definido como o produto colhido ou, de alguma forma, obtido a partir de um ativo biológico de uma entidade. 
A transformação biológica compreende o processo de crescimento, degeneração, produção e procriação que causa mudança qualitativa e quantitativa no ativo biológico. Por isso, de forma coordenada, o gado (ativo biológico) produz leite (produto agrícola) e, por sua vez, o queijo e derivados seriam estoques ou parte do processo produtivo. Outro exemplo é o eucalipto, que é o ativo biológico que produz o produto agrícola “madeira”, a ser utilizada como matéria-prima para a obtenção da celulose etc.
O que é ativo biológico ?
Imediatamente após a colheita, o nascimento ou qualquer outra forma de sua obtenção, os produtos são avaliados ao valor justo menos despesas de venda, com a contrapartida desse registro afetando o resultado. 
Presume-se que sempre há valor de mercado para o produto agrícola. Daí para frente, enquanto na forma de produtos agrícolas, esses estoques continuam a ser avaliados ao valor justo menos despesas de venda, com todas as variações reconhecidas no resultado, conforme esclarecido no item 3 do Pronunciamento Técnico CPC 16 – Estoques.
Avaliação
DIVULGAÇÃO
As demonstrações contábeis devem divulgar:
(a) as políticas contábeis adotadas na mensuração dos estoques, incluindo formas e critérios de valoração utilizados;
(b) o valor total escriturado em estoques e o valor registrado em outras contas apropriadas para a entidade;
(c) o valor de estoques escriturados pelo valor justo menos os custos de venda;
(d) o valor de estoques reconhecido como despesa durante o período;
(e) o valor de qualquer redução de estoques reconhecida no resultado do período;
(f) o valor de toda reversão de qualquer redução do valor dos estoques reconhecida no resultado do período;
(g) as circunstâncias ou os acontecimentos que conduziram à reversão de redução de estoques; e
(h) o montante escriturado de estoques dados como penhor de garantia a passivos.
20

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando