Buscar

Respostas Material III

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Peruntas sobre Revelia
1. O que é revelia?
É a contumácia (Deixar de exercer atividade no processo num momento em que deveria atuar) do réu, ou seja, o estado processual que se segue à ausencia de contestação tempestiva regular. Decorre do não comparecimento do réu à audiência designada ou da não contestação no prazo
2. Quais as conseqüências da revelia para o réu?
Induz presunção de veracidade dos fatos alegados pelo autor (Principal consequência), fluência dos prazos independente de intimação e ainda autoriza o julgamento antecipado da lide.
3. O réu revel pode retornar ao processo? Como receberá o processo? O que isso quer dizer?
Segundo o Paragrafo único do Art. 346, o revel poderá intervir no processo em qualquer fase, recebendo-o no estado em que se encontrar, ou seja, só poderá realizar atos posteriores a volta, sem retroagir à diligências que deveria ter feito, em quanto revel.
4. Quais as conseqüências do comparecimento do réu revel?
Passa a ser intimado, mas os atos não praticados serão todos preclusos.
5. Quais as situações que não confguram revelia ainda que o réu não se manifestar?
Na defesa apresentada por apenas um dos litisconsortes, quando houver pluralidade de réus; Se o litígio for relativo a direitos indisponiveis (Situações em que envolvem personalidade – Estado civil, político, naturalidade etc); Quando houver a falta de instrumento probatório na Petição inicial do autor obrigatório por lei para prova do ato ou quando os fatos do autor forem inverossímeis ou contraditórios.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando