Buscar

Caso 10

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIREITO ADMINISTRATIVO I
Professor Marcus Vinicius Filgueiras
Aluno. Luciano Rodrigues
Matricula. 201403022623
 Direito/Manhã
Caso concreto 10
1) João, comerciante experimentado, fundado na livre iniciativa, resolve pedir à administração do município “Y ” que lhe outorgue o competente ato para instalação de uma banca de jornal na calçada de uma rua. Considerando a situação narrada, indaga-se:
 a) Pode o Município “Y” se negar a outorgar o ato, alegando que considera desnecessária a referida instalação? Fundamente. 
Resposta. O município “Y” tem o direito de negara outorga do ato, uma vez t ratar-se de ato discricionário, sua aprovação é baseada na conveniência e oportunidade do Administrador. 
b) Pode o município “Y ”, após a outorga, rever o ato e o revogar? N este caso é devida indenização a João? Fundamente. 
Resposta. Sim. Poderá o Município “Y” revogar o ato revisto a qualquer tempo, pelo motivo da precariedade do ato . Não será devida qualquer indenização com relação à João por conta da precariedade do ato. 
c) Caso o ato de outorga previsse prazo para a duração da utilização do espaço público, seria devida indenização se o Poder Público resolvesse cancelar o ato de outorga antes do prazo? Comentário
Resposta. A fixação do prazo certo, trará a consequência da desnaturação do caráter precário do vínculo, produzindo no particular Por outro lado, a fixação de prazo certo implica em desnaturação do caráter precário do vínculo, ensejando no particular a legítima expectativa de que sua exploração irá vigorar pelo prazo pré-determinado pela própria Administração. Sendo assim, a revogação do ato antes do esgotamento do prazo caracteriza conduta descrita como venire contra factum proprium, ensejando a devida indenização pelos pre juízos efetivamente comprovados

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais