Buscar

Grupos Sociais - Antropologia Cultural

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Uma identidade pode ser definida como um conjunto de importâncias que definem um indivíduo e o papel que ele desempenha em seu âmbito pessoal, como também dentro de uma sociedade.
Quando estamos inseridos em grupos sociais, acabamos adquirindo costumes, gostos e atitudes dessa coletividade. Nas construções das relações intersociais temos como grupos principais, o grupo familiar, religioso, político, educativo, profissional e de lazer.
Podemos citar como exemplo de um acontecimento de quando nossa identidade individual passa a se tonar uma manifestação da identidade coletiva, quando pessoalmente gostamos de um tipo de música, mas em nosso grupo profissional esse estilo musical é considerado inapropriado, então não iremos ouvir; Ou quando em nosso grupo familiar é normal usar gírias, mas dentro do nosso grupo religioso não usaremos, pois é inadequado para essa situação.
Sendo assim, nossas atitudes pessoais sofrem influencias dos grupos sociais que fazemos parte, e desta forma nossas identidades são ampliadas e moldadas de acordo com as regras de cada grupo.

Continue navegando