Buscar

Taxa Selic e sua influência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A TAXA SELIC E SUA INFLUÊNCIA	
A taxa Selic é a média de juros que o governo brasileiro paga por empréstimos tomados dos bancos. Quando ocorre a redução da taxa, há um aumento na quantidade de dinheiro em circulação promovendo um crescimento econômico. Isso influencia diretamente em certos aspectos, como:
Créditos para empresas e consumidores: As taxas de operações de créditos bancários também diminuem, beneficiando empresas e consumidores. Ou seja, os juros serão menores em linhas de empréstimos e financiamentos. 
Inadimplência: A inadimplência é o não pagamento de uma conta ou dívida. Como os juros bancários acompanham a taxa básica (Selic), quando ocorre uma diminuição, ocorre com as duas e contribui para a diminuição no número de inadimplentes, pois com mais dinheiro em circulação, as pessoas tem condições de quitar suas dívidas.
Inflação: A taxa Selic é utilizada como instrumento para controlar a inflação. Com a queda da taxa, a inflação tende a aumentar, pois com a maior circulação do dinheiro, há mais procura por produtos e serviços. Se a demanda é maior, os preços sobem. 
Investimentos das empresas: Esse período de queda da Selic, empresas tendem a investir mais na melhora de seus produtos e serviços, com compra de equipamentos e funcionários mais qualificados. 
Poder de compra do consumidor: O poder de compra aumenta, pois há mais dinheiro em mãos das pessoas, fazendo com que o consumo aumente.
Renda dos trabalhadores: A renda tende a aumentar também, pois empresas buscam profissionais mais qualificados já que está ocorrendo um crescimento econômico, fazendo com que os salários aumentem.

Continue navegando