Buscar

Carioteca e ácidos nucleicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Carioteca
 
A carioteca é composta por duas membranas que envolvem o núcleo, uma mais interna voltada para o lado interno do núcleo e uma mais externa voltada para o citoplasma do núcleo, e por poros (canais), que são formados a partir da junção das duas membranas em pelo menos duas extremidades e são compostos de nucleoporínas, proteínas que fazem o reconhecimento de substâncias.
Tais poros transportam íons e moléculas do núcleo para o citoplasma. Esse transporte pode ser classificado de duas formas:
Transporte passivo: transporta moléculas de até 9 nanômetros sem gasto de energia.
Transporte ativo: transporta moléculas maiores que 9 nanômetros com gasto de energia. Para esse transporte ser realizado, necessita-se de proteínas transportadoras
Importinas, que importam moléculas do citoplasma para o núcleo
Exporinas, que importam moléculas do núcleo para o citoplasma
 
Ácidos Nucleicos: formados por vários nucleotídeos ligados uns aos outros quando em formato de fita.
DNA: formado por uma pentose (D) + base nitrogenada + grupo P (fosfato)
RNA: formado por uma pentose (R) + base nitrogenada + grupo P 
Desenho do nucleotídeo
 
DNA (ácido desoxirribonucleico) -> pode se replicar, formando duas moléculas de DNA (processo chamado replicação ou duplicação) ou pode formar uma molécula de RNA (mensageiro, transportador ou ribossômico) a partir do seu processo de transcrição
Desenho do DNA 
 
-a replicação normalmente começa em locais ricos de adenina e timina por serem mais fáceis de ser quebradas.
-a replicação sempre acontece no sentido 5' -> 3' nas duas fitas simultaneamente.
-células que não se replicam, permanecem na fase G0; as células estáveis acabam voltando para o G1, enquanto as permanentes ficam na G0
 
O DNA se replica no núcleo da célula durante a fase S da intérfase no ciclo celular a partir do DNA molde (2). As pontes de hidrogênio presentes no DNA são quebradas, separando as duas fitas, através de uma enzima (helicase), e então atuam nelas o DNA polimerase, transportando os nucleotídeos de forma organizada e verticalmente paralelamente à outra fita de DNA, verificando a complementariedade dos nucleotídeos e formando novas ligações fosfodiéster (que ligam um nucleotídeo a outro em uma mesma fita) e o DNA ligase, reestabelecendo as pontes de hidrogênio, para que a célula possa entrar em divisão.
Desenho do DNA replicado
 
RNA (ácido ribonucleico):
O RNA (só a eucromatina) é transcrito a partir do DNA no núcleo da célula durante as três fases da intérfase. A transcrição acontece de acordo com a necessidade de proteínas. Primeiro as pontes de hidrogênio são rompidas (enzima helicase), o RNA polimerase transporta os nucleotídeos soltos e os coloca juntos paralelamente à fita de DNA complementarmente e forma a ligação fosfodiéster entre cada nucleotídeo. Esse RNA então se move para o núcleo e do núcleo vai para o citoplasma. O DNA ligase então reestabelece as pontes de hidrogênio entre as duas fitas de DNA.
Desenho da transcrição
 
-RNAm: formado por fita linear com nucleotídeos organizados de 3 em 3 (códons) onde ocorre a tradução dos aminoácidos em proteínas.
-RNAt: pega os aminoácidos soltos no citoplasma e os incorpora (anti-códons) aos códons do RNAm

Outros materiais